Siga nossas redes sociais:

Trump sobre Irã: ‘Uma civilização inteira morrerá esta noite’

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que “uma civilização inteira morrerá nesta noite” ao fazer um post na rede Truth Social nesta terça-feira (7), horas antes do prazo final dado por ele para que o Irã reabra o Estreito de Ormuz. Após várias declarações dadas por autoridades iranianas mostrando que Teerã não deve ceder, Trump disse […]

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que “uma civilização inteira morrerá nesta noite” ao fazer um post na rede Truth Social nesta terça-feira (7), horas antes do prazo final dado por ele para que o Irã reabra o Estreito de Ormuz.

Após várias declarações dadas por autoridades iranianas mostrando que Teerã não deve ceder, Trump disse que não quer “que isso aconteça, mas provavelmente acontecerá”, e condenou o atual regime, que está no comando do país há 47 anos.

“Uma civilização inteira morrerá esta noite, para nunca mais ser ressuscitada. Eu não quero que isso aconteça, mas provavelmente acontecerá. Contudo, agora que temos uma mudança de regime completa e total, onde mentes diferentes, mais inteligentes e menos radicalizadas prevalecem, talvez algo revolucionário e maravilhoso possa acontecer, QUEM SABE? Descobriremos esta noite, em um dos momentos mais importantes da longa e complexa história do mundo. 47 anos de extorsão, corrupção e morte finalmente chegarão ao fim. Deus abençoe o grande povo do Irã!”, afirmou.

Em um pronunciamento nesta segunda-feira (6), quando detalhou o resgate dos pilotos dos EUA que tiveram seu caça abatido no espaço aéreo do Irã, Trump já havia dito que “o país inteiro pode ser eliminado em uma noite”.

Antes do post do presidente dos EUA, o Irã pediu na TV que sua população forme correntes humanas para proteger as usinas de energia do país, alvo de ameaças, juntamente com as pontes do país, quando o presidente norte-americano deu seu ultimato de 48 horas no domingo (5).

Faltando poucas horas para o prazo final dado por Trump para que Teerã reabra o Estreito de Ormuz – 21h no horário de Brasília -, Alireza Rahimi, identificado pela televisão estatal iraniana como secretário do Conselho Supremo da Juventude e dos Adolescentes, fez a convocação para “todos os jovens, atletas, artistas, estudantes e universitários e seus professores” e justificou. “As usinas de energia são nossos ativos e capital nacional”.

Itapetim supera meta nacional de alfabetização prevista para 2030, com 92,8%

A Educação de Itapetim (PE) conquistou mais um importante resultado, diz a municipalidade em nota. Em 2025, o município alcançou média de 92,8% no Indicador Criança Alfabetizada (ICA). O percentual revela que as crianças matriculadas na rede pública de ensino, que concluíram o 2º ano do ensino fundamental, apresentam um nível elevado de alfabetização, demonstrando habilidades […]

A Educação de Itapetim (PE) conquistou mais um importante resultado, diz a municipalidade em nota. Em 2025, o município alcançou média de 92,8% no Indicador Criança Alfabetizada (ICA).

O percentual revela que as crianças matriculadas na rede pública de ensino, que concluíram o 2º ano do ensino fundamental, apresentam um nível elevado de alfabetização, demonstrando habilidades básicas de leitura e escrita.

Para a avaliação do ICA, realizada pelo Ministério da Educação, cada estudante responde a 16 questões de múltipla escolha e três itens de resposta construída, incluindo uma produção textual.

O compromisso nacional até 2030 é garantir que mais de 80% das crianças estejam alfabetizadas. Com o resultado de 92,8%, Itapetim já supera a meta prevista, que é de 80%.

“A conquista é resultado dos investimentos do Governo Municipal e do trabalho dos profissionais da educação, especialmente dos professores, que têm papel fundamental nesse avanço”, diz a prefeitura.

Morre o pai do padre Cícero Alves, aos 73 anos

Faleceu na noite desta segunda-feira (6), aos 73 anos, Ciriaco Lopes de Lima, pai do Padre José Cícero Alves de Lima, religioso que durante cerca de uma década desenvolveu trabalho pastoral na Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, em Tabira. De acordo com informações, Ciriaco enfrentava problemas de saúde relacionados à insuficiência cardíaca e recentemente sofreu […]

Faleceu na noite desta segunda-feira (6), aos 73 anos, Ciriaco Lopes de Lima, pai do Padre José Cícero Alves de Lima, religioso que durante cerca de uma década desenvolveu trabalho pastoral na Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, em Tabira.

De acordo com informações, Ciriaco enfrentava problemas de saúde relacionados à insuficiência cardíaca e recentemente sofreu um infarto. Ele foi encaminhado para o Procape, em Recife, onde passaria por um procedimento cirúrgico.

Entre o último domingo e esta segunda-feira, o quadro clínico se agravou e ele sofreu algumas paradas cardíacas. Na noite de ontem, acabou não resistindo a uma delas e veio a falecer.

O velório acontecerá na Rua Padre Maciel, nº 71, na cidade de Carnaíba, a partir de uma da tarde. O sepultamento está previsto para às 9h da manhã desta quarta-feira.

O Presidente da Câmara de Vereadores de Arcoverde, Luciano Pacheco, confirmou ao blog que acionará a justiça contra a criação de uma comissão que vai apurar a denúncia da cirurgiã-dentista Mércia Cavalcante de Lira Lumba contra ele e pode caçar seu mandato. O sorteio ontem seguiu para formar a comissão que analisará o pedido, formada […]

O Presidente da Câmara de Vereadores de Arcoverde, Luciano Pacheco, confirmou ao blog que acionará a justiça contra a criação de uma comissão que vai apurar a denúncia da cirurgiã-dentista Mércia Cavalcante de Lira Lumba contra ele e pode caçar seu mandato.

O sorteio ontem seguiu para formar a comissão que analisará o pedido, formada por Heriberto do Sacolão, que será o presidente da Comissão, João Taxista (relator) e Rodrigo Rôa, membro.

O caso vai parar na justiça, já que Luciano Pacheco diz que houve burla ao regimento e que trata-se de uma manobra para tirá-lo do mandato. Claudelino nega e diz que Luciano como investigado não poderia tocar a apuração.

A intenção e o pedido é de perda do mandato e não apenas o afastamento da presidência. “Não tem fundamentos jurídicos. Não há crime de responsabilidade fiscal e nem improbidade administrativa”, diz Pacheco ao blog. Ou seja, vai render…

Pré-candidato a governador destacou a necessidade de tirar do papel a requalificação da PE-585 e a Adutora de Negreiros, demandas históricas do Sertão do Araripe Dando continuidade ao giro pelo interior de Pernambuco como pré-candidato a governador, João Campos (PSB) esteve em Araripina, nesta segunda-feira (6), para uma série de agendas com o prefeito Evilásio […]

Pré-candidato a governador destacou a necessidade de tirar do papel a requalificação da PE-585 e a Adutora de Negreiros, demandas históricas do Sertão do Araripe

Dando continuidade ao giro pelo interior de Pernambuco como pré-candidato a governador, João Campos (PSB) esteve em Araripina, nesta segunda-feira (6), para uma série de agendas com o prefeito Evilásio Mateus (PDT) e outras lideranças. Ao lado dos pré-candidatos a vice-governador, Carlos Costa (Republicanos), e ao Senado, Marília Arraes (PDT), João ouviu demandas.

Ele defendeu a importância da unidade política em torno de soluções que atendam necessidades históricas da região, como a melhoria da malha viária e a flexibilização do atual regime de racionamento de água.

Um dos pontos visitados por João Campos foi a PE-585, na divisa com o Ceará. No estado vizinho, onde a rodovia tem o nome de CE-494, o pavimento está em bom estado, diferentemente do trecho pernambucano até Araripina. “Isso atrapalha a produtividade e tira a segurança de quem precisa passar por aqui. A gente precisa cuidar das estradas da forma certa, com técnica, como a engenharia manda, fazendo manutenção e restauro para garantir a segurança viária. A PE-585 é um retrato de que dá para fazer muito melhor em Pernambuco”, disse.

João Campos também demonstrou preocupação com o subfinanciamento da construção da Adutora de Negreiros, fundamental para reduzir o racionamento de água na região. Segundo o pré-candidato, o cálculo dos recursos para a obra pode ter usado informações subdimensionadas sobre as necessidades reais da rede no processo de concessão da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), realizado pela atual gestão. João Campos elencou a conclusão da Transnordestina e a interiorização do fornecimento de gás natural até o polo gesseiro como medidas fundamentais para fortalecer o potencial econômico da região. “Aqui é polo de serviço, é polo de logística, tem atividade industrial estabelecida. Tem que haver a infraestrutura mínima, porque ao lado dela vêm emprego, renda e oportunidade”, completou.

Em Araripina, João Campos ainda concedeu entrevistas a rádios locais e participou de um encontro conduzido pelo prefeito Evilásio Mateus, evento que reuniu deputados, vereadores e outras lideranças da região. “É uma satisfação receber nosso futuro governador e apresentar as necessidades da nossa região para quem tem compromisso em fazer diferente. Araripina recebe João Campos com festa e muita expectativa com a disposição dele em dialogar e assumir compromissos com nosso município e todo o Araripe”, afirmou o prefeito Evilásio.

Mais cedo, João Campos também esteve no Ceará para visitar as estátuas do Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, e de Nossa Senhora de Fátima, no Crato, reforçando sua ligação com uma região que remonta às origens do ex-governador Miguel Arraes (1916-2005) e que também esteve em seu roteiro em outras eleições que disputou.

Governo de Pernambuco confirma mudanças no secretariado

O Governo de Pernambuco divulgou, nesta segunda-feira (6), mudanças no secretariado de oito pastas. As alterações, que serão publicadas no Diário Oficial do Estado desta terça (7), envolvem as secretarias de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha (Semas); Turismo e Lazer (Setur); Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo (Sedepe); Mulher; Assistência Social, Combate à Fome e […]

O Governo de Pernambuco divulgou, nesta segunda-feira (6), mudanças no secretariado de oito pastas. As alterações, que serão publicadas no Diário Oficial do Estado desta terça (7), envolvem as secretarias de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha (Semas); Turismo e Lazer (Setur); Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo (Sedepe); Mulher; Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS); e Mobilidade e Infraestrutura (Semobi).

Na Semas, Nathalie Mendonça, então secretária executiva da Causa Animal, assume a titularidade da pasta em substituição a Daniel Coelho. Já na Setur, João Lucas, secretário executivo de Infraestrutura do Turismo, passa a responder pela secretaria com a saída de Kaio Maniçoba, que retorna ao mandato de deputado estadual. Na pasta de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo (Sedepe), quem assume é Diogo Alexandre, ex-prefeito de Chã Grande.

Na Secretaria da Mulher, assume o cargo de titular a então secretária executiva Amanda Valença, substituindo Juliana Gouveia. Após a saída de Carlos Braga, a SAS passa a ser comandada por Andreza Pacheco. Já a Semobi fica sob a gestão de Pedro Neves, no lugar de André Teixeira Filho.

Além disso, Simone Nunes deixa a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) e segue para a Secretaria de Projetos Estratégicos, enquanto Rodrigo Ribeiro passa a comandar a Seduh. No Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, o coronel Francisco Cantarelli deixa o comando-geral, sendo substituído pelo coronel Eduardo Araripe Pacheco de Souza.

“Os novos titulares já estavam no nosso governo e agora, em novas posições, continuarão o trabalho que está transformando a vida do povo de Pernambuco”, destacou a governadora Raquel Lyra.

Símbolo hídrico do Pajeú, Barragem de Brotas começa a verter

Imagens desta manhã mostraram a Barragem de Brotas começando a verter no início da manhã. O volume da lâmina d’água não é maior por conta da vegetação aquática. É uma prova do volume de chuvas esse ano. Desde a criação da Barragem da Ingazeira, que tem capacidade para 49 milhões de metros cúbicos de água, […]

Imagens desta manhã mostraram a Barragem de Brotas começando a verter no início da manhã.

O volume da lâmina d’água não é maior por conta da vegetação aquática.

É uma prova do volume de chuvas esse ano. Desde a criação da Barragem da Ingazeira, que tem capacidade para 49 milhões de metros cúbicos de água, 29 milhões a mais que Brotas, todos sabiam que só um grande inverno faria Brotas sangrar de novo. E isso não ocorria desde janeiro do ano passado.

Em abril de 2024 ela também verteu. Antes disso,  o último registro da barragem vertendo é de março de 2020, há quatro anos.

Entre 2022 e 2023, depois de 45 anos de sua inauguração, no longínquo ano de 1977, a barragem de Brotas passou, enfim, passar por uma ampla reforma estrutural. Recuperação do maciço (paredão) do vertedouro, recuperação das juntas de dilatação – com a injeção de resina de poliuretano, a recuperação do revestimento interno da galeria de inspeção e drenagem, bem como a recuperação de sua armação de concreto foram priorizadas no trabalho.

Duas pessoas morreram após parte do paredão de um prédio histórico desabou na Rua do Ocidente, na comunidade do Pilar, no bairro do Recife, na noite desta segunda-feira (16). Equipes de resgate estão no local. O desabamento atingiu residências construídas de forma improvisada em um terreno na área central da cidade. A ocorrência mobiliza equipes […]

Duas pessoas morreram após parte do paredão de um prédio histórico desabou na Rua do Ocidente, na comunidade do Pilar, no bairro do Recife, na noite desta segunda-feira (16). Equipes de resgate estão no local.

O desabamento atingiu residências construídas de forma improvisada em um terreno na área central da cidade. A ocorrência mobiliza equipes do Corpo de Bombeiros, que seguem em operação de resgate. Até o momento, pelo menos duas pessoas foram retiradas com vida dos escombros e encaminhadas para um hospital. Um casal morreu no local.

O acidente ocorreu em meio as chuvas que atingem o Recife. Apesar disso, as causas do colapso ainda não foram oficialmente confirmadas.

O Grande Recife teve uma noite de muita chuva. A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) alertou para pancadas de intensidade moderada a forte para o Grande Recife e as Zonas da Mata Norte e Sul de Pernambuco, até a terça (7).

Matéria em atualização

Confusão marca sessão da Câmara de Arcoverde

Liderados por Claudelino e Célia,  governistas fizeram sessão extraordinária para apurar denúncia contra Luciano Pacheco, aceitar a denúncia e posteriormente, votar sua cassação  A Câmara de Arcoverde teve mais uma sessão movimentada. Vereadores governistas liderados por Claudelino Costa e Célia Galindo apreciaram a denúncia contra Luciano Pacheco que estourou esta tarde, de exercício da advocacia […]

Liderados por Claudelino e Célia,  governistas fizeram sessão extraordinária para apurar denúncia contra Luciano Pacheco, aceitar a denúncia e posteriormente, votar sua cassação 

A Câmara de Arcoverde teve mais uma sessão movimentada. Vereadores governistas liderados por Claudelino Costa e Célia Galindo apreciaram a denúncia contra Luciano Pacheco que estourou esta tarde, de exercício da advocacia no curso da Presidência, o que é proibido. Luciano nega as acusações.

A denúncia foi apresentada pela cirurgiã-dentista Mércia Cavalcante de Lira Lumba, representada pelo advogado Tércio Soares Belarmino, e aponta que Pacheco teria praticado atos privativos da advocacia nos dias 29 e 30 de abril de 2025, junto à 4ª Vara Criminal da Comarca de Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, no âmbito da ação penal nº 0064678-46.2016.8.19.0038.

Luciano Pacheco acusa a bancada governista de querer promover um golpe contra seu mandato, e que a ação tem relação com seu rompimento com o governo Zeca Cavalcanti.

Mércia é irmã de Neyla Lyra Cavalcante, Secretária de Assistência Social da gestão Zeca. Luciano invocou uma ação articulada. Célia Galindo disse que o fato de ser parente da Secretária não tira o direito dela de denunciar e invocou a sequência da apreciação.

A sessão teve direito a lavagem de roupa suja entre Claudelino e Luciano. O vereador chegou a tentar ler a convocação da sessão extraordinária, sendo interrompido por Luciano, que encerrou a sessão.

Em se tratando de polêmicas, a Câmara de Arcoverde não têm decepcionado.

Sessão extraordinária aconteceu

Com microfones desligados, o vice-presidente da Câmara de Arcoverde, Claudelino Costa, apreciou a denúncia contra o presidente Luciano Pacheco, acusado de exercício da advocacia, que é proibido por executar a função de Presidente.

Luciano tentou pedir vistas, mas foi voto vencido. Ele acusa os vereadores governistas de manobra para tirá-lo da presidência depois do seu rompimento com o prefeito Zeca Cavalcanti. Por nove votos a zero, foi recebida a denúncia da cirurgiã-dentista Mércia Cavalcante de Lira Lumba, representada pelo advogado Tércio Soares Belarmino.

Aliados de Luciano na sessão chegaram a chamar Claudelino de “Judas”.

O sorteio seguiu para formar a comissão que analisará o pedido, formada por Heriberto do Sacolão, que será o presidente da Comissão, João Taxista (relator) e Rodrigo Rôa, membro.

O caso deve parar na justiça, já que Luciano Pacheco diz que houve burla ao regimento e que trata-se de uma manobra para tirá-lo do mandato. Claudelino nega e diz que Luciano como investigado não poderia tocar a apuração.

Chamou atenção um comentário após toda a confusão na sessão extraordinária. Pacheco desabafou. “Até Jesus foi traído, quanto mais eu”.

Pré-campanha de Raquel Lyra e João Campos começa pra valer pelo Sertão

A pré-campanha em Pernambuco subiu o tom e o cenário agora é de disputa aberta. No comentário das 12h desta segunda-feira (06) destaco que o foco da vez é o interior do Estado. ​Enquanto o prefeito João Campos busca expandir sua influência para além da Região Metropolitana, a governadora Raquel Lyra reforça as bases para […]

A pré-campanha em Pernambuco subiu o tom e o cenário agora é de disputa aberta.

No comentário das 12h desta segunda-feira (06) destaco que o foco da vez é o interior do Estado.

​Enquanto o prefeito João Campos busca expandir sua influência para além da Região Metropolitana, a governadora Raquel Lyra reforça as bases para consolidar seu projeto de gestão.

João começa pelo Sertão do Araripe e segue sua agenda pelo Pajeú. Já Raquel Lyra terá agenda institucional em Petrolina.

​Quem leva a melhor nessa busca por ocupação de espaços no Sertão?

​https://www.instagram.com/reel/DWzrf0KjVe-/?igsh=Z3pyd2JlenBneTB4

Victor Marques é empossado prefeito do Recife

Por Blog da Folha O engenheiro civil Victor Marques foi empossado prefeito do Recife nesta segunda-feira (6), em cerimônia realizada na Câmara Municipal. Ele assume o comando da Prefeitura após a renúncia de João Campos (PSB), com quem foi eleito vice-prefeito nas Eleições de 2024, em primeiro turno, com 78,11% dos votos válidos – a […]

Por Blog da Folha

O engenheiro civil Victor Marques foi empossado prefeito do Recife nesta segunda-feira (6), em cerimônia realizada na Câmara Municipal.

Ele assume o comando da Prefeitura após a renúncia de João Campos (PSB), com quem foi eleito vice-prefeito nas Eleições de 2024, em primeiro turno, com 78,11% dos votos válidos – a maior votação da história da capital pernambucana.

Em seu discurso, Victor destacou o compromisso com a continuidade do trabalho desenvolvido nos últimos anos e com a manutenção do ritmo de obras e entregas na cidade.

“Há cinco anos e um pouco mais de três meses, eu venho dedicando todos os dias da minha vida ao trabalho imenso e apaixonante de ajudar a fazer do Recife um lugar mais justo, digno, desenvolvido e melhor de se viver”, afirmou.

Ao relembrar a trajetória da gestão iniciada em 2021, o prefeito ressaltou avanços em áreas estratégicas e o impacto das ações na vida da população.

“Mais do que triplicamos o número de vagas de creche que foram asseguradas em toda história. Batemos recorde, sendo a capital que mais gerou novas vagas em todo Brasil. E vamos seguir em frente porque esse é um compromisso permanente”, disse.

Victor Marques também projetou as próximas entregas da Prefeitura, com foco em obras estruturadoras e ações de impacto direto na vida da população.

“Já nos próximos meses, vamos entregar obras de grande impacto na vida da cidade, como as urbanizações das comunidades de Roque Santeiro e da UE-40, e das margens do Rio Pina; os reservatórios nas alças da BR-232 e no entorno da Avenida Mascarenhas de Moraes, que vão ajudar a diminuir significativamente os alagamentos”, afirmou.

O gestor também citou a conclusão de empreendimentos habitacionais, a implantação de novas creches, a entrega de equipamentos de saúde e obras de mobilidade e requalificação urbana.

O presidente da Câmara de Arcoverde,  Luciano Pacheco,  acaba de soltar nota respondendo ao pedido de cassação do seu mandato,  protocolado pela cirurgiã-dentista Mércia Cavalcante de Lira Lumba, representada pelo advogado Tércio Soares Belarmino. Ela aponta que Pacheco teria praticado atos privativos da advocacia nos dias 29 e 30 de abril de 2025, junto à […]

O presidente da Câmara de Arcoverde,  Luciano Pacheco,  acaba de soltar nota respondendo ao pedido de cassação do seu mandato,  protocolado pela cirurgiã-dentista Mércia Cavalcante de Lira Lumba, representada pelo advogado Tércio Soares Belarmino.

Ela aponta que Pacheco teria praticado atos privativos da advocacia nos dias 29 e 30 de abril de 2025, junto à 4ª Vara Criminal da Comarca de Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, no âmbito da ação penal nº 0064678-46.2016.8.19.0038. Mércia é irmã de Neyla Lyra Cavalcante, Secretária de Assistência Social da gestão Zeca. Veja a nota:

É com o coração voltado ao povo de Arcoverde, mas com a indignação de quem vê a política ser apequenada por interesses rasteiros, que venho a público me manifestar. A trajetória que construímos em 1 ano e 3 meses na presidência desta Câmara não foi feita de silêncio, mas de coragem, independência e trabalho incansável.

No entanto, parece que o preço de lutar pela autonomia do Legislativo e de colocar o nome à disposição para novos desafios, como a pré-candidatura a Deputado Federal, é tornar-se alvo de uma perseguição implacável. Arcoverde não merece uma política de ataques pessoais e manobras de bastidores. É lamentável assistir ao uso da máquina pública e de laços familiares para tentar manchar uma reputação construída com ética.

É vergonhoso que a estrutura do governo municipal se preste a isso: uma denúncia vazia, sem qualquer base legal, feita por Mercia Cavalcante Lira, irmã da Secretária de Assistência Social, Neila Lira e mãe de Caio Lira, comissionado da Secretaria de Turismo, Nerianny Cavalcanti.

As acusações sobre o exercício da minha profissão não passam de uma “requentada” estratégia de quem não tem argumentos para o debate de ideias. Já vencemos essas mesmas mentiras no Ministério Público e faremos o mesmo perante a OAB-PE.

O que assistimos hoje é uma tentativa desesperada de esvaziar sessões e silenciar quem fiscaliza, quem cobra e quem não se curva.

Exijo respeito. Não apenas à minha pessoa ou ao cargo que ocupo, mas respeito ao cidadão arcoverdense que espera de seus líderes uma política de alto nível, voltada para soluções e não para a destruição de adversários.

Aos que tentam me intimidar: saibam que minha força vem do povo e da verdade. Aos que usam a mentira como arma: a história e a justiça se encarregarão de colocar cada um em seu lugar.

Sigo de cabeça erguida. Minha independência não está à venda e meu compromisso com Arcoverde é inabalável. A democracia exige grandeza, e é com essa grandeza que continuarei honrando cada voto e cada confiança depositada em mim por cada cidadão.

Luciano Pacheco
Presidente da Câmara Municipal de Arcoverde

Raquel confirma agenda em Petrolina nesta terça-feira. Veja detalhes:

A governadora Raquel Lyra inicia, nesta terça-feira (7), uma extensa agenda no Sertão do São Francisco. Às 9h, a chefe do Executivo estadual comanda a abertura da segunda etapa do Circuito Literário de Pernambuco (Clipe) em 2026, em Petrolina. O evento garante acesso à política pública de leitura, fortalecendo o vínculo entre escola, cultura e […]

A governadora Raquel Lyra inicia, nesta terça-feira (7), uma extensa agenda no Sertão do São Francisco. Às 9h, a chefe do Executivo estadual comanda a abertura da segunda etapa do Circuito Literário de Pernambuco (Clipe) em 2026, em Petrolina. O evento garante acesso à política pública de leitura, fortalecendo o vínculo entre escola, cultura e comunidade.

À tarde, às 15h, a governadora entrega o novo Centro Interesportivo Educacional de Petrolina. Administrado pela Secretaria Estadual de Educação (SEE), o equipamento irá beneficiar diretamente até 3,2 mil cidadãos do Sertão do São Francisco entre crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos e pessoas com deficiência.

Já às 17h, a governadora Raquel Lyra assina o contrato de concessão com a empresa que ficará responsável pelos serviços de distribuição de água, coleta e tratamento de esgoto na microrregião Sertão, formada por 24 municípios pernambucanos. A Vita Sertão, concessionária que venceu o leilão, tem como objetivo investir R$ 3,2 bilhões na região. Por fim, às 19h, a gestora prestigia a festa de lançamento do São João de Petrolina.

João Campos liga modo ataque e critica rodovia no Araripe

O pré-candidato ao Governo de Pernambuco, João Campos,  do PSB, criticou a diferença na estrada na saída do Ceará para Pernambuco. “Do lado do Ceará, a CE-494 tá bem cuidada, mas quando entramos em Pernambuco, temos a PE-585 esburacada, prejudicando os motoristas e causando insegurança para quem trafega nela. E é uma estrada importante, que […]

O pré-candidato ao Governo de Pernambuco, João Campos,  do PSB, criticou a diferença na estrada na saída do Ceará para Pernambuco.

“Do lado do Ceará, a CE-494 tá bem cuidada, mas quando entramos em Pernambuco, temos a PE-585 esburacada, prejudicando os motoristas e causando insegurança para quem trafega nela. E é uma estrada importante, que leva pra Ouricuri, Bodocó, Ipubi, Trindade, Araripina…”

E questionou: “Este é um retrato do que tá sendo feito errado e do que podemos fazer muito melhor em Pernambuco”.

Calumbi garante máquinas e ônibus escolar

O prefeito de Calumbi, Joelson, informou nesta segunda-feira (6), em publicação nas redes sociais, que esteve no Departamento Nacional de Obras Contra as Secas, no Recife, onde recebeu uma retroescavadeira para o município. “Hoje, 6 de abril, estive no DNOCS, em Recife, para pegar mais uma retroescavadeira conquistada através do trabalho do nosso amigo e […]

O prefeito de Calumbi, Joelson, informou nesta segunda-feira (6), em publicação nas redes sociais, que esteve no Departamento Nacional de Obras Contra as Secas, no Recife, onde recebeu uma retroescavadeira para o município.

“Hoje, 6 de abril, estive no DNOCS, em Recife, para pegar mais uma retroescavadeira conquistada através do trabalho do nosso amigo e deputado federal Waldemar Oliveira”, escreveu.

Segundo o prefeito, o equipamento foi viabilizado por meio de articulação do deputado federal Waldemar Oliveira.

Na mesma agenda, Joelson informou que esteve na Secretaria Estadual de Educação para tratar da destinação de um ônibus escolar.

“Também estive na secretaria estadual de Educação conquistando mais um ônibus escolar para reforçar o conforto e a qualidade no transporte dos nossos alunos”, afirmou.

O prefeito também registrou agradecimento ao parlamentar e à governadora de Pernambuco, Raquel Lyra. “Nosso agradecimento ao nosso deputado federal e à nossa governadora Raquel Lyra pelo olhar atencioso para com a nossa gente”, declarou.

Para blogueiros da região, candidatura de Danilo Simões a Federal é certa

O Debate das Dez do programa Manhã Total recebeu os blogueirpse jornalistas Itamar França,  Juliana Lima e André Luiz. Na pauta, as candidaturas proporcionais na região.  Dentre os temas, a possibilidade de Danilo Simões ser candidato a Deputado Federal. A possibilidade seria parte da estratégia do PSD de fortalecer a bancada Federal. À essa altura, […]

O Debate das Dez do programa Manhã Total recebeu os blogueirpse jornalistas Itamar França,  Juliana Lima e André Luiz.

Na pauta, as candidaturas proporcionais na região.  Dentre os temas, a possibilidade de Danilo Simões ser candidato a Deputado Federal.

A possibilidade seria parte da estratégia do PSD de fortalecer a bancada Federal. À essa altura, o projeto teria desafios de viabilidade, mas cumpriria uma missão política, fortalecendo a votação da legenda do Estado.

Também fortaleceria o recall de Danilo em Afogados da Ingazeira para 2028 e anularia a possibilidade de voto em Iza Arruda, que passou a ser vista com desconfiança pelo alinhamento pleno com João Campos.

Para Itamar França,  as informações indicam que Danilo deve confirmar sua candidatura até quarta-feira. Juliana e André concordam que o projeto fortaleceria Danilo como nome mais lembrado da oposição e o fará muito provavelmente favorito a majoritário no município. Ele com isso puxaria Romero Sales,  melhorando a votação do candidato a Estadual.

Caso Danilo diga não,  para Itamar Sandrinho e seu grupo são favoritos a fazer Maria Arraes e Pedro Campos majoritários.

Além de Serra na quarta, João Campos vem a Afogados e Carnaíba sábado

Durante o Radar das Treze, dentro do A Tarde é Sua desta segunda-feira (06), na Rádio Pajeú, o ex-prefeito de Itapetim e coordenador da campanha de João Campos ao Governo de Pernambuco, Adelmo Moura, falou sobre a agenda do pré-candidato na região. Segundo Adelmo, João Campos cumpre agenda em Serra Talhada na próxima quarta-feira (08) […]

Durante o Radar das Treze, dentro do A Tarde é Sua desta segunda-feira (06), na Rádio Pajeú, o ex-prefeito de Itapetim e coordenador da campanha de João Campos ao Governo de Pernambuco, Adelmo Moura, falou sobre a agenda do pré-candidato na região.

Segundo Adelmo, João Campos cumpre agenda em Serra Talhada na próxima quarta-feira (08) e há a possibilidade de passagem por Afogados da Ingazeira no sábado, 11 de abril.

A visita ao município, no entanto, ainda é tratada como pré-agenda e deve ser confirmada após alinhamento com o prefeito Sandrinho Palmeira e outras lideranças locais, segundo Adelmo.

Quarta, Campos estará em Serra Talhada ao lado da prefeita Márcia Conrado e do marido e pré-candidato a Estadual Breno Araújo.

Aniversário de Anchieta Patriota 

O ex-prefeito de Carnaíba e liderança histórica do PSB, Anchieta Patriota,  comemora seu aniversário no sábado. Ele também confirmou a presença de João Campos na celebração.

Pollyanna Abreu volta às redes e acusa oposição de distorcer fatos

Em nota divulgada à imprensa a prefeita Pollyanna Abreu se manifestou sobre o vídeo enviado pela oposição ao blog mostrando a gestora jogando chocolates para um grupo de crianças ao chão neste domingo de Páscoa. Só na postagem já são mais de 220 mil visualizações e mais de 750 comentários. Na ocasião, a gestora participava […]

Em nota divulgada à imprensa a prefeita Pollyanna Abreu se manifestou sobre o vídeo enviado pela oposição ao blog mostrando a gestora jogando chocolates para um grupo de crianças ao chão neste domingo de Páscoa.

Só na postagem já são mais de 220 mil visualizações e mais de 750 comentários.

Na ocasião, a gestora participava de uma ação solidária, percorrendo diversos bairros do município em uma caminhonete, realizando a distribuição de chocolates para crianças. As imagens divulgadas mostram o momento em que a prefeita lança bombons para o público infantil ao chão, gesto que, segundo ela, “foi interpretado de forma distorcida por setores da oposição”.

A prefeita Pollyanna Abreu repudiou veementemente qualquer tentativa de transformar a ação em fato negativo, destacando que sua intenção sempre foi proporcionar alegria às crianças, especialmente às mais carentes, em uma data simbólica como a Páscoa.

“A oposição de Sertânia, sem ter com o que se ocupar, tenta distorcer um gesto simples de carinho e solidariedade. Em nenhum momento houve a intenção de desrespeitar qualquer criança. Pelo contrário, atendíamos aos pedidos delas, que solicitavam mais chocolates, em um momento de alegria coletiva”, afirmou a prefeita.

A gestora ainda destacou que Sertânia vive um novo momento “de desenvolvimento e avanços, fruto de um trabalho sério, pautado na responsabilidade e no compromisso com o futuro”. E voltou a acusar a oposição de “desesperada”.

“A crítica faz parte do processo democrático, mas não aceitaremos que tentem desviar o foco do trabalho que vem sendo realizado. Seguiremos firmes, trabalhando com humildade e dedicação por nossa população, especialmente pelas nossas crianças, que representam o futuro de Sertânia”, concluiu.

O juiz João Eduardo Ventura Bernardo deu dez dias para a Câmara de Vereadores de Arcoverde explicar o motivo da suspensão do processo de cassação parlamentar do vereador Claudelino Costa, acusado de oferecer vantagem indevida para o empresário Micael Lopes. O presidente Luciano Pacheco recebeu a notificação. O processo foi interrompido no final do ano […]

O juiz João Eduardo Ventura Bernardo deu dez dias para a Câmara de Vereadores de Arcoverde explicar o motivo da suspensão do processo de cassação parlamentar do vereador Claudelino Costa, acusado de oferecer vantagem indevida para o empresário Micael Lopes. O presidente Luciano Pacheco recebeu a notificação.

O processo foi interrompido no final do ano passado. A defesa do empresário diz que a interrupção faz parte de uma estratégia para proteger o vereador, que é vice-presidente da Casa, para que o caso esfrie e haja ambiente para inocentar o parlamentar.

O juiz ainda pede informações sobre os trâmites do processo. O empresário disse ao blog que a Câmara está agindo de forma corporativa para blindar o vereador, e que por isso procurou a justiça.

“Fizeram manobra na Câmara porque tinha cargos pra negociar. Agora na justiça ficou complicado pois não tem cargos lá pra negociar”, acusou o empresário.

Luciano Pacheco é alvo de pedido de cassação por ilegalidade em mandato

Um pedido de cassação do mandato do vereador Luciano Pacheco, atual presidente da Câmara Municipal, foi protocolado sob a acusação de exercício irregular da advocacia durante o período em que já ocupava função na Mesa Diretora do Legislativo. A denúncia foi apresentada pela cirurgiã-dentista Mércia Cavalcante de Lira Lumba, representada pelo advogado Tércio Soares Belarmino. […]

Um pedido de cassação do mandato do vereador Luciano Pacheco, atual presidente da Câmara Municipal, foi protocolado sob a acusação de exercício irregular da advocacia durante o período em que já ocupava função na Mesa Diretora do Legislativo.

A denúncia foi apresentada pela cirurgiã-dentista Mércia Cavalcante de Lira Lumba, representada pelo advogado Tércio Soares Belarmino. Ela aponta que Pacheco teria praticado atos privativos da advocacia nos dias 29 e 30 de abril de 2025, junto à 4ª Vara Criminal da Comarca de Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, no âmbito da ação penal nº 0064678-46.2016.8.19.0038.

De acordo com os documentos citados na denúncia, uma certidão emitida pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro registra que, em 28 de abril de 2025, o advogado Luciano Rodrigues Pacheco compareceu ao cartório para solicitar informações sobre mídias anexadas ao processo, tendo inclusive acessado CDs constantes nos autos no dia seguinte.

Além disso, consta na ata de sessão do Tribunal do Júri, realizada em 30 de abril de 2025, a presença de Pacheco atuando “na defesa do acusado”, o que reforça a alegação de exercício da advocacia durante o período em que já estaria legalmente impedido.

A denúncia se fundamenta no artigo 28, inciso I, da Lei Federal nº 8.906/94 (Estatuto da Advocacia), que estabelece a incompatibilidade do exercício da advocacia para membros da Mesa do Poder Legislativo, ainda que em causa própria.

Segundo o documento, a partir de 1º de janeiro de 2025, data em que Luciano Pacheco assumiu a presidência da Câmara de Arcoverde, ele já estaria impedido de advogar, o que configuraria, em tese, ato de improbidade administrativa.

Outro ponto destacado na denúncia é a suposta reincidência. Conforme o relato, em 2010, quando também ocupava a presidência da Casa Legislativa, Pacheco já teria sido alvo de questionamentos semelhantes envolvendo o exercício da advocacia em situação de impedimento legal. O presidente da Câmara ainda não se manifestou.

 

Aline Mariano confirma disputa a Federal

Vereadora do Recife por quatro mandatos, ex-secretária municipal Aline Mariano oficializou sua pré-candidatura à Câmara Federal pelo Republicanos. A filiação aconteceu na sede do partido e contou com a presença do presidente estadual da sigla, Silvio Costa Filho. “Aline é aguerrida, combativa e tem uma trajetória marcada pela seriedade e pelo compromisso com as pessoas. […]

Vereadora do Recife por quatro mandatos, ex-secretária municipal Aline Mariano oficializou sua pré-candidatura à Câmara Federal pelo Republicanos.

A filiação aconteceu na sede do partido e contou com a presença do presidente estadual da sigla, Silvio Costa Filho.

“Aline é aguerrida, combativa e tem uma trajetória marcada pela seriedade e pelo compromisso com as pessoas. Ela chega para fortalecer ainda mais o time do Republicanos nessa disputa por uma vaga na Câmara Federal”, afirmou o dirigente.

Aline reforçou seu compromisso com a ampliação da representatividade feminina e com a construção de políticas públicas que impactem diretamente a vida da população.

“Tenho com o presidente Silvinho uma relação de sintonia muito forte. Ele é um quadro político nacional que orgulha a todos nós pela sua capacidade de liderança e de enfrentar grandes desafios. Entro nessa disputa confiante no trabalho que já realizamos e na certeza de que há espaço para renovação na Câmara Federal. Defendo a ampliação da presença das mulheres em todos os espaços de poder e seguirei atuando com firmeza na Região Metropolitana e no Pajeú, levantando bandeiras que melhorem, de fato, o cotidiano das pessoas.”

Sicoob Pernambuco realiza sua pré-assembleia

O Sicoob Pernambuco realiza nesta quarta-feira (08/04), às 19 horas, a Pré-Assembleia 2026. A expectativa é de superar os mais de mais de 3.300 cooperados dos pontos de atendimento que compareceram ano passado em Pernambuco e na Paraíba. A pré-assembleia representa o principal fórum para a tomada de decisões coletivas e democráticas da cooperativa. É […]

O Sicoob Pernambuco realiza nesta quarta-feira (08/04), às 19 horas, a Pré-Assembleia 2026. A expectativa é de superar os mais de mais de 3.300 cooperados dos pontos de atendimento que compareceram ano passado em Pernambuco e na Paraíba.

A pré-assembleia representa o principal fórum para a tomada de decisões coletivas e democráticas da cooperativa. É o momento em que os membros, também conhecidos como cooperados, se reúnem para discutir e votar os assuntos de interesse comum e os objetivos da cooperativa.

A condução da pré Assembleia, gerada pela segunda vez de forma virtual na plataforma YouTube para os associados em espaços em todo o estado, terá a condução do presidente Evaldo Campos, da Diretora Executiva Aline Robéria e de Thiago Medeiros, Diretor Organizacional e de Riscos da cooperativa.

Serão apresentados os resultados do último ano e todas as propostas, aprovadas pelos cooperados em todos os municípios dos dois estados. Cada cidade apresenta uma programação específica após a pré-assembleia, com coquetel oferecido aos cooperados, música ao vivo e uma confraternização, celebrando os avanços do Sicoob Pernambuco.

O Sicoob Pernambuco é uma das instituições mais respeitadas do país no gênero. Conquistou recentemente a classificação de risco “Triple A” (AAA) pela renomada agência de avaliação de crédito Fitch Ratings. Esse reconhecimento, que destaca a estabilidade e resiliência da instituição, posiciona o Sicoob Pernambuco entre os melhores ratings do mercado.

História: Criado em 20 de dezembro 1999, em São José do Egito, município do alto sertão do Pajeú pernambucano, através da união de 101 pessoas, pequenos produtores rurais do setor avícola, surgiu a CREDIPAJEÚ, hoje conhecida como Sicoob Pernambuco.

Em junho de 2000 abriu sua primeira agência e hoje já conta com dezenas de pontos de atendimento espalhados pela área de atuação em Pernambuco e na Paraíba.

Candidatos da terra precisam provar viabilidade eleitoral em Arcoverde

Em Arcoverde, já são 5 pré-candidatos da terra para o legislativo. No comentário para o Jornal Itapuama desta segunda-feira (06), trago um ponto central para esses ‘possíveis postulantes’ à Alepe e à Câmara Federal: não basta ser “da terra”; é preciso mostrar fôlego nas pesquisas e nas bases. Até agora, os pré-candidatos têm mostrado mais […]

Em Arcoverde, já são 5 pré-candidatos da terra para o legislativo.

No comentário para o Jornal Itapuama desta segunda-feira (06), trago um ponto central para esses ‘possíveis postulantes’ à Alepe e à Câmara Federal: não basta ser “da terra”; é preciso mostrar fôlego nas pesquisas e nas bases.

Até agora, os pré-candidatos têm mostrado mais disposição local e de missão partidária do que de viabilidade eleitoral.

​Os possíveis nomes locais – Olavo Bandeira, Luciano Pacheco, Já Morreu, Warton Brito, Coronel Tibério e, agora também, Israel Guerra (ex-vereador e ex-deputado eatasual) enfrentam o desafio de provar que possuem real viabilidade eleitoral para enfrentar o pleito com chances reais de vitória.

André Teixeira será o coordenador da campanha da governadora Raquel Lyra

Do Blog Dellas A desincompatibilização do secretário de mobilidade e infraestrutura do Governo do Estado, André Teixeira, dentro do prazo estipulado pela legislação para quem vai concorrer às eleições deste ano, gerou diversas especulações nos últimos dias sobre a possibilidade dele vir a disputar mandato de deputado federal ou estadual mas André já recebeu convite da governadora […]

Do Blog Dellas

A desincompatibilização do secretário de mobilidade e infraestrutura do Governo do Estado, André Teixeira, dentro do prazo estipulado pela legislação para quem vai concorrer às eleições deste ano, gerou diversas especulações nos últimos dias sobre a possibilidade dele vir a disputar mandato de deputado federal ou estadual mas André já recebeu convite da governadora Raquel Lyra, segundo apurou este blog, para ser o coordenador de sua campanha, como chegou a comentar com familiares e amigos. Este final de semana.

“Agora vou ter mais tempo para percorrer o estado” – falou o ex-secretário explicando a um desses interlocutores que se continuasse na secretaria não teria disponibilidade para isso. Argumentou ainda que, da mesma forma, não poderia coordenar a campanha da governadora e disputar mandato legislativo.

André e o secretário da Casa Civil, Túlio Vilaça, são as pessoas de maior confiança da governadora. Os dois fizeram parte de sua equipe na Prefeitura de Caruaru. Antes de ser secretário de mobilidade, ele foi presidente da Adepe – Agência de Desenvolvimento de Pernambuco – e secretário executivo de Atração de Investimentos e Estudos Econômicos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

No momento é também vice-presidente do PSD de Pernambuco, partido que não tinha representação legislativa no estado e chega ao final da janela partidária com um senador, 3 deputados federais e nove deputados estaduais.

Formado em Direito, ele tem MBA em gestão empresarial e pós-graduação em gestão de negócios. Há dois meses sua presença ao lado da governadora se intensificou ainda mais. Foi visto constantemente, ao lado de Túlio, nas viagens de Raquel a Brasília, onde participou das reuniões administrativas e dos encontros políticos que levaram às últimas definições sobre a montagem das chapas para deputado federal e estadual.

Antes, como vice-presidente do PSD, se destacou na luta para que o partido chegasse aos 76 prefeitos atualmente filiados à legenda.

A Prefeitura de São José do Egito anunciou o rateio dos recursos do FUNDEB referente ao exercício de 2025. A medida não era adotada no município há mais de duas décadas. Com base na Lei Ordinária nº 919/2026, o prefeito Fredson Brito autorizou a distribuição de R$ 230 mil, garantindo o cumprimento do percentual mínimo […]

A Prefeitura de São José do Egito anunciou o rateio dos recursos do FUNDEB referente ao exercício de 2025. A medida não era adotada no município há mais de duas décadas.

Com base na Lei Ordinária nº 919/2026, o prefeito Fredson Brito autorizou a distribuição de R$ 230 mil, garantindo o cumprimento do percentual mínimo constitucional de 70% dos recursos do FUNDEB destinados aos profissionais da educação básica.

Do total rateado, 90% — equivalente a R$ 207 mil — foram destinados aos professores efetivos, enquanto os outros 10% — R$ 23 mil — contemplaram os demais profissionais da educação, todos em conformidade com os critérios legais estabelecidos.

Ao todo, foram beneficiados 159 professores e 62 outros profissionais da educação. Os professores receberam individualmente o valor de R$ 1.301,88, enquanto os demais profissionais receberam R$ 370,96.

O SINDUPROM destacou a importância da medida e reconheceu o esforço da gestão municipal. Em nota, o sindicato afirmou:
“Esse rateio representa um avanço significativo para a educação do município. Após mais de 20 anos sem esse tipo de ação, é um reconhecimento justo aos profissionais que constroem diariamente a base do ensino em São José do Egito.”

Marcony Santana comemora pesquisa Veritá

Pré-candidato a Deputado Estadual, Marcony Santana (PSD) comemorou os números da pesquisa Veritá para o Governo de Pernambuco. “É com imensa alegria e o coração cheio de entusiasmo que recebo os números da Pesquisa Veritá! Ver a nossa governadora Raquel Lyra com 57,5% na espontânea e 61,3% de aprovação é a confirmação do que sentimos […]

Pré-candidato a Deputado Estadual, Marcony Santana (PSD) comemorou os números da pesquisa Veritá para o Governo de Pernambuco.

“É com imensa alegria e o coração cheio de entusiasmo que recebo os números da Pesquisa Veritá! Ver a nossa governadora Raquel Lyra com 57,5% na espontânea e 61,3% de aprovação é a confirmação do que sentimos em cada abraço nas ruas: o povo reconhece quem trabalha com verdade e coragem”.

Seguiu: “Raquel Lyra é uma líder que nos inspira diariamente. Ter a menor rejeição do estado (15,2%) e um empate técnico na estimulada (41,4%) mostra que Pernambuco não quer voltar ao passado. Tenho um orgulho enorme de caminhar ao seu lado e de ver nosso estado avançar sob o seu comando firme e sensível”.

E concluiu: “Parabéns por esse resultado histórico, Raquel! É uma felicidade imensa ver o reconhecimento desse trabalho que está transformando vidas. Estamos juntos, cada vez mais fortes, celebrando essa vitória que é de todos os pernambucanos!”

Jornalista questiona pesquisa Veritá

O jornalista Magno Martins questionou a legitimidade dos números da pesquisa Veritá, divulgada ontem. “Ela deveria ter sido divulgada a dez dias”, reclama. Acrescentou que colocaram Anderson Fereira como candidato a governador (ele deve disputar o Senado) e Gilson Machado Neto como candidato a Senador. “São erros primários cometidos”. Magno disse que o Instituto Opinião […]

O jornalista Magno Martins questionou a legitimidade dos números da pesquisa Veritá, divulgada ontem.

“Ela deveria ter sido divulgada a dez dias”, reclama. Acrescentou que colocaram Anderson Fereira como candidato a governador (ele deve disputar o Senado) e Gilson Machado Neto como candidato a Senador.

“São erros primários cometidos”. Magno disse que o Instituto Opinião só fará nova pesquisaa quando as chapas forem definidas. “O Opinião vai esperar o fechamento das chapas”, disse.

 

João Campos vai ao Araripe e quarta estará em Serra Talhada

O pré-candidato ao Governo de Pernambuco, João Campos, do PSB, estará nesta segunda-feira em Juazeiro do Norte, Ceará. Segundo o candidato em sua rede social, ele visita a estátua do Padre Cícero onde pedirá proteção para a sua campanha. Até a terça visita Araripina e outras cidades da região do Araripe. Na quarta vai a […]

O pré-candidato ao Governo de Pernambuco, João Campos, do PSB, estará nesta segunda-feira em Juazeiro do Norte, Ceará.

Segundo o candidato em sua rede social, ele visita a estátua do Padre Cícero onde pedirá proteção para a sua campanha.

Até a terça visita Araripina e outras cidades da região do Araripe. Na quarta vai a Serra Talhada, onde será recebido pelos aliados Márcia Conrado e Breno Araújo, além de socialistas da região. Na quinta, retorna a Recife.

Raquel estará em Petrolina nesta terça

O gabinete da governadora Raquel Lyra definiu a agenda da gestora em Petrolina nesta terça-feira (7). A informação é do Blog Carlos Britto. A visita começará pelo Circuito Literário de Pernambuco 2026, que acontecerá na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e terá como tema deste ano ‘Educação para a Cidadania Digital e […]

O gabinete da governadora Raquel Lyra definiu a agenda da gestora em Petrolina nesta terça-feira (7). A informação é do Blog Carlos Britto.

A visita começará pelo Circuito Literário de Pernambuco 2026, que acontecerá na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e terá como tema deste ano ‘Educação para a Cidadania Digital e Midiática: Formando Cidadãs e Cidadãos Críticos e Responsáveis’, a partir das 9h.

Na ocasião Raquel assinará ordem de serviço para a construção de um Centro de Educação Infantil (CEI) e de areninhas esportivas – equipamento voltado ao esporte, lazer e inclusão social.

Já às 15h, na Vila Eduardo, a governadora vai inaugurar o Complexo Educacional e Esportivo de Petrolina/Construindo Cidadania e autorizará formalização de convênio. Às 17h, no IFSertãoPE, Bairro João de Deus, Raquel autorizará a ampliação e melhoria do sistema de abastecimento d’Água, reforma e adequação da ETA Centro, contrato de concessão dos Serviços de Saneamento do Sertão de Pernambuco e lançamento do Plano Regional de Saneamento Básico do Sertão.

Distribuição de chocolates por prefeita vira polêmica em Sertânia

A crítica da vez nas redes sociais de Sertânia é da forma com a qual a prefeita Pollyanna Abreu distribuiu ovos de Páscoa para crianças em comunidades carentes. Em vez de organizar uma distribuição, a gestora foi vista em um carro com o Coelho da Páscoa arremessando os ovos. No vídeo, as crianças correm para […]

A crítica da vez nas redes sociais de Sertânia é da forma com a qual a prefeita Pollyanna Abreu distribuiu ovos de Páscoa para crianças em comunidades carentes.

Em vez de organizar uma distribuição, a gestora foi vista em um carro com o Coelho da Páscoa arremessando os ovos. No vídeo, as crianças correm para disputar o ovo de Páscoa jogado.

“Mais parece cena de país arrasado por guerra civil”, diz Josessandro Andrade. “Jogando no chão como se o povo fosse lixo”, critica Paulo Henrique.

Prefeita diz que oposição está desesperada 

A prefeita de Sertânia, Pollyana Abreu, rebateu em contato com o Blog as críticas da oposição sobre sua ação de doação de chocolates no domingo de Páscoa. Ela enviou o vídeo que divulgou nas redes sociais.

“Eles estão desesperados porque estão vendo as nossas pesquisas e as de Raquel”, disse.

A prefeita justificou que na imagem divulgada nas redes ficaram duas crianças sem receber. “Pediram pra jogar, mas se observar todos estão com os chocolates.

Nunca vi uma festa tão bonita como a de hoje. Muita felicidade estampada nas crianças”, disse.

Veja o vídeo enviado pela oposição e o divulgado pela prefeita: