Duas pessoas morrem em desabamento de imóvel na Comunidade do Pilar, no Recife
Por Nill Júnior
Duas pessoas morreram após parte do paredão de um prédio histórico desabou na Rua do Ocidente, na comunidade do Pilar, no bairro do Recife, na noite desta segunda-feira (16). Equipes de resgate estão no local.
O desabamento atingiu residências construídas de forma improvisada em um terreno na área central da cidade. A ocorrência mobiliza equipes do Corpo de Bombeiros, que seguem em operação de resgate. Até o momento, pelo menos duas pessoas foram retiradas com vida dos escombros e encaminhadas para um hospital. Um casal morreu no local.
O acidente ocorreu em meio as chuvas que atingem o Recife. Apesar disso, as causas do colapso ainda não foram oficialmente confirmadas.
O Grande Recife teve uma noite de muita chuva. A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) alertou para pancadas de intensidade moderada a forte para o Grande Recife e as Zonas da Mata Norte e Sul de Pernambuco, até a terça (7).
por Anchieta Santos Moradora da zona Rural de Tabira, a senhora Helena Fernandes Carvalho teve uma filha de 01 ano de idade mordida por um rato. Levou a criança para o hospital municipal onde foi atendida pelo Dr. Eduardo Sampaio que medicou a criança indicando a aplicação do soro contra a raiva. Na quinta-feira (20) D. […]
Moradora da zona Rural de Tabira, a senhora Helena Fernandes Carvalho teve uma filha de 01 ano de idade mordida por um rato. Levou a criança para o hospital municipal onde foi atendida pelo Dr. Eduardo Sampaio que medicou a criança indicando a aplicação do soro contra a raiva.
Na quinta-feira (20) D. Helena retornou ao hospital para a 2ª dose que lhe foi negada pela unidade hospitalar. O argumento foi de que a indicação médica ia de encontro a orientação do Ministerio da saúde. A mãe da criança procurou a Rádio Cidade, relatou o fato, o médico foi contatado por telefone e reafirmou a indicação e mais uma vez o hospital negou o atendimento.
Ouvido o Secretário de Saúde Alan Dias, colocou panos quentes no assunto, disse que o corpo técnico do Hospital estava baseado na indicação do Ministério da Saúde e iria conversar com o médico para esclarecer o mal entendido. Difícil para Dona Helena: Em quem acreditar???
Dando uma olhadinha no site Zoonoses Ciências Agrárias da Universidade do Paraná, indica que a raiva é transmitida pelo cão, gato, rato, bovinos, eqüinos, suínos, macaco, morcego e animais silvestres, através da mordedura ou lambedura da mucosa ou pele lesionada por animais raivosos. Então?
A partir deste domingo, 16 de agosto de 2026, faltarão 49 dias para o primeiro turno das eleições, marcado para 4 de outubro de 2026. Isso, 49 dias. Pouco mais de um mês e meio para os pernambucanos decidirem seu futuro. A governadora e candidata à reeleição, Raquel Lyra (PSD), da Coligação que será chamada […]
A partir deste domingo, 16 de agosto de 2026, faltarão 49 dias para o primeiro turno das eleições, marcado para 4 de outubro de 2026.
Isso, 49 dias. Pouco mais de um mês e meio para os pernambucanos decidirem seu futuro.
A governadora e candidata à reeleição, Raquel Lyra (PSD), da Coligação que será chamada “Pernambuco de Coração”, começa a campanha eleitoral no Recife, com adesivaços nos comitês da zona sul e da zona norte da capital pernambucana. Já à tarde, a governadora fará a mesma ação de campanha em Caruaru, no Agreste, e de lá segue para Petrolina encerrando a programação do primeiro dia. A vice-governadora e candidata à reeleição, Priscila Krause (PSD), e os candidatos a senadores Eduardo da Fonte (PP) e Túlio Gadêlha (PSD) estarão com Raquel durante toda a programação.
Já o candidato João Campos (PSB) inicia oficialmente sua campanha com uma programação que percorrerá diferentes pontos do Recife e da Região Metropolitana.
A agenda começou já nos primeiros minutos da madrugada, com um adesivaço no comitê central da Frente Popular e segue até o período da noite de hoje, com atividades de mobilização, caminhadas, encontros com apoiadores e inaugurações.
Na programação, pedalada no Parque da Macaxeira, caminhadas no Cabo de Santo Agostinho e em Brasília Teimosa.
A pergunta é: qual estratégia vai prevalecer? A do palanque amplo e da avaliação de um governo na casa dos 67%, sob a ótica de que ela merece mais quatro anos com Raquel, ou a do alinhamento com o lulismo, a promessa do que essa parceria pode render e a argumentação de que o Estado precisa de um novo tempo com João?
Raquel Lyra tem uma avaliação administrativa bastante positiva, com 67%, e João Campos se beneficia de um ambiente político em que o lulismo aparece forte eleitoralmente, já que 48% dos entrevistados dizem preferir que o próximo governador seja aliado de Lula, contra 17% que preferem um aliado de Bolsonaro/Flávio Bolsonaro e 31% que pedem um nome independente.
Em uma eleição tão equilibrada, separada por 4% a 6%, 33% dos pernambucanos ainda admitem mudar de voto. Já 8% não sabem ou não opinaram ainda.
Essa eleição vai ser definitiva aparentemente na melhor comunicação, mais assertiva, envolvente, convincente, na campanha, no guia de rádio e TV, nas inserções durante a programação dos veículos tradicionais e nas redes sociais. Para um lado ou pro outro, vai ser com emoção.
Pra não ficar dúvidas
O socialista João Campos participa hoje à tarde da inauguração do comitê de Carlos Veras, às 4 da tarde, na Rua do Príncipe, Recife. Presidente estadual do PT, Veras têm rebatido críticas de que o partido age tal como total flex nessa eleição e diz que Lula é João, sem margem para interpretações.
Raquel com Miguel
Já Raquel participa de adesivaço no Evento político do candidato a deputado federal Miguel Coelho, na Avenida 7 de Setembro, em Petrolina. O evento busca também tirar todas as dúvidas sobre a disposição de Miguel em ajudar à reeleição da governadora, sem mágoas.
Os conselheiros dizem não
O prefeito de Tabira, Flávio Marques, do PT, foi aconselhado por aliados a não debater com Dinca Brandino, depois de dizer aceitar o desafio do ex-gestor para um debate. A avaliação é de que Dinca estaria em declínio político, e que Flávio não pode cair nessas ciladas. Resumindo, não agrega nada. Flávio estava entre a emoção e a razão.
Descanso
O prefeito de Afogados da Ingazeira, Sandrinho Palmeira, do PSB, tirou dez dias de repouso pela primeira vez desde assumiu a primeira vez o governo. Por isso, nesse período, foi substituído pelo vice, Daniel Valadares, em atividades oficiais. O destino não foi informado.
Pra não perder a viagem
Quando a agenda de João Campos em Serra Talhada com Márcia e Breno Araújo foi cancelada pela trágica morte dos irmãos Ferreira, o socialista já estava em Serra Talhada. Além dos anfitriões, esteve com Anchieta Patriota, Mayco da Farmácia e seu grupo, Vinicius Marques e outros nomes.
“Eu sou eu”
Perguntado por este jornalista se tinha vestido o manto do bolsonarismo nessa eleição, Mendonça Filho disse: “É lógico que eu defendo a candidatura de Flávio Bolsonaro, que representa boa parte desses valores. Não é pra destoar da minha biografia. Defendo Flávio, não escondo, mas vou.manter minha biografia e identidade própria. Não preciso me vestir de outra coisa que não seja Mendonça sendo Mendonça”.
Fusuê
Pra você entender a divisão governista em Iguaracy: em o prefeito Pedro Alves, o vice Marquinhos e o ex-prefeito Zeinha Torres apoiam o mesmo Federal, Renildo Calheiros, do PCdoB. A diferença está no Estadual: Pedro apoia Luciano Duque, Zeinha e Marquinhos Kaio Maniçoba. Isso ficou evidente em Jabitacá na Festa de Agosto. Ambos votam em Raquel e costumam comemorar cada um pra um lado os anúncios do Estado para o município. O ápice da divisão vai se dar em 2028: Dr Pedro quer manter a hegemonia e Zeinha quer voltar. Só cabe um…
Vai começar o tirinete
O guia eleitoral no rádio e na televisão começa em 28 de agosto de 2026 e será veiculado até 1º de outubro, na preparação para o primeiro turno das eleições, marcado para 4 de outubro. E engana-se quem vê menor relevância em tempos de redes sociais. Sete a oito a cada dez brasileiros ouvem rádio. E 93,9% dos domicílios do país têm TV, segundo o IBGE.
É Fantástico
Aliado de João Campos, o candidatoa Federal, Anchieta Patriota criticou a governadora Raquel Lyra pelo volume de publicidade pago pelo governo do estado na reta final do limite legal. “O que ela fez foi um investimento maciço em mídia. Eu nunca vi um governo gastar tanto em comunicação, colocando cinco, seis inserções à noite na Rede Globo, no horário do Fantástico. E nós agora estamos em nível de igualdade”.
“Mainha”
O prefeito de São José do Egito, Fredson Britto, e o vice-prefeito Zé Marcos deram a largada à campanha oficial de seus candidatos, os irmãos Marcelo e Gustavo Gouveia, com a Caravana da Esperança, que recebeu aliados no Clube Hotel. Fredson defendeu a ponte dos irmãos Gouveia com Raquel Lyra e destacou a ampliação de salas de cirurgia no hospital Maria Rafael Siqueira, dentre outras ações. “Temos mais de 14 ônibus zero quilômetro que Mainha Raquel mandou pra São José do Egito”, concluiu.
Frase da semana:
“Ele tem que falar mais do candidato dele do que falar de mim”.
De Maria Arraes (PSB) respondendo ao vereador Vicentinho as críticas que recebeu dele ao programa Pajeú nas Eleições, com Juliana Lima. Maria disse que fez mais por Afogados em três meses que o Deputado apoiado por ele, João Paulo Costa. “Não colocou uma emenda pra Afogados”.
Na próxima terça, dia 12 de novembro, representantes do Banco do Nordeste estarão atendendo os empresários e Afogados da Ingazeira para esclarecimento de dúvidas quanto aos produtos e serviços que o banco oferta para o ramo empreendedor. Também haverá adiantamento de processos de adesão aos projetos bancários. Os atendimentos serão realizados na CDL Afogados da Ingazeira, que […]
Na próxima terça, dia 12 de novembro, representantes do Banco do Nordeste estarão atendendo os empresários e Afogados da Ingazeira para esclarecimento de dúvidas quanto aos produtos e serviços que o banco oferta para o ramo empreendedor.
Também haverá adiantamento de processos de adesão aos projetos bancários. Os atendimentos serão realizados na CDL Afogados da Ingazeira, que fica na Avenida Manoel Borba, 161 – 2° Andar, no centro, seguindo horários agendados para cada empresário.
Interessados deverão entrar em contato com a CDL para agendar o horário de atendimento através dos telefones (87) 3838-2300 ou (87) 99944-1396.
A história de Gilmá Henrique do Nascimento é daquelas que emocionam e inspiram. Nascido em junho de 1986, na cidade de Água Branca, no Sertão da Paraíba, filho da faxineira Rosa Ferreira do Nascimento, foi criado pela avó, Jovelina Juliana de Jesus, agricultora e lavadeira. A infância foi marcada por dificuldades financeiras, mas também por […]
A história de Gilmá Henrique do Nascimento é daquelas que emocionam e inspiram. Nascido em junho de 1986, na cidade de Água Branca, no Sertão da Paraíba, filho da faxineira Rosa Ferreira do Nascimento, foi criado pela avó, Jovelina Juliana de Jesus, agricultora e lavadeira. A infância foi marcada por dificuldades financeiras, mas também por valores como honestidade, disciplina, trabalho e perseverança.
Ainda menino, ajudava no sustento da família vendendo picolés, carregando feiras e trabalhando como carroceiro no Mercado Público Municipal. Com o dinheiro que conseguia, comprava o próprio material escolar e contribuía até mesmo com a alimentação da casa. Muitas vezes, a família sequer tinha pão para o café da manhã, realidade que jamais apagou seus sonhos.
Mesmo diante das adversidades, destacou-se nos estudos. Liderou o movimento estudantil durante o ensino médio e conquistou aprovações em diversos concursos públicos. Foi aprovado para Agente de Endemias, Agente Penitenciário da Paraíba e também atuou como Recenseador do IBGE. Paralelamente, trabalhou como radialista, ingressou no curso de Jornalismo e, após superar dificuldades financeiras que interromperam temporariamente sua graduação, retornou aos estudos e concluiu a formação em Comunicação Social.
A vocação para servir à sociedade o levou às forças de segurança pública. Ingressou na Polícia Militar da Paraíba, onde permaneceu por nove anos, sendo três anos como Soldado e seis anos como Sargento, destacando-se pela dedicação à preservação da ordem pública. Em seguida, foi aprovado para o cargo de Agente de Investigação da Polícia Civil de Pernambuco, ampliando sua experiência na atividade policial.
Persistente, continuou estudando até alcançar um dos maiores objetivos de sua carreira: a aprovação no Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar do Ceará, tornando-se 1º Tenente da PMCE.
Nos quase cinco anos de atuação no Ceará, exerceu funções estratégicas nos municípios de Barbalha, Juazeiro do Norte, Brejo Santo e Mauriti, onde atuou como Subcomandante de unidades e Chefe de Seções, acumulando experiência em planejamento operacional, gestão de efetivo e coordenação de ações voltadas à preservação da ordem pública.
O reconhecimento pelo trabalho veio no dia 3 de julho de 2026, quando foi nomeado pelo Comandante-Geral da Polícia Militar do Ceará para assumir o comando da 2ª Companhia do 34º Batalhão da PMCE, Unidade responsável pelo policiamento ostensivo dos municípios de Várzea Alegre, Lavras da Mangabeira, Cedro e Granjeiro.
A nova missão representa um enorme desafio. Sob sua responsabilidade estão aproximadamente 100 mil habitantes, distribuídos em uma área territorial de cerca de 2.616,7 km², exigindo liderança, planejamento estratégico e compromisso permanente com a segurança pública.
Mais do que uma ascensão profissional, a trajetória de Gilmá simboliza o poder transformador da educação, do trabalho e da perseverança. O menino que um dia vendeu picolés e carregou feiras pelas ruas de Água Branca tornou-se oficial da Polícia Militar e, hoje, comanda uma importante unidade operacional no interior do Ceará.
Sua história reafirma uma verdade simples e poderosa: a origem pode moldar o caráter, mas não determina o destino. Com disciplina, estudo e fé, o filho de uma faxineira e o neto de uma agricultora transformaram dificuldades em combustível para vencer, tornando-se exemplo para milhares de jovens que sonham em mudar de vida por meio do esforço e da dedicação.
Por André Luis O presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve que adiar sua visita à Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, que estava prevista para ocorrer nesta sexta-feira (15). A informação foi compartilhada pelo senador Humberto Costa em suas redes sociais na manhã desta quinta-feira (14). De acordo com a publicação do senador, o […]
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve que adiar sua visita à Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, que estava prevista para ocorrer nesta sexta-feira (15). A informação foi compartilhada pelo senador Humberto Costa em suas redes sociais na manhã desta quinta-feira (14).
De acordo com a publicação do senador, o adiamento da visita do presidente Lula se deu por questões de agenda. No entanto, Humberto Costa ressaltou que o plano de investimentos de R$ 6 bilhões para a retomada das obras na refinaria está absolutamente mantido, trazendo um alento para o desenvolvimento do estado.
A Refinaria Abreu e Lima, localizada no município de Ipojuca, é uma importante obra para a economia pernambucana. O projeto, que teve início em 2005, visa ampliar a capacidade de refino de petróleo no país e impulsionar o setor petroquímico regional.
Apesar do adiamento da visita do presidente Lula, a confirmação da manutenção do investimento de R$ 6 bilhões para a retomada das obras é vista como um sinal positivo para o estado de Pernambuco. Esses investimentos são essenciais para impulsionar a economia local, gerar empregos e fortalecer o setor industrial.
A refinaria tem um potencial significativo para alavancar o desenvolvimento regional, promovendo o crescimento econômico e social. A retomada das obras representa não apenas a continuidade do projeto, mas também a perspectiva de novas oportunidades para a população pernambucana.
Apesar do adiamento da visita, o senador Humberto Costa afirmou que o presidente Lula estará presente em Pernambuco em uma data futura para fazer o anúncio oficial dos investimentos.
Você precisa fazer login para comentar.