Destaque, Notícias

Símbolo hídrico do Pajeú, Barragem de Brotas começa a verter

Por Nill Júnior

Imagens desta manhã mostraram a Barragem de Brotas começando a verter no início da manhã.

O volume da lâmina d’água não é maior por conta da vegetação aquática.

É uma prova do volume de chuvas esse ano. Desde a criação da Barragem da Ingazeira, que tem capacidade para 49 milhões de metros cúbicos de água, 29 milhões a mais que Brotas, todos sabiam que só um grande inverno faria Brotas sangrar de novo. E isso não ocorria desde janeiro do ano passado.

Em abril de 2024 ela também verteu. Antes disso,  o último registro da barragem vertendo é de março de 2020, há quatro anos.

Entre 2022 e 2023, depois de 45 anos de sua inauguração, no longínquo ano de 1977, a barragem de Brotas passou, enfim, passar por uma ampla reforma estrutural. Recuperação do maciço (paredão) do vertedouro, recuperação das juntas de dilatação – com a injeção de resina de poliuretano, a recuperação do revestimento interno da galeria de inspeção e drenagem, bem como a recuperação de sua armação de concreto foram priorizadas no trabalho.

Outras Notícias

Tragédias abalam Serra Talhada

O senhor Genaro Germano , 69 anos, matou irmã, esposa de um sobrinho e depois se matou este início de noite em Serra Talhada, no Sertão do Pajeú. Ele era relojoeiro e atuava nas imediações, na Capital do Xaxado. As vítimas foram identificadas como Maria Anita das virgens de Lima 73 anos e Maria Ivaneide […]

Movimentação no início da noite em Serra Talhada. No detalhe, o senhor Genaro e a irmã: duplo homicídio seguido de suicídio

O senhor Genaro Germano , 69 anos, matou irmã, esposa de um sobrinho e depois se matou este início de noite em Serra Talhada, no Sertão do Pajeú. Ele era relojoeiro e atuava nas imediações, na Capital do Xaxado.

As vítimas foram identificadas como Maria Anita das virgens de Lima 73 anos e Maria Ivaneide Alves Lima 52 anos. Ele ainda alvejou um genro que sobreviveu. A briga teria começado por conta da discussão em torno da venda de uma  casa de herança.

Genaro era tido como pessoa pacata, sem histórico de violência. É tio do prefeito de Belo Jardim, Hélio dos Terrenos. O episódio aconteceu no Bairro São Cristóvão.

Morte no fim de semana: No fim de semana, o pedreiro José Leite da Silva Neto, 45 anos, foi morto com um tiro de espingarda na região do tórax. O principal suspeito do crime, Adriano Bernardo da Silva, 46 anos, também pedreiro.

Eles estavam bebendo. José Leite ficou horas agonizando sem socorro, pois o local era muito isolado e de difícil acesso. Levado ao Hospam, não resistiu.

Carlos Veras planeja mudança de domicílio eleitoral para Recife

Parlamentar petista cogita disputar vaga de vice-prefeito na campanha de reeleição de João Campos Exclusivo O deputado federal Carlos Veras (PT), está em fase de planejamento para transferir seu domicílio eleitoral para a capital pernambucana, Recife. A informação foi confirmada pelo próprio parlamentar em conversa via WhatsApp com a redação do blog do Nill Júnior. […]

Parlamentar petista cogita disputar vaga de vice-prefeito na campanha de reeleição de João Campos

Exclusivo

O deputado federal Carlos Veras (PT), está em fase de planejamento para transferir seu domicílio eleitoral para a capital pernambucana, Recife. A informação foi confirmada pelo próprio parlamentar em conversa via WhatsApp com a redação do blog do Nill Júnior.

Segundo Carlos Veras, a mudança de domicílio eleitoral está diretamente ligada à sua possível participação na corrida eleitoral como candidato a vice-prefeito na campanha de reeleição do atual prefeito do Recife, João Campos (PSB). Questionado sobre essa opção política, o deputado afirmou: “Estamos construindo”.

Originário da cidade de Tabira, no Sertão do Pajeú, Carlos Veras está em seu segundo mandato como deputado federal. Nas últimas eleições, seu nome foi cogitado para compor a chapa majoritária em diferentes posições, desde vice-governador na disputa pelo governo do Estado ao cargo de senador, em uma aliança entre o PSB e o PT em 2020.

Na próxima quinta-feira, dia 14, às 19h30, Veras receberá o Título de Cidadão Recifense. A autoria da proposição é da vereadora do Recife Liana Cirne, também filiada ao PT. A cerimônia acontecerá no Plenário da Câmara Municipal do Recife, localizado na Rua Princesa Isabel, 410, no bairro da Boa Vista.

Moraes suspende aplicação da Lei da Dosimetria até que o STF analise ações que questionam a norma

Condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023, como o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), terão que aguardar o STF decidir se a Lei da Dosimetria é válida para obterem os benefícios. O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu a aplicação da Lei da Dosimetria até que o STF analise ações […]

Condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023, como o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), terão que aguardar o STF decidir se a Lei da Dosimetria é válida para obterem os benefícios.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu a aplicação da Lei da Dosimetria até que o STF analise ações que questionam a norma. O ministro citou duas ações que questionam o constitucionalidade da lei, que devem ser julgadas pelo plenário da Suprema Corte.

Na prática, os condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023 terão que aguardar os ministros decidirem se a lei respeita as regras da Constituição Federal para obterem os benefícios da redução da pena.

O ministro está aplicando este entendimento a casos de condenados que já acionaram o STF pedindo a revisão da pena com base na Lei da Dosimetria. Até a última atualização desta reportagem, Moraes já havia decidido neste sentido em pelo menos dez execuções penais.

A suspensão da aplicação atinge diretamente quem já pediu a revisão e indiretamente os demais condenados, como o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que deverão obter a mesma decisão caso apresentem um pedido a partir de agora.

Na sexta-feira (9), a defesa de Bolsonaro pediu ao STF a revisão criminal no processo em que o ex-presidente foi condenado. Este pedido não está relacionado à Lei da Dosimetria. A medida não representa um novo julgamento e é considerada excepcional.

Aprovada em 2025, a Lei da Dosimetria permite a redução de penas de condenados pelos ataques de 8 de janeiro de 2023, incluindo a pena de Bolsonaro, condenado a 27 anos e três meses de prisão no julgamento da trama golpista, e aliados dele.

“A superveniência de interposição de ação direta de inconstitucionalidade e, consequentemente a pendência de julgamento em controle concentrado de constitucionalidade, configura fato processual novo e relevante, que poderá influenciar no julgamento dos pedidos realizados pela Defesa, recomendando a suspensão da aplicação da lei, por segurança jurídica, até definição da controvérsia pelo Supremo Tribunal Federal, com prosseguimento regular da presente execução penal em seus exatos termos, conforme transitado em julgado”, escreveu Moraes na decisão.

Ações questionam lei

As ações questionando a nova lei foram apresentadas pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e pela federação PSOL-Rede. A regra começou a valer na sexta-feira (8) ao ser promulgada pelo presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP).

O projeto de lei foi vetado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mas o veto foi derrubado pelo Congresso Nacional na última semana.

A ABI pede que a lei seja suspensa até seu julgamento e que o tribunal a considere inconstitucional nos seguintes pontos:

A permissão para que crimes contra a democracia “inseridos no mesmo contexto” não tenham as penas somadas;

A possibilidade de redução de pena de delitos praticados em contexto de multidão.

Dois incisos que alteram a progressão de Regime prevista na Lei de Execução Penal.

“A lei impugnada, da mesma forma, compromete a integridade do ordenamento jurídico, na medida em que banaliza os ataques à democracia e desorganiza o sistema penal e de execução da pena”, diz a ação.

A Federação PSOL-Rede – que também pede a suspensão e eventual anulação da lei – afirma que a finalidade do texto é “incompatível com a Constituição Federal, na medida em que instrumentaliza a atividade legislativa para enfraquecer seletivamente a tutela penal do Estado Democrático de Direito e beneficiar agentes envolvidos em graves ataques às instituições republicanas.”

TRE-PE concede direito de resposta a João Campos em propaganda que o associava à gestão Paulo Câmara

Plenário reformou decisão anterior e determinou 72 inserções de 30 segundos no horário eleitoral da coligação de Raquel Lyra, sendo 53 no rádio e 19 na televisão. O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) concedeu à Frente Popular de Pernambuco, do candidato João Campos (PSB), direito de resposta a uma propaganda da campanha da governadora […]

Plenário reformou decisão anterior e determinou 72 inserções de 30 segundos no horário eleitoral da coligação de Raquel Lyra, sendo 53 no rádio e 19 na televisão.

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) concedeu à Frente Popular de Pernambuco, do candidato João Campos (PSB), direito de resposta a uma propaganda da campanha da governadora e candidata à reeleição Raquel Lyra (PSD). A decisão foi tomada pelo plenário após recurso contra um entendimento anterior que havia negado o pedido. 

A peça questionada associava João à gestão do ex-governador Paulo Câmara, período em que ele exerceu o cargo de chefe de gabinete. A propaganda mencionava, entre outros pontos, obras paralisadas, “desvio de recurso público” e números de homicídios registrados durante o governo do PSB. 

A Frente Popular questionou especialmente a forma como a propaganda relacionava João Campos à afirmação sobre desvio de recursos. Em primeira análise, no dia 10 de setembro, o relator Fernando Braga Damasceno entendeu que não havia elementos suficientes para caracterizar fato sabidamente inverídico para fins de direito de resposta. A coligação recorreu, e o caso foi levado ao plenário. 

Outro ponto contestado foi a referência a 1.547 obras paralisadas ou inacabadas em Pernambuco. Levantamento do Tribunal de Contas do Estado referente ao período mostrava que o número abrangia contratos de diferentes entes públicos: 19% eram de responsabilidade do Estado e 81% estavam vinculados a prefeituras e câmaras municipais. 

Ao analisar o recurso, o TRE-PE decidiu conceder o direito de resposta, mas limitou o tempo à duração das veiculações consideradas ofensivas. A Frente Popular terá 72 inserções de 30 segundos no espaço da coligação Pernambuco de Coração: 53 no rádio e 19 na televisão. As 19 exibições na TV correspondem a nove minutos e 30 segundos de resposta. 

Até a última atualização da reportagem do G1 sobre a decisão, a campanha de Raquel Lyra havia sido procurada, mas não tinha se manifestado. 

Foto: Rodolfo Loepert/Prefeitura do Recife

Acompanhe o Blog do Nill Júnior também no Instagram e veja essa e outras notícias: @nill_jr⁠

George Borja comemora apoios

O pré-candidato à prefeitura de São José do Egito, George Borja (PSB) comemorou em suas redes sociais dois apoios a seu projeto. Pastor Daniel e Saulo Valadares declararam apoio ao projeto. Borja foi anunciado pré-candidato a prefeito de São José do Egito no último sábado. O anúncio foi feito pelo prefeito Evandro Valadares, com apoio […]

O pré-candidato à prefeitura de São José do Egito, George Borja (PSB) comemorou em suas redes sociais dois apoios a seu projeto.

Pastor Daniel e Saulo Valadares declararam apoio ao projeto.

Borja foi anunciado pré-candidato a prefeito de São José do Egito no último sábado.

O anúncio foi feito pelo prefeito Evandro Valadares, com apoio das lideranças do grupo. O vice-prefeito Eclérinton Ramos e o Secretário de saúde e Planejamento, Paulo Jucá, abonaram a pré-candidatura, indicando que a fase de debates e polêmicas envolvendo a escolha foi vencida.

No anúncio, nomes como Neném Dudu, Gilson Bento (prefeito de Brejinho), Wilson Dudu, Edeck Dudu, Davi Teixeira, Doido de Zé Vicente, Alberto Loló, Patrícia de Bacana, Roberto Sampaio, Rômulo Júnior, Henrique Marinho, Tadeu do Hospital, Rogaciano Jorge, Adeilton Bras, Rodrigo Piancó, Lula Vieira, Bal do Riacho do Meio, Joaquim Neto, Luiz Raimundo, Marcos Brito, Gustavo Augusto, Victor Perazzo, dentre outros nomes.