O deputado estadual Luciano Duque afirmou, em entrevista à Rádio Folha, que a decisão do ex-prefeito Carlos Evandro de integrar o grupo político alinhado à governadora Raquel Lyra representa um movimento de grande impacto no cenário político de Serra Talhada. Segundo o parlamentar, trata-se da adesão de uma liderança com forte histórico eleitoral e ampla […]
O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, enviou uma carta oficial ao senador Flávio Bolsonaro, pré-candidato à Presidência da República e filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, em resposta a uma correspondência anterior do parlamentar e à recente visita do senador a Washington. No documento, datado de 23 de junho de 2026, Rubio utiliza […]
Pré-candidato a governador promoveu edição local do Chega Junto Pernambuco juntamente com um time de lideranças O pré-candidato a governador João Campos (PSB) conduziu, nesta quinta-feira (25), uma plenária regional do Chega Junto Pernambuco, iniciativa de escuta popular de sua pré-campanha. Realizado em um Clube das Pás, com foco na segunda Região Político-Administrativa (RPA2) do […]
Em seu tradicional discurso do feriado da independência, o Prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota, falou sobre a importância do diálogo e da tolerância para a superação das dificuldades que ora se abatem sobre o Brasil. “Esperamos tirar lições a partir desse momento. Lições pra a nossa vida. É um tempo em que a […]
Em seu tradicional discurso do feriado da independência, o Prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota, falou sobre a importância do diálogo e da tolerância para a superação das dificuldades que ora se abatem sobre o Brasil.
“Esperamos tirar lições a partir desse momento. Lições pra a nossa vida.
É um tempo em que a gente precisa repensar. Que o Brasil encontre o seu rumo. Que a intolerância não esteja presente. Que possamos viver a democracia respeitando o espaço do outro, o respeito à liberdade de pensamento, à liberdade de expressão”, destacou Patriota.
O Prefeito também destacou que é importante cultivar o amor como o caminho da convivência humana para a fraternidade e a prosperidade.
O discurso se deu durante o hasteamento dos pavilhões, na praça arruda câmara. Este ano, por conta da pandemia, não foi possível à Prefeitura organizar o tradicional desfile de 7 de setembro sempre tão esperado por todos.
A solenidade contou com a participação de representantes do Ministério Público, Polícia Militar e Secretaria Municipal de Educação. Os músicos Edinho e Emanuel ficaram responsáveis pela parte musical do evento.
Dé de Candido, vai ser o candidato da oposição. Foto: Divulgação. Por Anchieta Santos Depois de ter o “lugar guardado” por 4 anos pelo seu ex-secretário de finanças, Sebastião Cabral Nunes (Tiãozinho de Gaudêncio), o ex-prefeito por vários mandatos, Zé Pretinho (PR), vai disputar em 15 de novembro outra vez a prefeitura de Quixaba. A […]
Dé de Candido, vai ser o candidato da oposição. Foto: Divulgação.
Por Anchieta Santos
Depois de ter o “lugar guardado” por 4 anos pelo seu ex-secretário de finanças, Sebastião Cabral Nunes (Tiãozinho de Gaudêncio), o ex-prefeito por vários mandatos, Zé Pretinho (PR), vai disputar em 15 de novembro outra vez a prefeitura de Quixaba.
A oposição que parecia vencida, trabalhou em silêncio e se reuniu no domingo para escolher o nome que vai enfrentar o candidato da situação: trata-se do agricultor e consultor de vendas Dé de Cândido , filiado ao PSB há 20 anos.
Esta será a primeira vez em que disputará a Prefeitura. A vice será ocupada por Ailton Gomes. A convenção que oficializará a chapa, está agendada para o próximo dia 15.
De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, o carro onde as vítimas estavam capotou. A mulher morreu na hora. G1 Petrolina Uma mulher morreu e outras três pessoas ficaram feridas após um acidente de trânsito na manhã desta segunda-feira (7), na PE 545, que liga os municípios de Ouricuri a Bodocó, no Sertão. De […]
De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, o carro onde as vítimas estavam capotou. A mulher morreu na hora.
G1 Petrolina
Uma mulher morreu e outras três pessoas ficaram feridas após um acidente de trânsito na manhã desta segunda-feira (7), na PE 545, que liga os municípios de Ouricuri a Bodocó, no Sertão. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, o veículo onde as quatro pessoas estavam capotou.
A mulher, que não teve idade revelada, morreu na hora. Os outros três ocupantes foram encaminhados para o hospital Regional Fernando Bezerra, em Ouricuri.
View this post on Instagram Os quase 20 mil eleitores da cidade de Cocal, no interior do Piauí terão um parâmetro no mínimo inusitado para ajudar na escolha do prefeito nas eleições deste ano. É que, durante a convenção do MDB, um dos cabos eleitorais do pré-candidato e ex-prefeito da cidade, José Monção, admitiu ter […]
Os quase 20 mil eleitores da cidade de Cocal, no interior do Piauí terão um parâmetro no mínimo inusitado para ajudar na escolha do prefeito nas eleições deste ano.
É que, durante a convenção do MDB, um dos cabos eleitorais do pré-candidato e ex-prefeito da cidade, José Monção, admitiu ter roubado a prefeitura: “Se eu tivesse feito tudo direito não tinha ido preso, né? Se eu fui preso tem algum motivo”.
A fala sincera do ex-prefeito é seguida por risadas desavergonhadas do público e de políticos locais, entre os quais o Senador Ciro Nogueira, presidente nacional do PP e o prefeito de Teresina, capital do estado, Firmino Filho (PSDB).
Assista acima, o sincericídio de Monção e o momento em que ele fala que roubou, “mas não o tanto que esse aí” se referindo ao atual chefe do executivo municipal. O MDB até agora não se manifestou.
Nascido no estado do Rio Grande do Norte, servidor efetivo do Ministério Público de Pernambuco, Aurenilton Leão é promotor responsável pela 1ª promotoria em São José do Egito. No Programa Política e Gestão, nesta segunda (07), a TV Mais Pajeú vai conhecer um pouco da história desse potiguar radicado no Pajeú, além das ações que […]
Nascido no estado do Rio Grande do Norte, servidor efetivo do Ministério Público de Pernambuco, Aurenilton Leão é promotor responsável pela 1ª promotoria em São José do Egito.
No Programa Política e Gestão, nesta segunda (07), a TV Mais Pajeú vai conhecer um pouco da história desse potiguar radicado no Pajeú, além das ações que Ministério público de Pernambuco tem ajudado a implementar na região no combate a pandemia.
O Programa Política e Gestão vai ao ar logo mais às 20h pela TV Pajeú, no seu canal no You Tube e também na sua página no Facebook. É só acessar, curtir e compartilhar: https://www.youtube.com/user/TVPajeu
O primeiro encontro dos postulantes à prefeitura de Afogados da Ingazeira acontece na próxima sexta-feira, às 10h, no Debate das Dez Especial do programa Manhã Total, da Rádio Pajeú, apresentado por este jornalista. Estarão nos estúdios da emissora Alessandro Palmeira, capitão Sidney Cruz e Zé Negão. Assim como ocorreu recentemente em Serra Talhada, a Rádio Pajeú […]
O primeiro encontro dos postulantes à prefeitura de Afogados da Ingazeira acontece na próxima sexta-feira, às 10h, no Debate das Dez Especial do programa Manhã Total, da Rádio Pajeú, apresentado por este jornalista.
Estarão nos estúdios da emissora Alessandro Palmeira, capitão Sidney Cruz e Zé Negão.
Assim como ocorreu recentemente em Serra Talhada, a Rádio Pajeú reafirmou “o caráter propositivo do encontro, considerando o período de pré-campanha”.
Além de informar como estão desenhados os projetos políticos e o leque de alianças, os pré-candidatos falarão sobre sua visão de Afogados da Ingazeira para os próximos quatro anos.
“O formato tem a finalidade de montar uma discussão dos desafios de Afogados da Ingazeira para o seu futuro, buscando deixar de lado as questões pontuais e desavenças de cunho político. Em uma cidade desse porte, os políticos devem ter a grandeza de poder sentar e discutir as potencialidades e desafios da cidade”, diz o comunicado.
O programa cumpre os protocolos de segurança contra a Covid-19. Não são permitidas aglomerações e pelo formato, não haverá necessidade de assessores no estúdio.
O Momento Empreendedor da Rádio Cultura FM deste sábado recebeu Marlo Julião, da MJ Soluções Empresariais. Ele chegou a Serra Talhada em março. A empresa funciona no Shopping Serra Talhada. Marlo é especialista numa nova tendência de mercado, o chamado coworking. Na definição, coworking, cotrabalho, trabalho colaborativo ou trabalho cooperativo, modelo de trabalho que se baseia no compartilhamento de espaço e […]
O Momento Empreendedor da Rádio Cultura FM deste sábado recebeu Marlo Julião, da MJ Soluções Empresariais.
Ele chegou a Serra Talhada em março. A empresa funciona no Shopping Serra Talhada. Marlo é especialista numa nova tendência de mercado, o chamado coworking.
Na definição, coworking, cotrabalho, trabalho colaborativo ou trabalho cooperativo, modelo de trabalho que se baseia no compartilhamento de espaço e recursos de escritório.
Em Serra Talhada, segundo Marlo, o projeto está dando certo graças à vocação empreendedora da Capital do Xaxado. São salas locadas para nomes e empresas da área de serviços como escritórios de advocacia e outros ramos de atividade que tem atendido à demanda do município e região.
Um detalhe é que pelo formato, quem procura as empresas e serviços instaladas na MJ não percebe que está tratando com profissionais instalados em espaço de coworking. “O atendimento é personalizado. Ao ligar, a recepção atende com nome, slogan e marca da empresa. O dono do espaço não precisa estar na sala em 100% do tempo e pode ser acionado de onde estiver a partir do contato”. As salas foram personalizadas com motivos sertanejos, com alusão a nomes da cultura serra-talhadense.
Já Silberto Fortunato, da Via Brasil, contou a história de 23 anos da empresa. A marca lançou recentemente uma coleção de sapatos e, anualmente já apresenta sua linha própria de roupas, além de linha de óculos de sol.
Todo o design da coleção é desenvolvido em equipe com parceria de fornecedores especializados em óculos de qualidade.
As lojas se dividem em moda feminina, masculina e a linha executiva. Essa última tem sido um case de sucesso pela vocação da cidade, que recebe a cada dia mais profissionais que buscam peças para o trabalho, assim como filhos da terra que não precisam ir a outros centros.
“Uma consultoria do Sebrae nos ajudou a definir a característica do persona. São três personas diferentes. Na loja tradicional trabalhamos com o público jovem e em outra com o público executivo”.
Os estilistas são contratados a partir de São Paulo e adotam o corte italiano, famoso no mundo. Segundo Fortunato, a expectativa é para a criação de uma franquia da marca, com foco inicial no Nordeste. Silberto também é conhecido por sua vocação voluntária, tocando a APAE, que atende portadores de necessidades especiais na Capital do Xaxado.
O programa teve ainda a reflexão de Eugênio Marinho, da Referencial, mais as participações de CDL e Sindicom, com Maurício Melo e Francisco Mourato.
A Rádio Asa Branca de Salgueiro comemora nesse 7 de Setembro 36 anos de fundação. A emissora pioneira na cidade e sertão central foi batizada com o nome de Asa Branca em homenagem ao hino entoado por Luiz Gonzaga. Ele inclusive esteve presente na inauguração no ano de 1984 e cantou a música que dá […]
A Rádio Asa Branca de Salgueiro comemora nesse 7 de Setembro 36 anos de fundação.
A emissora pioneira na cidade e sertão central foi batizada com o nome de Asa Branca em homenagem ao hino entoado por Luiz Gonzaga. Ele inclusive esteve presente na inauguração no ano de 1984 e cantou a música que dá nome à emissora salgueirense.
A Rádio Asa Branca nasceu de uma sociedade de empresários, políticos e a Diocese de Petrolina. Por 34 anos funcionou na frequência AM, mas desde de 09 de dezembro de 2019 o prefixo AM 1570 KHz deu espaço ao FM 91,5.
Hoje, esse meio de comunicação pertence a Diocese de Salgueiro e é administrado pela Comunidade Católica Boa Nova. Na sua grade são marcas o jornalismo, a prestação de serviço e a evangelização.
A Rádio Cultura FM de Serra Talhada comemora hoje 30 anos. A emissora foi fundada por Argemiro Pereira de Menezes Filho, que faleceu ano passado aos 72 anos. desde então, é gerida por Allysson Lima, que promete dar sequência a um projeto de modernização da emissora.
“Completamos 30 anos de historia! Muitas alegrias, conquistas e desafios vencidos a cada dia. Nosso coracao hoje e pura gratidão”, diz a rádio em nota nas redes sociais.
Hoje a Cultura conta na programação com uma equipe que tem nomes como Orlando santos, Tony Alencar, Marina Ferraz, Caren Diniz, Ranilson Clebson e Lailson Silva.
Por André Luis O Grupo Fé e Política Dom Francisco, representação da Diocese de Afogados da Ingazeira, se reuniu com poucos membros em virtude das medidas de distanciamento contra a Covid-19, para a 26ª edição do Grito dos Excluídos. O encontro aconteceu na Praça Monsenhor Alfredo de Arruda Câmara ao lado da arte de Ederck José, […]
O Grupo Fé e Política Dom Francisco, representação da Diocese de Afogados da Ingazeira, se reuniu com poucos membros em virtude das medidas de distanciamento contra a Covid-19, para a 26ª edição do Grito dos Excluídos.
O encontro aconteceu na Praça Monsenhor Alfredo de Arruda Câmara ao lado da arte de Ederck José, que fez a partir de um tronco morto da praça uma arte que remete à paz e contra o racismo. O ato inclusive foi um desagravo a críticas de setores conservadores à sua arte.
A manifestação que ocorre tradicionalmente no Dia da Independência do Brasil. O ato busca fazer um contraponto e despertar a reflexão, sobre a independência, ainda não conquistada verdadeiramente para muitos, principalmente para aquelas pessoas que sofrem com a vulnerabilidade de social.
O tema deste ano foi “Vida em primeiro lugar”, com o lema “Basta de miséria, preconceito e repressão. Queremos trabalho, terra, teto e participação”.
O ato foi coordenado pelos padres Luiz Marques Ferreira, o padre Luizinho e Clerio Airon de Lima. Outros membros do grupo, se revezaram ao microfone. Cada um dando o seu grito de excluído. Houve críticas à desigualdade social, à proposta de reforma administrativa que tira direitos e ao governo Bolsonaro. O ato contou com a transmissão, ao vivo, da Rádio Pajeú.
Sobre o Grito dos Excluídos : o Grito dos Excluídos é um conjunto de manifestações populares que ocorrem no Brasil, desde 1995, ao longo da Semana da Pátria, que culminam com o Dia da Independência do Brasil, em 7 de setembro.
Estas manifestações têm como objetivo de abrir caminhos aos excluídos da sociedade, denunciar os mecanismos sociais de exclusão e propor caminhos alternativos para uma sociedade mais inclusiva.
Sua origem remonta à Segunda Semana Social Brasileira, promovida pela Pastoral Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), realizada entre 1993 e 1994, quando estava à frente da Pastoral Social o bispo Dom Luiz Demétrio Valentini.
Embora a iniciativa esteja diretamente ligada à CNBB, desde o início diversos organismos participam do movimento: as igrejas do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs, movimentos sociais, organizações e entidades envolvidas com a justiça social.
As manifestações são variadas: celebrações, atos públicos, romarias, caminhadas, seminários e debates, teatro, música, dança e feiras de economia solidária.
Foto: Hélia Scheppa/SEI Ato foi realizado, nesta segunda-feira, em frente ao Palácio do Campo das Princesas Em comemoração ao 198º aniversário da Independência do Brasil, o governador Paulo Câmara comandou, na manhã desta segunda-feira (07.09), uma cerimônia no Palácio do Campo das Princesas, onde rememorou os valores do 7 de Setembro. Acompanhado do desembargador Fernando […]
Ato foi realizado, nesta segunda-feira, em frente ao Palácio do Campo das Princesas
Em comemoração ao 198º aniversário da Independência do Brasil, o governador Paulo Câmara comandou, na manhã desta segunda-feira (07.09), uma cerimônia no Palácio do Campo das Princesas, onde rememorou os valores do 7 de Setembro.
Acompanhado do desembargador Fernando Cerqueira, presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), e do general de Exército Freire Gomes, comandante militar do Nordeste, o chefe do Executivo estadual fez o hasteamento das bandeiras do Brasil, de Pernambuco e da insígnia do Governo.
“É sempre importante termos a oportunidade de homenagear nossa independência. Pernambuco tem tradições libertárias, um povo aguerrido, que sempre busca justiça, um mundo melhor. O símbolo da independência tem valores importantes, que precisam ser preservados e, cada vez mais, estar presentes no dia a dia da nossa população. O 7 de setembro é marcado pela independência e pela busca de liberdade, justiça e do combate à desigualdade pelo nosso povo”, afirmou o governador Paulo Câmara.
Também estiveram na solenidade os secretários Antônio de Pádua (Defesa Social) e Alberes Lopes (Trabalho, Emprego e Qualificação); o chefe da Casa Militar, Carlos José; o brigadeiro-do-ar César, comandante do Comando Aéreo Nordeste; os comandantes gerais da Polícia Militar de Pernambuco, coronel Vanildo Maranhão, e do Corpo de Bombeiros, Rogério Coutinho; o chefe da Polícia Civil, Nehemias Falcão; e a gerente geral da Polícia Científica, Sandra Santos.
Pernambuco registrou mais 268 casos da Covid-19 e 19 mortes causadas pela doença, nesta segunda-feira (7). De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), com as novas confirmações, o estado totaliza 132.420 casos e 7.721 óbitos, registrados desde março, quando ocorreram as primeiras confirmações. Do total de novos casos, 38 são quadros de Síndrome […]
Pernambuco registrou mais 268 casos da Covid-19 e 19 mortes causadas pela doença, nesta segunda-feira (7). De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), com as novas confirmações, o estado totaliza 132.420 casos e 7.721 óbitos, registrados desde março, quando ocorreram as primeiras confirmações.
Do total de novos casos, 38 são quadros de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), número que representa 14% do total. Os outros 230, que representam 86% do total, são casos leves, de pacientes que não precisaram de internação hospitalar ou que já estavam curados quando receberam a confirmação para a doença.
No total contabilizado desde março, são 25.589 casos graves e outros 106.831 leves.
As mortes confirmadas no boletim desta segunda-feira ocorreram desde o dia 30 de maio, 100 dias atrás. Seis desses óbitos (32%) ocorreram nesse mês de setembro, sendo dois casos registrados no domingo (6), dois no sábado (5) e dois na sexta-feira (4).
Os outros 13 registros (68%) ocorreram entre os dias 30 de maio e 24 de agosto.
Na manhã desta segunda-feira (07), foi registrado um duplo homicídio em Serra Talhada. O fato ocorreu por volta das 06h30, no bairro da Borborema, nas proximidades da clinica psiquiatra. A cidade chegou a 21 homicídios. De acordo com populares ao Blog Nayn Neto, as mortes aconteceram de forma continuidade na Rua do Cruzeiro e na […]
Na manhã desta segunda-feira (07), foi registrado um duplo homicídio em Serra Talhada.
O fato ocorreu por volta das 06h30, no bairro da Borborema, nas proximidades da clinica psiquiatra. A cidade chegou a 21 homicídios.
De acordo com populares ao Blog Nayn Neto, as mortes aconteceram de forma continuidade na Rua do Cruzeiro e na Rua I.
As vítimas também foram identificadas preliminarmente como ‘Juan’ e ‘Neguinho’. Um seria ex-presidiário.
Ainda de acordo com as informações, os homens foram vítimas de disparos de arma de fogo com características de execução. As testemunhas informaram que a dupla estava conhecida por envolvimento com o tráfico de drogas. Um dos suspeitos teria sido preso ainda essa manhã.
Em São José do Egito tudo se encaminha para quatro candidatos à prefeitura. Nesse domingo (06), o vereador e pré-candidato Rona Leite anunciou através de suas redes sociais, a escolha da vice na chapa que encabeça com o PT e outros partidos aliados. Trata-se da pedagoga Ilane dos Anjos Marques da Silva. Diante do anuncio […]
Em São José do Egito tudo se encaminha para quatro candidatos à prefeitura.
Nesse domingo (06), o vereador e pré-candidato Rona Leite anunciou através de suas redes sociais, a escolha da vice na chapa que encabeça com o PT e outros partidos aliados. Trata-se da pedagoga Ilane dos Anjos Marques da Silva.
Diante do anuncio se confirma a candidatura do petista, que somada à do médico Romério Guimarães e da professora Roseane Borja, caracteriza a oposição dividida na Terra da Poesia. Além das três pré-candidaturas, o atual prefeito Evandro Valadares vai disputar a prefeitura para o quarto mandato.
Nos próximos sete dias essas candidaturas deverão ser homologadas em convenções dos respectivos partidos e assim, oficializadas.
Foi publicado o Decreto Municipal nº3.229/2020 que regulamenta, em âmbito municipal, a Lei Aldir Blanc. O município será um dos primeiros do Brasil a receber os recursos da Lei Emergencial de Cultura, com seu Plano de Ação aprovado pelo Ministério do Turismo desde o dia 28 de agosto. A Fundação Cultural de Serra Talhada montou […]
Foi publicado o Decreto Municipal nº3.229/2020 que regulamenta, em âmbito municipal, a Lei Aldir Blanc. O município será um dos primeiros do Brasil a receber os recursos da Lei Emergencial de Cultura, com seu Plano de Ação aprovado pelo Ministério do Turismo desde o dia 28 de agosto.
A Fundação Cultural de Serra Talhada montou uma força tarefa para dar celeridade a regulamentação da lei e garantir que os recursos sejam distribuídos da maneira mais justa e menos burocrática possível, para atender aos anseios do setor cultural.
O município de Serra Talhada receberá da União, em parcela única, o valor de R$ 619.002,13 para aplicação em ações emergenciais de apoio ao setor cultural, por meio da Fundação Cultural de Serra Talhada. Os recursos serão distribuídos em dois eixos de ação: Subsídio para espaços culturais que tiveram suas atividades paralisadas por conta da pandemia e a realização de Editais e Premiações para fomentar a cadeia produtiva cultural.
De acordo com a Lei Aldir Blanc, consideram-se espaços culturais aqueles organizados e mantidos por pessoas, organizações da sociedade civil, empresas culturais, organizações culturais comunitárias, cooperativas com finalidade cultural e instituições culturais, com ou sem fins lucrativos, que estejam dedicados a realizar atividades artísticas e culturais. Para ter acesso aos recursos e participar dos Editais e Premiações, os grupos, artistas e espaços culturais devem estar inscritos e homologados no Cadastro Cultural do Município. É possível fazer a inscrição no Cadastro através do site: http://www.serratalhada.pe.gov.br/cadastro-cultural .
Além do subsídio para os espaços culturais, o Decreto Municipal que regulamente a Lei Aldir Blanc em Serra Talhada prevê o lançamento de seguintes Editais e Premiações. Para mais detalhes, clique nos links:
Marleide da Silva, conhecida como Marleide do Posto de Saúde, no Bairro São Francisco, está precisando fazer uma artroplastia do quadril e não tem tempo de esperar a fila do SUS, com mais de 170 pessoas à sua frente. Com amigos, está organizou um movimento solidário para conseguir os R$ 25 mil necessários para o […]
Marleide da Silva, conhecida como Marleide do Posto de Saúde, no Bairro São Francisco, está precisando fazer uma artroplastia do quadril e não tem tempo de esperar a fila do SUS, com mais de 170 pessoas à sua frente.
Com amigos, está organizou um movimento solidário para conseguir os R$ 25 mil necessários para o procedimento. Para quem puder ajudar, foi lançada a campanha 250 pessoas por Marleide. O projeto busca reunir 250 pessoas que possam doar R$ 100,00 cada.
Segundo ela, em entrevista ao Programa Manhã Total, da Rádio Pajeú, já foram arrecadados R$ 18 mil. Ela já tem cirurgia marcada e apela para os R$ 7 mil que restam. Depende da sua solidariedade.
Para quem pude ajudar, a conta corrente é da Caixa Econômica Federal, Agência 1433, Operação 001, Conta 620-9. Podem também ligar para (87) 9-9931-8668 ou (87) 9-9918-1972.
A Frente Popular de Flores, composta pelos partidos PSB e PSD vai reunir seus filiados e lideranças políticas, em o ato de homologação de seus candidatos para prefeito, vice-prefeito e vereadores. O presidente do PSB, Ulisses Ferreira, acrescenta que o partido vai homologar o nome de Marconi Santana como candidato da legenda para a disputa […]
A Frente Popular de Flores, composta pelos partidos PSB e PSD vai reunir seus filiados e lideranças políticas, em o ato de homologação de seus candidatos para prefeito, vice-prefeito e vereadores.
O presidente do PSB, Ulisses Ferreira, acrescenta que o partido vai homologar o nome de Marconi Santana como candidato da legenda para a disputa do cargo de prefeito.
O evento vai respeitar o Decreto Estadual nº 49.393, com o limite máximo de 100 pessoas e respeitando as normas sanitárias relativas à higiene, ao distanciamento mínimo e ao uso obrigatório de máscara.
O ato terá início às 17 horas, no espaço de eventos do Sr. Arnaldo Vieira e será exclusivamente para os filiados.
Por André Luis De acordo com os boletins epidemiológicos divulgados neste domingo (06.09), pelas secretarias de saúde dos municípios do Pajeú, a região totaliza 6.326 casos confirmados de Covid-19. Portanto, os números de casos confirmados no Pajeú ficam assim: Serra Talhada continua liderando o número de casos na região e conta com 3.440 confirmações. Logo em […]
De acordo com os boletins epidemiológicos divulgados neste domingo (06.09), pelas secretarias de saúde dos municípios do Pajeú, a região totaliza 6.326 casos confirmados de Covid-19.
Portanto, os números de casos confirmados no Pajeú ficam assim: Serra Talhada continua liderando o número de casos na região e conta com 3.440 confirmações. Logo em seguida, com 548 casos confirmados está Afogados da Ingazeira, São José do Egito está com 473, Tabira está com 441, Triunfo tem 279, Carnaíba está com 175 e Calumbi está com 148 casos confirmados.
Itapetim tem 128, Flores tem 122, Quixaba tem 100, Solidão tem 93, Iguaracy está com 79, Santa Cruz da Baixa Verde tem 78, Brejinho está com 69, Tuparetama tem 67, Santa Terezinha tem 65 e Ingazeira tem 21 casos confirmados.
Mortes –A Região tem agora no total, 123 óbitos por Covid-19. Até o momento, treze cidades registraram mortes. São elas: Serra Talhada 50, Triunfo e Afogados da Ingazeira tem 10 óbitos cada, Carnaíba e Tabira tem 9 óbitos cada, Flores, Itapetim e São José do Egito tem 6 óbitos cada, Tuparetama e Iguaracy tem 5 cada, Quixaba e Santa Terezinha tem 3 cada e Calumbi tem 1 óbito.
Recuperados – A região conta agora com 5.595 recuperados. O que corresponde a 88,44% dos casos confirmados.
O levantamento foi fechado às 7h40 desta segunda-feira (07.09), com os dados Fornecidos pelas secretarias de saúde dos municípios.
Numa reunião realizada na última quinta-feira (03.09), envolvendo o Prefeito Sebastião Dias com o Presidente da Adagro, Paulo Lima e ainda com participações do Secretário Municipal de Agricultura Beto Santos e o Deputado Estadual Antônio Morais, ficou definido que a Prefeitura de Tabira assumirá toda coordenação da Feira de Gado, neste momento de pandemia. Falando […]
Numa reunião realizada na última quinta-feira (03.09), envolvendo o Prefeito Sebastião Dias com o Presidente da Adagro, Paulo Lima e ainda com participações do Secretário Municipal de Agricultura Beto Santos e o Deputado Estadual Antônio Morais, ficou definido que a Prefeitura de Tabira assumirá toda coordenação da Feira de Gado, neste momento de pandemia.
Falando a Rádio Cidade FM, o secretário Beto Santos informou que para tratar do retorno da Feira de Gado, haverá uma reunião nesta terça-feira (08.09), às 9h, envolvendo o Comitê Gestor de Combate a Covid-19, Prefeitura e Ministério Publico.
A data para volta da feira será definida e com ela a participação de 15 profissionais por conta da Prefeitura que serão treinados para coordenação dos trabalhos no evento.
Água, sabão, higienização com álcool em gel, tudo será de responsabilidade da Prefeitura. Um aplicativo será dispensado aos boiadeiros para emissão do GTA. No entendimento de Beto Santos, a feira poderá voltar entre a última feira de setembro e a primeira de outubro. A informação é de Anchieta Santos.
Foto: Facebook/Divulgação UOL Apoiadores da Operação Lava Jato realizaram atos em defesa da continuidade da força-tarefa neste domingo. De acordo com o movimento Vem Pra Rua, um dos responsáveis pela convocação das manifestações, carreatas foram realizadas em 15 estados. Na maior delas, em São Paulo, a organização confirmou que mais de 200 automóveis estavam participando […]
Apoiadores da Operação Lava Jato realizaram atos em defesa da continuidade da força-tarefa neste domingo. De acordo com o movimento Vem Pra Rua, um dos responsáveis pela convocação das manifestações, carreatas foram realizadas em 15 estados.
Na maior delas, em São Paulo, a organização confirmou que mais de 200 automóveis estavam participando do ato por volta do meio-dia.
A pauta da manifestação tem como principal ponto o pedido de prorrogação da força-tarefa. Os manifestantes apontam que a Lava Jato está sofrendo um desmonte, liderado pelo procurador-geral da República, Augusto Aras. Panfletos com a inscrição “Aras, inimigo da Lava Jato” foram distribuídos durante o ato em São Paulo.
“Em um país que se divide entre apoiar a rachadinha ou o petrolão, nós escolhemos ficar do lado do Brasil. Somos uma terceira via”, afirmou no carro de som do evento em São Paulo um dos manifestantes. O ponto de encerramento previsto para o ato paulista é o Monumento às Bandeiras, no Ibirapuera.
Em Brasília, a carreata terminou em frente à Procuradoria-Geral da República, com um buzinaço e pedidos pela prorrogação da operação.
O Vem Pra Rua também realizou uma transmissão ao vivo para acompanhar as carreatas por diversas cidades. Nomes como o ex-ministro Sergio Moro, o jurista Modesto Carvalhosa e o fundador do Instituto Não Aceito Corrupção, Roberto Livianu, gravaram vídeos para o movimento que foram exibidos durante a transmissão.
As manifestações foram convocadas após a saída do procurador Deltan Dallagnol, líder da força-tarefa em Curitiba há seis anos. Deltan declarou, no dia 1º, ter deixado o comando da operação por questões familiares, para acompanhar a filha de um ano e dez meses em uma série de exames e tratamentos.
Deltan vinha sofrendo desgaste em meio ao embate entre Augusto Aras e o grupo de procuradores de Curitiba, criado em 2014. Desde maio, após a saída de Sérgio Moro, o ex-juiz da Lava Jato, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Aras tenta acessar o banco de dados da operação, que contém informações sigilosas sobre os investigados.
O PGR foi ao Supremo Tribunal Federal (STF), após as três forças-tarefa – Curitiba, Rio e São Paulo – resistirem a abrir dados indiscriminadamente. As investidas foram freadas temporariamente pelo relator da Lava Jato no Supremo, ministro Edson Fachin.
Até o fim desta semana, Aras deve definir se prorroga a designação dos 13 membros da Lava Jato, quais permanecerão e por quanto tempo atuarão ainda com exclusividade para os processos do caso – mais de uma centena. Em sete anos, são mais de R$ 4 bilhões recuperados nas mais de 100 ações penais e 30 processos cíveis, contra 532 réus, 630 acordos de cooperação internacional, mais de 200 acordos de delação premiada. Há processos ainda abertos e cerca de 400 outras investigações, que podem gerar denúncias.
Em pedido de prorrogação por mais um ano da força-tarefa, enviado ao PGR no último mês, os procuradores de Curitiba afirmam que, “sem dúvidas, falta muito a analisar e a fazer, dada a dimensão e complexidade dos casos e do volume de dados obtidos”.
Além da saída de Deltan, também na semana passada, sete procuradores que integram a força-tarefa da Lava Jato em São Paulo assinaram ofício a Aras solicitando desligamento dos trabalhos na operação até o final deste mês. Os procuradores argumentam “incompatibilidades insolúveis com a atuação da procuradora natural dos feitos da referida força-tarefa, Viviane de Oliveira Martinez”.
A Prefeitura de Afogados da Ingazeira informa que neste domingo (06.09), 31 casos apresentaram resultado positivo para covid-19. Desses, 30 já estavam em investigação. São quinze pacientes do sexo feminino (5, 28, 29, 30, 33, 32, 35, 36, 36, 44, 45, 47, 58, 70 e 86 anos) e dezesseis pacientes do sexo masculino (12, 19, […]
A Prefeitura de Afogados da Ingazeira informa que neste domingo (06.09), 31 casos apresentaram resultado positivo para covid-19. Desses, 30 já estavam em investigação.
São quinze pacientes do sexo feminino (5, 28, 29, 30, 33, 32, 35, 36, 36, 44, 45, 47, 58, 70 e 86 anos) e dezesseis pacientes do sexo masculino (12, 19, 30, 35, 37, 37, 37, 38, 40, 40, 44, 53, 55, 61, 67 e 71 anos).
Entre os homens: dois aposentados, três de profissão não informada, dois agricultores, um estudante, um vendedor, dois profissionais da saúde, um profissional de segurança, um técnico de manutenção, um vendedor, um padeiro, um motorista.
Já entre as mulheres: duas agricultoras, duas professoras, duas aposentadas, uma repositora, uma gerente, uma caixa, uma comerciante, uma autônoma, uma motorista, uma advogada, uma promotora de vendas e um estudante.
Entra em investigação o caso de um paciente do sexo masculino, 64 anos. Vinte e seis casos foram descartados após os pacientes apresentarem resultados negativos para covid-19. Já são 410 (74,81%) recuperados para covid-19 no município. Atualmente, 128 casos estão ativos. Hoje, o município atingiu a marca de 3.234 pessoas testadas para a covid-19.
Foto: Paulo H. carvalho/Agência Brasília Poder 360 O trabalho dos governadores é avaliado como “bom” ou “ótimo” por 34% da população. É o que mostra pesquisa PoderData. O resultado indica oscilação negativa de 3 pontos percentuais em relação ao que foi constatado na pesquisa anterior, realizada de 20 a 22 de julho. Aqueles que avaliam […]
O trabalho dos governadores é avaliado como “bom” ou “ótimo” por 34% da população. É o que mostra pesquisa PoderData. O resultado indica oscilação negativa de 3 pontos percentuais em relação ao que foi constatado na pesquisa anterior, realizada de 20 a 22 de julho.
Aqueles que avaliam negativamente a atuação dos governantes estaduais representam 25% da população (mesma taxa verificada na pesquisa anterior), enquanto os que acham o trabalho “regular” somam 38% dos brasileiros.
A avaliação dos chefes dos Executivos estaduais segue estável desde o começo de julho, considerando a margem de erro de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. Há empate técnico entre os 3 últimos resultados.
No início de julho, os governadores também foram bem avaliados por 34% das pessoas. Os governantes ainda não recuperaram a popularidade verificada na segunda metade de junho, quando o percentual de aprovação chegava a 41%.
A pesquisa foi realizada pelo PoderData, divisão de estudos estatísticos do Poder360. A divulgação do levantamento é realizada em parceria editorial com o Grupo Bandeirantes.
Os dados foram coletados de 31 de agosto a 2 de setembro, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 2.500 entrevistas em 509 municípios, nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. Saiba mais sobre a metodologia lendo este texto.
AVALIAÇÃO POR REGIÃO
A região Norte é a que tem mais avaliações positivas (44%) em relação ao trabalho dos seus governadores. A taxa cresceu 11 pontos percentuais desde o último levantamento.
No Nordeste, o percentual dos que aprovam o trabalho dos governantes passou de 58% para 42% de uma pesquisa a outra.
A proporção de moradores da região Centro-Oeste que reprovam a atuação dos governadores subiu 15 pontos percentuais desde o levantamento realizado na segunda quinzena de julho.
No Sul ocorreu movimento inverso. A parcela da população que avalia positivamente os chefes estaduais cresceu, enquanto o grupo daqueles que desaprovam encolheu.
POLÍTICA LOCAL E BOLSONARO
As avaliações positivas dos governadores são mais comuns (38%) no grupo que acha o trabalho do presidente Jair Bolsonaro “ruim” ou “péssimo“. Quem dá avaliação positiva para Bolsonaro, em 33% dos casos, diz que o trabalho dos governadores é negativo.
O vereador José Edson Ferreira, Zé Negão (PODEMOS) negou em contato com o blog que pretenda desistir do seu projeto a favor de outra chapa na corrida sucessória de Afogados da Ingazeira. O pré-candidato reiterou que segue com a campanha normalmente. Zé até já definiu seu vice, Renon de Ninô. O pré-candidato disse que foi […]
O vereador José Edson Ferreira, Zé Negão (PODEMOS) negou em contato com o blog que pretenda desistir do seu projeto a favor de outra chapa na corrida sucessória de Afogados da Ingazeira. O pré-candidato reiterou que segue com a campanha normalmente. Zé até já definiu seu vice, Renon de Ninô.
O pré-candidato disse que foi vítima de uma Fake News nas redes sociais de ontem para hoje. Ele explicou que até teve um diálogo com outros nomes que também fazem oposição mas não houve alinhamento. Zé queria a presença do Capitão Sidney Cruz na sua chapa.
“Tive uma reunião como Capitão Sidney e Roberto Guarda, mas em momento nenhum disse que retiraria minha pré-candidatura para apoiá-lo. Seguimos firmes”, disse Zé. A conversa de fato bate com o que já havia dito o próprio Sidney ao programa Manhã Total recentemente. Sidney disse que não há alinhamento entre ele e Zé e manterá sua candidatura. Na verdade, Zé é que queria demover Sidney da candidatura para apoiá-lo.
Debate: a Rádio Pajeú convida nesta segunda os pré-candidatos a prefeito de Afogados da Ingazeira para o primeiro encontro dos postulantes, na sexta, dia 11, às 10h . Serão convidados Alessandro Palmeira, Capitão Sidney Cruz e Zé Negão.
Em nota enviada ao blog, a Coligação “Por uma nova Tabira”, da chapa, Nely Sampaio/Maria Helena, convida todos os filiados dos partidos Social Cristão e Democracia Cristã, para a Convenção Eleitoral que será realizada no dia 07 de setembro de 2020, a partir das 19h. O convite destaca que participarão de forma física os pré-candidatos, […]
Em nota enviada ao blog, a Coligação “Por uma nova Tabira”, da chapa, Nely Sampaio/Maria Helena, convida todos os filiados dos partidos Social Cristão e Democracia Cristã, para a Convenção Eleitoral que será realizada no dia 07 de setembro de 2020, a partir das 19h.
O convite destaca que participarão de forma física os pré-candidatos, advogados, membros da Comissão Provisória Municipal dos respectivos Partidos, lideranças política partidária, equipe técnica, em observância ao número máximo de trinta pessoas no ambiente físico, conforme determina o Decreto Municipal 060/2020, de 17 de junho de 2020, vigente até a referida data.
Ainda segundo a nota, os demais convencionais, participarão de forma virtual, podendo acompanhar a transmissão, a partir de terminal de computadores, situado na Rua Pedro Domingos Sobrinho, n° 650, Bairro Espírito Santo, utilizando-se a ferramenta de videoconferência de acesso disponível por link encaminhado por WhatsApp do Grupo ‘convenção’ e ainda disponível na página do Facebook/Instagram dos membros que compõe os Diretórios Municipais dos Partidos Coligados PSC e DC.
Durante a convenção serão deliberados sobre coligação com outras agremiações partidárias para a eleição majoritária, indicação do representante e delegados, e denominação da coligação; escolha do candidato para prefeito e vice-prefeito; escolha dos candidatos ao cargo de vereador, observando-se o limite mínimo de 30% e máximo de 70% para cada gênero, além do sorteio dos respectivos números e nome para urna. Também serão tratadosoutros assuntos de interesse partidário e eleitoral.
“Comunicamos, ainda, que foram convocados, com a devida antecedência, por Edital afixado na Câmara Municipal de Vereadores e encaminhado, via e-mail, a Justiça Federal Eleitoral da 50ª Zona Eleitoral, bem como será enviado, oportunamente, ao e-mail pessoal dos filiados”, informa ainda a nota.
Foto: Rampa de decolagem/Divulgação. Programação seguiu normalmente após incidente e durante o dia de hoje. O 1º Encontro de Voo Livre de Serra Talhada, que acontece desde a última sexta-feira (04.09), teve um pequeno susto na tarde do sábado (5). Um incidente chegou a paralisar o evento por alguns instantes. Segundo informações de alguns pilotos, […]
Programação seguiu normalmente após incidente e durante o dia de hoje.
O 1º Encontro de Voo Livre de Serra Talhada, que acontece desde a última sexta-feira (04.09), teve um pequeno susto na tarde do sábado (5).
Um incidente chegou a paralisar o evento por alguns instantes. Segundo informações de alguns pilotos, as condições de vento não eram favoráveis. O primeiro piloto decolou e teria batido a ponta da barra da asa delta nas pedras. Não houve danos físicos ao piloto. Ele passa bem.
Tempo depois, os demais pilotos ainda chegaram a decolar depois do episódio.
O incidente é visto pela organização como um caso isolado. A programação oficial vai até sete de setembro, feriado nacional.
Enquanto milhões em todo o mundo torcem para a rápida aprovação de uma vacina contra a covid, um em cada quatro brasileiros resiste à ideia de tomar o imunizante quando ele for registrado. É o que mostra uma pesquisa inédita da ONG Avaaz feita pelo Ibope e à qual o Estadão teve acesso exclusivo. Mil […]
Enquanto milhões em todo o mundo torcem para a rápida aprovação de uma vacina contra a covid, um em cada quatro brasileiros resiste à ideia de tomar o imunizante quando ele for registrado. É o que mostra uma pesquisa inédita da ONG Avaaz feita pelo Ibope e à qual o Estadão teve acesso exclusivo.
Mil pessoas foram entrevistadas entre os dias 27 e 29 de agosto em todas as regiões do País. Do total de participantes, 75% disseram que tomarão a vacina com certeza, 20% afirmaram que talvez tomem e 5% relataram que não receberão o imunizante de jeito nenhum – o que indica, portanto, 25% de recusa ou incerteza sobre a imunização. A margem de erro da pesquisa é de três pontos porcentuais, para mais ou para menos.
Houve maior índice de hesitantes na faixa etária dos 25 aos 34 anos (34%) e entre pessoas da religião evangélica (36%). Não houve diferença significativa das respostas segundo sexo, raça/cor, escolaridade e renda.
O Ibope também buscou saber as razões para a recusa ou desconfiança na vacina. Entre as principais estão dúvidas quanto à segurança e à eficácia do imunizante e teorias da conspiração das mais diversas, como a de manipulação genética ou implantação de um chip por meio da vacina e até a hipótese de que o produto seria feito com fetos abortados.
Tais narrativas – sem nenhuma evidência científica e já desmentidas por agências de checagem – são comuns em postagens nas redes sociais que propagam fake news. Leia a íntegra da matéria no UOL.
Rampa de decolagem. Foto: Divulgação Começou nessa sexta-feira o 1º Encontro de Vôo Livre de Serra Talhada, evento que consolida a inauguração da rampa sul, plataforma criada para decolagens de pilotos de asa delta. Até o dia 7 de setembro, a cidade terá o primeiro evento oficial com voos diretamente da serra que denomina a […]
Começou nessa sexta-feira o 1º Encontro de Vôo Livre de Serra Talhada, evento que consolida a inauguração da rampa sul, plataforma criada para decolagens de pilotos de asa delta.
Até o dia 7 de setembro, a cidade terá o primeiro evento oficial com voos diretamente da serra que denomina a cidade. Outras estruturas estão sendo montadas para tornar a capital do xaxado em capital do voo livre no Sertão pernambucano.
O evento tem os pilotos de asa delta Thiago Serafim e Wagner Brito na organização. O encontro é aberto ao público e contará com pilotos de diversas cidades pernambucanas e outros estados.
Todos os dias ao nascer do sol, as equipes estarão em cima da serra aguardando as melhores condições climáticas para fazer as decolagens.
A organização planejou três pontos de pouso, sendo eles, próximo ao Borborema e ao Cachoeira II e mais um ponto de pouso de emergência para segurança dos participantes.
O 1º Encontro de Pilotos de Voo Livre conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Serra Talhada, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) no incentivo ao esporte e ao ecoturismo no município. A informação é do Farol de Notícias.
Veratânia informou ainda que prejuízos educacionais só poderão ser diagnosticados com a volta das aulas presenciais. Por André Luis A secretária de Educação, Veratânia Morais, demonstrou preocupação com o possível aumento da evasão escolar para o próximo ano. A informação foi dada durante entrevista ao programa A Tarde é Sua da Rádio Pajeú na última sexta-feira […]
Veratânia informou ainda que prejuízos educacionais só poderão ser diagnosticados com a volta das aulas presenciais.
Por André Luis
A secretária de Educação, Veratânia Morais, demonstrou preocupação com o possível aumento da evasão escolar para o próximo ano. A informação foi dada durante entrevista ao programa A Tarde é Sua da Rádio Pajeú na última sexta-feira (04.09).
Segundo a secretária, essa possibilidade pode ser notada pelo número de devolutivas das atividades encaminhadas para os alunos da rede municipal de ensino. Ela informou que, essas devolutivas têm sido melhores por parte dos alunos da zona rural, que tem como maioria as atividades impressas.
“A gente percebe que a grande dificuldade dos alunos da zona urbana, não é apenas a falta da internet. Parte dos alunos recebem as atividades, mas não dão devolutiva”, informou Veratânia, que elencou como alguns dos fatores a falta de interesse dos familiares e dos alunos, famílias que pensam que não vai valer de nada fazer as atividades e os alunos que pensam que pelo fato de que, já que não serão reprovados, simplesmente não fazem.
“Tem vários motivos. Estamos tentando fortalecer a parceria com o Ministério Público e com o Conselho Tutelar, para que possamos aumentar a quantidade de devolutiva dessas atividades. Assim poderemos identificar se realmente o aluno está fazendo, ou não, e qual o motivo. A busca ativa tem que acontecer agora, porque com certeza esses números de alunos que não estão dando devolutiva, já é um indicativo de que ele vai abandonar a escola, ano que vem”, destacou Veratânia.
Ela informou ainda que o indicativo de abandono existe em todas as etapas, desde a educação infantil ao Ensino de Jovens de Adultos (EJA). “Então, precisamos identificar, saber os motivos, correr atrás de parceiros para que possamos estar fortalecendo essa atividade hoje, já que não existe a perspectiva de retorno”, informou.
Segundo a secretária, o número de alunos propensos a evasão escolar é maior nos anos finais. “Em média, são novecentos alunos que não dão devolutiva das atividades enviadas. E o problema não é a internet”, asseverou.
Falando sobre os prejuízos educacionais causados pela pandemia provocada pelo novo coronavírus, Vera citou pesquisas realizadas em países que já retomaram as aulas presenciais, que mostram que 30% dos alunos voltam com deficit em linguagem e 50% com deficit em matemática.
“Isso se não realizarem atividade nenhuma. E, tem municípios hoje em Pernambuco que não oferecem nenhuma atividade. Então como de toda a forma estamos oferecendo, e outros municípios também, mesmo que de forma lenta, sabemos que iremos mantê-los com vínculo na leitura e na escrita, agora só vamos ter noção do que ficou pra trás, do eles perderam, quando fizermos o diagnóstico no retorno”, destacou a secretária.
Na última quinta-feira (03.09), durante a Reunião Plenária, os parlamentares da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) discutiram e votaram uma lista de proposições – a chamada Ordem do Dia. Esse é o momento da sessão em que as matérias são avaliadas em primeiro e segundo turnos, em redação final ou, ainda, em votação única, como […]
Na última quinta-feira (03.09), durante a Reunião Plenária, os parlamentares da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) discutiram e votaram uma lista de proposições – a chamada Ordem do Dia. Esse é o momento da sessão em que as matérias são avaliadas em primeiro e segundo turnos, em redação final ou, ainda, em votação única, como é o caso dos projetos de resolução e das indicações.
Dentre as proposições, foi acatada em Segunda Discussão, a proposta que institui a cobrança a presos ou apenados pelo uso de tornozeleira eletrônica em Pernambuco.
O texto é resultado de um substitutivo da Comissão de Administração Pública aos Projetos de Lei (PLs) nº 394/2019 e nº 439/2019, apresentados, respectivamente, pelos deputados Gustavo Gouveia (DEM) e Delegado Erick Lessa (PP).
A matéria recebeu votos contrários dos deputados Aluísio Lessa (PSB), Isaltino Nascimento (PSB), João Paulo (PCdoB), José Queiroz (PDT), Juntas (PSOL), Roberta Arraes (PP), Simone Santana (PSB), Teresa Leitão (PT), Tony Gel (MDB) e Waldemar Borges (PSB).
A iniciativa prevê ressarcimento ao Poder Público pelo tempo de uso do equipamento, inclusive permitindo que esse valor seja descontado da remuneração paga pelo trabalho do apenado.
A quantia cobrada será repassada ao Fundo Penitenciário de Pernambuco (Funpepe).
Com relação aos presos provisórios, caso haja absolvição ao final do processo, o recurso desembolsado pela manutenção das tornozeleiras terá que ser devolvido pelo Estado.
Foto: Pedro França/Agência Senado O Plenário do Senado aprovou, em sessão remota nesta quinta-feira (3), o PL 3.267/2019, que faz uma série de mudanças no Código de Trânsito Brasileiro (CTB – Lei 9.503, de 1997). Entre as alterações, estão a extensão da validade da carteira de motorista, o aumento do número de pontos na carteira […]
O Plenário do Senado aprovou, em sessão remota nesta quinta-feira (3), o PL 3.267/2019, que faz uma série de mudanças no Código de Trânsito Brasileiro (CTB – Lei 9.503, de 1997). Entre as alterações, estão a extensão da validade da carteira de motorista, o aumento do número de pontos na carteira necessários para suspender a habilitação e a regulamentação dos chamados corredores de motos.
De iniciativa do Poder Executivo, a proposta foi aprovada na Câmara dos Deputados no final de junho. Como foi modificado no Senado, o projeto volta para nova votação na Câmara. No Senado, a matéria foi relatada pelo senador Ciro Nogueira (PP-PI). Veja, abaixo, alguns dos principais pontos do projeto.
Validade da CNH
O candidato à habilitação deverá submeter-se a exames realizados pelo órgão executivo de trânsito. Os exames de aptidão física e mental e a avaliação psicológica deverão ser realizados por médicos e psicólogos peritos examinadores, respectivamente, com titulação de especialista em medicina do tráfego e em psicologia do trânsito.
O texto amplia o prazo de validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que será de 10 anos para quem tem menos de 50 anos de idade, 5 anos para quem tiver entre 50 e 70 anos e 3 anos para pessoas acima de 70 anos. Hoje, a regra geral é de 5 anos de validade.
Quando houver indícios de deficiência física ou mental, ou de progressividade de doença que possa diminuir a capacidade para conduzir o veículo, esses prazos poderão ser diminuídos pelo perito examinador. Mas não haverá retroatividade: essa extensão só vale para as CNHs que forem emitidas com a nova data de validade. Os Detrans terão que enviar mensagem eletrônica aos condutores, com 30 dias de antecedência, acerca do fim da validade das habilitações.
Pontos na carteira
O projeto aumenta o limite de pontos para suspender a CNH. Para os condutores profissionais, passa a 40 pontos, e, para os demais, depende da quantidade de infrações gravíssimas cometidas nos últimos 12 meses. Será assim: 40 pontos para quem não tiver infração gravíssima, 30 pontos para quem tiver uma infração gravíssima, e 20 pontos para quem tiver duas ou mais infrações dessa gravidade.
Multa
Torna todas as multas leves e médias puníveis apenas com advertência, caso o condutor não seja reincidente na mesma infração nos últimos 12 meses. O texto também determina prazo máximo de 180 dias para a aplicação da penalidade e expedição de notificação de multa ao infrator. Em caso de apresentação de defesa prévia, esse período passa a 360 dias. Se o poder público perder tais prazos, a multa perderá a validade.
Notificação eletrônica
O condutor poderá optar pelo sistema de notificação eletrônica de multas. Nesse caso, se ele não apresentar defesa prévia nem recurso, reconhecendo o cometimento da infração, poderá ganhar desconto de 40% no valor da multa. Mesmo assim, o sistema de notificação eletrônica deve disponibilizar campo destinado à apresentação de defesa prévia e de recurso, quando o condutor não reconhecer o cometimento da infração, na forma regulamentada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Farol baixo
Altera a chamada “lei do farol baixo”, para que a previsão somente se aplique aos casos de rodovias de pista simples. Os veículos novos, tanto nacionais quanto importados, deverão ser fabricados com luzes de rodagem diurna.
Cadeirinha
O uso obrigatório das cadeirinhas infantis passa a fazer parte do texto do CTB e não mais apenas de normas infralegais. Essa disposição afasta definitivamente as dúvidas sobre sua obrigatoriedade. A cadeirinha será obrigatória para crianças com idade inferior a 10 anos que não tenham atingido 1,45 metro de altura. O texto também faz referência ao peso da criança.
Documentação
Cria nova sistemática para a venda de veículos, na qual o comprador terá 30 dias para registrar o veículo em seu nome. Se essa etapa não for cumprida, findo esse prazo, o vendedor terá mais 60 dias para comunicar a venda junto ao Detran. Quem não cumprir esse prazo será penalizado com infração leve.
O texto ainda veda o licenciamento de veículos que não tenham atendido a campanhas de recall pendentes há mais de um ano. E dispensa documentos ou autorizações adicionais para a regularização de veículos blindados além dos já previstos no CTB.
“Corredores” de moto
O projeto cria regras para o uso dos chamados “corredores” de motociclistas — quando as motos andam entre as faixas das vias. Será admitida essa passagem entre veículos quando o fluxo estiver parado ou lento. Se houver mais de duas faixas de circulação, a passagem somente será admitida no espaço entre as duas faixas mais à esquerda.
A passagem nos corredores terá que ser “em velocidade compatível com a segurança de pedestres, ciclistas e demais veículos”. Os órgãos e entidades com circunscrição sobre a via poderão implementar áreas de espera específicas para as motos, junto aos semáforos, imediatamente à frente dos outros veículos. O texto ainda aumenta a idade mínima necessária para que as crianças possam ser transportadas na garupa das motos — de 7 para 10 anos de idade.
Teste de direção
Passa a exigir titulação específica dos peritos examinadores, ao mesmo tempo em que aumenta o rigor e a fiscalização sobre eles. Os examinadores deverão ser médicos e psicólogos, respectivamente, com titulação de especialista em medicina do tráfego e em psicologia do trânsito, conferida pelo respectivo conselho profissional. Quem não atender a esses requisitos terá o prazo de 3 anos para obter a titulação. Os condutores das categorias C, D e E deverão comprovar resultado negativo em exame toxicológico para obter ou renovar a carteira.
Registro Positivo
Será criado o Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC), para cadastrar os motoristas que não cometeram infração de trânsito nos últimos 12 meses. A abertura de cadastro requer autorização prévia e expressa do potencial cadastrado. O RNPC poderá ser utilizado para conceder benefícios fiscais ou tarifários aos condutores cadastrados, na forma da legislação específica de cada ente da federação.
Bicicletas
O texto cria uma infração específica para a parada sobre ciclovia ou ciclofaixa (será infração grave) e aumenta a pena da infração por não redução da velocidade ao ultrapassar ciclistas. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) especificará as bicicletas motorizadas e equiparados não sujeitos ao registro, ao licenciamento e ao emplacamento para circulação nas vias.
Atualização
O projeto ainda atualiza o texto do CTB a práticas hoje correntes, tais como: dispensa da necessidade de selar as placas (o que já não é mais feito no novo formato Mercosul); possibilidade de conversões livres à direita, sob sinal vermelho, onde houver sinalização que as permita; autorização de emissão e fiscalização digital de documentos como a CNH, o Certificado de Registro do Veículo (CRV) e o Certificado de Registro de Licenciamento (CRLV), entre outros.
Contran
Pelo texto aprovado, fica alterada a composição do Contran, de forma que passe a ser composto exclusivamente por ministros de Estado. Além disso, esse colegiado deixa de ser instância recursal de multas, e as minutas de suas resoluções passam a ser submetidas a consulta pública prévia. A presidência de suas câmaras temáticas passa a ser exercida exclusivamente por representantes de algum dos ministérios com assento nesses órgãos.
O texto ainda dá aos órgãos e entidades com competência para aplicação de multas, das três esferas de governo, a função de aplicar também a penalidade de suspensão do direito de dirigir. Também faculta às prefeituras atuar diretamente como órgão do Sistema Nacional de Trânsito (SNT), sem terem órgão de trânsito específico para esta finalidade. E permite aos policiais legislativos da Câmara dos Deputados e do Senado Federal atuarem na fiscalização de trânsito no entorno do Congresso. Para tal, eles deverão receber treinamento específico.
Relatório no Senado
O relator em Plenário, senador Ciro Nogueira, informou que foram apresentadas no Senado 101 emendas ao projeto, das quais ele acatou nove. De acordo com Ciro Nogueira, “após quase 23 anos da aprovação do CTB, são necessárias adequações a esse diploma, em função das rápidas mudanças que acontecem no trânsito”.
Ciro destacou, entre as inovações, as mudanças na estrutura do Contran, a criação de regras para o uso dos chamados “corredores” de motos, a inclusão no CTB do uso obrigatório da cadeirinha, a extensão da validade da CNH e a redução de burocracia ao utilizar recursos digitais para apresentação de notificações, recursos contra multas, entre outros.
O relator também defendeu o aumento do número de pontos para suspender a CNH, que poderá ser de até 40 pontos para quem não tiver cometido infração gravíssima. “Embora esse seja um dos aspectos mais polêmicos do projeto, é necessário ponderar que o Congresso vem aumentando a gravidade de algumas categorias de multas, o que tornou o atingimento desse limite fato bem mais trivial”, argumentou o senador.
Depois de sancionada pela Presidência da República, a lei entra em vigor após 180 dias de sua publicação oficial.
Como é comum no período eleitoral, nomes aprovados no rádio vão testar sua popularidade nas urnas. Em Salgueiro, o comunicador e narrador esportivo Claudinei Santos já está gravando vídeos com propostas para mandato na Câmara de Vereadores. No primeiro vídeo defendeu que a escolha dos eleitores tenham por base o trabalho e não questões menores. […]
Como é comum no período eleitoral, nomes aprovados no rádio vão testar sua popularidade nas urnas.
Em Salgueiro, o comunicador e narrador esportivo Claudinei Santos já está gravando vídeos com propostas para mandato na Câmara de Vereadores.
No primeiro vídeo defendeu que a escolha dos eleitores tenham por base o trabalho e não questões menores. Claudinei já tinha ensaiado uma disputa em 2018. Agora é pra valer.
Em Afogados da Ingazeira, o radialista Dioney Rodrigues, conhecido pelo programa A Hora das Broncas, disputará um mandato na Câmara pelo PDT.
O radialista tem prometido um mandato independente, ouvindo periodicamente as bases nos bairros e comunidades da cidade.
Você precisa fazer login para comentar.