Notícias

Gestão Márcia questiona mudanças de homenageados em creches e cobra Estado

Por Nill Júnior

Novos nomes foram sugeridos por Luciano Duque na ALEPE,  mas segundo gestão municipal,  desobedecem homenageados anteriores e a legislação 

Em nota, a Prefeitura de Serra Talhada afirmou que a denominação das duas creches construídas no município por meio do Programa Juntos pela Educação foi definida em estrita observância à legislação vigente, por meio das Leis Municipais nº 2.165/2026 e nº 2.166/2026, aprovadas pela Câmara de Vereadores e devidamente sancionadas.

“Antes mesmo da aprovação dessas leis, o próprio Governo do Estado, por intermédio da CEHAB, solicitou oficialmente ao Município a indicação dos nomes que seriam atribuídos às unidades de educação infantil. A Prefeitura respondeu formalmente à solicitação, encaminhando as denominações pretendidas, que foram recebidas pela equipe técnica estadual sem qualquer objeção. Posteriormente, o Estado chegou, inclusive, a confeccionar e instalar a placa de uma das unidades com a nomenclatura indicada pelo Município, evidenciando o conhecimento e a concordância com o procedimento adotado”.

E segue: “Diante disso, causa estranheza a posterior substituição unilateral da placa por outra contendo denominação diversa, sem qualquer comunicação prévia ao Município e, consequentemente, às famílias dos homenageados, que aguardavam com muita alegria e expectativa esse momento de reconhecimento. A mudança ocorreu sem qualquer diálogo institucional com a gestão municipal, contrariando toda a tratativa anteriormente construída entre os entes públicos”.

A Prefeitura de Serra Talhada reafirmou que a competência para denominar equipamentos públicos municipais encontra respaldo na Constituição Federal, na legislação aplicável e na jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, especialmente quando se trata de unidades que serão administradas, mantidas e operadas pela rede municipal de ensino.

“Por esse motivo, o Município encaminhou ofício ao Governo do Estado solicitando o restabelecimento das denominações oficialmente instituídas pelas leis municipais, bem como a adequação de toda a documentação e da identificação das unidades. A medida busca preservar a segurança jurídica, o respeito à autonomia municipal e a boa-fé que sempre orientou a cooperação entre as duas esferas de governo”.

E concluiu: “a Prefeitura de Serra Talhada mantém seu compromisso com o diálogo institucional e com a parceria que vem ampliando os investimentos na educação do município, esperando que a situação seja solucionada de forma administrativa, em respeito às leis municipais e às tratativas previamente estabelecidas entre as partes”.

A Lei 2.166 dá nome de Lidiane Nogueira dos Santos à creche do Tancredo Neves (Cohab). Já a Lei 2.165 deu o nome de Cecília Tiburtino de Lima à creche localizada na Praça Dr. Mário de Mendonça Medeiros, no loteamento Quitandinha. Ambas são de 16 de junho.

Dia 17, o Deputado Luciano Duque informou que, por meio de projeto de lei de sua autoria, as novas creches que estão sendo construídas pelo Governo de Pernambuco em Serra Talhada receberiam nomes de “personalidades que marcaram a história e contribuíram para o desenvolvimento do município”.

A unidade localizada no Residencial Vanete Almeida será denominada Creche Vera Regalado, em homenagem à mãe do empresário serra-talhadense Antônio Caiçara. Já a creche que está sendo construída na região do Ipsep/Quitandinha receberá o nome do ex-professor Laércio Pulça, reconhecido por sua contribuição à educação no município. Na Cohab, a nova unidade homenageará Maria Célia Oliveira, mãe do deputado federal Waldemar Oliveira e do ex-deputado Sebastião Oliveira.

“Essas homenagens representam o reconhecimento a pessoas que ajudaram a construir a história de Serra Talhada. São nomes que deixaram exemplos de trabalho, dedicação e amor pela nossa terra. É uma forma de manter viva a memória dessas personalidades e apresentar esse legado às futuras gerações”, destacou Luciano Duque.

Outras Notícias

Marconi Santana detalha movimentação política e pré-candidatura em entrevista 

Durante agenda no Sertão do São Francisco, Marconi Santana concedeu entrevista nesta sexta-feira (27) ao programa “Nossa Voz”, da Rádio Grande Rio FM, em Petrolina. Recebido pelas apresentadoras Néia Gonçalves e Karine Paixão, ele falou sobre perspectivas políticas e a movimentação no cenário eleitoral de Pernambuco. Na entrevista, Marconi abordou a mudança de seu grupo […]

Durante agenda no Sertão do São Francisco, Marconi Santana concedeu entrevista nesta sexta-feira (27) ao programa “Nossa Voz”, da Rádio Grande Rio FM, em Petrolina. Recebido pelas apresentadoras Néia Gonçalves e Karine Paixão, ele falou sobre perspectivas políticas e a movimentação no cenário eleitoral de Pernambuco.

Na entrevista, Marconi abordou a mudança de seu grupo político para o PSD, após período de aliança com o PSB. Ao comentar a pré-candidatura a deputado estadual e a troca de legenda, afirmou que o processo ocorreu a partir de um novo alinhamento programático e de diálogo com bases políticas.

Segundo ele, a decisão começou a ser construída no segundo turno das últimas eleições para o Governo de Pernambuco, quando declarou apoio à governadora Raquel Lyra. De acordo com Marconi, o apoio esperado dentro da antiga legenda não se confirmou, enquanto o convite da gestora estadual contribuiu para a definição do novo posicionamento político.

Ainda segundo o pré-candidato, houve validação de seu nome para a disputa e inclusão no projeto administrativo do governo estadual. Ele também afirmou que a decisão de colocar o nome à disposição da Assembleia Legislativa ocorreu após incentivos de lideranças e da população.

Marconi Santana destacou ainda a agenda no Vale do São Francisco, iniciada na quinta-feira, com visitas e reuniões com lideranças locais. As atividades devem seguir ao longo do fim de semana.

A entrevista completa está disponível no canal da Rádio Grande Rio FM no YouTube.

Pablo, Rodrix e Caíque Lima abrem shows da EXPOCOSE 2024

Teve início nesta quarta-feira (24) a 50ª Exposição Especializada em Caprinos e Ovinos, a Expocose. O evento, que é destaque no estado de Pernambuco, distribuirá R$ 70 mil em premiações aos criadores. A Expocose acontece de 24 a 28 de julho de 2024, no Parque de Exposições Professor Renato Moraes, em Sertânia, no Sertão pernambucano. […]

Teve início nesta quarta-feira (24) a 50ª Exposição Especializada em Caprinos e Ovinos, a Expocose.

O evento, que é destaque no estado de Pernambuco, distribuirá R$ 70 mil em premiações aos criadores. A Expocose acontece de 24 a 28 de julho de 2024, no Parque de Exposições Professor Renato Moraes, em Sertânia, no Sertão pernambucano.

A programação foi iniciada coma a entrada dos animais para julgamento. A parte técnica contemplará a exposição de animais de diversas raças, torneio leiteiro, concurso de peso para caprinos e ovinos, julgamentos de animais, desfile dos campeões, entre outras atividades.

A EXPOCOSE também é reconhecida pela sua programação festiva que com atrações locais, regionais e nacionais. Em 2024, os shows terão início na quinta-feira (25) com apresentações de Caíque Lima, Rodrix e Pablo.

Confira a programação completa:

Dia 25 – Quinta (início às 20h) – Caíque Lima, Rodrix e Pablo,.

Dia 26 – Sexta (início às 21h) – Luiz e Júnior, Edy e Nathan (gravação de DVD) e Mano Walter;

Dia 27 – Sábado (início às 21h) Nico Batista, Iguinho e Lulinha e Limão com Mel;

Dia 28 – Domingo (início às 18h) César Amaral, Vitor Fernandes e Tarcísio do Acordeon.

Vereadores de cidade mineira reduzem os próprios salários em 80%

Congresso em Foco Vereadores da cidade mineira de Arcos tomaram uma iniciativa inusitada no Brasil. Decidiram cortar na própria carne para aliviar os cofres do município de 40 mil habitantes, localizado no oeste do estado. Eles aprovaram nesta semana um projeto de lei que reduz em 80% os seus salários entre 2020 e 2024. Com […]

Congresso em Foco

Vereadores da cidade mineira de Arcos tomaram uma iniciativa inusitada no Brasil. Decidiram cortar na própria carne para aliviar os cofres do município de 40 mil habitantes, localizado no oeste do estado. Eles aprovaram nesta semana um projeto de lei que reduz em 80% os seus salários entre 2020 e 2024. Com isso, os vencimentos de cada parlamentar cairão dos atuais R$ 6.149 para R$ 1.229.

O prefeito e os secretários municipais também terão corte de 50% e 20%, respectivamente, conforme outra proposta recém-aprovada. No caso do prefeito, o salário baixará dos atuais R$ 24 mil para R$ 12 mil. Os secretários passarão a receber R$ 6.300, ante os R$ 7.900 que ganham hoje. Já o vice-prefeito terá sua remuneração reduzida dos atuais R$ 6.400 para R$ 5.100.

A Câmara estima que os cortes gerarão uma economia de R$ 4 milhões aos cofres do município. Para virarem lei, a redução salarial dos políticos de Arcos depende agora da sanção do prefeito Denilson Teixeira (MDB).

O presidente da Câmara Municipal, Luiz Henrique Sabino Messias (PSD), autor dos projetos, diz que as reduções salariais aprovadas são necessárias devido à crise financeira que atravessam a União, o estado e o município.

Ele lembrou, ainda, durante a votação, que a função de vereador em Arcos não exige dedicação exclusiva e que a maioria dos integrantes da Casa tem outras fontes de renda. “Tendo em vista a crise que atravessa a federação, o estado e o nosso município, nada mais justo que fosse proposta essa redução”, afirmou.

Kaio Maniçoba fala à Rádio Pajeú após polêmicas

O Deputado Estadual Kaio Maniçoba participa na tarde desta segunda do programa A Tarde é Sua, da Rádio Pajeú. A informação foi confirmada pela produção do programa e está prevista para as 13h30. O programa tem a apresentação de Alyson Nascimento e Juliana Lima. Será a primeira entrevista após episódios que tomaram a imprensa como […]

O Deputado Estadual Kaio Maniçoba participa na tarde desta segunda do programa A Tarde é Sua, da Rádio Pajeú.

A informação foi confirmada pela produção do programa e está prevista para as 13h30. O programa tem a apresentação de Alyson Nascimento e Juliana Lima.

Será a primeira entrevista após episódios que tomaram a imprensa como as críticas duras de Kaio a Pedro Alves e o episódio em que foi acusado de agredir um vereador em Carnaubeira da Penha. Claro, a agenda política e do mandato também estará na pauta. Kaio é aliado do ex-prefeito Zeinha Torres.

Kaio Maniçoba deixou o comando da Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco em 2 de abril de 2026. Ele se desincompatibilizou do cargo para disputar a reeleição ao mandato de deputado estadual na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), tendo reassumido suas funções legislativas logo após a saída do Executivo.

Paulo Câmara assina no FIG decreto para Conferência de Cultura

O governador Paulo Câmara assinou, nesta sexta-feira (28.07), durante o 27º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), o decreto que convoca a 4ª Conferência Estadual de Cultura de Pernambuco. A iniciativa visa ampliar e democratizar os processos de participação social nas políticas públicas de cultura, além de consolidar o Sistema Estadual de Cultura de Pernambuco. […]

O governador Paulo Câmara assinou, nesta sexta-feira (28.07), durante o 27º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), o decreto que convoca a 4ª Conferência Estadual de Cultura de Pernambuco.

A iniciativa visa ampliar e democratizar os processos de participação social nas políticas públicas de cultura, além de consolidar o Sistema Estadual de Cultura de Pernambuco.

A memória de Ariano Suassuna também mereceu destaque, com o ato de assinatura do termo que denomina como o palco de Cultura Popular será chamado daqui por diante.

Nos próximos nove meses, serão realizadas 12 pré-conferências regionais – sendo uma em cada Região de Desenvolvimento do Estado – que irão abranger todos os segmentos culturais. Entre eles: artes visuais, artesanato, audiovisual, cultura popular, literatura, música e teatro.

O governador também agradeceu à Secretaria de Cultura e à Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) pela forma como têm tratado a cultura de Pernambuco e feito com que festivais como o FIG se consolidem cada vez mais.

O secretário de Cultura do Estado, Marcelino Granja, destacou que a assinatura do decreto, que visa fomentar a cultura, ter acontecido durante o FIG, mostra o esforço do governador Paulo Câmara em avançar nessa área. “Em um festival de arte para todos os públicos e gostos como o FIG, o governador convoca essa conferência para elaborar o Programa Estadual de Cultura. Num ano difícil para o Brasil como este, precisamos reconhecer o empenho do governador em cumprir, fielmente, o programa de cultura”, afirmou.

Durante passagem pelo município do Agreste Meridional, Paulo visitou o palco de Cultura Popular Ariano Suassuna e assistiu à apresentação do Nação do Maracatu Aurora Africana. Na sequência, o governador seguiu para o Parque Euclides Dourado, visitou os estandes de artesanato e cumprimentou expositores e visitantes, que também estavam prestigiando o FIG.

O governador esteve acompanhado do secretário Antonio Figueira (Casa Civil); do chefe de Gabinete, João Campos; do secretário-executivo Marcelo Canuto (Casa Civil); dos deputados federais Luciana Santos e Fernando Monteiro; e do deputado estadual Claudiano Filho.