O instituto Datafolha afere nova pesquisa em Pernambuco para medir a disputa pelo governo estadual e pelas duas vagas ao Senado nas eleições de outubro.
O levantamento será feito entre 18 e 20 de agosto, com divulgação prevista para a próxima sexta-feira (21), e será o primeiro do instituto no Estado desde o início oficial das campanhas eleitorais, em 16 de agosto.
Na disputa pelo governo, o questionário vai apresentar aos eleitores os nomes de Guilherme Fonseca, Ivan Moraes, João Campos, Professor Jeremias do Banco, Professora Camila, Raquel Lyra, Renan e Victor Assis.
A sondagem medirá a intenção de voto em cenário estimulado e também identificar o grau de rejeição de cada candidato entre os pernambucanos.
O levantamento também avaliará o momento político da atual governadora. O Datafolha perguntará aos entrevistados como classificam a administração de Raquel Lyra, que completou três anos e sete meses à frente do governo estadual, além de medir aprovação e desaprovação do trabalho realizado.
A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob o número PE-07041/2026 e vai entrevistar 1.204 pessoas. A margem de erro máxima prevista é de três pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
O levantamento é conduzido pelo Datafolha Instituto de Pesquisas Ltda., contratado pela Empresa Folha da Manhã S.A. e pela Globo Comunicação e Participações S/A.
Um grupo de apoiadores de Flávio Bolsonaro (PL) levou para a Avenida Paulista, neste domingo (18), um míssil inflável com uma mensagem em inglês dirigida ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pedindo um ataque ao Brasil. O objeto apareceu durante ato da campanha do candidato a uma semana do segundo turno. No míssil inflável […]
Um grupo de apoiadores de Flávio Bolsonaro (PL) levou para a Avenida Paulista, neste domingo (18), um míssil inflável com uma mensagem em inglês dirigida ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pedindo um ataque ao Brasil. O objeto apareceu durante ato da campanha do candidato a uma semana do segundo turno.
No míssil inflável estava escrita a frase “Trump nuke Brazil”. A expressão em inglês faz referência a um ataque nuclear e foi exibida por manifestantes durante a mobilização realizada na Avenida Paulista, em São Paulo.
O objeto circulou entre participantes do ato e chamou atenção nas imagens divulgadas da manifestação.
O ato deste domingo foi organizado no formato de um bloco de rua e reuniu o candidato do PL e aliados políticos. Participaram, entre outros, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o prefeito Ricardo Nunes (MDB) e o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG).
Antes da manifestação, os organizadores haviam orientado participantes a evitar bandeiras de outros países, incluindo Estados Unidos e Israel, e a priorizar símbolos brasileiros durante a mobilização.
Flávio discursou no encerramento do ato e fez críticas ao presidente Lula (PT), adversário no segundo turno. O candidato afirmou ainda que pretende confrontar Lula durante o primeiro debate entre os dois nesta campanha, previsto para a noite deste domingo na Band.
A manifestação ocorreu a uma semana do segundo turno da eleição presidencial, marcado para o próximo domingo (25).
Fonte: O Globo
Foto: Reprodução
Acompanhe o Blog do Nill Júnior também no Instagram e veja essa e outras notícias: @nill_jr
A programação será realizada no Terreiro Xambá e propõe atividades ligadas à percussão, dança, memória e território, tendo como referência o conceito de contracolonialismo desenvolvido pelo pensador Antônio Bispo dos Santos, o Nêgo Bispo. As aulas acontecem na quinta-feira (29), nos turnos da tarde e da noite; na sexta-feira (30), também à tarde e à […]
A programação será realizada no Terreiro Xambá e propõe atividades ligadas à percussão, dança, memória e território, tendo como referência o conceito de contracolonialismo desenvolvido pelo pensador Antônio Bispo dos Santos, o Nêgo Bispo.
As aulas acontecem na quinta-feira (29), nos turnos da tarde e da noite; na sexta-feira (30), também à tarde e à noite; e no sábado (31), pela manhã e à tarde.
A formação será conduzida pelos artistas-educadores Thúlio Xambá e Breno Liberato. Thúlio ficará responsável pelas atividades de percussão e pelo trabalho com instrumentos, enquanto Breno conduzirá práticas corporais e rodas de conversa sobre contracolonialidade.
No domingo, 1º de novembro, será realizada a Festa da Confluência, aberta à comunidade. A programação terá ainda a participação de Joana Maria, consultora pedagógica do projeto e multiplicadora do legado de Nêgo Bispo.
Serão selecionadas 25 pessoas com idades entre 12 e 85 anos. Não é necessário ter experiência anterior com dança ou percussão. De acordo com a organização, 70% das vagas serão reservadas prioritariamente para moradores do território.
A Festa da Confluência contará com intérprete de Libras e estrutura de recepção acessível para pessoas com deficiência, segundo a organização.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela plataforma Even3:
Após a etapa em Olinda, o projeto prevê uma nova edição em novembro no Quilombo Castainho, em Garanhuns, no Agreste pernambucano.
A iniciativa tem incentivo do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura), por meio da Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo de Pernambuco. A lista de selecionados e outras informações serão divulgadas no perfil @roda_contracolonial
Imagens: Divulgação
Acompanhe o Blog do Nill Júnior também no Instagram e veja essa e outras notícias: @nill_jr
Lula e Flávio se encontram às 20h, na Band, para o primeiro debate da campanha com a presença dos dois. A Band inicia a cobertura às 19h30, com um pré-debate. O confronto entre Lula e Flávio está previsto para começar às 20h e terá duração aproximada de duas horas. O programa será mediado pelos jornalistas […]
Lula e Flávio se encontram às 20h, na Band, para o primeiro debate da campanha com a presença dos dois.
A Band inicia a cobertura às 19h30, com um pré-debate. O confronto entre Lula e Flávio está previsto para começar às 20h e terá duração aproximada de duas horas.
O programa será mediado pelos jornalistas Eduardo Oinegue e Adriana Araújo e dividido em três blocos.
Na primeira parte, além das perguntas dos apresentadores, Lula e Flávio terão cerca de 30 minutos para um confronto direto, com discussão livre entre os dois candidatos.
Nos blocos seguintes, haverá novas rodadas de perguntas e embates, com tempos definidos para respostas, réplicas e tréplicas. O programa será encerrado com as considerações finais dos candidatos.
Flávio chegou a indicar anteriormente que poderia não comparecer ao encontro, mas depois confirmou presença. Lula também confirmou participação.
Apesar de disputarem a Presidência desde o primeiro turno, este será o primeiro debate da campanha em que os dois estarão frente a frente. Nenhum deles participou do debate promovido pela Band antes da primeira votação.
A transmissão será feita pela Band em TV aberta e pelas plataformas digitais do Grupo Bandeirantes. Estadão, TV Cultura, TV Gazeta e Jovem Pan também integram a transmissão.
O encontro ocorre a uma semana do segundo turno, marcado para o próximo domingo (25).
Fonte: Diario de Pernambuco, Band e UOL
Foto: Reprodução
Acompanhe o Blog do Nill Júnior também no Instagram e veja essa e outras notícias: @nill_jr
A busca por mudança no comando do país é a principal motivação dos eleitores de Flávio Bolsonaro (PL), enquanto a defesa de políticas sociais aparece como o fator mais citado entre os que pretendem votar em Lula (PT), segundo pesquisa Datafolha. O levantamento perguntou aos entrevistados quais razões influenciam a escolha de cada candidato no […]
A busca por mudança no comando do país é a principal motivação dos eleitores de Flávio Bolsonaro (PL), enquanto a defesa de políticas sociais aparece como o fator mais citado entre os que pretendem votar em Lula (PT), segundo pesquisa Datafolha.
O levantamento perguntou aos entrevistados quais razões influenciam a escolha de cada candidato no segundo turno. Era possível selecionar mais de uma alternativa.
Entre os eleitores de Flávio Bolsonaro, 41% citam o desejo de mudança ou alternância de poder como uma das razões para o voto. A rejeição a Lula e ao PT aparece em seguida, mencionada por 31%.
A economia e o custo de vida são apontados por 16% dos eleitores de Flávio, enquanto 15% mencionam propostas e qualidades pessoais do candidato. Outros 14% citam o desempenho ou legado político do senador.
Valores, ideologia e democracia aparecem para 13% dos apoiadores do candidato do PL. Questões relacionadas à integridade e ao combate à corrupção são mencionadas por 10%, mesmo percentual registrado para serviços públicos e segurança.
Entre os eleitores de Lula, a proteção social e os interesses de classe lideram as motivações, citados por 48%. O percentual chega a 52% entre os entrevistados com ensino fundamental e a 59% entre os evangélicos que declaram voto no presidente.
O histórico de realizações de Lula é citado por 22% dos seus eleitores. A rejeição a Flávio Bolsonaro aparece para 17%, enquanto valores, ideologia e democracia são mencionados por 11%.
As propostas e qualidades pessoais de Lula são apontadas por 10%. Economia e custo de vida aparecem para 6% dos entrevistados que pretendem votar no petista.
O levantamento também analisou os motivos apresentados pelos eleitores que pretendem votar em branco ou anular. Entre eles, 37% afirmam rejeitar os dois candidatos. A descrença na política e o desinteresse pela eleição aparecem para 19%, enquanto 18% citam desconfiança em políticos, promessas de campanha e corrupção.
Na pesquisa de intenção de voto realizada no mesmo levantamento, Flávio Bolsonaro aparece com 51% dos votos válidos e Lula com 49%. Considerando a margem de erro de dois pontos percentuais, os dois estão tecnicamente empatados.
O Datafolha ouviu presencialmente 2.520 eleitores em 153 municípios nos dias 13 e 14 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.
O levantamento foi contratado pela Folha de S.Paulo e pela TV Globo e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-00466/2026.
Fonte: Correio Braziliense e Datafolha
Foto: Reprodução
Acompanhe o Blog do Nill Júnior também no Instagram e veja essa e outras notícias: @nill_jr
Pontífice conduziu o Angelus neste domingo (18), em sua primeira aparição pública após a cirurgia no pulmão. Leão XIV apareceu ao meio-dia no horário de Roma, 7h em Brasília, diante dos fiéis reunidos na Praça de São Pedro. Durante a oração, o Papa agradeceu pelas manifestações recebidas durante os dias em que esteve internado no […]
Pontífice conduziu o Angelus neste domingo (18), em sua primeira aparição pública após a cirurgia no pulmão.
Leão XIV apareceu ao meio-dia no horário de Roma, 7h em Brasília, diante dos fiéis reunidos na Praça de São Pedro.
Durante a oração, o Papa agradeceu pelas manifestações recebidas durante os dias em que esteve internado no Hospital Gemelli.
“Gostaria de agradecer a todos que rezaram por mim nestes dias. Senti verdadeiramente o apoio de vocês, muito obrigado!”, afirmou.
O pontífice também agradeceu aos médicos, enfermeiros e demais profissionais que participaram de seu atendimento e informou que retomará gradualmente a agenda no Vaticano.
Leão XIV recebeu alta nesse sábado (17), após passar por uma cirurgia na terça-feira (13). O diagnóstico pós-operatório confirmou um adenocarcinoma pulmonar e exigiu a retirada do lobo inferior do pulmão direito.
Segundo Stefano Margaritora, cirurgião responsável pelo procedimento e chefe da unidade de Cirurgia Torácica do Hospital Gemelli, a recuperação apresenta evolução favorável e o quadro clínico é considerado satisfatório.
O médico também afirmou que, do ponto de vista clínico, não há impedimento para a viagem apostólica prevista para novembro ao Uruguai, Argentina e Peru.
A agenda internacional está programada para ocorrer entre os dias 6 e 17 de novembro.
Fonte: UOL
Foto: Vatican Media
Acompanhe o Blog do Nill Júnior também no Instagram e veja essa e outras notícias: @nill_jr
Você precisa fazer login para comentar.