Notícias

Sertânia forma 140 mulheres em moda e confecção

Por Nill Júnior
6
A solenidade de encerramento do curso Cadeia Têxtil – Moda e Confecção, que faz parte do Programa Pernambuco no Batente, foi realizada, nesta sexta-feira (28), no Clube Mandacaru. A capacitação foi promovida pela Prefeitura de Sertânia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, em parceria com o Governo do Estado.

representando as 140 formandas, Jéssica do Nascimento Barbosa agradeceu, em especial ao prefeito Guga Lins pela qualificação. ” Em nome de todas as mulheres que tiveram a oportunidade de participar do curso, quero deixar meu sincero agradecimento a todos que, de alguma forma, contribuíram para nos garantir essa qualificação, em especial, ao prefeito Guga Lins. Quero pedir a Deus que continue o abençoando e iluminando os seus caminhos e sua gestão, para que o povo de Sertânia continue a ser beneficiado, como já está sendo, com obras e qualificação profissional”, disse Jéssica.

A primeira etapa do curso abordou temas como ética, cidadania, direitos humanos, direitos trabalhistas, cultura e lazer, associativismo, cooperativismo e empreendedorismo. Já na segunda etapa, foram realizadas as aulas práticas no Centro Social Urbano (CSU). No local, 25 máquinas de costura foram utilizadas pelas mulheres beneficiadas com a qualificação. Além de material didático, as alunas receberam fardamento e alimentação.

“Fico feliz em poder oportunizar essa qualificação profissional a todas vocês. Agora, cada uma está preparada para ingressar no mercado de trabalho ou mesmo trabalhar por conta própria, como autônoma. O ideal seria trabalhar em cooperativa, porque vocês ficariam com mais condições de competir no mercado de vestuário. A cooperativa permitiram a Prefeitura comprar a vocês todo o fardamento usado na Administração, inclusive, o fardamento escolar”, disse o prefeito Guga Lins durante seu discurso.

A Solenidade teve a participação do cantor Daniel Medeiros, que garantiu música de qualidade no encerramento da festa.

Outras Notícias

Estádio Odilon Ferreira abandonado pela gestão Guga Lins‏, diz blog

O estádio de futebol Odilon Ferreira, conhecido por muitos como campo do Sport, tem sido alvo de críticas por suposto abandono da gestão municipal. Segundo o Sertânia News,durante os três anos do governo Guga, a única ação por parte da prefeitura foi a pintura da frente, “para camuflar a falta de manutenção da parte interna”. A […]

image5

image7

O estádio de futebol Odilon Ferreira, conhecido por muitos como campo do Sport, tem sido alvo de críticas por suposto abandono da gestão municipal. Segundo o Sertânia News,durante os três anos do governo Guga, a única ação por parte da prefeitura foi a pintura da frente, “para camuflar a falta de manutenção da parte interna”.

A última ampla reforma aconteceu na gestão do ex prefeito Ângelo Ferreira, com a construção do alambrado, vestiários, uma cabine de rádio e o tão sonhado gramado, uma reivindicação antiga dos desportistas sertanienses.

“Hoje, o estádio encontra-se sujo e cheio de mato, o gramado também foi abandonado pela atual gestão, se não fosse as chuvas o gramado havia desaparecido por completo por falta de conservação. Há algum tempo, parte do muro caiu. Até o momento não consertaram totalmente. O abandono continua”, questiona.

Seminário Sertão Criativo aconteceu em São José do Egito

O Sebrae Pernambuco, em parceria com a Prefeitura Municipal de São José do Egito através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes, promoveu o Seminário Sertão Criativo. O seminário teve como objetivo de fomentar a cultura como negócio, gerando renda e trabalho para os agentes culturais. A proposta é potencializar o desenvolvimento local por meio […]

DSCN6289

O Sebrae Pernambuco, em parceria com a Prefeitura Municipal de São José do Egito através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes, promoveu o Seminário Sertão Criativo.

O seminário teve como objetivo de fomentar a cultura como negócio, gerando renda e trabalho para os agentes culturais. A proposta é potencializar o desenvolvimento local por meio da Economia Criativa em 12 municípios do sertão pernambucano: Arcoverde, Serra Talhada, Triunfo, Carnaíba, Afogados da Ingazeira, Tabira, Tuparetama, São José do Egito, São José do Belmonte, Serrita, Salgueiro e Exu.

O evento atingiu os artistas, autores, técnicos, produtores e empresários da cidade no Centro de Inclusão Digital. Durante o Seminário foi elaborado um termo de referência para atuação do SEBRAE nos gargalos do mercado cultural e nas soluções gerenciais para os agentes culturais.

DSCN6311

O seminário contou com duas atividades: a apresentação do projeto Sebrae Sertão Criativo e uma dinâmica conduzida pelos consultores André Lira e Leonardo Salazar. Foram debatidas as dificuldades locais e  soluções para o desenvolvimento do mercado cultural e dos seus empreendimentos. O documento pautará a atuação do SEBRAE na cidade para apoiar estes empreendedores e seus empreendimentos.

PGR pede que inquérito de “quadrilhão do PMDB” não seja paralisado

Congresso em Foco A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, encaminhou ao Supremo Tribunal Federal (STF) manifestação pedindo para que o inquérito contra políticos do PMDB não seja paralisado. O pedido para que a investigação fosse suspensa foi apresentado pelas defesas de Eduardo Cunha e Geddel Vieira Lima, ambos atualmente presos. A manifestação de Dodge é […]

Congresso em Foco

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, encaminhou ao Supremo Tribunal Federal (STF) manifestação pedindo para que o inquérito contra políticos do PMDB não seja paralisado. O pedido para que a investigação fosse suspensa foi apresentado pelas defesas de Eduardo Cunha e Geddel Vieira Lima, ambos atualmente presos.

A manifestação de Dodge é uma resposta ao pedido de Fachin encaminhado na semana passada. Ao decidir levar a suspensão do inquérito para o plenário do Supremo, Edson Fachin deu prazo para que Dodge se manifestasse. O pedido ainda não tem data para ser analisado pelos ministros.

O inquérito do chamado “quadrilhão” do PMDB da Câmara investiga pessoas sem foro privilegiado, como Geddel, Cunha, Henrique Eduardo Alves e Rodrigo Rocha Loures. Por terem sido acusados de integrar uma organização criminosa que inclui o presidente Michel Temer (PMDB), eles pedem que as investigações sejam paralisadas.

A interpretação das defesas é a de que, como Geddel e Cunha foram acusados de organização criminosa juntamente com Temer, eles deveriam continuar no mesmo processo uma vez que Temer conseguiu suspender as duas denúncias contra ele até 2019, quando ele deve deixar a Presidência da República.

Enquanto a acusação que envolve Temer, Moreira Franco e Eliseu Padilha permanece no Supremo – uma vez que os três têm foro privilegiado – Fachin decidiu encaminhar para a Justiça Federal as investigações contra Geddel, Cunha, Henrique Alves e Rocha Loures. Se não for paralisado, o inquérito ficará à cargo dos juízes Sérgio Moro e Vallisney de Souza Oliveira, responsáveis pelas investigações da Lava Jato em Curitiba e em Brasília, respectivamente.

Danilo Cabral cobra posição de ministro sobre “apagão” de medicamentos e insumos para tratamento da Covid-19

Além da falta de leitos e de profissionais, as unidades públicas de saúde enfrentam a ameaça de “apagão” de medicamentos e insumos para o tratamento da Covid-19. Em pelo menos 18 estados, só há material para o chamado “kit intubação”, necessário para pacientes que mais graves da doença possam receber oxigenação artificial, suficiente para 20 […]

Além da falta de leitos e de profissionais, as unidades públicas de saúde enfrentam a ameaça de “apagão” de medicamentos e insumos para o tratamento da Covid-19. Em pelo menos 18 estados, só há material para o chamado “kit intubação”, necessário para pacientes que mais graves da doença possam receber oxigenação artificial, suficiente para 20 dias, segundo o Fórum dos Governadores. 

Diante desse cenário, o deputado Danilo Cabral, líder do PSB na Câmara Federal, apresentou cobrou por providências do Ministério da Saúde, através de um pedido de informação. 

“O alerta foi feito pelos governadores em audiência pública na última segunda-feira (15) e, até agora, não há providências concretas do governo federal para solucionar o iminente desabastecimento”, critica Danilo Cabral. O parlamentar destaca que a falta generalizada de medicamentos para intubação e a consequente inviabilidade de tratamento com respiração artificial levará inevitavelmente milhares de pessoas à morte. 

Danilo Cabral lembra o que ocorreu em Manaus (AM) em janeiro, quando mais de 30 pessoas morreram em dois dias de colapso por falta de oxigênio. 

“Naquela ocasião, o governo federal foi avisado sobre a escassez de oxigênio por integrantes do governo estadual e pela empresa que fornece o produto, inclusive tratando sobre as dificuldades logísticas para realizar o abastecimento e, ainda assim, não adotou as providências. Não podemos permitir a repetição do erro”, ressalta. 

O Brasil registrou ontem (18) um novo recorde de média móvel de Covid-19, com 2.096 mortes e 71.904 novos casos por dia. São 288 mil óbitos por causa da doença desde o início da pandemia. 

“Os estados e municípios, mesmo com o governo federal criminosamente trabalhando contra, estão tentando proteger a população e salvar vidas. Portanto, faz-se necessário que o ministro  Marcelo Queiroga esclareça a real situação de abastecimento das UTIs, as motivações para a falta de medicamentos, bem como deve esclarecer sobre as medidas adotadas para enfrentar a situação”, afirma Danilo Cabral.

Calumbi: Prefeitura homenageia mulheres da equipe de limpeza urbana

A Prefeitura de Calumbi homenageou nesta segunda-feira (14), as mulheres da equipe da limpeza urbana do município. Além do café da manhã, aconteceu também uma palestra com a Dra. Suianny sobre os cuidados com a saúde e orientações para os cuidados na lida do dia-a -dia no trabalho. “Começamos a semana homenageando essas mulheres guerreiras […]

A Prefeitura de Calumbi homenageou nesta segunda-feira (14), as mulheres da equipe da limpeza urbana do município.

Além do café da manhã, aconteceu também uma palestra com a Dra. Suianny sobre os cuidados com a saúde e orientações para os cuidados na lida do dia-a -dia no trabalho.

“Começamos a semana homenageando essas mulheres guerreiras que compõem a equipe da limpeza urbana. Aqui não esquecemos nossos e nossas colaboradoras e essa homenagem foi feita com muito carinho e respeito a elas”, destacou o prefeito Joelson.