Notícias

Dêva agradece votação de seus candidatos e diz que debate sobre 2020 “ficará para o futuro”

Por Nill Júnior

O ex-prefeito de Tuparetama Dêva Pessoa agradeceu em nota ao grupo que o acompanhou no apoio a André de Paula, Rodrigo Novaes , Paulo Câmara , os senadores e o candidato a Presidente Fernando  Haddad, afirmando que tiveram “uma expressiva votação”.

“Entramos nesse pleito totalmente fragmentados, com quatro de cinco vereadores que não  apoiaram nossos candidatos. O vice prefeito Ivaí e Joel Gomes apoiaram João Fernando Coutinho e Rogério Leão. O companheiro Júnior Honorato e companheiros de Sindicato Rural e Sintepe, ficaram com Carlos Veras, Tereza Leitão e João Paulo Costa. Para completar, a estrutura do Estado trabalhando contra nossos candidatos”, alegou.

“Diante de tantos fatos e fragmentações, estamos muito felizes com os resultados. Tuparetama agora está lotada de Deputados Federais e Estaduais. O momento é de cobrar por trabalho junto aos mesmos, de atenção para com nossa gente, de lutarmos para melhorarmos a qualidade de vida do nosso povo”, disse.

Quanto à discussão sobre 2020 – Danilo Augusto, Plécio Galvão, Vandinha e Orlando Ferreira afirmaram que querem indicar um nome para  sua vice – Dêva afirmou que a discussão ficará de sua parte para o futuro. “Estaremos juntos, ouvindo e dialogando  com todas as forças de oposição do município e com o povo nas ruas, com os que queiram abraçar mais esta luta”, disse. Deva disse que não será empecilho na formação de uma chapa futura.

“Estaremos claro,  fazendo parte do diálogo. Uma futura candidatura dependerá de muitos fatores, dentre eles , a unidade de todas as forças oposicionistas. O momento agora é cobrar daqueles que tiveram nossos votos em Tuparetama. Como dizia Eduardo Campos me chamem para unir, que estarei presente. Dos cinco, apenas a vereadora Priscila Filó seguiu seus candidatos.

Outras Notícias

Pacientes do Pajeú começam a ter problemas para conseguir leitos de UTI

Em São José do Egito, houve aumento significativo de casos suspeitos nas últimas 24 horas e já houve negativa de caso grave por unidade em Caruaru O médico Hugo Rabelo (foto), que tem coordenado ações de combate à Covid-19 em São José do Egito, demonstrou grande preocupação com a falta de suporte que começa a […]

Em São José do Egito, houve aumento significativo de casos suspeitos nas últimas 24 horas e já houve negativa de caso grave por unidade em Caruaru

O médico Hugo Rabelo (foto), que tem coordenado ações de combate à Covid-19 em São José do Egito, demonstrou grande preocupação com a falta de suporte que começa a aparecer em Caruaru e Recife.

Ele falou ao Debate do Sábado, na Gazeta FM, programa que este blogueiro apresenta na emissora egipciense. Nas últimas 24 horas, foram quatro casos suspeitos a darem entrada.

São José tem quatro casos confirmados, mais três pacientes internados, inclusive com um intubado. Uma gestante foi liberada e está em monitoramento domiciliar. E mais três sem internação são suspeitos.

Os exames de imagem dos internados são sugestivos para Covid-19, mas ainda não saíram exames laboratoriais. Só que por experiência, o médico diz que há grave suspeita de que estejam com Covid.

“Ontem, um paciente de 37 anos deu entrada com dispneia e AVC, com suspeita de trombose e pulmão com mais de 70% tomado pela Covid-19. O Hospital de Caruaru disse que não tinha respirador. O paciente que voltar e ficar aqui por não tem para onde ir”.

São cinco respiradores a disposição em São José do Egito, dos dezessete a disposição na unidade de referência montada para esse fim na cidade. “Já temos um intubado, mais outro grave que pode precisar desse respirador”.

Outra constatação é de que os casos não são de um bairro específico. Há registros em áreas como o Conjunto Habitacional, Planalto I e II, Ipiranga e PSF Central. São quatro casos confirmados e sete em investigação.

Priscila Krause diz que transição terá um calendário para planejamento das principais áreas

As equipes de transição do governo eleito de Raquel Lyra e do atual governo Paulo Câmara se reuniram, na tarde desta quinta-feira (17), no Recife. Na ocasião, foram discutidos assuntos para aprofundamento de diagnósticos e planejamento dos primeiros meses do futuro governo. Coordenadora da equipe de transição, a vice-governadora eleita, Priscila Krause, ressaltou que o […]

As equipes de transição do governo eleito de Raquel Lyra e do atual governo Paulo Câmara se reuniram, na tarde desta quinta-feira (17), no Recife. Na ocasião, foram discutidos assuntos para aprofundamento de diagnósticos e planejamento dos primeiros meses do futuro governo.

Coordenadora da equipe de transição, a vice-governadora eleita, Priscila Krause, ressaltou que o início das aulas no próximo ano, a situação fiscal, o aumento dos casos de Covid-19 e o carnaval são alguns pontos de atenção para o planejamento.

Estiveram presentes na reunião o coordenador de transição do atual governo e secretário da Casa Civil, José Neto; os secretários Décio Padilha (Fazenda), Alexandre Rebelo (Planejamento) e Marília Lins (Administração), além da procuradora-geral adjunta, Giovana Andréa Gomes. 

“Temos nos debruçados nos indicativos de questões fiscais, administrativas e sociais de Pernambuco. A prioridade é fazer um processo com diálogo e transparência. A equipe do governo fez um panorama, trouxe o início das respostas que pedimos do que existe hoje no estado. Agora, vamos fazer um calendário temático para coletar informações mais profundas por secretarias e áreas prioritárias”, detalhou Priscila.

Já o secretário José Neto afirmou que o Governo do Estado está tendo responsabilidade fiscal e que as finanças estão organizadas. 

“Tivemos uma apresentação do secretário da Fazenda, em que ele detalhou os números do governo e assegurou que o estado está numa boa saúde fiscal”, afirmou. O gestor destacou ainda que o atual governo irá fornecer todas as informações solicitadas com a maior celeridade possível, antecipando-se ao prazo limite de 15 dias. 

“A creditamos que praticamente todos os dias teremos novas informações a serem transmitidas, sem prejuízo do agendamento de novas reuniões para tratar assuntos mais específicos”, acrescentou.

Priscila também destacou que as solicitações enviadas ao Governo do Estado estão dentro do prazo de 15 dias. 

“O que reforcei com o secretário José Neto, a partir da orientação da governadora eleita, Raquel Lyra, é de tentar agilizar esse processo e que, na medida que as informações estiverem prontas, já possam ser enviadas”, concluiu.

Por parte do governo eleito, estiverem presentes: Túlio Vilaça, Carolina Cabral, Fernando de Holanda, Manoel Medeiros Neto, Ana Maraiza de Sousa, Bárbara Florêncio, Nayllê Rodrigues, advogada e João Victor Falcão.

Amupe promove assembleia para discutir Censo e montar comissão eleitoral

A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) realiza na próxima terça-feira (17/01) a primeira assembleia extraordinária de prefeitos e prefeitas de 2023. Na pauta do encontro será apresentado o balanço da gestão e a montagem da comissão eleitoral para as eleições da nova diretoria. Será também objeto de discussão o resultado preliminar do Censo Demográfico, que […]

A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) realiza na próxima terça-feira (17/01) a primeira assembleia extraordinária de prefeitos e prefeitas de 2023. Na pauta do encontro será apresentado o balanço da gestão e a montagem da comissão eleitoral para as eleições da nova diretoria.

Será também objeto de discussão o resultado preliminar do Censo Demográfico, que diminui as receitas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) em 65 municípios e afeta outras fontes de receitas dos demais 119. Os gestores e gestoras municipais terão esclarecimentos jurídicos sobre o processo que a Amupe moveu contra a União, em favor dos municípios, para resguardar as receitas dos impactados.

Durante a assembleia, prefeitos e prefeitas irão escolher a comissão eleitoral que dará início a todo o processo eleitoral da Amupe para o biênio 2023-2025, com eleição marcada para 28 de fevereiro. Os gestores também terão esclarecimentos por parte da Receita Federal, de parcerias que podem ser realizadas em conjunto com os municípios.

—

Oposição pede saída de Temer e eleição direta

G1 Deputados e senadores da oposição pediram na noite desta quarta-feira (17) o afastamento do presidente Michel Temer e a realização de eleições diretas após a divulgação da reportagem de “O Globo” que revela que Temer foi gravado pelo dono da JBS, Joesley Batista, dando aval para a compra do silêncio do ex-deputado Eduardo Cunha […]

G1

Deputados e senadores da oposição pediram na noite desta quarta-feira (17) o afastamento do presidente Michel Temer e a realização de eleições diretas após a divulgação da reportagem de “O Globo” que revela que Temer foi gravado pelo dono da JBS, Joesley Batista, dando aval para a compra do silêncio do ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Os parlamentares se reuniram em um dos plenários da Câmara, entoaram gritos com críticas ao governo Temer e pedidos de ‘diretas já’. No início da noite desta quarta, quando a denúncia contra o presidente veio à tona, sessões deliberativas ocorriam tanto na Câmara quanto no Senado, mas elas acabaram suspensas.

Em nota divulgada na noite desta quarta, Temer confirma que se reuniu com Batista em Brasília. Entretanto, afirmou que “jamais solicitou pagamentos para obter o silêncio do ex-deputado Eduardo Cunha” e que “não participou e nem autorizou qualquer movimento com o objetivo de evitar delação ou colaboração com a Justiça pelo ex-parlamentar.”

 Além da gravação contra Temer, segundo a reportagem de “O Globo”, o dono do frigorífico JBS Joesley Batista entregou à Procuradoria-Geral da República (PGR) uma gravação do senador Aécio Neves (PSDB-MG) pedindo a ele R$ 2 milhões. No áudio, com duração de cerca de 30 minutos, o presidente nacional do PSDB justifica o pedido dizendo que precisava da quantia para pagar sua defesa na Lava Jato.

Carnaíba registra maior chuva da última década

Com relâmpagos e trovões a chuva caiu bem em Carnaíba na noite desta quinta-feira (22). Teve ponto da cidade onde choveu 107mm em outros foram 123mm, se transformando na maior chuva da última década no município. Em Afogados foi fraquinha, apenas 1mm. Ouvintes do Rádio Vivo informaram a ocorrência de chuvas também no Góes com […]

Foto: Cauê Rodrigues

Com relâmpagos e trovões a chuva caiu bem em Carnaíba na noite desta quinta-feira (22). Teve ponto da cidade onde choveu 107mm em outros foram 123mm, se transformando na maior chuva da última década no município.

Em Afogados foi fraquinha, apenas 1mm. Ouvintes do Rádio Vivo informaram a ocorrência de chuvas também no Góes com 102mm, Capim Grosso, Pé de Ladeira, Pelo Sinal, Caiçara, Matinha, Serrote Verde, Serra Branca, Rosilho, Serrinha e Covoadas.

Veja os números da chuva dessa quinta-feira (22):

Afogados da Ingazeira – 2 milímetros, Brejinho – 21 mm, Carnaíba – 123 mm, Itapetim – 43 mm, São José do Egito – 5 mmm, Solidão – 1,9 mm, Quixaba- 80 mm. (Dados de acordo com o IPA).

Abaixo seguem alguns registros da chuva em Carnaíba: