Sebastião Oliveira anuncia obra do Hospital Regional do Sertão, em Serra Talhada
Por Nill Júnior
Com informações de Adriano Roberto
O Deputado federal licenciado e secretário de Transportes, Sebastião Oliveira, anunciou a missão dada pelo governador, Paulo Câmara, de formalizar o terreno onde será construído o Hospital Geral do Sertão, em Serra Talhada.
Para a obra já foram alocados R$ 1,5 milhão em emendas parlamentares junto ao suplente do deputado, Fernando Monteiro. O Governo já dispõe de R$ 12 milhões para este empreendimento tão esperado pela população do sertão.
“Vamos trabalhar em ritmo acelerado para que ainda este ano a obra seja iniciada. Lembro que a construção de um hospital desses vai trazer muitos outros equipamentos de serviços para a população, como SVO – Serviço de Verificação de Óbitos, mais ambulâncias, mais vagas de médicos, paramédicos, enfermeiros e outros empregos diretos e indiretos ligados a saúde pública”, comentou Sebastião.
Afogados da Ingazeira, Carnaíba, Ingazeira e Iguaracy estão na programação Os municípios de Afogados da Ingazeira, Carnaíba, Ingazeira e Iguaracy irão sediar, de 18 à 21 de Abril, mais uma etapa do projeto Cariri Cangaço, o mais conceituado encontro de escritores e pesquisadores de temas nordestinos. O Cangaço foi um importante fenômeno histórico-social que marcou […]
Afogados da Ingazeira, Carnaíba, Ingazeira e Iguaracy estão na programação
Os municípios de Afogados da Ingazeira, Carnaíba, Ingazeira e Iguaracy irão sediar, de 18 à 21 de Abril, mais uma etapa do projeto Cariri Cangaço, o mais conceituado encontro de escritores e pesquisadores de temas nordestinos.
O Cangaço foi um importante fenômeno histórico-social que marcou a história do Nordeste no final do século XIX e primeiras décadas do século XX.
O Pajeú, não apenas por ter sido o berço de nascimento de Virgulino Ferreira, o “Lampião”, principal personagem do cangaço, mas também por terem nascido na região personagens importantes do cangaço como o cangaceiro Antônio Silvino, Adolfo meia-noite e o tenente João Bezerra, policial que comandou a volante que matou Lampião e quase todo o seu bando.
Em reconhecimento à importância que a região do Pajeú tem para a história do cangaço, o projeto Cariri Cangaço irá realizar no Pajeú uma extensa programação, com lançamento de livros, palestras, debates, visitas técnicas, entregas de comendas, apresentações culturais, entre os dias 18 e 21 de Abril. A abertura oficial acontece amanhã (18), a partir das 18h, no cineteatro São José. O Cariri Cangaço é um projeto que reúne historiadores, estudiosos e pesquisadores com o objetivo de divulgar, estudar, pesquisar e debater esse importante período de nossa história.
Coordenador do evento em Afogados, o historiador e Secretário de Cultura de Afogados, Augusto Martins, destaca a importância do encontro: “Será um evento muito importante, que contará com o apoio da Prefeitura de Afogados. Afogados da Ingazeira é uma importante referência para a história do cangaço no Nordeste. Somos a terra que viu nascer Antônio Silvino e o tenente João Bezerra. Reuniremos aqui, no mês de abril, alguns dos maiores estudiosos do cangaço em uma programação que vai conter com debates, palestras, visitas técnicas, feiras de livros, dentre outras. A programação também envolverá cidades como Iguaracy, Ingazeira e Carnaíba, que também estiveram na rota do cangaço,” destacou Augusto Martins.
Para o curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo , a “chegada do Empreendimento ao Alto Pajeú significa o reconhecimento de todo o Brasil à força da memória, história e tradição de Afogados da Ingazeira , como também de toda região , uma vez que será em consórcio com as cidades de Carnaíba, Ingazeira e Iguaracy. Será uma grande festa regional , sediada aqui; daí gostaríamos de agradecer todo o apoio da gestão municipal , através do prefeito como também o secretário de cultura Augusto Martins“.
Quem quiser se inteirar sobre o assunto e conhecer as ações desenvolvidas pelo projeto, pode seguir o perfil do grupo no Instagram: @cariricangaco .
O Cariri Cangaço é uma realização do Instituto Cariri do Brasil e do Conselho Alcino Alves Costa – Cariri Cangaço, com o apoio das Prefeituras de Afogados da Ingazeira, Carnaíba, Ingazeira e Iguaracy. O apoio institucional é da Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço, Academia Brasileira de Letras e Artes do Cangaço, Academia Brasileira de Estudos do Sertão Nordestino, Grupo de Estudos do Cangaço de Pernambuco, Grupo Paraibano de Estudos do Cangaço, Grupo de Estudos do Cangaço do Ceará, Centro de Pesquisa e Documentação do Pajeú e Instituto Histórico e Geográfico do Pajeú.
Confira a íntegra da programação:
Quinta, 18 de Abril
NOITE SOLENE DE ABERTURA
CINE TEATRO SÃO JOSÉ
Rua Newton César de Macedo Lima, s/n – Afogados da Ingazeira
18h – Abertura Festiva da Feira de Livros
19h – Início da Noite Solene
Mestre de Cerimônia: Marcelo Litwak
Apresentação Artística: Grupo de Xaxado Bandoleiros de Solidão
Mesa Solene de Abertura:
MANOEL SEVERO BARBOSA – Curador Cariri Cangaço
ALESSANDRO PALMEIRA- Prefeito de Afogados da Ingazeira
ANCHIETA PATRIOTA- Prefeito de Carnaíba
LUCIANO TORRES – Prefeito de Ingazeira
ZEINHA TORRES – Prefeito de Iguaracy
AUGUSTO MARTINS – Presidente da Comissão Organizadora/ Sec de Cultura de Afogados da Ingazeira
JOSÉ PATRIOTA – Deputado Estadual
PADRE LUIZ MARQUES FERREIRA – Diocese de Afogados
HESDRAS SOUTO – Presidente do CPDOC
ALBERTO RODRIGUES – Presidente do IHGP
PROFESSOR PEREIRA – SBEC Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço
ARCHIMEDES MARQUES – Academia Brasileira de Letras e Artes do Cangaço
ADRIANO CARVALHO – Academia Brasileira de Estudos do Sertão
BISMARCK MARTINS – GPEC Grupo Paraibano de Estudos do Cangaço
ANDRE VASCONCELOS – ASTUR – Pernambuco
ROBERTO BATISTA – GECAPE Grupo de Estudos do Cangaço de Pernambuco
JOÃO DE SOUSA LIMA – Academia de Letras de Paulo Afonso
19h Hino Nacional – Banda de Música Bernardo Delvanir Ferreira
19h15 – Entrada do Estandarte do Cariri Cangaço
Conselheiros Cariri Cangaço: Célia Maria Parahybana – João Pessoa PB
Capitão Quirino Silva – João Pessoa PB
19h40 – Apresentação do Cariri Cangaço
Conselheiro LUIZ FERRAZ FILHO – Serra Talhada PE
TAILENE BARROS – Serra Talhada PE
19h50 – Cumprimentos aos Convidados
MANOEL SEVERO BARBOSA – Curador Cariri Cangaço
ALESSANDRO PALMEIRA- Prefeito Municipal de Afogados da Ingazeira
AUGUSTO MARTINS – Presidente da Comissão Organizadora
JOSÉ PATRIOTA – Deputado Estadual
20h30 – Entrega de Comendas “Mérito Cultural Cariri Cangaço”
Prefeito Alessandro Palmeira –
Entregue por Conselheiro Zezito Maia – Catolé do Rocha PB
Gastão Cerquinha da Fonseca(in memorian)
Entregue por Conselheira Elane Marques – Aracaju SE
3.Joel Ferreira Lima – Museu da Saudade
Entregue por Conselheiro Luiz Ferraz Filho – Serra Talhada PE
José Rufino da Costa Neto – Dedé Monteiro
Entregue por Conselheiro Moustafa Veras – Afogados da Ingazeira PE
Nivaldo Alves Galindo Filho – Nill Junior
Entregue por Conselheira Ana Gleide Leal – Floresta PE
Diocese de Afogados da Ingazeira – Padre Luizinho
Entregue por Conselheiro Gilmar Teixeira – Feira de Santana BA
20h50 – Homenagem Especial “In Memorian”
NARCISO APARECIDO DIAS
Entregue por Conselheiros, Jorge Remígio e Luiz Ruben – Recife PE
21h – Homenagens pela ABLAC
Archimedes Marques e Elane Marques
21h10 – Posse de Novos Conselheiros Cariri Cangaço
HESDRAS SÉRVULO SOUTO DE SIQUEIRA CAMPOS FARIAS
Estola e Diploma entregues por Conselheiros
ANDRÉ VASCONCELOS – Triunfo PE
LUMA HOLANDA – João Pessoa PB
ORLANDO NASCIMENTO CARVALHO
Estola e Diploma entregues por Conselheiros
MANOEL BELARMINO – Poço Redondo SE
JOÃO DE SOUSA LIMA – Paulo Afonso BA
21h15 – Conselheiros Mirins
HENRIQUE DINIZ FERRAZ NOVAES
Estola e Diploma entregues por Conselheiro
CLÊNIO NOVAES e HELGA DINIZ – São José de Belmonte PE
Do Afogados Online Na manhã desta quinta-feira, a SES divulgou um novo balanço epidemiológico de dengue e chikungunya. Até o dia dois de maio foram notificados 37.589 casos de dengue (8.319 confirmados) em 180 municípios. Os números representam um aumento de 528,68% em relação ao mesmo período do ano passado. Os municípios com o maior […]
Na manhã desta quinta-feira, a SES divulgou um novo balanço epidemiológico de dengue e chikungunya. Até o dia dois de maio foram notificados 37.589 casos de dengue (8.319 confirmados) em 180 municípios. Os números representam um aumento de 528,68% em relação ao mesmo período do ano passado. Os municípios com o maior número de casos notificados são: Recife (8.566), Camaragibe (2.176), Jaboatão dos Guararapes (1.865) e Goiana (1.530), totalizando 14.137 (37,61% do total).
Foram notificados 44 casos de dengue com agravamento, com 25 confirmações. Em relação aos óbitos, foram 23 notificações, com 1 confirmação, 1 caso descartado e os demais em investigação. Os óbitos notificados foram em Araçoiaba (1), Cabo de Santo Agostinho (1), Custódia (1), Jaboatão dos Guararapes (3), Recife (6, com 1 descartado), Vitória de Santo Antão (1), Machados (1), Nazaré da Mata (1), Serrita (1), Surubim (1), Cortês (1), Lagoa do Carro (1), Bonito (1), Sairé (1), Macaparana (1), Paulista (1, confirmado). No mesmo período de 2014 houve a notificação de 23 óbitos suspeitos, sendo 19 confirmados.
A incidência de casos notificados de dengue no Estado durante este ano é de 358,89%, o que já configura epidemia da doença. Em relação aos municípios, 63 estão com baixa incidência e 59 em alerta. Já outros 63 estão com alta incidência durante o ano, contudo, desses, 52 estão com transmissão ativa nas últimas oito semanas.
Nesta sexta-feira (11), a prefeita eleita de Sertânia, Pollyanna Abreu, utilizou suas redes sociais para expressar sua gratidão aos eleitores pelos 11.478 votos recebidos nas eleições municipais. No vídeo divulgado, Pollyanna destacou a importância do apoio da militância e dos amigos, além de informar que as primeiras reuniões de transição com a atual gestão já […]
Nesta sexta-feira (11), a prefeita eleita de Sertânia, Pollyanna Abreu, utilizou suas redes sociais para expressar sua gratidão aos eleitores pelos 11.478 votos recebidos nas eleições municipais. No vídeo divulgado, Pollyanna destacou a importância do apoio da militância e dos amigos, além de informar que as primeiras reuniões de transição com a atual gestão já começaram, visando uma transição republicana e democrática.
“Meus amigos e minhas amigas de Sertânia, hoje me dirijo a vocês pela primeira vez como prefeita eleita, e minha palavra não poderia ser outra: gratidão. Gratidão à militância, aos amigos que queriam estar em Sertânia, mas não puderam, e a cada um dos 11.478 votos recebidos. Vivemos uma jornada incrível, e eu jamais esquecerei o que conquistamos”, disse Pollyanna.
A prefeita eleita reafirmou seu compromisso de campanha e destacou que toda sua energia será dedicada à transformação de Sertânia. “Eu, Teresa (vice-prefeita eleita), nossos amigos vereadores eleitos e nosso time de apoiadores, começando pela governadora Raquel Lyra, vamos trabalhar duro por Sertânia, e não temos tempo a perder”, afirmou.
Pollyanna também compartilhou que já está totalmente envolvida no processo de transição de governo. “Já começamos as reuniões de transição com a atual gestão de Sertânia, e nossa expectativa é a de um processo republicano e democrático. A campanha acabou, os ânimos se acalmaram, e agora é tempo de unir forças a favor da nossa terra. É um novo tempo para Sertânia, e eu não vou decepcionar vocês”, garantiu.
Encerrando sua mensagem, Pollyanna Abreu pediu paciência e confiança, prometendo dedicação total para entregar o melhor para o município. “Com tranquilidade, paciência e dedicação, nós vamos entregar o nosso melhor para Sertânia. Fiquem com Deus, tenham fé, e sigamos juntos em busca de novos objetivos”, finalizou.
Por André Luis Depois de um longo processo burocrático, finalmente Afogados da Ingazeira vai iniciar a fase de execução da Lei Aldir Blanc, a informação foi passada pelo secretário de Cultura, Esportes e Turismo de Afogados da Ingazeira, Edygar Santos, durante o programa A Tarde é Sua da Rádio Pajeú, nesta segunda-feira (23). “Estamos entrando […]
Depois de um longo processo burocrático, finalmente Afogados da Ingazeira vai iniciar a fase de execução da Lei Aldir Blanc, a informação foi passada pelo secretário de Cultura, Esportes e Turismo de Afogados da Ingazeira, Edygar Santos, durante o programa A Tarde é Sua da Rádio Pajeú, nesta segunda-feira (23).
“Estamos entrando agora na fase de execução depois de muito tempo, de muita organização e planejamento, que foi bastante complicada”, confessou.
Edygar agradeceu o empenho de todos os seguimentos culturais e ao comitê que foi formado para avaliar os projetos que foram abertos através do edital.
“Passamos um período avaliando os projetos e, aprovados, começamos a fazer a programação. Lembrando que a nossa Lei Aldir Blanc vai atender dois espaços culturais, cada um no valor de R$4 mil, vamos ter cento e onze chamadas públicas onde os artistas irão fazer linhas de ações em cada segmento e vai ter também vinte e seis premiações. Estas são recursos para grupos e espaços culturais que estão inscritos no nosso cadastrado”, destacou Edygar.
O secretário informu, que a partir desta quarta-feira (25), serão realizadas lives e vídeos de processo criativo, que serão disponibilizados no canal do YouTube da Prefeitura de Afogados da Ingazeira, que é o órgão que ficou responsável.
“Serão oito dias com mais de trinta lives, entre elas, live-debates e live-shows, onde a maioria dos cadastrados são de artistas e por este motivo escolheram realizar live-shows”, informou.
A Lei Aldir Blanc, trabalha com três Eixos. Os municípios de Pernambuco ficaram com o Eixo 2 e o Eixo 3. Edygar explicou que o primeiro Eixo, que o pagamento do auxílio de R$600, ficou por conta do estado, que enfrenta problemas com a Dataprev para a análise dos cadastrados.
“Os Eixos 2 e 3, que ficaram sob a responsabilidade dos municípios, é justamente com espaços culturais que comprovaram o gasto de R$3 mil a 10 mil, com a despesa diária para manter se manter durante a pandemia. O Eixo três o município tem que realizar o edital de chamada pública ou de premiações e aí fizemos os dois”, explicou Edygar.
Segundo Edygar, a chamada pública é destinada aos artistas de seguimentos como: artes cênicas – que entra dança, circo e teatro; artes plásticas e visuais – que é pintura, escultura, desenho, fotografia e artesanato; audiovisual – que é literatura, música e profissionais ligados a seguimentos da economia criativa; educação e cultura; também cultura e meio ambiente; memória social e patrimonio cultural. Todos precisam ser residentes em Afogados da Ingazeira.
“Estas propostas tinham várias linhas de ação, que é o que o artista vai fazer. Por exemplo, live-debate, live-show. Eles escolheram. Tem também, vídeos, processos criativos, podcast, tem gente que trabalha com mídia social, então escolheram fazer um e-book. Todas estas linhas de ação tinham no edital e cada um pode escolher a sua”, informou, Edygar que acredita que até a sexta-feira, 4 de dezembro, terão conseguido pagar a todos.
Do G1 ES A Polícia Militar do Espírito Santo informou que vai publicar, nesta terça-feira (14), em Diário Oficial do Estado, a instauração dos primeiros Inquéritos Policiais Militares (IPMs) e a demissão de 161 militares envolvidos no aquartelamento que teve início na sexta-feira (3). As publicações são dos primeiros inquéritos instaurados de 703 policiais militares […]
A Polícia Militar do Espírito Santo informou que vai publicar, nesta terça-feira (14), em Diário Oficial do Estado, a instauração dos primeiros Inquéritos Policiais Militares (IPMs) e a demissão de 161 militares envolvidos no aquartelamento que teve início na sexta-feira (3).
As publicações são dos primeiros inquéritos instaurados de 703 policiais militares investigados.
As demissões têm prazo inicial de 30 dias para serem concluídas, segundo o governo.
Serão publicados os inquéritos de dois tenentes-coronéis; um major; e um capitão da reserva remunerada, segundo a Secretaria de Segurança Pública (Sesp).
Além disso, de acordo com a Sesp, serão publicados o “Procedimento Administrativo Disciplinar Rito Ordinário”, para quem tem menos de 10 anos de PM, ou Conselho de Disciplina, para quem tem mais de 10 anos de PM, de 161 policiais militares.
Você precisa fazer login para comentar.