Siga nossas redes sociais:

Presidente da Amupe debate sobre consórcios públicos em live

O presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota, foi o convidado da live do professor titular de Mercado da FACAPE e consultor de Serviços Públicos, Inácio Loyola, na última segunda-feira (24), para debater a importância dos consórcios públicos no cenário atual. O debate mostrou que ainda é […]

O presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota, foi o convidado da live do professor titular de Mercado da FACAPE e consultor de Serviços Públicos, Inácio Loyola, na última segunda-feira (24), para debater a importância dos consórcios públicos no cenário atual.

O debate mostrou que ainda é preciso sensibilizar  mais  os municípios do Nordeste para a cultura dos consórcios públicos, uma realidade mais  efetiva no Sul do país, onde o  desenvolvimento regional já é bastante acentuado, graças também a essa união entre municípios.

No bate-papo, Patriota, que também é diretor vice-presidente do Consórcio dos Municípios Pernambucanos (Comupe) disse ser um incentivador da criação de consórcios e um apaixonado por todas as práticas de cooperação. “A gestão pública é sempre desafiada a mostrar resultados. É preciso pensar o município dentro de uma lógica regional e o consórcio permite ser integrado. As grandes corporações também fazem os seus consórcios, o que mostra que um precisa da ajuda do outro, o consórcio é enxuto e possibilita colaboradores qualificados e um gerenciamento com resultados imitando um pouco a iniciativa privada, os benefícios säo grandiosos”, comentou o gestor.

O presidente da Amupe falou da experiência exitosa que vem tendo o Comupe criado na sua gestão, em 2014, e deliberado por todos os prefeitos com a finalidade de prestar políticas públicas de desenvolvimento dos consorciados em diferentes áreas de interesse. A iniciativa contou com o apoio da Amupe como incubadora e é uma  referência aos demais consórcios já existentes sem a intenção de competir, mas fortalecer os demais repassando experiências e as legislações .

Hoje o Comupe tem vôo próprio e se sustenta com a contribuição dos seus associados, os municípios de: Afogados da Ingazeira, Arcoverde, Bezerros, Buenos Aires, Caruaru, Chã de Alegria, João Alfredo, Lagoa Grande, Moreno, São Bento do Una, Serra Talhada, Feira Nova, Igarassu, Águas Belas, Itaíba  e Inajá. Para se ter uma ideia, ressaltou Patriota, “em uma compra de R$1 milhão, por exemplo, o consórcio consegue uma barganha de 30% a menos o que equivale R$ 300 mil de lucro”.

“O poder de barganha de um consórcio é semelhante a uma cooperativa e o Nordeste tem dificuldade de compreender esse olhar coletivo,  vários exemplos mostram que os municípios têm problemas comuns como saúde, educação, segurança, insumos, principalmente os pequenos, e quando eles entram em consórcio passam a ter um olhar regional”, concluiu o presidente da Amupe e prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota.

A cidade de Serra Talhada, no Sertão do Pajeú, apresenta um dos menores índices de letalidade pela Covid-19 em Pernambuco, com taxa de 1,49%. A taxa é menor do que nas duas maiores cidades do interior do estado, que são Petrolina (1,78%) e Caruaru (4,52%). A taxa de letalidade da Capital do Xaxado também é […]

A cidade de Serra Talhada, no Sertão do Pajeú, apresenta um dos menores índices de letalidade pela Covid-19 em Pernambuco, com taxa de 1,49%.

A taxa é menor do que nas duas maiores cidades do interior do estado, que são Petrolina (1,78%) e Caruaru (4,52%).

A taxa de letalidade da Capital do Xaxado também é inferior aos números apresentados pelos municípios de Gravatá (10,94%), Garanhuns (5,84%), Bezerros (4,61%), Bezerros (4,61%), Arcoverde (3,25), Pesqueira (3,8%), Belo Jardim (2,55) e Salgueiro (2,11%).

Além da baixa taxa de letalidade pelo novo coronavírus, Serra Talhada apresenta alto índice de recuperação e baixa ocupação dos leitos de tratamento.

Segundo o boletim divulgado nesta quarta-feira (26) pela Secretaria de Saúde, já são 2.871 pacientes recuperados, o que corresponde a mais de 91% dos casos confirmados.

O município, que é um dos mais populosos do estado, tem um percentual de 3.49% de pessoas contaminadas, com apenas 8.94% de internações.

A cidade vem apresentando uma queda no número de pacientes sintomáticos respiratórios que procuram as unidades e centros de saúde para atendimento, resultando numa baixa ocupação dos leitos de isolamento da rede pública, com cerca de 20,18%.

Em uma Operação deflagrada ontem, quarta-feira (26), pela Polícia Civil de Pernambuco, com o apoio da Polícia Militar, teve como objetivo o combate  da prática de posse irregular de armas de fogo nas Áreas Integradas de Segurança 21 – AIS 21. Segundo a polícia, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão domiciliar, expedidos pelo […]

Em uma Operação deflagrada ontem, quarta-feira (26), pela Polícia Civil de Pernambuco, com o apoio da Polícia Militar, teve como objetivo o combate  da prática de posse irregular de armas de fogo nas Áreas Integradas de Segurança 21 – AIS 21.

Segundo a polícia, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão domiciliar, expedidos pelo Juízo das Varas Criminais das Comarcas de Flores, Triunfo e São José do Belmonte.

Foram empregados 12 Policiais Civis, entre delegados, agentes e escrivães, e 30 Policiais Militares entre oficiais e praças. A ‘Operação Reação’ é coordenada pela DINTER II e supervisionada diretamente pela Chefia da Polícia no âmbito da PCPE.

Sávio Torres lança amanhã pré-candidatura à reeleição em Tuparetama

O prefeito de Tuparetama, Sávio Torres, lança a pré-candidatura à reeleição na próxima sexta-feira (28). Em contato com o Blog de Marcello Patriota, Sávio informou que o lançamento ocorrerá de forma virtual. “Vai ser um momento de muita emoção”, escreveu o político, que terá como companheiro de chapa o vereador Diógenes Patriota. Durante o evento, […]

O prefeito de Tuparetama, Sávio Torres, lança a pré-candidatura à reeleição na próxima sexta-feira (28).

Em contato com o Blog de Marcello Patriota, Sávio informou que o lançamento ocorrerá de forma virtual.

“Vai ser um momento de muita emoção”, escreveu o político, que terá como companheiro de chapa o vereador Diógenes Patriota.

Durante o evento, também serão apresentados os pré-candidatos da base governista ao cargo de vereador.

Tudo bem com Carlos Evandro após primeiro procedimento no Recife

https://www.instagram.com/p/CEXWxn7JssD/?igshid=sbb490l63vyv O ex-prefeito de Serra Talhada Carlos Evandro, do Avante, passou sem interferências pelo primeiro procedimento que consiste em uma angioplastia com aplicação de stent. “Muito obrigado a todos. Acabei de sair do primeiro procedimento”. Carlos disse seguir internado para aguardar resultados de mais exames e definir os próximos passos do seu tratamento. Mas logo […]

https://www.instagram.com/p/CEXWxn7JssD/?igshid=sbb490l63vyv

O ex-prefeito de Serra Talhada Carlos Evandro, do Avante, passou sem interferências pelo primeiro procedimento que consiste em uma angioplastia com aplicação de stent.

“Muito obrigado a todos. Acabei de sair do primeiro procedimento”.

Carlos disse seguir internado para aguardar resultados de mais exames e definir os próximos passos do seu tratamento. Mas logo deverá estar com familiares em Serra Talhada.

“Se Deus quiser daqui pra domingo estou chegando em casa”, afirmou.

Ao contrário do que se especula, não é a condição clínica, e sim a jurídica que travam a candidatura de Carlos à prefeitura. Carlos teve rejeitado o pedido contra sua inelegibilidade no STJ e ainda apareceu com seu nome na lista do TCE entregue ao TRE.

Chef sertanejo conta como saiu do Pajeú para virar cidadão do mundo

O sertanejo de Afogados da Ingazeira, Chef Alexandre Silva contou sua história desde o dia em que saiu de sua terra até chegar a restaurantes entre os melhores na Europa. Foi na Quarta com Live que você acompanha clicando aqui. Alexandre já passou por Portugal, onde cozinhou para chefes de estado como Sarney, Lula, Itamar […]

O sertanejo de Afogados da Ingazeira, Chef Alexandre Silva contou sua história desde o dia em que saiu de sua terra até chegar a restaurantes entre os melhores na Europa. Foi na Quarta com Live que você acompanha clicando aqui.

Alexandre já passou por Portugal, onde cozinhou para chefes de estado como Sarney, Lula, Itamar Franco, FHC e outros, além de ter sido o primeiro brasileiro a ser chef do restaurante do famoso hotel cinco estrelas Tivoli Lisboa.

Voltou ao Brasil, passou uma temporada no Sertão e ficou um bom tempo em Palmas. Ainda concorre a um prêmio tido como o Oscar da gastronomia.

Hoje mora e trabalha em Luxemburgo, a 20 minutos da Alemanha. País que vive um ducado, está entre os mais ricos do mundo. O salário mínimo é equivalente a, pasmem, R$ 12 mil.

Alexandre não para de sonhar. Com curso superior vai fazer nova especialização agora na França, o epicentro da gastronomia mundial.

O sertanejo filho de Zil da Toca da Codorna, QG do passado da Rádio Pajeú, e de Dona Edite dos Salgados, hoje aposentada, no São Francisco, ganhou o mundo. Bela história que vale a pena assistir!

Afogados tem mais 17 casos de Covid e chega a 431

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira informa que nesta quarta (26) foram detectados mais 17 casos para covid-19 no município. Desses, 12 casos são contatos de casos positivos. Os casos novos são nove pacientes do sexo masculino (2, 6, 7, 9, 13, 23, 32, 40 e 50 anos) e 08 pacientes do sexo feminino (2, […]

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira informa que nesta quarta (26) foram detectados mais 17 casos para covid-19 no município. Desses, 12 casos são contatos de casos positivos.

Os casos novos são nove pacientes do sexo masculino (2, 6, 7, 9, 13, 23, 32, 40 e 50 anos) e 08 pacientes do sexo feminino (2, 7, 8, 35, 39, 43, 57 e 66 anos). Entre os homens, quatro estudantes, um menor, um agricultor, um mecânico, um professor e um vigilante. Já entre as mulheres, são duas menores, uma aposentada, uma do lar, uma estudante, uma autônoma, uma profissional da saúde e uma agricultora.

Os novos casos em investigação são 13 mulheres com idades entre 17 e 62 anos e 14 homens com idades entre 05 e 55 anos. Tivemos também 17 casos descartados após os pacientes apresentarem resultados negativos para covid-19.

Hoje, 26 pacientes apresentaram cura após avaliação clínica e epidemiológica. Já são 344 (79,8%) recuperados para covid-19 em nosso município. Atualmente, 79 casos estão ativos em Afogados. Hoje, o município atingiu a marca de 2.761 pessoas testadas para a covid-19.

O deputado federal Fernando Monteiro (PP-PE) conversou, nesta quarta-feira (26), com os apresentadores Francys Maya e Giovanni Sá, da Rádio Vilabela FM, baseada no município sertanejo. Questionado sobre o andamento das obras de 902 unidades habitacionais do programa Minha Casa Minha Vida, no bairro Vanete Almeida, Fernando Monteiro avisou que acredita na retomada dos trabalhos […]

O deputado federal Fernando Monteiro (PP-PE) conversou, nesta quarta-feira (26), com os apresentadores Francys Maya e Giovanni Sá, da Rádio Vilabela FM, baseada no município sertanejo.

Questionado sobre o andamento das obras de 902 unidades habitacionais do programa Minha Casa Minha Vida, no bairro Vanete Almeida, Fernando Monteiro avisou que acredita na retomada dos trabalhos em cerca de 90 dias.

O deputado lembrou que tratou do assunto em uma reunião realizada recentemente com o prefeito Luciano Duque e representantes do Banco do Brasil.

“Um trabalho conjunto está em pleno andamento. A Compesa já está licitando o início das obras para o abastecimento das unidades habitacionais. O Banco do Brasil também está empenhado em conversas finais com duas construtoras interessadas em retomar os trabalhos. Teremos em breve o anúncio desta retomada. Este é um compromisso que assumi junto com o prefeito Luciano Duque”, atestou Fernando Monteiro. O deputado também adiantou que destinou emenda no valor de R$ 800 mil, ainda em tramitação, para a reestruturação da principal via de acesso à cidade.

Em 2020, Fernando Monteiro participou de outras ações para a “Capital do Xaxado”. Entre as já executadas estão os recursos voltados para o enfrentamento à Covid-19, no total de R$ 3,8 milhões, além de outros R$ 200 mil para a reestruturação e modernização da Unidade Acadêmica da Universidade Federal de Pernambuco (UAST-UFRPE) na cidade. Também está em andamento o montante de R$ 500 mil para a aquisição de uma nova retroescavadeira para o município, segundo nota.

Sertânia: Professor Ivan é absolvido após acusação do MP

O Juiz de Direito da Comarca de Sertânia absolveu o ex-prefeito do Município de Sertânia de Sertânia e atual vereador, José Ivan de Lima, o Professor Ivan, do PDT, da acusação que lhe fez o Ministério Público de Pernambuco. O MP o acusou de cometer ato de improbidade administrativa durante sua gestão como Presidente da […]

O Juiz de Direito da Comarca de Sertânia absolveu o ex-prefeito do Município de Sertânia de Sertânia e atual vereador, José Ivan de Lima, o Professor Ivan, do PDT, da acusação que lhe fez o Ministério Público de Pernambuco.

O MP o acusou de cometer ato de improbidade administrativa durante sua gestão como Presidente da Câmara Municipal de Sertânia, no exercício financeiro de 2014, por ultrapassar o gasto com a folha de pagamento atingiu 70,90%, ultrapassando em 0,90% o limite estabelecido no art. 29-A, § 1º, da CF.

Após audiência de instrução, entendeu o magistrado que o ex-prefeito não praticou os atos de improbidade que lhes foram acusados pelo Ministério Público, nos autos do processo nº 446-77.2017.8.17.3390 e julgou improcedente a ação. Atuou na defesa do ex-prefeito José Ivan, o advogado Edilson Xavier, de Arcoverde.

Bomba: Sebastião Oliveira pode ser nome da oposição em Serra Talhada

Em Serra Talhada haverá uma mudança radical: Segundo o Blog do Magno, o ex-prefeito Carlos Evandro foi submetido a uma cirurgia hoje no coração e ficará impedido de sair candidato pelo bloco de oposição. Tende a ser substituído pelo deputado federal Sebastião Oliveira (PL). A definição se dará na próxima sexta-feira em reunião dos presidentes […]

Em Serra Talhada haverá uma mudança radical:

Segundo o Blog do Magno, o ex-prefeito Carlos Evandro foi submetido a uma cirurgia hoje no coração e ficará impedido de sair candidato pelo bloco de oposição. Tende a ser substituído pelo deputado federal Sebastião Oliveira (PL).

A definição se dará na próxima sexta-feira em reunião dos presidentes municipais do Cidadania, Avante, PDT, PSB, DEM e PSL e PL, para avaliar o cenário pós inviabilizada a pré-candidatura de Evandro.

O encontro terá a participação de Sebastião Oliveira, que já recebeu sinalização de que o seu nome é que o mais soma dentro desse arco partidário para enfrentar a candidata do grupo do prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque (PT).

Na última segunda-feira (24/08) foi realizada a assinatura do contrato de parceria da Fundação Fênix de Educação e Cultura, detentora das emissoras Gazeta FM 95,3 de São José do Egito e Vilabela FM 94,3, de Serra Talhada com a Faculdade Vale do Pajeú. A assinatura foi realizada entre o reitor da FVP, doutor Cleonildo Lopes […]

Na última segunda-feira (24/08) foi realizada a assinatura do contrato de parceria da Fundação Fênix de Educação e Cultura, detentora das emissoras Gazeta FM 95,3 de São José do Egito e Vilabela FM 94,3, de Serra Talhada com a Faculdade Vale do Pajeú.

A assinatura foi realizada entre o reitor da FVP, doutor Cleonildo Lopes e os representantes legais da Fundação Fênix de Educação e Cultura – Gilberto Rodrigues e João Carlos Rocha.

Durante a assinatura, o reitor da FVP destacou a contribuição da Fundação Fênix de Educação e Cultura, primordial na garantia da disseminação da educação e da cultura na região do Sertão do Alto Pajeú.

Responsável pela programação da Rádio GAZETA FM 95,3 – Gilberto Rodrigues destacou que essa parceria representa um dos objetivos da Fundação Fênix em oferecer o bom debate da educação e cultura em nossa cidade e região.

A Rádio GAZETAFM 95,3 e a Faculdade Vale do Pajeú mantêm um programa semanal Educação em Debate, às 11:30 horas todas às terças-feiras sempre com a apresentação ao vivo pelo corpo docente da FVP.

Ainda de acordo com o reitor da FVP – doutor Cleonildo Lopes , todos os esforços serão feitos para que a FVP e a Rádio GAZETA FM 95,3 continuem destacam a educação em São José do Egito e região. “Meu mundo é acadêmico, mas temos esse compromisso com  a população da região. É um processo complexo, que envolve muito trabalho e empenho
das pessoas envolvidas, chegaremos ao objetivo final, oferecendo uma educação de qualidade a todos”.

Por meio da assinatura do Termo de Parceria, segundo o Diretor de Programação – Gilberto Rodrigues. “Se todos se comprometerem será possível realizar esse projeto de maneira eficaz em prol do desenvolvimento de nossa cidade e região”, afirmou.

Romonilson Mariano lança pré-candidatura nas redes sociais

O prefeito de São José do Belmonte, Romonilson Mariano, postou um comunicado de pré-candidatura à reeleição para prefeito do município. Segundo sua mensagem. o foco principal agora é “transformar Belmonte em uma região mais produtiva, utilizando o apoio do poder público para incentivar o cooperativismo, gerando desenvolvimento agrícola da região que tem um excelente lençol […]

O prefeito de São José do Belmonte, Romonilson Mariano, postou um comunicado de pré-candidatura à reeleição para prefeito do município.

Segundo sua mensagem. o foco principal agora é “transformar Belmonte em uma região mais produtiva, utilizando o apoio do poder público para incentivar o cooperativismo, gerando desenvolvimento agrícola da região que tem um excelente lençol freático”.

Aliados dizem que sua rede de apoio aumentou.  Marcelo Pereira, o ex-prefeito do município e Vital Machado, que disputou com ele o pleito de 2016 estão ao seu lado.

“Conservamos uma Câmara de Vereadores bem equilibrada e defendendo tudo que foi de interesse do povo, então vamos manter o princípio de que time que está ganhando não se mexe”, disse o prefeito.

Mariano foi eleito pelo PHS, tendo alcançado na última eleição mais de 60% dos votos válidos. Ligado a João Campos, filiou-se ao PSB com o apoio do Governo do Estado. Segundo nota,  a avaliação do Prefeito é uma das melhores do sertão com 80% de aprovação.

“Implantamos a experiência da gestão privada na gestão pública e isso vem dando certo. Controle de gastos e cuidar de gente é nossa prioridade. Temos grandes obras para apresentar, mas nossa principal obra tem sido a dedicação aos cuidados com a saúde e acredito que as pessoas estão satisfeitas”.

“Prometi a mim mesmo que não iria para a reeleição se minha avaliação estivesse abaixo de 70%. Sentindo a aprovação do meu povo me coloco mais uma vez a disposição para servir à nossa gente por mais quatro anos movido por um desejo forte de gerar renda para esse povo e transformar nosso município em uma região mais produtiva”, destacou Romonilson.

Vida de Chef, hoje na Quarta com Live

O chef sertanejo Alexandre Silva, com experiência internacional, hoje em Luxemburgo, com passagens por Portugal e várias regiões do Brasil é o convidado da Quarta com Live, hoje , as 19h, no Instagram do blog.  Alexandre já cozinhou para chefes de estado e graças à sua qualidade, girou pelo país e pelo mundo com sua […]

O chef sertanejo Alexandre Silva, com experiência internacional, hoje em Luxemburgo, com passagens por Portugal e várias regiões do Brasil é o convidado da Quarta com Live, hoje , as 19h, no Instagram do blog. 

Alexandre já cozinhou para chefes de estado e graças à sua qualidade, girou pelo país e pelo mundo com sua culinária.

Como um sertanejo chegou tão longe através de seus pratos? Os lugares por onde andou e as histórias que viveu. Imperdível, hoje, na conexão internacional da Quarta com Live!

Itapetim confirma quatro novos casos de Covid

Nas ultimas 24 horas, a Secretaria de Saúde de Itapetim confirmou quatro casos positivos para a COVID-19. Do total, três foram através do teste rápido e um pelo RT PCR através da rede de laboratórios particulares. “Todos permanecem com quadro de saúde estável e em isolamento domiciliar. Houve o registro de duas curas clínicas”, diz […]

Nas ultimas 24 horas, a Secretaria de Saúde de Itapetim confirmou quatro casos positivos para a COVID-19.

Do total, três foram através do teste rápido e um pelo RT PCR através da rede de laboratórios particulares.

“Todos permanecem com quadro de saúde estável e em isolamento domiciliar. Houve o registro de duas curas clínicas”, diz a nota.

A cidade chega a 108  casos confirmados, com 23 em tratamento, 41 curados e quatro óbitos. Nos últimos dez dias, são 33 registros.

O Presidente da Câmara Municipal de Santa Terezinha, Estado de Pernambuco, com base no Art. 30, inciso II da Lei Orgânica Municipal, Adalberto Gonçalves de Brito Júnior, o Doutor Júnior, convocou duas Sessões Extraordinárias. Elas serão realizadas dias 27 de agosto de 2020, próxima quinta-feira, às 09 horas da manhã (1º Turno); e dia 31 […]

O Presidente da Câmara Municipal de Santa Terezinha, Estado de Pernambuco, com base no Art. 30, inciso II da Lei Orgânica Municipal, Adalberto Gonçalves de Brito Júnior, o Doutor Júnior, convocou duas Sessões Extraordinárias.

Elas serão realizadas dias 27 de agosto de 2020, próxima quinta-feira, às 09 horas da manhã (1º Turno); e dia 31 de agosto de 2020 (próxima segunda-feira), às 9:00 horas da manhã (2º Turno).

As convocações vão analisar o ART. 103-A, na Lei Orgânica do município, para tornar obrigatória a execução da programação orçamentária.

A emenda é assinada pelos vereadores Adalberto Gonçalves de Brito Júnior , Manoel Gonçalves da Silva, Elisângela Maria de Lira Feitosa, Arnodo Lustosa da silva, Francisco Valério Ferreira da Silva, André Ferreira de Oliveira, Júnior Pereira da Silva, José Martins Neto e José Ailton de Souza.

Márcia Conrado faz última live debatendo propostas para Serra Talhada

A pré-candidata a prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado (PT), realiza nesta quarta-feira (26) a última live da Plataforma Serra Talhada Conectada com o Futuro, que lançou para dialogar com eleitores. A live começará às 20h,  no Instagram e Youtube da pré-candidata, com a presença do prefeito Luciano Duque e do vice-prefeito Márcio Oliveira. Na […]

A pré-candidata a prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado (PT), realiza nesta quarta-feira (26) a última live da Plataforma Serra Talhada Conectada com o Futuro, que lançou para dialogar com eleitores.

A live começará às 20h,  no Instagram e Youtube da pré-candidata, com a presença do prefeito Luciano Duque e do vice-prefeito Márcio Oliveira.

Na ocasião, será apresentado um balanço das propostas enviadas pela população para a construção do Plano de Governo dos pré-candidatos Márcia Conrado e Márcio Oliveira, através da Plataforma Serra Talhada Conectada com o Futuro.

Os canais estão disponíveis na net e redes sociais. O  Instagram @marciaconradolorena e YouTube Márcia Conrado.  A plataforma: http://www.serratalhadaconectadacomofuturo.com/ .

Pedra entrega novo Centro de Testagem para Covid-19

A população da Pedra, Agreste de Pernambuco, ganhou um reforço na luta e monitoramento do novo coronavírus no município. A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, inaugurou o novo Centro de Testagem para Covid-19. Para o prefeito Osório Filho, um espaço que chega para ampliar o combate ao vírus. “Será mais um espaço de […]

A população da Pedra, Agreste de Pernambuco, ganhou um reforço na luta e monitoramento do novo coronavírus no município. A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, inaugurou o novo Centro de Testagem para Covid-19. Para o prefeito Osório Filho, um espaço que chega para ampliar o combate ao vírus.

“Será mais um espaço de atendimento à população na luta contra o coronavírus e que, graças a Deus, chega para ajudar a administração municipal no planejamento e controle da doença em todo o município. Estamos fazendo a nossa parte, cabe aos moradores continuarem seguindo os protocolos de segurança para que possamos superar essa pandemia com menos perdas possíveis”, afirmou.

Segundo a Secretaria de Saúde da Pedra, a unidade também vai atuar como ponto de referência da Atenção Primária à Saúde atendendo aquelas pessoas com sintomas leves e evitando que elas procurem os serviços de urgências ou o hospital. O espaço contará com uma equipe capacitada de médicos, enfermeiros e técnicos para atender a população.

O Centro de Testagem da Covid-19 da Pedra funcionará de segunda à sexta-feira, nos dois horários, manhã e tarde. Qualquer pessoa que sentir os principais sintomas do novo coronavírus podem ligar e agendar o teste pelo telefone (87) 9.9133-5131.

Sintomas – A Secretaria de Saúde informa que os sintomas da COVID-19 podem variar de um resfriado, a uma Síndrome Gripal-SG (presença de um quadro respiratório agudo, caracterizado por, pelo menos dois dos seguintes sintomas: sensação febril ou febre associada a dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza) até uma pneumonia severa.

Prefeitura de Salgueiro vai iluminar rodovias federais que cruzam cidade

Nessa terça-feira, 25, a Prefeitura de Salgueiro informou que apresentou e protocolou junto ao DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) o projeto de iluminação das BRs 116 e 232 no perímetro urbano. De acordo a administração municipal, o plano foi recebido pelo Superintendente Regional do DNIT, engenheiro Cacildo de Medeiros Brito Cavalcante. A ideia […]

Nessa terça-feira, 25, a Prefeitura de Salgueiro informou que apresentou e protocolou junto ao DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) o projeto de iluminação das BRs 116 e 232 no perímetro urbano.

De acordo a administração municipal, o plano foi recebido pelo Superintendente Regional do DNIT, engenheiro Cacildo de Medeiros Brito Cavalcante. A ideia é clarear 8 km das rodovias com 223 postes, todos em LED.

O primeiro trecho vai do Residencial Santo Antônio até a subestação da Celpe (br-116) e o outro do EREMSAL até a entrada do bairro Cohab (BR-232). O governo municipal pretende investir R$ 2 milhões no serviço, que será financiado com recursos próprios do município.

Ex-estudante do IFPE paga apoio que teve consertando tablets para alunos

Olha que história bacana: Jacson Jonantan Ramos da Silva, é egresso do Técnico de Eletroeletrônica do IFPE Afogados da Ingazeira e, ainda durante o curso, em 2015, abriu a sua empresa de assistência técnica a aparelhos de celular, a @jcinfocell. ⁣ Em retribuição ao incentivo que sempre recebeu do curso e de seus professores, ele […]

Olha que história bacana: Jacson Jonantan Ramos da Silva, é egresso do Técnico de Eletroeletrônica do IFPE Afogados da Ingazeira e, ainda durante o curso, em 2015, abriu a sua empresa de assistência técnica a aparelhos de celular, a @jcinfocell.

Em retribuição ao incentivo que sempre recebeu do curso e de seus professores, ele consertou gratuitamente alguns dos tablets do Campus que serão emprestados a estudantes para uso nas aulas remotas.

Jacson conta que a motivação para buscar o curso surgiu da observação dos técnicos que vinham de fora atuar na fábrica onde trabalhava e também dos estagiários do IF que passaram por lá.

Ele conta que mesmo com a crise trazida pela pandemia, o ramo em que atua continua firme e ele já chegou até a oferecer oportunidade de estágio para estudantes do IFPE.

Prefeitura inicia hoje pagamento dos servidores municipais

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira inicia o pagamento do funcionalismo público municipal nesta quarta-feira, mais uma vez dentro do mês vigente, sem atrasos. Com o pagamento, serão injetados R$ 2,3 milhões  na economia do município, segundo nota. Nesta quarta, 26 de agosto, recebem servidores das secretarias de administração, agricultura, assistência social, controle interno, cultura […]

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira inicia o pagamento do funcionalismo público municipal nesta quarta-feira, mais uma vez dentro do mês vigente, sem atrasos. Com o pagamento, serão injetados R$ 2,3 milhões  na economia do município, segundo nota.

Nesta quarta, 26 de agosto, recebem servidores das secretarias de administração, agricultura, assistência social, controle interno, cultura e esportes, finanças, infraestrutura, transportes, procuradoria, ouvidoria, coordenadoria da mulher e gabinete.

Na quinta, 27 de agosto, servidores da secretaria de educação, aposentados e pensionistas que recebam um salário mínimo e que tenham a primeira letra do nome entre A e L. Neste caso, o salário deverá estar disponível no banco a partir das 13h. Na sexta, 28 de agosto, servidores da secretaria de saúde, aposentados e pensionistas que recebam um salário mínimo e que tenham a primeira letra do nome entre M e Z.  Neste caso, o salário deverá estar disponível no banco a partir das 13h.

O calendário segue segunda, 31 de agosto, para aposentados e pensionistas que recebem até R$ 1.500. O salário deverá estar disponível no banco a partir de 8h. Terça, 1 de setembro, aposentados e pensionistas com salários entre R$ 1.501 e R$ 3 mil. O salário deverá estar disponível no banco a partir das 8h. Finalmente na quarta, dia 2, aposentados e pensionistas que recebem acima de R$ 3 mil. O salário deverá estar disponível a partir das 8h.

“Medidas mais rígidas que poderão vir a ser necessárias para esses municípios”, diz André Longo A terceira Macrorregião de Saúde, que tem como cidades-sede Arcoverde, Serra Talhada e Afogados da Ingazeira, no Sertão de Pernambuco, está de volta ao radar do Comitê de Enfrentamento à Covid-19. Ela apresentou uma tendência de aumento de casos de […]

“Medidas mais rígidas que poderão vir a ser necessárias para esses municípios”, diz André Longo

A terceira Macrorregião de Saúde, que tem como cidades-sede Arcoverde, Serra Talhada e Afogados da Ingazeira, no Sertão de Pernambuco, está de volta ao radar do Comitê de Enfrentamento à Covid-19.

Ela apresentou uma tendência de aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), segundo informou o secretário Estadual de Saúde, André Longo, em coletiva de imprensa transmitida pela internet.

“Houve um crescimento de 19% na última semana (em comparação com a anterior). Por isso, observamos essa região com maior detalhe para avaliar medidas (restritivas) mais rígidas que poderão vir a ser necessárias para esses municípios”, avisou André Longo.

Por outro lado, uma análise global do Estado, considerando a média de todas as regiões, mostra que houve uma queda de 1,9% em relação à semana anterior dos casos de SRAG.

Entre os óbitos, a redução pela mesma condição foi na ordem de 24,9%, em relação à semana epidemiológica de número 33 e, no acumulado de duas semanas (na comparação com a 32), a queda foi de 42,2%. Sobre os óbitos por síndrome respiratória confirmados para a covid-19, a queda, da semana 33 para a 34, foi de 23%, de acordo com André Longo.

Nesta terça-feira, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) registrou 601 novos casos da covid-19. Entre eles, 55 (9%) são pacientes que evoluíram para a forma grave da doença e outros 546 (91%) são pessoas que apresentaram sintomas leves da infecção. Com isso, Pernambuco totaliza 119.958 casos já confirmados do novo coronavírus, sendo 25.242 graves e 94.716 leves.

Luciano Torres e Flávio Marques confirmam convenções em Ingazeira e Tabira

De 31 de agosto a 16 de setembro as convenções partidárias serão realizadas visando as eleições municipais de 2020. As agremiações poderão utilizar formato virtual para a escolha de candidatos e a formação de coligações majoritárias. Em Ingazeira, o PSB vai para a sucessão do prefeito Lino Morais com a chapa Luciano Torres Prefeito e […]

De 31 de agosto a 16 de setembro as convenções partidárias serão realizadas visando as eleições municipais de 2020.

As agremiações poderão utilizar formato virtual para a escolha de candidatos e a formação de coligações majoritárias.

Em Ingazeira, o PSB vai para a sucessão do prefeito Lino Morais com a chapa Luciano Torres Prefeito e Djalma do Minador vice. A convenção foi definida para o dia 5 de setembro, pela Comissão provisória do Partido Socialista.

O início será às 09h30 e término às 11h30, de maneira virtual através da plataforma Google Meet.

Em Tabira a chapa governista liderada pelo PT, que apresenta Flávio Marques como candidato e ainda sem vice oficializado, fará a sua convenção no dia 13 de setembro. O anúncio foi feito pelo Deputado Federal Carlos Veras em entrevista à Anchieta Santos na Rádio Cidade FM.

View this post on Instagram   Na cidade Paraibana de Água Branca, o que não falta é candidato desrespeitando decretos municipal e estadual de combate a Covid-19. A notícia é de Anchieta Santos para o blog. Depois do Prefeito Tom Firmino levantar idoso em leito de hospital para fazer selfie com o número de seu […]

 

Na cidade Paraibana de Água Branca, o que não falta é candidato desrespeitando decretos municipal e estadual de combate a Covid-19. A notícia é de Anchieta Santos para o blog.

Depois do Prefeito Tom Firmino levantar idoso em leito de hospital para fazer selfie com o número de seu partido, e promover aglomeração na Praça Pública com simpatizantes entre eles idosos e crianças, agora foi a vez da oposição.

Aliados do candidato a prefeito Júlio Cesar, promoveram uma carreata no Povoado de Bom Jesus. Carros, motos e aglomerações tinha. Máscara era proibido no evento.

Fica a Pergunta: não estaria na hora do Ministério Público agir em Água Branca, contra o mal exemplo dos políticos da cidade?

Serra registra mais 47 novos casos e dois óbitos por Covid

A Secretaria de Saúde de Serra Talhada informa que foram registrados 47 novos casos positivos de Covid-19 nas últimas 24h, totalizando 3.131 casos confirmados. São 17 pacientes do sexo masculino e 30 do sexo feminino, com idades entre 06 meses e 97 anos. Foram confirmados mais dois óbitos pela doença. A primeira paciente tinha 83 […]

A Secretaria de Saúde de Serra Talhada informa que foram registrados 47 novos casos positivos de Covid-19 nas últimas 24h, totalizando 3.131 casos confirmados. São 17 pacientes do sexo masculino e 30 do sexo feminino, com idades entre 06 meses e 97 anos.

Foram confirmados mais dois óbitos pela doença. A primeira paciente tinha 83 anos, era hipertensa, estava internada no Hospam e faleceu no último dia 21 de agosto, sendo o resultado positivo do Swab divulgado hoje; o segundo paciente tinha 84 anos, já era caso positivo de Covid-19 e estava internado no Hospital Eduardo Campos, onde faleceu nesta segunda-feira (24).

O número de casos suspeitos caiu para 71 e o de casos descartados subiu para 13.412. Quanto à evolução dos casos confirmados, são 2.837 pacientes recuperados, 229 em tratamento domiciliar, 17 em leitos de internamento e 48 óbitos. Em relação aos profissionais de saúde são 111 recuperados e 02 em tratamento.

Internamentos – O município tem 22 pacientes internados (casos suspeitos e confirmados), sendo 06 no Hospam, 15 no Hospital Eduardo Campos e 01 nos Leitos de Retaguarda Municipais do Hospital São José.

O boletim diário, portanto, fica com 3.131 casos confirmados, 71 casos suspeitos, 2.837 recuperados, 13.412 descartados e 48 óbitos.

O Prefeito de Afogados da Ingazeira, Jose Patriota (PSB) defendeu o rigor nas medidas de controle à Covid-19 falando ao programa Manhã Total, da Rádio Pajeú e, mesmo que respeitosamente, discordou da defesa do promotor Lúcio Luiz de Almeida Neto, que disse que algumas medidas estavam em novas etapas de flexibização. Ele avaliou toda a […]

O Prefeito de Afogados da Ingazeira, Jose Patriota (PSB) defendeu o rigor nas medidas de controle à Covid-19 falando ao programa Manhã Total, da Rádio Pajeú e, mesmo que respeitosamente, discordou da defesa do promotor Lúcio Luiz de Almeida Neto, que disse que algumas medidas estavam em novas etapas de flexibização.

Ele avaliou toda a polêmica envolvendo a aglomeração com o representante do MP Lúcio Almeida na live da Chácara Vitóriah. “A live foi criada exatamente para não fazer show, para que as pessoas possam estar em casa participando com aqueles artistas. Houve uma distorção do formato já tão publicado e divulgado. Também há uma autocrítica. Todos envolvidos reconhecem inclusive a promotora do evento. Que sirva de exemplo e lições para todos.”

Patriota disse ainda que um erro não justifica outro. “O que não deve é porque fulano fez uma coisa errada eu também querer fazer. Mesmo que alguns protocolos tenham sido tomados no evento, alguns exageros aconteceram fora do protocolos. E quando tema autoridades, isso tem uma repercussão muito maior. Não há um protocolo só para o cidadão comum. Para as autoridades esse protocolo é dobrado”.

Ele disse que para a Secretaria de Saúde do Estado não há motivos para relaxar. “Ontem falei com o Secretário André Longo, que faz avaliação constante. O Pajeú continua em alerta. Temos dez leitos no HREC, nove estão ocupados, cinco com pessoas de Afogados”.

São onze etapas a serem cumpridas. Estamos na sexta ainda”. Ele disse estar surpreendido positivamente com o comércio.

Ele reclamou do uso político eleitoreiro da crise. Disse que são “desavisados e oportunistas”. Disse ainda torcer para que todos tenham renda e trabalha, mas com racionalidade.

Mas deixou claro: é proibida a realização de shows, apresentações e similares que possam promover aglomeração de pessoas.  Também que o horário de funcionamento de abres vai até as 20h. “E a lei é pra todos. Não tem conversa. Cabe a nós como fiscais da lei ajudar a população e dar o bom exemplo naturalmente”. Disse ainda saber do sofrimento dos que não puderam trabalhar e que nada impeça que o Estado possa promover uma intervenção caso não haja redução.

Reconheceu o papel de Lúcio Almeida no município, mas ponderou sore a interpretação do promotor sobre mais flexibilização.  “Dr Lúcio é uma pessoa dedicada, que tem se doado ao cumprimento da lei. Ele é o fiscal da Lei. ele que me fiscaliza. É um homem totalmente comprometido. Às vezes é uma questão de interpretação no meio do barburinho. O ouvinte não pode ficar com dúvida. Não pode criar dupla ou tripla aglomeração. O protocolo é claro . É o decreto que tá valendo”.

Disse ainda que se todo promotor fosse como ele, as coisas seriam melhores. “De cada dez coisas a pessoa pode errar uma. Ele é muito atuante. Até brinco o chamando de senador”. Fechou dizendo considerar diante das  medidas tomadas uma página virada.

Mais um óbito por Covid em Afogados

O prefeito José Patriota confirmou na entrevista à Rádio Pajeú mais um óbito no município. “Hoje tivemos um óbito”, confirmou. “Ontem foram 27 casos. Hoje tem mais casos para ser divulgados. Começam a aparecer jovens com sintomas e da meia idade. Eu não sei quem é de risco”. “Não estávamos em lockdow mas não pudemos […]

O prefeito José Patriota confirmou na entrevista à Rádio Pajeú mais um óbito no município. “Hoje tivemos um óbito”, confirmou.

“Ontem foram 27 casos. Hoje tem mais casos para ser divulgados. Começam a aparecer jovens com sintomas e da meia idade. Eu não sei quem é de risco”.

“Não estávamos em lockdow mas não pudemos afrouxar”, concluiu. O boletim oficial será divulgado daqui a pouco. Até agora são 391 casos. É possível que a cidade se aproxime ou passe dos 400, chegando a nove óbitos.

Ingazeira: PSB confirma convenção virtual para 5 de setembro

PSB – COMISSÃO EXECUTIVA MUNICIPAL – INGAZEIRA/PE                                         EDITAL DE CONVOCAÇÃO CONVENÇÃO MUNICIPAL O Presidente da COMISSÃO EXECUTIVA MUNICIPAL DO PARTIDO SOCIALISTA BRASILEIRO – PSB do município de Ingazeira – PE, no uso das atribuições que lhes conferem o Estatuto Partidário culminados com e o art. 5.º da Resolução  002/2020 da Comissão Executiva Estadual do […]

PSB – COMISSÃO EXECUTIVA MUNICIPAL – INGAZEIRA/PE

                                        EDITAL DE CONVOCAÇÃO

CONVENÇÃO MUNICIPAL

O Presidente da COMISSÃO EXECUTIVA MUNICIPAL DO PARTIDO SOCIALISTA BRASILEIRO – PSB do município de Ingazeira – PE, no uso das atribuições que lhes conferem o Estatuto Partidário culminados com e o art. 5.º da Resolução  002/2020 da Comissão Executiva Estadual do PSB/PE em consonância com a Resolução 23.623/2020 do TSE, convoca os senhores convencionais com poder de voto, devidamente habilitados para a convenção municipal do PSB da Comissão Executiva local, em dia com as suas obrigações partidárias, a ser realizada no dia 05 de setembro de 2020, com início às 09:30h e término às 11:30h, de maneira virtual através da plataforma Google Meet – por meio de link que será disponibilizado aos filiados com duas horas antes do início da convenção – em razão da proibição de aglomeração superior a 10 pessoas constante no art. 14 do Decreto Estadual de nº 49.055/2020 de 31 de maio de 2020, com o objetivo de deliberar sobre as estratégias eleitoral a serem adotadas nas eleições municipais de 2020, conforme a seguinte pauta:

ORDEM DO DIA

1 – Escolha dos candidatos do partido aos cargos de Prefeito e Vice-Prefeito nas eleições majoritárias previstas para o dia 15 de novembro de 2020;

2 – Escolha dos candidatos do partido ao cargo de Vereador nas eleições proporcionais previstas para o dia o dia 15 de novembro de 2020;

3 – Deliberar e definir sobre a formação de Coligações Majoritárias, bem como à respectiva denominação;

4- Escolha dos números e nome para urna dos Candidatos a Vereador;

5 – Escolha do Representante e dos Delegados da Coligação;

6 – Análise e aprovação das Proposta de Governo que serão defendidas pelo candidato a Prefeito;

7 – Outras matérias de interesse partidário ou relativas às Eleições Municipais de 2020;

Ingazeira/PE, 25 de agosto de 2020.

Luciano Torres Martins

Presidente

PSB/Ingazeira-PE

Fim de sonho: Ponte elimina o bravo Afogados FC na Copa do Brasil

Acabou a odisseia do Afogados Futebol Clube na Copa do Brasil. A Ponte Preta garantiu presença na quarta fase da Copa do Brasil, ao derrotar a Coruja dessa vez por 2 a 0, no Vianão, em Afogados da Ingazeira (PE), com gols de Zé Roberto e Guilherme Lazaroni. Na partida de ida, a Ponte Preta […]

Acabou a odisseia do Afogados Futebol Clube na Copa do Brasil.

A Ponte Preta garantiu presença na quarta fase da Copa do Brasil, ao derrotar a Coruja dessa vez por 2 a 0, no Vianão, em Afogados da Ingazeira (PE), com gols de Zé Roberto e Guilherme Lazaroni.

Na partida de ida, a Ponte Preta já tinha construído larga vantagem com vitória por 3 a 0 e podia se classificar até mesmo com uma derrota, mas voltou a bater o adversário.

A primeira campanha do Afogados na história da Copa do Brasil chega ao fim, mas vai ficar marcada. O clube do interior de Pernambuco passou pelo Atlético-AC na primeira fase com vitória por 3 a 0 e, na sequência, eliminou o poderoso Atlético-MG com empatem por 2 a 2 e classificação nos pênaltis.

Os confrontos da quarta fase serão conhecidos após sorteio.

Na sequência, restarão apenas cinco times que se juntam aos que se classificaram para a Libertadores, além de Red Bull Bragantino, campeão da Série B, Fortaleza, campeão da Copa do Nordeste, e Cuiabá, campeão da Copa Verde.

Foto de Cláudio Gomes.

Sesc Triunfo realiza Mostra Sertão Musical nesta quinta

Banda Luisitto & Os Lobos Ruivos é a atração da live-concerto que será transmitida pelo YouTube O rock vai embalar nesta quinta-feira (27/8) uma nova edição da Mostra Sertão Musical realizada pelo Sesc Triunfo.  Em formato virtual, devido à pandemia do novo coronavírus, a Mostra receberá a banda Luisitto & Os Lobos Ruivos para uma live-concerto, […]

Banda Luisitto & Os Lobos Ruivos é a atração da live-concerto que será transmitida pelo YouTube

O rock vai embalar nesta quinta-feira (27/8) uma nova edição da Mostra Sertão Musical realizada pelo Sesc Triunfo.  Em formato virtual, devido à pandemia do novo coronavírus, a Mostra receberá a banda Luisitto & Os Lobos Ruivos para uma live-concerto, que será transmitida a partir das 19h, no canal do YouTube do grupo (@luisittoeoslobosruivos).

No dia 20 de agosto o cantor e compositor Luisitto participou da Mostra Sertão Musical na live “Dois Dedos de Prosa”, um bate-papo onde o artista falou sobre o processo de criação para suas composições. Desta vez, o público poderá conferir, durante uma hora, o repertório autoral da banda serratalhadense.

A Mostra Sertão Musical tem o objetivo de apresentar e difundir as composições produzidas nos sertões pernambucanos, sobretudo na região do Pajeú, além de promover um espaço reflexão e de trocas de saberes e práticas dentro do contexto musical. Com classificação livre, as lives do projeto contam com apresentações musicais e diálogos com os compositores locais.

Itaíba: Rogéria Martins e Mario Celso denunciados no Ministério Público

Os pré-candidatos a prefeita, Rogéria Martins (PP) e a vice, Mário Celso, de Itaíba, foram denunciados ao Ministério Público de Pernambuco por promoverem aglomeração e desrespeito às regras de distanciamento social e ao uso de máscaras, descumprindo decretos Estadual e Municipal de combate a Covid-19. Segundo a denúncia formulada pelo representantes legais do PT, PTB e […]

Os pré-candidatos a prefeita, Rogéria Martins (PP) e a vice, Mário Celso, de Itaíba, foram denunciados ao Ministério Público de Pernambuco por promoverem aglomeração e desrespeito às regras de distanciamento social e ao uso de máscaras, descumprindo decretos Estadual e Municipal de combate a Covid-19.

Segundo a denúncia formulada pelo representantes legais do PT, PTB e Podemos, Rogéria e Celso promoveram eventos nos quais não foram respeitadas as medidas obrigatórias de prevenção decorrentes da pandemia do COVID-19, e em uma das ocasiões, mesmo se enquadrando no grupo de risco pela idade, o pré-candidato a vice-prefeito não estava fazendo uso da máscara.

A denúncia destaca a ilegalidade do comportamento dos pré-candidatos, no momento em que o Município de Itaíba vem adotando todos os meios de proteção da população contra o novo coronavírus. Pelo descumprimento dos Decretos, os denunciados responderão pelos crimes previstos nos artigos 268 e 330 do Código Penal.

Na denúncia as legendas partidárias lembram que Itaíba estava com 23 casos suspeitos da Covid-19, outros 18 em investigação e 178 casos confirmados. Lembram ainda que cinco (05) pessoas foram a óbito devido ao novo coronavírus.