Gestores municipais de sete estados do nordeste do país estiveram reunidos na sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM), na tarde da segunda-feira (9). A reunião foi marcada pela discussão de pautas de interesse regional dos Municípios nordestinos. O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, recepcionou os prefeitos e passou orientações para nortear as demandas. “A […]
Gestores municipais de sete estados do nordeste do país estiveram reunidos na sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM), na tarde da segunda-feira (9).
A reunião foi marcada pela discussão de pautas de interesse regional dos Municípios nordestinos. O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, recepcionou os prefeitos e passou orientações para nortear as demandas.
“A política regional também precisa ser bem sustentada, para assim podermos avançar com as pautas regionais. Nós estamos aqui para oferecer toda a estrutura da Entidade – afinal a CNM são vocês. Neste sentido, tivemos um importante encontro aqui entre gestores e a bancada da Bahia”, lembrou Ziulkoski.
O presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e 1º secretário da CNM, José Patriota, foi quem conduziu a reunião. Ele lembrou que as primeiras ideias surgiram em um evento realizado em seu Estado, no mês passado.
“A CNM dá um grande passo. Já que o Brasil é muito grande. Com os desdobramentos das nossas demandas, vamos ver como podemos dar andamento. Assuntos de relevância nacional, discutimos no Conselho Político, aqui estamos para as nossas demandas do Nordeste”, destacou Patriota.
Entre as pautas discutidas nesta primeira reunião estão a redução da desigualdade social da região – que é uma das que mais sofre com a pobreza -, a implementação do plano de desenvolvimento do nordeste, a não aprovação do Projeto de Lei 5824/2016 – que trata da equalização de política energética com potencial renovável, e poderia significar taxação, principalmente para o nordeste, com usinas de energia eólica e solar.
Os gestores também pedem a manutenção do Banco do Nordeste. “O banco atende todas as áreas de atuação e vai desde os empresários mais ricos até os mais modestos. Vai desde a tapioqueira até o fazendeiro, com muitas cabeças de gado. O banco pode ser uma grande ferramenta de desenvolvimento regional”, afirmou Patriota.
Ao final da reunião, os gestores decidiram que os encontros deverão ser feitos a cada dois meses, com revezamento da sede regional no nordeste e com edições sendo realizadas nas dependências da CNM. As informações são da Agência CNM de Notícias.
O município de Iguaracy vivenciou, na tarde desta terça-feira (8), a abertura oficial da edição 2025 dos Jogos Escolares – Fase Municipal, em um evento que reuniu autoridades, educadores, estudantes, servidores e um grande público na celebração do esporte e da educação como ferramentas de transformação social. A cerimônia contou com a presença do prefeito […]
O município de Iguaracy vivenciou, na tarde desta terça-feira (8), a abertura oficial da edição 2025 dos Jogos Escolares – Fase Municipal, em um evento que reuniu autoridades, educadores, estudantes, servidores e um grande público na celebração do esporte e da educação como ferramentas de transformação social.
A cerimônia contou com a presença do prefeito Dr. Pedro Alves, acompanhado do vice-prefeito Marcos Melo, que também responde pela Secretaria de Administração e Desenvolvimento Econômico. Estiveram presentes ainda a secretária de Educação e Esportes, Rita de Cássia, e o diretor de Esportes, Matheus Veras, responsáveis pela coordenação dos jogos no município.
Diversos secretários municipais prestigiaram a abertura: Fábio Torres (Viação, Obras e Serviços Públicos), Helena Alves (Finanças), Juliany Rabelo (Assistência Social), Joaudeni Cavalcante (Saúde) e Maria Alves (Adjunta de Saúde), além de vários integrantes da equipe de governo foram presença, conselheiros tutelares e a procuradora do município, Sinara Maranhão, reforçando o apoio institucional ao evento. Todas as secretarias municipais de governo estiveram envolvidas de forma integrada, garantindo o suporte necessário à realização da programação dos jogos.
A participação ativa das direções escolares, professores e alunos foi um dos destaques do evento. Representantes das escolas EREM Joaquim Alves de Freitas, EREF Dr. Diomedes Gomes Lopes, EREF Professora Judite Bezerra, EREM Professora Rosete Bezerra de Souza e Escola Municipal São Vicente (Caatingueira) marcaram presença com entusiasmo, celebrando a valorização do esporte no ambiente.
A cerimônia contou ainda com a presença do presidente da Câmara de Vereadores, Everaldo Pereira, e dos vereadores José Alex, Bruna Torres, Amaury de Oliveira e Rômulo Henrique, que reforçaram o apoio do Legislativo às iniciativas voltadas à juventude. Representando a Gerência Regional de Educação (GRE), Mônica Marques parabenizou o município pela organização e o envolvimento das escolas.
Durante seu pronunciamento, o prefeito Dr. Pedro Alves destacou a importância do momento:
“Os Jogos Escolares representam muito mais do que uma competição esportiva. Eles simbolizam união, superação, espírito de equipe e, acima de tudo, o investimento que fazemos no presente e no futuro dos nossos jovens. É com alegria que vemos esse grande envolvimento de toda a rede escolar e das secretarias.”
“Os Jogos Escolares de Iguaracy 2025 têm como objetivo promover o espírito esportivo, a inclusão e o fortalecimento dos vínculos entre os estudantes da rede municipal e estadual. As competições seguem nos próximos dias, com diversas modalidades em disputa e classificatórias para as etapas regional e estadual”, destacou a assessoria de comunicação.
De acordo com o levantamento do blog, analisando a aplicação do FEM nestas cidades, apenas dois municípios tem projetos em análise, que indicam pendências. Um, o de Solidão, do ano de 2014, orçado em R$ 146.802,92 para reforma da Escola Municipal José Gonçalves do Nascimento. Os outros, do exercício de 2013, de Serra Talhada: […]
De acordo com o levantamento do blog, analisando a aplicação do FEM nestas cidades, apenas dois municípios tem projetos em análise, que indicam pendências.
Um, o de Solidão, do ano de 2014, orçado em R$ 146.802,92 para reforma da Escola Municipal José Gonçalves do Nascimento.
Os outros, do exercício de 2013, de Serra Talhada: um de pavimentação de 24 ruas no bairro Ipsep, orçado em R$ 1.733.034, 27 . O segundo, de revitalização de praças, orçado em R$ 117.443,28.
Os dados estão no Portal específico do FEM, da Secretaria de Planejamento do Estado. Você pode ver em que o recurso está sendo investido no seu município, o valor aplicado e o status da solicitação. Basta clicar no link abaixo:
Em busca da reeleição, o prefeito Miguel Coelho formalizou sua candidatura, na noite desta terça-feira (15), numa solenidade para alguns convidados e transmissão ao vivo pelas redes sociais. O gestor sertanejo será candidato pelo MDB na chapa com o vice Simão Durando (DEM), liderando a coligação “Petrolina com Força e União”, a qual reúne 15 […]
Em busca da reeleição, o prefeito Miguel Coelho formalizou sua candidatura, na noite desta terça-feira (15), numa solenidade para alguns convidados e transmissão ao vivo pelas redes sociais.
O gestor sertanejo será candidato pelo MDB na chapa com o vice Simão Durando (DEM), liderando a coligação “Petrolina com Força e União”, a qual reúne 15 partidos, uma das maiores articulações de legendas em todo o Estado.
Miguel aproveitou a convenção partidária para adiantar o tom da campanha que pretende fazer em Petrolina nos próximos meses, mostrando o trabalho desenvolvido e as novas propostas.
A convenção com Miguel reuniu líderes da região como o senador Fernando Bezerra, os deputados Fernando Filho, Antonio Coelho e o ex-parlamentar Guilherme Coelho. Esse é outro aspecto que Miguel pretende explorar ao longo da campanha: a força política e a união das principais lideranças do Sertão em torno de um projeto de cidade.
A coligação “Petrolina com Força e União” é formada pelos partidos MDB, DEM, PDT, PTB, PL, PV, PP, PSDB, PSC, Republicanos, Avante, PRTB, Patriota, PROS e Cidadania. A aliança encabeçada por Miguel e Simão terá ainda 210 candidatos a vereador.
Da Ascom A candidata a prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado (PT), participou neste sábado (03.10) do primeiro debate promovido pela Rádio Vilabela FM, mediado pelo comunicador Anderson Tennens. Na ocasião, a candidata lembrou que Serra Talhada ficou em segundo lugar em 2019 na geração de empregos no Sertão, segundo dados do Cadastro Geral de […]
A candidata a prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado (PT), participou neste sábado (03.10) do primeiro debate promovido pela Rádio Vilabela FM, mediado pelo comunicador Anderson Tennens.
Na ocasião, a candidata lembrou que Serra Talhada ficou em segundo lugar em 2019 na geração de empregos no Sertão, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), destacando a atuação do governo de Luciano Duque na atração de grandes investimentos para a cidade.
Ela apresentou ainda propostas para a qualificação e geração de empregos para a juventude do município, através de um programa chamado “Qualifica Serra”.
“O nosso plano de governo é o único que tem propostas para a juventude, porque a gente entende que hoje Serra Talhada é um polo educacional, formando muitos jovens. E foi com muita alegria que a gente pôde escutar na nossa plataforma o desejo do primeiro emprego. Então, vamos firmar e fortalecer a nossa parceria com o Sistema S, com o Qualifica Serra, para que a gente possa promover qualificação para esses jovens, para que as oportunidades que surjam sejam ocupadas pelos serra-talhadenses”, disse.
Além do Qualifica Serra, ela defendeu o aumento do número de estágios e mais incentivo ao setor privado para promoção do primeiro emprego, incluindo o fortalecimento das micros, pequenas e médias empresas.
“A gente tem essa proposta do Qualifica Serra, com a parceria com o Sistema S, para que a gente possa garantir essa qualificação. Temos também a proposta de aumentar o número de estágios no setor público através de seleção, como eu pude fazer enquanto secretária de saúde. A gente vai aumentar também o incentivo às empresas privadas para que elas possam garantir o primeiro emprego aos jovens que têm a oportunidade de ter um curso de graduação, mas precisam de emprego”, completou.
No final do debate, Márcia Conrado comemorou o resultado da Pesquisa Múltipla divulgada neste sábado (03), onde aparece liderando com 46% das intenções de votos na estimulada e 33% na espontânea, além de apresentar a menor rejeição entre todos os candidatos.
Você precisa fazer login para comentar.