Notícias

Gonzaga Patriota aproveita início de recesso para visitar bases‏

Por Nill Júnior

ImageProxyO deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) aproveitou o recesso parlamentar para visitar diversos municípios e realizar reuniões com vereadores e demais lideranças políticas. Neste final de semana o socialista passou por Petrolina, Santa Cruz, Trindade, Araripina, Dormentes e Lagoa Grande.

Em Petrolina, na sexta-feira (15), Gonzaga Patriota reuniu as suas lideranças políticas e a imprensa para anunciar que não apoiará nenhum candidato a prefeito da cidade.

Já no sábado (16), o deputado começou a sua agenda em Santa Cruz, onde se reuniu com amigos e eleitores na casa do vereador Luciano Nunes para um café da manhã.

Na ocasião, Gonzaga Patriota comentou sobre o cenário político atual e explicou a importância da Medida Provisória 733/2016 que trata sobre a renegociação das dívidas dos agricultores.

Em seguida, Patriota concedeu entrevista à Rádio Cultura FM e voltou a explicar os motivos que o levou a votar pelo afastamento da presidente Dilma Rousseff. “Espero que ela [Dilma Rousseff] não volte. Eu nunca vi, em 40 anos que estou no parlamento, tanta roubalheira em um governo”, desabafou.

Em Trindade, alguns pré-candidatos a vereador se reuniram com o deputado para solicitarem o seu apoio para as eleições municipais. Participaram da reunião os pré-candidatos Lenildo do Carneiro; Júnior Sena; José Amário e Everaldo Antônio candidato à reeleição; além de Jailson Franco; Júnior Paulinho e Carlos Maia, todos ligados ao grupo da pré-candidata a prefeita Helba Rodrigues.

Dando continuidade à agenda, Gonzaga Patriota visitou o Hospital e Maternidade Santa Maria, em Araripina. Acompanhado da irmã Fátima e do vereador João Dias, o deputado foi conferir de perto as obras de ampliação do hospital e as futuras instalações do Centro de Hemodiálise que atenderá cerca de 120 pessoas. Patriota destina emenda parlamentar no valor de R$100 mil todo ano para o hospital.

Após visitar o hospital, Patriota se reuniu com o prefeito Alexandre Arraes onde declarou apoio a pré-candidatura de Tião do Gesso a prefeito de Araripina.

Em seguida, o socialista fez uma breve visita ao vereador Zé Macedo de Dormentes, onde conversaram sobre as eleições municipais.

E para finalizar a agenda, o parlamentar se reuniu com os vereadores de Lagoa Grande Ítalo de Vilma; Mantena e Doutor de Iolanda tratando de estratégias para as eleições municipais deste ano.

Outras Notícias

Marquise de hotel cai e mata três no Cabo

Em Afogados, jovem de 24 anos morreu eletrocutado em cerca elétrica de granja  A marquise de uma pousada da praia de Gaibu, no Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife, desabou neste sábado (5), deixando três pessoas mortas e uma ferida. O Corpo de Bombeiros afirmou que foi acionado por volta das 16h30 […]

Em Afogados, jovem de 24 anos morreu eletrocutado em cerca elétrica de granja 

A marquise de uma pousada da praia de Gaibu, no Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife, desabou neste sábado (5), deixando três pessoas mortas e uma ferida. O Corpo de Bombeiros afirmou que foi acionado por volta das 16h30 para a ocorrência e chegou a enviar quatro viaturas para o local.

No entanto, dois homens, de identidades não reveladas, morreram no momento do acidente. Uma criança – um menino – foi levada por populares para um posto de saúde próximo, mas não resistiu e também faleceu.

A outra vítima, também do sexo masculino, foi socorrida pelo Samu para o Hospital da Restauração, na área central do Recife. Jackson Mariano da Silva, de idade não informada, está internado na unidade de trauma. De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado, o paciente está consciente e estável, mas o estado dele é grave e inspira cuidados. Ainda na noite deste sábado, ele vai para o bloco cirúrgico, onde deve passar por uma drenagem de tórax.

De acordo com os Bombeiros, as vítimas estavam sentadas na calçada quando a marquise da pousada desabou. Os corpos foram recolhidos pelo Instituto de Medicina Legal (IML). O estabelecimento fica na Avenida Laura Cavalcanti.

Jovem morreu eletrocutado em Afogados: um jovem de 22 anos morreu ao ser eletrocutado em uma cerca elétrica em uma travessa que liga a Praça de Alimentação à Senador  Paulo Guerra, conhecida como Beco do Mercado. Felipe Silva, 24 anos, residia na Cohab.

Seu corpo ficou pendurado na parede da granja que tinha uma cerca elétrica após ele tentar entrar  e no estabelecimento.

Guerra de versões: governistas rebatem nota de grupo de Zeca e negam “vídeo requentado”

Caro Nill Júnior, A Coligação União por Arcoverde, irresignada com às declarações do candidato Zeca, por sua assessoria, vem informar que a atitude desesperadora é meramente dele. Como toda a população de Arcoverde, a coligação ficou surpresa com o vídeo apresentado, o que não se constitui em matéria requentada. Que às justificativas do candidato Zeca […]

Caro Nill Júnior,

A Coligação União por Arcoverde, irresignada com às declarações do candidato Zeca, por sua assessoria, vem informar que a atitude desesperadora é meramente dele.

Como toda a população de Arcoverde, a coligação ficou surpresa com o vídeo apresentado, o que não se constitui em matéria requentada.

Que às justificativas do candidato Zeca podem ser dadas e cabe a cada um fazer a sua análise, porque uma coisa fica evidente, a confirmação dos 186 votos no contexto do vídeo.
Frase clara e nítida foi dita pelo candidato a vereador: “Papai Noel Zeca”. Como sabemos, Papai Noel não empresta dinheiro a ninguém.

Esse é o desespero do candidato Zeca, um vídeo simples e rápido que o desmoronou.

A Coligação União por Arcoverde lamenta o seu desrespeito e irresponsabilidade em atacar o seu nome com o intuito de transferir sua responsabilidade no episódio para outrem, porque quem deve satisfação dessa prática é, tão somente, o candidato Zeca que assume o fato, sendo necessário provar que esse valor foi declarado ou vai ser declarado na prestação de contas da campanha correspondente, porque a tratativa envolve 186 votos, cuja fala é audível e evidente.

Ademais, lamenta que se inclua a Prefeita Madalena nesse lamentável episódio. Que autoridade tem o candidato Zeca para desferir tantas acusações? Ex-prefeito que carrega um rosário de processos,  o mais processado de nossa história.

Arcoverde já está dando a resposta no acolhimento e no crescimento da nossa Coligação com Wellington da LW. Por onde passamos, seja na cidade ou na zona rural, o que é público e notório, daí o desespero tomou conta. Iniciamos a tão pouco tempo e já temos a simpatia e receptividade do povo de Arcoverde que não aguenta mais retroceder, voltar à prepotência, arrogância e empáfia do candidato Zeca.

Ainda, que só apareça às vésperas das eleições. É esse o canto do povo.

Terminamos dizendo que vejam e ouçam várias vezes esse vídeo e cada um tire às suas conclusões porque temos o livre arbítrio. Sem ódio e sem medo, continuaremos a nossa campanha vibrante e crescente até quando for encerrada a votação.

E não custa lembrar ao candidato Zeca que na sua “soberania” e arrogância também tinha certeza absoluta da sua vitória para Deputado Federal e foi rejeitado pelo povo, bem como a sua esposa há quatro anos atrás, com uma derrota fragorosa de mais de sete mil votos para a Prefeita Madalena.

Arcoverde não vai retroceder.

Coligação União por Arcoverde

Escola de Sargentos do Exército: cinismo social e descaso ambiental dentro da Mata Atlântica

Por Milton Tenório* A construção da Escola de Sargentos do Exército dentro da APA Aldeia-Beberibe, no Grande Recife, é um escândalo anunciado. Trata-se de um crime ambiental em plena Mata Atlântica, que prevê a destruição de cerca de 200 mil árvores em uma das regiões mais estratégicas para a preservação ambiental e comprometer o abastecimento […]

Por Milton Tenório*

A construção da Escola de Sargentos do Exército dentro da APA Aldeia-Beberibe, no Grande Recife, é um escândalo anunciado. Trata-se de um crime ambiental em plena Mata Atlântica, que prevê a destruição de cerca de 200 mil árvores em uma das regiões mais estratégicas para a preservação ambiental e comprometer o abastecimento de água para cerca de um milhão de pernambucanos. É um ataque direto à biodiversidade, aos mananciais e à inteligência da população.

Mais do que devastar a flora, o projeto ameaça a fauna já fragilizada e compromete as nascentes do Rio Catucá, único rio que alimenta a Barragem de Botafogo . Em vez de zelar pela segurança hídrica, o Exército avança com uma obra megalomaníaca, orçada em R$ 1,8 bilhão, incluindo 576 apartamentos para Oficiais e Sargentos — tudo bancado com dinheiro público, enquanto falta verba até para o almoço das tropas. É cinismo social, descaso ambiental e um deboche com a sociedade.

É inadmissível que o Ministro da Defesa, José Múcio Monteiro — pernambucano — esteja à frente de uma ação tão desastrosa para seu próprio estado. Enquanto seu primo, o empresário Eduardo Queiroz Monteiro, do Grupo EQM, mantém mais de 11 mil hectares de Mata Atlântica preservados, Múcio se torna um símbolo do negacionismo climático, patrocinando a destruição de uma das áreas mais sensíveis do território pernambucano.

A omissão — ou conivência — do Governo de Pernambuco também merece repúdio. A governadora Raquel Lyra utilizou a máquina pública e o CRPH para pedir a derrubada da decisão da juíza da Comarca de São Lourenço da Mata, que proibia obras públicas e privadas nos corredores ecológicos. E o presidente do TJPE, desembargador Ricardo Paes Barreto, atendeu ao pedido em decisão monocrática, escancarando o caminho para o desmatamento em larga escala.

Não há justificativa plausível para instalar uma escola militar em cima de nascentes, desrespeitando decretos estaduais que protegem corredores ecológicos. O que deveria ser um espaço de formação cidadã se converte em um exemplo desastroso de desprezo pelo meio ambiente. Que lição se pretende dar aos jovens? Que destruir florestas e comprometer o futuro do planeta é aceitável?

Enquanto fazem discursos vazios sobre sustentabilidade, o que se vê é a prática da destruição acelerada. A realidade é trágica: o termômetro sobe, os oceanos se aquecem, os aquíferos secam — e ainda ouvimos falar em “compensação ambiental” como se isso justificasse a devastação. É uma grande mentira, um engodo que mascara as várias alternativas locacionais existentes para o projeto e estudadas pelo Fórum Socioambiental de Aldeia .

A sociedade civil precisa reagir. O Ministério Público Federal, o TCU, o MPPE, os órgãos de fiscalização e controle devem agir com firmeza. Os responsáveis por essa atrocidade ambiental precisam ser responsabilizados. Não podemos aceitar que interesses militares se sobreponham ao direito coletivo à água, à floresta e à vida.

A crise climática não pode ser empurrada para nossos filhos e netos. A Mata Atlântica é dos brasileiros. E a luta pela sua preservação é agora — ou não haverá depois.

*Milton Tenório é profissional liberal, ativista ambiental e morador de Aldeia.

Câmara de Afogados realiza Sessão Extraordinária nesta segunda-feira

Nesta segunda-feira (22), às 10h30, a Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira, realiza sessão extraordinária. Segundo o presidente da Casa, Igor Mariano, a sessão acontecerá para a votação do Projeto de Lei do executivo, que estabelece o dia 24 de junho como feriado municipal. O presidente lembra ainda que a sessão acontece nos moldes […]

Nesta segunda-feira (22), às 10h30, a Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira, realiza sessão extraordinária.

Segundo o presidente da Casa, Igor Mariano, a sessão acontecerá para a votação do Projeto de Lei do executivo, que estabelece o dia 24 de junho como feriado municipal.

O presidente lembra ainda que a sessão acontece nos moldes das últimas Sessões Ordinárias. “A sessão vai acontecer por videoconferência e será transmitida pela TV Câmara no YouTube oficial da Casa”, explica.

Ainda segundo Igor, a sessão vai colocar em votação somente o PL do executivo sobre o feriado municipal.

Serviço

Sessão Extraordinária da Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira

Local: TV Câmara / YouTube

Hora: 10h30

Turbulência: avião, helicópteros, barcos e carros de luxo foram apreendidos pela PF

A Polícia Federal em Pernambuco apresentou na manhã desta quarta-feira (22) o balanço de itens apreendidos durante a Operação Turbulência, deflagrada na terça-feira (21). A PF recolheu em residências e escritórios, alvos de mandados de busca e apreensão, sete automóveis de alto luxo, 45 relógios de marcas internacionais famosas, além de 3,6 milhões em reais, dólares, cheques, […]

apreensao_pf_3

A Polícia Federal em Pernambuco apresentou na manhã desta quarta-feira (22) o balanço de itens apreendidos durante a Operação Turbulência, deflagrada na terça-feira (21).

A PF recolheu em residências e escritórios, alvos de mandados de busca e apreensão, sete automóveis de alto luxo, 45 relógios de marcas internacionais famosas, além de 3,6 milhões em reais, dólares, cheques, contratos, recibos e comprovantes de transferência bancária, bem como revólveres e uma espingarda. Também foram apreendidos cinco bens de destaque: dois  barcos, dois helicópteros e um avião.

Na terça-feira, os policiais federais prenderam quatro pessoas apontadas como integrantes de uma organização criminosa que pode ter financiado a campanha de reeleição do então governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), em 2010, segundo a Polícia Federal. O grupo também teria envolvimento com a compra do avião Cessna Citation que caiu em Santos (SP), em agosto de 2014, causando a morte do presidenciável.

Seguiram para o Centro de Triagem e Observação Criminológica (Cotel), em Abreu e Lima, no Grande Recife, João Carlos Lyra Pessoa de Mello Filho, Eduardo Freire Bezerra Leite, Arthur Roberto Lapa Rosal e Apolo Santana Vieira.

A PF acredita que o grupo tenha movimentado até R$ 600 milhões. Isso poderá ser comprovado com as investigações detalhadas dos documentos também apreendidos na Operação Turbulência. São cinco computadores portáteis, cinco discos rígidos, 20 agendas, três pen-drives, além de  17 celulares e sete tablets. Entre os papéis, estão escriturações, extratos bancários e planilhas fiscais.

Todo o material passará por uma perícia técnica. A maior atenção será dada aos documentos, celulares planilhas fiscais. Com a análise, a investigação poderá apontar outros envolvidos. Segundo a PF, não existe um tempo definido para o término das perícias.

Para o assessor de comunicação da PF em Pernambuco, Giovani Santoro, esses documentos vão mostrar a movimentação financeira da organização criminosa e detalhar a participação dessa pessoas envolvidas nessa transação. “Precisamos saber quem se beneficiou com esse dinheiro desviado dos cofres públicos. Sendo assim, não descartamos novas operações para prender mais gente”, afirmou.

Santoro ressaltou que, quando se deflagra uma operação dessa, que investiga lavagem de dinheiro, é importante que esses bens sejam apreendidos e que esses recursos possam ser recuperados por meio de leilão. É preciso não só prender as pessoas, mas impor prejuízo a elas”, observou.

A PF informou, ainda, que as armas foram apreendidas com os alvos da operação levados para prestar depoimento por condução coercitiva.