Deputado Ricardo Costa lamenta a morte de Ariano Suassuna
Por Nill Júnior
Foi com muita tristeza que o deputado Ricardo Costa soube do falecimento de um dos maiores escritores e dramaturgos da língua portuguesa, Ariano Suassuna, que aos 87 anos deixou de luto todo o Brasil, nesta quarta- feira.
Nascido na Paraíba, Ariano veio para o Recife anos mais tarde, para terminar os estudos e cursar Direito. Sua estreia na literatura se deu nas páginas do Jornal do Commercio, em 1945, com o poema “Noturno”. Pouco depois, ele escreveria sua primeira peça, a tragédia “Uma mulher vestida de sol”. A essa altura, já havia fundado com o colega Hermilo Borba Filho o Teatro do Estudante de Pernambuco e, mais tarde, criaria com ele o Teatro Popular do Nordeste, antes de um rompimento.
Apesar da estreia teatral no universo trágico, seria na comédia, no entanto, que sua produção alcançaria o maior êxito, notadamente com “Auto da Compadecida”, escrita em 1955. Na prosa, a grande obra de Ariano seria publicada na década de 1970: “O romance d’A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta. Mentor do movimento armorial, que buscava criar obras artísticas a partir das raízes populares do Nordeste, Ariano ainda foi um importante pensador da cultura nacional.
Recortes da pesquisa mostram em que faixa de público Bolsonaro se sai melhor no Estado Blog de Jamildo O mais recente levantamento de opinião do Paraná Pesquisas mostra que o presidente Bolsonaro melhorou seus índices de aprovação em Pernambuco, embora ainda com taxas de rejeição elevadas, na casa dos 62,6%. Quem são os públicos que […]
Recortes da pesquisa mostram em que faixa de público Bolsonaro se sai melhor no Estado
Blog de Jamildo
O mais recente levantamento de opinião do Paraná Pesquisas mostra que o presidente Bolsonaro melhorou seus índices de aprovação em Pernambuco, embora ainda com taxas de rejeição elevadas, na casa dos 62,6%.
Quem são os públicos que suportam a recuperação e mantém a chama acesa do bolsonarismo no Nordeste, mesmo em um estado com tradição dominada pela esquerda.
Bolsonaro tem melhor desempenho entre o público de nível superior, onde chega até 29,8% em Pernambuco. O pior desempenho de Bolsonaro fica entre as pessoas com ensino fundamental, onde atinge 22,2% em Pernambuco.
Curiosamente, é justamente o inverso de Lula, que tem melhor desempenho entre o público com ensino fundamental (60,7%) e menos entre o público com nível superior, onde tem 46,7%.
Por idade, Bolsonaro atinge melhor desempenho entre o público mais jovem, entre 35 a 44 anos, quando chega a 29,3% das intenções de voto. É nesta faixa também que Lula tem o seu pior desempenho em Pernambuco, com 51,4%. Pelo mesmo quesito de idade, Lula atinge sua maior votação entre o público entre 45 e 59 anos, quando recebe 60,7% das intenções de voto.
Por Anchieta Santos Uma nova operação Trânsito Seguro está nas ruas de Tabira, por iniciativa da Secretaria de Administração comandada por Flávio Marques. Se por um lado o projeto é positivo, o mesmo não se pode dizer na atuação do órgão estadual. Circulam nas redes sociais em Tabira, fotos do caminhão reboque do Detran trafegando […]
Uma nova operação Trânsito Seguro está nas ruas de Tabira, por iniciativa da Secretaria de Administração comandada por Flávio Marques.
Se por um lado o projeto é positivo, o mesmo não se pode dizer na atuação do órgão estadual.
Circulam nas redes sociais em Tabira, fotos do caminhão reboque do Detran trafegando na contramão na Rua Raul Pereira Amorim e apresentando lâmpada de sinalização queimada. As duas infrações constam no Código Nacional de Transito com multas e pontuação na carteira do condutor.
A Rádio Asa Branca FM comemora, nesta quarta-feira (7), 38 anos de fundação. A emissora pertencente à Diocese de Salgueiro e administrada pela Comunidade Boa Nova escolheu como tema para celebrar sua festa: “Onde houver ódio, que eu leve o amor”, da oração de São Francisco de Assis. Para marcar seus 38 anos, o prefixo […]
A Rádio Asa Branca FM comemora, nesta quarta-feira (7), 38 anos de fundação. A emissora pertencente à Diocese de Salgueiro e administrada pela Comunidade Boa Nova escolheu como tema para celebrar sua festa: “Onde houver ódio, que eu leve o amor”, da oração de São Francisco de Assis.
Para marcar seus 38 anos, o prefixo iniciou suas comemorações na segunda-feira (5), na praça da Catedral de Santo Antônio, com à Noite de Oração para às famílias, contando com a pregação do Fundador da Comunidade Boa Nova, Hamilton Apolônio.
Já nesta terça-feira (6), também na praça da Catedral, foi celebrada a missa em ação de graças pelo aniversário da rádio, presidida pelo administrador diocesano de Salgueiro, Padre José Gilson.
Nesta quarta-feira, a programação também é especial. Das 7h30 às 12h, os radialistas da emissora, Missionários da Comunidade Boa Nova, convidados e ouvintes farão a festa com participações e sorteio de vários brindes.
A Rádio Asa Branca FM, pioneira na cidade, leva ao AR diariamente uma programação que evangeliza, forma e informa. A credibilidade alcançada ao longo dos anos, além da diferença naquilo que oferece aos ouvintes e parceiros, faz da Asa Branca uma das rádios mais importantes do Sertão pernambucano.
A Asa Branca FM durante esses 38 anos também tem uma importante contribuição na formação de profissionais que trabalham em vários prefixos na região. As informações são do blog do Thiago Lima.
Mudança foi necessária para cumprir novo decreto do Estado. Rádio Pajeú também terá programação especial. Em razão das novas medidas restritivas anunciadas pelo Governo do Estado em todo o território pernambucano, proibindo qualquer atividade não essencial, entre 22h e 5h, A Prefeitura de Carnaíba emitiu comunicado informando que a antecipação do horário da live Quinteto […]
Mudança foi necessária para cumprir novo decreto do Estado.
Rádio Pajeú também terá programação especial.
Em razão das novas medidas restritivas anunciadas pelo Governo do Estado em todo o território pernambucano, proibindo qualquer atividade não essencial, entre 22h e 5h, A Prefeitura de Carnaíba emitiu comunicado informando que a antecipação do horário da live Quinteto Violado canta Zedantas que será neste sábado (27) para às 20h.
A live será transmitida pelos canais do Quinteto Violado e, Prefeitura de Carnaíba e pela Rádio Pajeú, que terá programação especial em homenagem ao carnaibano, a partir das 19h.
Abrindo as comemorações do Centenário de Zedantas, no dia 27 de fevereiro, dia em que ele completaria 100 anos se vivo estivesse, a Prefeitura de Carnaíba promove a live “Quinteto Violado Canta Zedantas”.
A live gravada será reproduzida também, pela TV Pernambuco, posteriormente.
Ao longo de sua carreira, o Quinteto concorreu a 9 Prêmios da Música Brasileira e ganhou 4 deles, como Melhor Grupo Regional; foi indicado ao Latin Grammy Awards 2014; recebeu a OMC (Ordem do Mérito Cultural) do Ministério da Cultura, pelos seus feitos culturais ao país; ganhou o Prêmio Profissionais da Música 2015, em Brasília; e realizou mais de 55 fonogramas registrados em LPs, CDs e DVDs, além do lançamento de 2 livros.
Dentre esses fonogramas, e já com cinco edições intituladas “Quinteto Violado Canta…”, o grupo homenageia dessa vez, em Edição Especial, o Centenário de Zedantas. Nesta Live, eles cantarão os maiores sucessos do Doutor do Baião, a exemplo de ‘Acauã’, ‘A Volta da Asa Branca’, ‘Vozes da Seca’, ‘Noites Brasileiras’, e muitos outros. O grupo Nordestino é o mais antigo em atividade no Brasil – neste ano de 2021, o Quinteto Violado completa 50 Anos de carreira.
Em razão das limitações impostas pela pandemia, a Prefeitura programou, em princípio, para o dia 27, apenas um alvorecer com a Banda Filarmônica Santo Antonio pelas principais ruas da cidade e a live com o Quinteto. Neste primeiro semestre toda a programação será online com apresentações de diversos artistas locais.
Em nota ao blog, o 14° BPM e a Polícia Militar de Pernambuco informam que foi instaurado procedimento para apurar conduta dos militares no episódio envolvendo uma mulher de 29 anos, natural de Triunfo. Os PMs foram acusados de “agressão injustificada”. Em nota anterior, a PM colocava um dos policiais como vítima. Mas agora, o […]
Em nota ao blog, o 14° BPM e a Polícia Militar de Pernambuco informam que foi instaurado procedimento para apurar conduta dos militares no episódio envolvendo uma mulher de 29 anos, natural de Triunfo.
Os PMs foram acusados de “agressão injustificada”. Em nota anterior, a PM colocava um dos policiais como vítima. Mas agora, o tom adotado foi outro. Leia a nota:
“Em virtude das imagens e do procedimento dos policiais militares em Triunfo, na madrugada do último sábado (04), a Polícia Militar de Pernambuco, através do comando do 14° BPM, sediado em Serra Talhada, determinou a instauração do procedimento investigatório de todos os policiais militares envolvidos na ocorrência”.
“A Polícia Militar de Pernambuco reafirma que é contra qualquer forma de violência contra a mulher”, conclui a nota.
Você precisa fazer login para comentar.