Caminhada de 23 quilômetros entre Afogados e Solidão fechou edição do Saúde em Movimento
Terminou com uma caminhada de 23 quilômetros entre Afogados e Solidão, no Pajeú, mais uma edição do projeto Saúde em Movimento, promovido pela Secretaria de Saúde de Afogados da Ingazeira. A Rádio Pajeú e o blog ajudaram a difundir o projeto. Além deste blogueiro, a Rádio Pajeú esteve representada por Tito Barbosa.
As atividades começaram quarta (01) e tiveram por objetivo estimular a população a praticar atividades físicas e ter um estilo de vida mais saudável.
Toda a arrecadação com a venda das camisas será revertida para a Fundação Cultural Bom Jesus dos Remédios, e será utilizada como investimento no processo de migração da Rádio Pajeú. Além da emissora, o evento contou com as parcerias das academias Treino Fitness, Aero-fitness e Estação Atlética.
De 01 a 03, aconteceram atividades aeróbicas na Praça Alfredo Arruda Câmara, promovidas pelas Academias.
Na noite do sábado, dia 04, houve concentração para a caminhada em frente à Catedral do Senhor Bom Jesus dos Remédios, com participação do prefeito em exercício, Alessandro Palmeira, do Secretário de Saúde, Arthur Amorim, de Cultura e Esportes Edgar Santos, e de Madalena Brito, coordenadora de Vigilância em Saúde, além da equipe da Secretaria.
A caminhada teve duas paradas técnicas para reidratação e alimentação em Dois Riachos, Afogados, e Pelo Sinal, Distrito de Solidão. Pessoas que não conseguiram seguir adiante ou que programaram participar de parte da atividade – algo que já mereceu menção honrosa pelo desafio do trajeto – eram amparadas pela equipe de apoio, que os transportava em veículos do município.
A última parada onde era possível apoio era em Pelo Sinal. De lá,todos foram avisados que não havia como haver mais transporte. Uma subida íngreme e sem acesso de veículos como ambulâncias era a razão do alerta. O desafio maior foi registrado por volta do quilômetro 20, diante do terreno em subida e alguns trechos mais acidentados.
Seguindo o grupo do Secretário Edgar Santos, que ainda tinha nomes como o PM e músico Júnior, que atua na Bahia, o guarda municipal Odair, o fotógrafo Thiago e o professor de educação física e guia Maurílio,este blogueiro acabou seguindo até a imagem do Cristo, metros acima da imagem de Nossa Senhora de Lourdes. Além de aumentar o trajeto, o grande desafio foi descer pela escada até a gruta, cujos degraus só correspondem a cerca de 30% do trecho. O resto é por uma trilha com pedras e um corredor que espera há anos a conclusão do projeto.
Ao final, quem concluiu teve, cada um ao seu modo, um agradecimento por cumprir a tarefa. Não faltaram, claro, as manifestações de fé aos pés da Santa.