Notícias

TCU pode fazer auditoria na gestão do sistema penitenciário brasileiro

Por André Luis

TCUPresidente da corte, Raimundo Carreiro, de prazo de 30 dias para que secretaria se manifeste sobre abertura da investigação. Medida vem após as dezenas de mortes registradas em presídios em 2017.

Do G1

O Tribunal de Contas da União (TCU) pode abrir uma auditoria sobre a gestão do sistema penitenciário brasileiro. O pedido de investigação veio do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Contas (CNPGC) depois das mortes ocorridas em presídios do Amazonas e de Roraima no início deste ano, atribuídas a uma disputa entre facções criminosas.

Em despacho assinado na quarta-feira (11), o presidente do TCU, ministro Raimundo Carreiro, deu prazo de 30 dias para que a Secretaria-Geral de Controle Externo da corte analise a pertinência de uma auditoria coordenada do sistema penitenciário brasileiro.

Segundo Carreiro, o TCU tem competência para fazer a auditoria, já que a política penitenciária do país é tocada pelo Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN), vinculado ao Ministério da Justiça.

Em seu pedido, o CNPGC afirma que o levantamento poderia apontar se o governo federal tem condições de viabilizar a instalação de bloqueadores de celulares em todas as penitenciárias brasileiras. O pedido também questiona se os custos do sistema são suficientes, se há falta de recursos ou má gestão.

Desde o início de 2017, mais de 100 mortes de detentos foram registradas no país, sendo 56 no Complexo Penitenciário Anísio Jobim, em Manaus, e 31 na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, em Roraima. As mortes são atribuídas à disputa entre facções criminosas pelo controle do tráfico de drogas. Parte dos mortos foi decapitada e teve órgãos arrancados.

Outras Notícias

Professores da rede estadual de ensino são contemplados pelo Programa Ganhe o Mundo 

Pela primeira vez na história da educação pública de Pernambuco, o Governo do Estado está enviando professores da rede estadual para um intercâmbio internacional. Nesta terça-feira (22), a governadora Raquel Lyra e a sua vice, Priscila Krause, entregaram kits de viagem aos 88 docentes de língua estrangeira selecionados pelo Programa Ganhe o Mundo Professor (PGM), […]

Pela primeira vez na história da educação pública de Pernambuco, o Governo do Estado está enviando professores da rede estadual para um intercâmbio internacional. Nesta terça-feira (22), a governadora Raquel Lyra e a sua vice, Priscila Krause, entregaram kits de viagem aos 88 docentes de língua estrangeira selecionados pelo Programa Ganhe o Mundo Professor (PGM), que embarcam a partir dos próximos dias para o Canadá, Inglaterra, Chile e Argentina.

“Estamos muito felizes em, finalmente, cumprir um compromisso do nosso plano de governo. Todos os professores sonhavam em vivenciar a mesma oportunidade que oferecemos aos nossos alunos: a chance de ir para o exterior. Agora, esse sonho está se tornando realidade. Estamos oferecendo a esses profissionais a possibilidade de conhecer novas culturas, trocar experiências e aprender novas abordagens pedagógicas, que serão fundamentais para que se tornem ainda melhores em sala de aula”, destacou a governadora Raquel Lyra.

Cada professor recebeu um kit composto por camisas alusivas ao programa, boné, gorro, casaco, porta-passaporte, mochila e mala. Além disso, o PGM garante aos intercambistas passaporte, visto, hospedagem, alimentação, além de três bolsas de ajuda de custo no valor de R$ 1.620 cada e um curso intensivo de seis semanas, com carga horária total de 180 horas.

O secretário de Educação, Gilson Monteiro, ressaltou a importância do programa como ferramenta de transformação no ensino de línguas na rede pública estadual. “É mais do que um intercâmbio, é uma ação estratégica para transformar a sala de aula a partir da valorização de quem ensina. Ao investir na formação internacional dos nossos docentes, fortalecemos o ensino de línguas e ampliamos horizontes para toda a rede”, pontuou o titular da pasta. 

Do total de professores selecionados para o intercâmbio, 55 seguem com destino ao Canadá, 15 para a Inglaterra, 14 para o Chile e 4 para a Argentina. Os primeiros embarques dos docentes estão marcados para os dias 24 e 25 de abril com destino ao Canadá e Chile, respectivamente. Já os embarques para a Inglaterra e Argentina estão previstos para a primeira quinzena do mês de maio.

Andreíse Leal, de 48 anos, é professora de inglês na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Justulino Ferreira, em Bom Jardim, no Agreste Setentrional, e enfatizou ser a realização de um sonho. “Estou super emocionada em fazer esse intercâmbio. Era um grande sonho da minha vida. Espero que, através desta experiência, eu possa adquirir metodologias para que os meus estudantes tenham uma maior facilidade e bom aprendizado do inglês”, disse a educadora.

A deputada estadual e líder do governo na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Socorro Pimentel, evidenciou o impacto da vivência internacional na formação dos professores. “Esses professores viverão experiências únicas, que ampliarão seus conhecimentos e permitirão a imersão em novas culturas. Tudo isso será essencial para enriquecer o trabalho em sala de aula”, ressaltou.

Estiveram presentes na solenidade a secretária de Esportes, Ivete Lacerda; o vereador do Recife, Davi Muniz; os secretários executivos de Educação Ana Lúcia (Desenvolvimento da Educação), Rafaela Ramos (Gestão de Pessoas), Paulo Dutra (Ensino Médio e Profissional), Cassiana Lima (Gestão de Rede) e Natanael Silva (Articulação Municipal); e o diretor da Agência Via Mundo, Antônio Bacelar.

Além de Gabriel Diniz, Vitor e Léo também aprontaram durante show no sertão

Por Anchieta Santos Não foi apenas o cantor Gabriel Diniz e sua turma que causaram mal estar durante os seus shows juninos no sertão do Pajeu. Durante passagem por Itapetim e Afogados da Ingazeira o “arroz de festa deixou marca negativa”. Em Salgueiro a famosa dupla Vitor e Léo também desagradou. Primeiro, os dois se […]

Victor-e-Leo-Ao-Vivo-em-FloripaPor Anchieta Santos

Não foi apenas o cantor Gabriel Diniz e sua turma que causaram mal estar durante os seus shows juninos no sertão do Pajeu. Durante passagem por Itapetim e Afogados da Ingazeira o “arroz de festa deixou marca negativa”.

Em Salgueiro a famosa dupla Vitor e Léo também desagradou. Primeiro, os dois se recusaram subir no palco se todo dinheiro do cachê não fosse pago.

O show atrasou e já que tinha hora para acabar,  foi interrompido pela policia com 40 minutos de apresentação. O publico ficou decepcionado.

Usina de Asfalto começará a funcionar em Tabira no inicio de maio, promete secretário

A gestão do Prefeito Sebastião Dias (PTB) quebrou o silencio sobre o futuro da Usina de Asfalto recentemente adquirida. Durante entrevista a Anchieta Santos na Rádio Cidade FM ontem o Secretário de Infraestrutura Cláudio Alves adiantou que as bases de instalação da usina e do tanque de emulsões asfálticas estarão prontas ainda esta semana. A […]

Imagem ilustrativa mostra funcionamento da usina em Arcoverde

A gestão do Prefeito Sebastião Dias (PTB) quebrou o silencio sobre o futuro da Usina de Asfalto recentemente adquirida.

Durante entrevista a Anchieta Santos na Rádio Cidade FM ontem o Secretário de Infraestrutura Cláudio Alves adiantou que as bases de instalação da usina e do tanque de emulsões asfálticas estarão prontas ainda esta semana.

A licitação para aquisição de 100 mil litros de emulsão acontecerá até o próximo mês e em maio a primeira rua ganhará asfalto. De acordo com o Secretário, a via inicialmente beneficiada será a Rua Desembargador João Paes, conhecida como Rua de Zé Maria, hoje utilizada como mão única para a saída da cidade.

Claudio Alves apontou problemas na obra do calçadão da Rua Raimundo Ferreira. Diante de parecer técnica da equipe de engenharia da Infraestrutura, a empresa J.C. Construções retornará à Tabira para corrigir cerca de 70% da obra que afundou em alguns pontos.  A mesma empresa concluirá a Pracinha do Bairro João Cordeiro.

Paulo presta condolências à família de Pedro Eugênio

“Pedro Eugênio foi um quadro qualificado da política de Pernambuco e sempre se destacou nas funções públicas que exerceu, em nível estadual e nacional. Quero apresentar minhas sinceras condolências aos seus familiares e aos seus companheiros da sua longa militância social e política”. Governador Paulo Câmara

5202633472_905e8b27b2_z“Pedro Eugênio foi um quadro qualificado da política de Pernambuco e sempre se destacou nas funções públicas que exerceu, em nível estadual e nacional.

Quero apresentar minhas sinceras condolências aos seus familiares e aos seus companheiros da sua longa militância social e política”.

Governador Paulo Câmara

Prefeita de Tabira vira fiscal de rádio

Por Júnior Alves Não é novidade para ninguém que a prefeita de Tabira, Nicinha Melo, não tem uma boa convivência com os veículos de imprensa em que ela não pode levar as perguntas prontas para o radialista fazer. Isso tem feito com que ela siga a escola do seu marido, o prefeito de fato, Dinca […]

Por Júnior Alves

Não é novidade para ninguém que a prefeita de Tabira, Nicinha Melo, não tem uma boa convivência com os veículos de imprensa em que ela não pode levar as perguntas prontas para o radialista fazer.

Isso tem feito com que ela siga a escola do seu marido, o prefeito de fato, Dinca Brandino, em promover ataques aos veículos que não se submetem às vontades deles.

A produção do Cidade Alerta recebeu informações que nos eventos em que a prefeita participou nesses últimos dias, ela gastou o seu discurso pedindo aos presentes para não ouvirem a Rádio Cidade.

Para os gestores que estiveram à frente do Poder Executivo de Tabira ao longo desses 12 anos de existência da Rádio Cidade, a emissora tem sido um verdadeiro calo para eles, porém, é a principal voz em defesa da sociedade.