Notícias

Sandrinho diz aguardar “anúncio oficial”, mas respeitará decisão de Raquel sobre Danilo

Por Nill Júnior

O prefeito de Afogados da Ingazeira, Sandrinho Palmeira comemorou, falando ao programa Manhã Total, da Rádio Pajeú, a notícia de chegada da Faculdade de Medicina a Afogados da Ingazeira.

Ele deu detalhes da chegada do campus Afogados da UNIFIP, para Faculdade de Medicina. Outros cursos serão instalados como Medicina Veterinária, Radiologia, e Enfermagem também serão instalados.

A instituição é privada e atende a autorização de cursos de Medicina em seis cidades do Estado. O curso terá garantia de bolsas para estudantes de famílias com renda de até seis salários mínimos. Outra promessa é do investimento de 6% da renda em saúde local e atendimento da comunidade local no projeto de formação.

Claro, Sandrinho também respondeu a demandas dos ouvintes. Disse que 80% do Concurso Público está encaminhado e que pretende lançar o Edital na Emancipação. Falou sobre vagas para guardas de trânsito, mas antecipou que não haverá novas vagas para guarda municipal.

Sobre trânsito, disse ser um processo em etapas, mas que estará entregando o modelo ainda esse ano. “Existe um estudo sobre fluidez e buscamos modelos”. Disse que recebeu abaixo-assinado sobre a pavimentação da Gustavo Fittipaldi para não instalar canteiros e vai atender. Ainda prometeu o Receptivo de passageiros e disse que o projeto do Pátio da Feira teve questões ligadas a drenagem atrasando a obra.

Outra cobrança foi a de celeridade na operação tapa buracos. Sandrinho disse que houve erro no modelo do asfalto entregue na contratação. Houve a solicitação de  mais um tanque de emulsão.

Sobre Expoagro, disse que estará nas Secretarias de Cultura e Agricultura do Estado. “Essa atração tem que ser de Pernambuco, dentre os inscritos a grade da FUNDARPE. E a atração Gospel, chamada de Atração Ecumênica dia 3”.

Sobre a possibilidade de apoio de Raquel Lyra a Danilo Simões, disse: “eu sinceramente não ouvi a governadora se pronunciando ainda. Também não estou questionando o fato de ter havido o anúncio. Sandrinho faz parte do PSB que a nível de estado é oposição a Raquel. No segundo turno a apoiei e fui fundamental fazendo ela sair de 1.500 votos  pra 10.500 votos, sendo majoritária. Ela está fazendo a  avaliação dela. Vou a Recife, vou visitar as secretarias em busca de apoio para Expoagro, dos móveis para escola Dom Mota e vamos esperar a pronúncia. Mas estamos tranquilos, temos governo aprovado pela população, temos história no município. Nossas raízes foram fincadas aqui, nunca saímos daqui. A população fará justiça.”

Outras Notícias

Danilo Simões admite a possibilidade de ser candidato a prefeito de Afogados

O bancário Danilo Simões disse em entrevista ao blogueiro Júnior Finfa que não descarta ser no futuro candidato a prefeito de Afogados da Ingazeira. Leia a entrevista na integra clicando aqui. Ele deixou o Santander após 24 anos de serviços prestados. “Agora estou em um período de descanso, aproveitando mais tempo com a família e […]

O bancário Danilo Simões disse em entrevista ao blogueiro Júnior Finfa que não descarta ser no futuro candidato a prefeito de Afogados da Ingazeira. Leia a entrevista na integra clicando aqui.

Ele deixou o Santander após 24 anos de serviços prestados. “Agora estou em um período de descanso, aproveitando mais tempo com a família e pretendo vir com mais frequência a Afogados da Ingazeira. Desde que minha mãe faleceu, mantivemos toda a estrutura aqui”, diss;e.

Sobre a política de Afogados, afirmou ser difícil fazer uma avaliação profunda quando não se reside na cidade. “Acredito que Afogados da Ingazeira teve um crescimento significativo nos últimos anos, e tenho orgulho em dizer que meus pais participaram efetivamente desse desenvolvimento. É uma construção que começou com meu pai, Orisvaldo Inácio, que foi o primeiro prefeito eleito pela Frente Popular de Afogados. Minha mãe Giza Simões, foi a primeira mulher eleita prefeita no município e, com a sua visão e sensibilidade contribui muito com a nossa cidade”.

Disse ainda que o deputado José Patriota tem todas as condições de fazer um excelente trabalho na ALEPE. “Ele possui uma vivência política vasta, tanto na região quanto no estado, e sua experiência certamente contribuirá para o desenvolvimento da cidade e da região do Pajeú”.

Perguntado sobre sua participação na política de Afogados, disse que essa é uma pergunta que sempre fazem a ele. “Durante todos esses anos, quando vinha a Afogados, as pessoas questionavam por que não entrei na política. Sempre estive envolvido nas campanhas políticas dos meus pais, mas sempre nos bastidores. Minha atuação profissional não me permitia atuar diretamente na política. Agora, com mais liberdade e disponibilidade, estou aberto a participar mais efetivamente da vida política de Afogados da Ingazeira. Acredito ser um orgulho, um privilégio, para qualquer cidadão que ame a sua terra, poder contribuir com o seu desenvolvimento. Entretanto, uma candidatura política não depende apenas da vontade própria, mas principalmente de um desejo coletivo”. E afirmou: “Se no futuro, as pessoas entenderem que posso contribuir, essa possibilidade pode ser considerada. Estarei aqui, mais próximo, participando da vida social e do dia a dia da cidade, e quem sabe, a participação na política se apresenta de forma natural”.

Finfa reforçou: “e você não descarta participar diretamente da política de Afogados?” Danilo respondeu: “Exato, não descarto. Isso pode ser construído ao longo do tempo, e o futuro está nas mãos de Deus”. Perguntado se tem perfil de ser oposição ao governo Sandrinho, respondeu: “Ainda é muito cedo pra falar especificamente em ser oposição a este Governo que aí está, mas entendo que é muito importante para qualquer cidade ter uma oposição forte. Com certeza, quando se tem um grupo forte de oposição, o gestor tem que trabalhar mais, tem que mostrar mais serviço, sair da mesmice, porque senão não renova o mandato. Isso é bom! Eu defendo o fortalecimento da oposição e surgimento de novas lideranças, independente de qualquer coisa”.

Anúncio do FPM no segundo decênio apavora prefeitos. “Vai faltar dinheiro pra folha”

O blog teve acesso com exclusividade à reação dos prefeitos com a divulgação do FPM relativo ao segundo decênio de dezembro. As informações foram divulgadas no grupo da AMUPE que tem os gestores do quadriênio 2021-2024. Primeiro, é compartilhada a informação dos repasses. Os gestores começam a reagir negativamente. O primeiro, Bal de Mimoso, de […]

O blog teve acesso com exclusividade à reação dos prefeitos com a divulgação do FPM relativo ao segundo decênio de dezembro.

As informações foram divulgadas no grupo da AMUPE que tem os gestores do quadriênio 2021-2024. Primeiro, é compartilhada a informação dos repasses.

Os gestores começam a reagir negativamente. O primeiro, Bal de Mimoso, de Pesqueira, posta um anime de desânimo. O prefeito Orlando José, de Altinho, reage. “Me perdoe a expressão. Isso é uma porcaria”.

Um gestor não identificado diz: “quero ver pagar o duodécimo da Câmara”. Gustavo Adolfo, prefeito de Bonito, diz que o repasse é uma “loucura total”. Douglas Duarte, prefeito de Angelim: “desde 2017 como prefeito, esse é um dos piores momentos que vivencio”. A prefeita Nadegi Queriroz, de Camaragibe, duvida: “só pode estar errada essa informação”. Os gestores seguem o lamento.

Adelmo Moura, de Itapetim diz que dessa forma, as prefeituras vão fechar. “!Estamos recebendo cota de dez anos atrás”. Luiz Aroldo de Águas Belas trata o anúncio como “morte súbita”. “Que miséria”, retruca Ângelo Ferreira.

Os gestores começam a debater nova paralisação. “Sugiro pararmos novamente”, diz Rafael Cavalcanti, de Afrânio. Bel Lages, de São José da Coroa Grande diz que não terá como pagar os R$ 268 mil de repasse obrigatória à Câmara.

O prefeito Jogli Uchôa, de Araçoiaba diz que depois do vídeo do presidente Lula garantindo que haverá reposição das perdas de FPM e OIICMS, os prefeitos silenciaram. “Se ficarmos quietos, todo mundo vai achar que já houve a reposição das perdas. Precisamos de data e valores do Ministro da Fazenda”. O prefeito de Chã de alegria, Tarcisio Massena lamenta: “Não quero nem pensar no dia 30”.

Joelson de Calumbi pergunta sobre ICMS de quarta. “Menor que o ano passado em quase 30%, responde outro gestor”. Jugli Uchôa cobra uma nota da CNM.

Pelo que o blog apurou, prefeitos afirmam que pode faltar dinheiro para fornecedores, prestadores de serviço e até folha de pagamento. “Vai faltar dinheiro pra folha”, lamentou um gestor com reservas ao blog. Há expectativa e cobrança de nova manifestação da AMUPE sobre o tema, pressionando governo federal e do estado pela reposição de recursos.

Clique aqui e veja o documento que assustou os prefeitos.

Arcoverde cancela feriado de São João

Em nota enviada à imprensa, o prefeito de Arcoverde, Wellington Maciel, informou que na próxima quinta-feira, dia 24 de junho, não será decretado feriado de São João no município. Segundo a nota, o prefeito atende a solicitação da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL, visando também promover impacto positivo à economia local durante a referida […]

Em nota enviada à imprensa, o prefeito de Arcoverde, Wellington Maciel, informou que na próxima quinta-feira, dia 24 de junho, não será decretado feriado de São João no município.

Segundo a nota, o prefeito atende a solicitação da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL, visando também promover impacto positivo à economia local durante a referida data.

“Estará permitido o funcionamento regular de estabelecimentos comerciais, desde que os mesmos respeitem todas as medidas restritivas e protocolos sanitários em vigência no município de Arcoverde”, destaca a nota.

Prefeitos reclamam perdas com redução do ICMS do combustível

Um documento que circula em Pernambuco, encaminhado pela AMUPE, mostra quanto cada cidade perde em receita com a redução do ICMS dos combustíveis. Prefeitos e entidades municipalistas argumentam que será necessário fazer um novo ajuste fiscal. Outra reclamação é que a redução não muda a ordem do jogo, com o mercado internacional e a política […]

Um documento que circula em Pernambuco, encaminhado pela AMUPE, mostra quanto cada cidade perde em receita com a redução do ICMS dos combustíveis.

Prefeitos e entidades municipalistas argumentam que será necessário fazer um novo ajuste fiscal.

Outra reclamação é que a redução não muda a ordem do jogo, com o mercado internacional e a política de preços da Petrobras programando nova alta.

Veja as perdas aunais calculadas de alguns municípios de Pernambuco (em reais):

PETROLINA 26.024.300,00

GARANHUNS 10.264.750,00

SERRA TALHADA 5.470.100,00

ARCOVERDE 4.168.600,00

SALGUEIRO 3.524.500,00

CUSTODIA 2.371.200,00

AFOGADOS DA INGAZEIRA 2.016.850,00

IGUARACI 1.615.000,00

SÃO JOSE DO EGITO 1.443.050,00

BREJINHO 1.416.450,00

SÃO JOSÉ DO BELMONTE 1.401.250,00

SERTÂNIA 1.389.850,00

QUIXABA 1.367.050,00

ÁGUAS BELAS 1.388.900,00

TABIRA 1.299.600,00

SOLIDÃO 1.293.900,00

ITAPETIM 1.278.700,00

CARNAÍBA 1.267.300,00

CALUMBI 1.185.600,00

TRIUNFO 1.184.650,00

FLORES 1.119.100,00

TUPARETAMA 1.021.250,00

INGAZEIRA 963.300,00

STA CRUZ DA BAIXA VERDE 953.800,00

BETÂNIA 912.950,00

SANTA TEREZINHA 859.750,00

 

Clique aqui e veja a relação completa.

Márcia recebe Raquel Lyra hoje em Serra Talhada

A candidata ao governo de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), cumpre agenda política neste domingo (23) em Serra Talhada. A tucana será recepcionada pela prefeita petista Márcia Conrado e por apoiadores no clube da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB). O encontro está previsto para começar às 10h. Antes de vir a Serra Talhada, Raquel Lyra […]

A candidata ao governo de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), cumpre agenda política neste domingo (23) em Serra Talhada. A tucana será recepcionada pela prefeita petista Márcia Conrado e por apoiadores no clube da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB).

O encontro está previsto para começar às 10h. Antes de vir a Serra Talhada, Raquel Lyra passou por outras cidades do Sertão pernambucano, onde precisa ampliar a sua votação em relação ao primeiro turno.

Ela começou o giro pelo Sertão na cidade de Petrolina, onde participou de uma passeata organizada pelo ex-prefeito Miguel Coelho (UB) e pelo prefeito Simão Durando, que assumiram apoio a Jair Bolsonaro após o primeiro turno. Depois passou por Ouricuri, em ato promovido pelo prefeito Ricardo Ramos; e Salgueiro, onde foi recepcionada pelo ex-prefeito Clebel Cordeiro.

Neste domingo (23), o giro pelo Sertão da candidata tucana começou por Floresta, onde participou de um encontro com lideranças organizado pela prefeita Rorró Maniçoba e pelo deputado estadual Rodrigo Novaes. Após Serra Talhada ela seguirá para Arcoverde.