Notícias

PT de Pernambuco participa do aniversário de 46 anos do partido, em Salvador

Por André Luis

O presidente estadual do Partido dos Trabalhadores em Pernambuco, deputado federal Carlos Veras, participa, entre os dias 5 e 7 de fevereiro, das atividades pelos 46 anos do PT, em Salvador (BA).

Com o slogan “Quando o povo acredita, o Brasil acontece”, a programação marca o início da agenda anual partidária na defesa de seu legado à frente do governo federal, dos desafios do projeto democrático-popular e das estratégias políticas para o próximo período, em um momento considerado estratégico para o país.

As atividades têm início nesta quinta-feira (5), com debates temáticos sobre comunicação, soberania, justiça climática, juventude, cultura, luta LGBT e estratégias políticas, e se encerram no sábado (7), com um ato político comemorativo dos 46 anos do Partido dos Trabalhadores, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Além de Carlos Veras, participam da programação o senador Humberto Costa, a senadora Teresa Leitão, a prefeita de Serra Talhada, Maria Conrado, o vereador do Recife, Osmar Ricardo, membros do Diretório Nacional do PT. Também confirmaram presença a deputada estadual Rosa Amorim, o deputado estadual João Paulo, Carlos Padilha, membro da Executiva Estadual; Rivania Rodrigues, secretária LGBT do PT Pernambuco; e Guylherme Oliveira, secretário estadual de Juventude do partido.

Para o presidente estadual do PT, Carlos Veras, o aniversário do partido é também um momento de reafirmação política. “O PT chega aos 46 anos reafirmando seu compromisso com a classe trabalhadora e com a defesa da democracia. Seguiremos na luta pelo fim da escala 6×1 e pela ampliação de direitos”, afirmou.

Durante a programação, o partido realiza reunião do Diretório Nacional, na sexta-feira (6), quando deve avançar nas definições políticas para a formação da tática eleitoral nacional. Carlos Veras destaca que o PT de Pernambuco vai confirmar a disposição de alinhamento com as orientações nacionais: “nossa prioridade é a reeleição do presidente Lula, a recondução do senador Humberto Costa e o fortalecimento das bancadas estadual e federal, com a reeleição dos atuais parlamentares e a ampliação da nossa representação”, concluiu.

Outras Notícias

Quaest: Flávio tem 50,6% e Lula 49,4% dos votos válidos; empate técnico no segundo turno

Nova pesquisa Quaest aponta diferença de 1,2 ponto percentual entre os candidatos nos votos válidos. Pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (21) aponta Flávio Bolsonaro (PL) com 50,6% dos votos válidos, contra 49,4% do presidente Lula (PT), na disputa pelo segundo turno das eleições presidenciais. Os números indicam empate técnico, considerando a margem de erro de […]

Nova pesquisa Quaest aponta diferença de 1,2 ponto percentual entre os candidatos nos votos válidos.

Pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (21) aponta Flávio Bolsonaro (PL) com 50,6% dos votos válidos, contra 49,4% do presidente Lula (PT), na disputa pelo segundo turno das eleições presidenciais.

Os números indicam empate técnico, considerando a margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Na rodada anterior, divulgada em 14 de outubro, os percentuais publicados eram de 51% para Flávio e 49% para Lula nos votos válidos.

Nas intenções de voto totais, Flávio aparece agora com 45%, enquanto Lula registra 44%. Na pesquisa anterior, os números eram de 46% e 44%, respectivamente.

O levantamento ouviu 2.154 eleitores com 16 anos ou mais, entre os dias 17 e 20 de outubro, por meio de entrevistas presenciais.

Contratada pelo Grupo Globo, a pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais, nível de confiança de 95% e registro BR-08535/2026 no TSE.

Foto: Reprodução

Acompanhe o Blog do Nill Júnior também no Instagram e veja essa e outras notícias: @nill_jr

Institutos erram por má fé ou tem menos capacidade de aferir sentimentos do eleitor?

No meu comentário desta quarta-feira (21) para o Jornal Itapuama, analiso a credibilidade e o papel dos institutos de pesquisa nas eleições. Abordo os questionamentos de parte do eleitorado sobre a precisão dos levantamentos e a importância de diferenciar os institutos que trabalham com rigor técnico daqueles que utilizam metodologias questionáveis ou agem de má-fé. […]

No meu comentário desta quarta-feira (21) para o Jornal Itapuama, analiso a credibilidade e o papel dos institutos de pesquisa nas eleições.

Abordo os questionamentos de parte do eleitorado sobre a precisão dos levantamentos e a importância de diferenciar os institutos que trabalham com rigor técnico daqueles que utilizam metodologias questionáveis ou agem de má-fé.

Também destaco que os institutos reconhecidos dependem da precisão de seus resultados para preservar a credibilidade no mercado. No entanto, ainda enfrentam o desafio de captar o desencanto de parte da população e o chamado “voto silencioso”, que pode produzir resultados diferentes daqueles apontados pelas pesquisas.

Clique no link abaixo e confira, em nosso Instagram, o vídeo com meu comentário completo sobre o assunto.

Pesquisa Quaest: Flávio tem 45%, e Lula marca 44%; distância diminui a quatro dias da eleição

Pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (21) aponta Flávio Bolsonaro (PL) com 45% das intenções de voto, contra 44% do presidente Lula (PT), no segundo turno da eleição presidencial. A diferença de um ponto percentual está dentro da margem de erro de dois pontos, configurando empate técnico. O novo levantamento mostra uma redução de um ponto […]

Pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (21) aponta Flávio Bolsonaro (PL) com 45% das intenções de voto, contra 44% do presidente Lula (PT), no segundo turno da eleição presidencial. A diferença de um ponto percentual está dentro da margem de erro de dois pontos, configurando empate técnico.

O novo levantamento mostra uma redução de um ponto percentual nas intenções de voto de Flávio Bolsonaro em comparação com a rodada anterior, divulgada em 14 de outubro, quando o senador registrava 46%. Lula permaneceu com os mesmos 44%.

Com a oscilação, a diferença numérica entre os candidatos caiu de dois para um ponto percentual, a quatro dias do segundo turno, marcado para domingo (25).

Esta é a primeira pesquisa Quaest divulgada após o debate presidencial realizado pela Band, no domingo (18), quando os dois candidatos se enfrentaram e trocaram acusações sobre corrupção, investigações e a abertura de sigilos bancários e telefônicos.

Os percentuais divulgados correspondem às intenções de voto totais, que consideram todos os entrevistados. Os números oficiais específicos de votos válidos, que excluem brancos, nulos e indecisos, não foram apresentados na reportagem consultada.

A pesquisa foi encomendada pelo Grupo Globo e ouviu 2.154 eleitores com 16 anos ou mais, entre os dias 17 e 20 de outubro, por meio de entrevistas presenciais e domiciliares.

O levantamento tem margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, nível de confiança de 95% e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-08535/2026.

Fonte: O Globo
Fotos: Reprodução

Acompanhe o Blog do Nill Júnior também no Instagram e veja essa e outras notícias: @nill_jr

Quaest: desaprovação do governo Lula cai para 47%, enquanto aprovação sobe para 46%; empate técnico

Pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (21) mostra que 47% dos brasileiros desaprovam o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), enquanto 46% aprovam a gestão. A diferença de um ponto percentual está dentro da margem de erro de dois pontos, configurando empate técnico. O novo levantamento aponta uma oscilação nos indicadores de aprovação […]

Pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (21) mostra que 47% dos brasileiros desaprovam o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), enquanto 46% aprovam a gestão. A diferença de um ponto percentual está dentro da margem de erro de dois pontos, configurando empate técnico.

O novo levantamento aponta uma oscilação nos indicadores de aprovação do governo federal em comparação com a pesquisa anterior, divulgada em 14 de outubro. Na ocasião, a desaprovação era de 48%, enquanto a aprovação registrava 45%.

Com os novos números, a desaprovação recuou um ponto percentual, enquanto a aprovação avançou na mesma proporção. As duas variações estão dentro da margem de erro da pesquisa.

Os resultados mostram que as avaliações sobre o desempenho do governo permanecem divididas entre os entrevistados, a quatro dias do segundo turno da eleição presidencial, marcado para domingo (25).

A Quaest também divulgou nesta quarta-feira os números da disputa entre Lula e Flávio Bolsonaro (PL). No cenário estimulado, o senador aparece com 45% das intenções de voto, contra 44% do presidente. Os candidatos estão tecnicamente empatados.

Em relação à pesquisa eleitoral anterior, Flávio oscilou de 46% para 45%, enquanto Lula manteve os mesmos 44%. As intenções de voto em branco ou nulo somam 9%, e os indecisos representam 2%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 17 e 20 de outubro, com 2.154 eleitores de 16 anos ou mais, entrevistados presencialmente em diferentes regiões do país.

Contratado pelo Grupo Globo, o levantamento apresenta margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos, nível de confiança de 95% e registro BR-08535/2026 no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Fonte: O Globo
Foto: Reprodução

Acompanhe o Blog do Nill Júnior também no Instagram e veja essa e outras notícias: @nill_jr

Lula visita José Sarney em São Luís após ato de campanha no Maranhão

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visitou o ex-presidente José Sarney, de 96 anos, nessa terça-feira (20), em São Luís, no Maranhão. O encontro ocorreu na residência do ex-mandatário, que se recupera de uma cirurgia abdominal e recebeu alta hospitalar no último sábado (17). A visita durou aproximadamente 20 minutos e aconteceu após […]

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visitou o ex-presidente José Sarney, de 96 anos, nessa terça-feira (20), em São Luís, no Maranhão. O encontro ocorreu na residência do ex-mandatário, que se recupera de uma cirurgia abdominal e recebeu alta hospitalar no último sábado (17).

A visita durou aproximadamente 20 minutos e aconteceu após Lula participar de uma mobilização de campanha no Centro Histórico da capital maranhense, a cinco dias do segundo turno das eleições presidenciais, marcado para domingo (25).

O presidente estava acompanhado da primeira-dama Janja Lula da Silva. Também participaram do encontro Marly Sarney, esposa do ex-presidente; a deputada federal e ex-governadora do Maranhão Roseana Sarney; o ex-ministro Rui Costa; e o governador reeleito do Piauí, Rafael Fonteles (PT).

Sarney estava em casa desde sábado (17), após passar nove dias internado no UDI Hospital, em São Luís. Ele foi hospitalizado no dia 9 de outubro, depois de apresentar dores abdominais, e precisou passar por uma cirurgia para tratar uma obstrução intestinal.

De acordo com o boletim médico divulgado após sua alta, o ex-presidente apresentou evolução clínica satisfatória e deverá continuar o acompanhamento médico ambulatorial.

José Sarney governou o Brasil entre 1985 e 1990, após assumir a Presidência com a morte de Tancredo Neves, tornando-se o primeiro presidente do período de redemocratização depois da ditadura militar.

Após o encontro, Lula seguiu para o Aeroporto Internacional Marechal Hugo da Cunha Machado, de onde embarcou para a Bahia. Na sequência, participou de uma caminhada de campanha entre Juazeiro (BA) e Petrolina (PE), no Vale do São Francisco.

Fonte: g1
Foto: Reprodução

Acompanhe o Blog do Nill Júnior também no Instagram e veja essa e outras notícias: @nill_jr