Notícias

Rosa Weber, Teori e Fachin relatarão ações que questionam impeachment

Por Nill Júnior

54v19xukiqdg7sf33yp4a4dnk

Do G1

Os ministros Rosa Weber, Teori Zavascki e Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), foram sorteados relatores de 10 ações que chegaram à Corte nos últimos dois dias questionando o resultado das duas votações do julgamento final do processo de impeachment. A primeira votação afastou Dilma Rousseff definitivamente da Presidência da República, enquanto a segunda permitiu que a petista dispute cargos eletivos e ocupe funções na administração pública.

Das 10 ações que já foram ajuizadas na Suprema Corte, 8 contestam a decisão que permitiu a Dilma voltar a exercer funções públicas. Como são do mesmo tipo e tratam do mesmo assunto, foram encaminhadas para um só relator, neste caso, a ministra Rosa Weber.

Já Teori e Fachin irão ficar responsáveis pela relatoria de ações que fazem outros pedidos, como realização de uma nova votação do impeachment e suspensão de todos os efeitos do processo que afastou Dilma do comando do Palácio do Planalto.

A primeira ação protocolada no Supremo questionando a manutenção da elegibilidade de Dilma foi assinada por Luiz Philippe de Orleans e Bragança, líder do Movimento Acorda Brasil e integrante da família real brasileira.

Há ainda duas ações apresentadas pela Associação Médica Brasileira (AMB) – uma questiona o Senado e outra o presidente do STF, ministro Ricardo Lewandowski, que conduzia o julgamento final do processo de impeachment e permitiu o fatiamento da votação.

As demais ações contra a habilitação da ex-presidente foram apresentadas pelo Partido Social Liberal (PSL), pelo senador Alvaro Dias (PV-PR), pelo senador José Medeiros (PSD-MT), pelo deputado federal Expedito Netto (PSD-RO) e pelo advogado Ricardo Damasceno.

Com Teori Zavascki, está o mandado de segurança apresentado na manhã desta quinta pela defesa de Dilma pedindo uma nova votação do impeachment sem artigos da lei que define os crimes de responsabilidade imputados a ela. A ação inclui pedido para que o presidente Michel Temer volte à interinidade.

A primeira ação apresentada foi um habeas corpus em favor de Dilma, protocolada ainda na noite de quarta-feira (30), quando a petista foi afastada definitivamente da Presidência. Na ação, o advogado Edgard Antônio dos Santos pede uma decisão liminar (provisória) para suspender todos os efeitos do processo de impeachment.

Ele alega que os senadores estão impedidos de julgar a presidente, por uma série de motivos, incluindo as investigações da Operação Lava Jato. O pedido está com o ministro Edson Fachin.

Outras Notícias

Janja e a aula de como apagar a repercussão que interessa em um debate sobre desinformação

A primeira-dama Janja Lula da Silva xingou e afirmou não ter medo do bilionário Elon Musk, dono da plataforma X, durante sua participação neste sábado (16) no Cria G20, evento do G20 Social no Rio. Após um som alto no local, ela brinca e chega a se abaixar, como se estivesse se protegendo: “Acho que é o Elon Musk!”. E complementa […]

A primeira-dama Janja Lula da Silva xingou e afirmou não ter medo do bilionário Elon Musk, dono da plataforma X, durante sua participação neste sábado (16) no Cria G20, evento do G20 Social no Rio.

Após um som alto no local, ela brinca e chega a se abaixar, como se estivesse se protegendo: “Acho que é o Elon Musk!”. E complementa ao se levantar: “Eu não tenho medo de você, inclusive… Fuck you, Elon Musk!”. Em resposta, o bilionário rebateu: ” Eles vão perder a próxima eleição”.

Janja fez um discurso defendendo políticas de regulamentação das redes sociais, não só no país, como em todo o mundo. Ela também lembrou que já existem iniciativas de regulamentação na União Europeia e em países como a Austrália.

“Eu tenho falado que essa não é uma questão local. Se a gente não fizer essa discussão de forma global, a gente não vai conseguir vencer. Não adianta a gente ter leis aqui no Brasil, o que está difícil de acontecer, a gente sabe todos os empecilhos que tem, se a gente não discutir de forma global”, disse.

Mas, a frase inapropriada para alguém na posição de primeira dama do país pôs todo o debate e sua repercussão por terra, encheu as manchetes, deu assunto para direita e bolsonaristas, tirando o foco do que realmente interessava no centro desse debate…

Triunfense Igor Alves brilha na final do Pernambucano

Não foi apenas o Náutico que comemorou o título pernambucano no último sábado na vitória sobre o Retrô, nos pênaltis, na Arena Pernambuco. O tenor Igor Alves, sertanejo de Triunfo,  interpretou o Hino de Pernambuco acompanhado da Banda da PMPE e do Corpo de Bombeiros do estado.  No intervalo do jogo ainda fez mais um […]

Não foi apenas o Náutico que comemorou o título pernambucano no último sábado na vitória sobre o Retrô, nos pênaltis, na Arena Pernambuco.

O tenor Igor Alves, sertanejo de Triunfo,  interpretou o Hino de Pernambuco acompanhado da Banda da PMPE e do Corpo de Bombeiros do estado.  No intervalo do jogo ainda fez mais um número no centro do gramado.

O convite partiu do Presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Evandro Carvalho. Ao final da execução, é possível ver a vibração do público que lotou a Arena.

A ponte foi do jornalista esportivo Aderval Barros. Ele conheceu Igor  através de Marolla Guedes, profissional da Transamérica FM, que mora no mesmo condomínio de Igor. “Através dele fui chamado a cantar no programa esportivo de Aderval. foi quando surgiu a ideia e ele fez a ponte com a Federação”.

Igor diz já ter se apresentado para outros públicos nessa dimensão, mas admite: “com certeza foi o evento que mais projeção deu à minha carreira”. Veja no vídeo abaixo:

 

Salgueiro registra 223 novos casos de Covid-19 em 24h

Com a alta de casos, o município atinge a marca de 18.632 casos confirmados desde o início da pandemia. Desse total, 17.892 estão recuperados. O número de mortes chega a 135. O município de Salgueiro, no Sertão de Pernambuco, registrou 223 novos casos de Covid-19 nas últimas 24h. As informações foram divulgadas nesta sexta-feira (2), […]

Com a alta de casos, o município atinge a marca de 18.632 casos confirmados desde o início da pandemia. Desse total, 17.892 estão recuperados. O número de mortes chega a 135.

O município de Salgueiro, no Sertão de Pernambuco, registrou 223 novos casos de Covid-19 nas últimas 24h. As informações foram divulgadas nesta sexta-feira (2), no boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde. O número é resultado dos 532 testes realizados na quinta-feira (1º).

Com a alta, o município atinge a marca de 18.632 casos confirmados desde o início da pandemia. Desse total, 17.892 estão recuperados. O número de mortes chega a 135 e o número de casos ativos é de 605.

De acordo com a Secretaria de Saúde, o município possui um paciente internado com Covid-19 e um paciente na enfermaria.

São José do Egito: IF Sertão realiza Aula Inaugural dos Cursos FIC – EJA – Pronatec 2014

O IF Sertão Pernambucano, Campus Serra Talhada, realizou a Aula Inaugural dos Cursos FIC – EJA – Pronatec 2014 em São José do Egito. A Cerimônia foi realizada no Auditório do Centro de Inclusão Digital com as presenças do Prefeito Romério Guimarães, Secretária de Educação Acidália de Lourdes, Coordenadora do EJA Isabela Gomes, Diretor de […]

10841333_1580182135529636_1701261518_n

O IF Sertão Pernambucano, Campus Serra Talhada, realizou a Aula Inaugural dos Cursos FIC – EJA – Pronatec 2014 em São José do Egito. A Cerimônia foi realizada no Auditório do Centro de Inclusão Digital com as presenças do Prefeito Romério Guimarães, Secretária de Educação Acidália de Lourdes, Coordenadora do EJA Isabela Gomes, Diretor de Ensino Campus Serra Talhada – representando o Diretor Geral do Campus Serra Talhada – Professor Pedro Noronha, Coordenador Pronatec Serra Talhada – Professor Rômulo Sátiro de Medeiros e Clodoaldo Lopes – Superintendente da ADESJE – Agência de Desenvolvimento Econômico de São José do Egito e Secretário de Governo.

Participaram do evento cerca de sessenta alunos do EJA das escolas municipais de Mundo Novo, Riacho do Meio e Naná Patriota que foram inscritos no Curso de Auxiliar Administrativo

Em nota, Zeca volta a dizer que só fala de 2016 em 2016

O deputado federal eleito Zeca Cavalcanti (PTB) negou em nota ao blog que tenha declarado  apoio ao nome de Eduíno Brito (PHS). “Sobre eleições só falo em 2016”, voltou a dizer. Zeca admitiu ter  divergências políticas com a prefeita Madalena Brito, que disse ter ajudado a eleger, mas afirmou ter interesse em “construir caminhos e alternativas que […]

zecccc

O deputado federal eleito Zeca Cavalcanti (PTB) negou em nota ao blog que tenha declarado  apoio ao nome de Eduíno Brito (PHS). “Sobre eleições só falo em 2016”, voltou a dizer.

Zeca admitiu ter  divergências políticas com a prefeita Madalena Brito, que disse ter ajudado a eleger, mas afirmou ter interesse em “construir caminhos e alternativas que garantam o desenvolvimento e o progresso de Arcoverde e região”.

“Quanto a definição de nomes que vamos ou não apoiar nas eleições de 2016, só vamos debater o tema na data certa, em 2016, reunindo nosso grupo político que, entre outros, conta com o deputado estadual Júlio Cavalcanti, o vereador Luciano Pacheco, o vereador Paulinho, além de lideranças comunitárias, suplentes e amigos”, afirmou.