Notícias

Polícia chega a foragido que matou aposentado em maio na zona rural de Iguaracy

Por Nill Júnior
Sem título
Foto: Comunicação PM

Uma das políticas abraçadas pelo 23º BPM para buscar manter a redução nos índices de criminalidade foi a de dar resposta e cumprir mandados de pessoas que praticaram crimes de repercussão e estão foragidas.

Hoje pela manhã após levantamento do Serviço de Inteligência e equipe Malhas da Lei, foi realizada operação com o apoio da Polígono para prender Gildo Marques de Siqueira Neto, o “Zildo de Aparício”, encontrado no sitio Macambira, zona rural de Iguaracy.

O Serviço de Inteligencia e Equipe Malhas da Lei apuraram que ele estava frequentando a residência de uma tia. Após campana  armada, ele foi preso.

Foi apresentado à Juíza Criminal de Afogados da Ingazeira. Havia  Mandado de prisão expedido pela Comarca Criminal do município. Em seguida, apresentado a Delegacia através do BO nº 3416/23ºBPM, para serem tomadas as medidas cabíveis.

Em 31 de maio deste ano,  em uma estrada vicinal nas proximidades do Distrito de Irajaí, Gildo matou Paulo Ferreira de Siqueira, 74 anos, com um disparo de arma de fogo de grosso calibre na região do tórax. Ele morreu no local. Já existia uma queixa de ameaça registrada na Delegacia de Iguaracy feita pelo aposentado contra ele. A motivação seria ligada a uma ação de herança de terra, onde Paulo prestou depoimento em desfavor do suspeito. Após o dia do crime, o suspeito evadiu-se.

Outras Notícias

Deputado Júlio defende apoio a agricultores em Afogados da Ingazeira

Falando em nome dele e do deputado federal Zeca Cavalcanti (PTB), o deputado estadual Júlio Cavalcanti (PTB) defendeu na manhã desta quinta-feira (19) durante encontro com lideranças rurais de Afogados da Ingazeira, no Sertão do Pajeú, a “retomada do desenvolvimento em Pernambuco e mais apoio ao homem e a mulher do campo, esquecidos pelo atual […]

Falando em nome dele e do deputado federal Zeca Cavalcanti (PTB), o deputado estadual Júlio Cavalcanti (PTB) defendeu na manhã desta quinta-feira (19) durante encontro com lideranças rurais de Afogados da Ingazeira, no Sertão do Pajeú, a “retomada do desenvolvimento em Pernambuco e mais apoio ao homem e a mulher do campo, esquecidos pelo atual governo comandado pelo PSB”.

“Estamos chegando a quatro anos de um governo que vem, a cada momento, desmontando nosso estado, deixando as estradas abandonadas e esburacadas, a exemplo da PE 275, os agricultores sem assistência, o IPA abandonado sem poder cuidar e atender aos produtores rurais. É um governo que chegou ao fim e que os pernambucanos contam os dias para dar adeus a ele”, disse o deputado estadual Júlio Cavalcanti.

Durante o encontro coordenado pelo vereador afogadense Zé Negão (PTB), representantes de mais de 100 comunidades rurais relataram seus problemas e garantiram apoio as propostas apresentadas pelo parlamentar trabalhista de fortalecimento dos órgãos de assistência técnica a exemplo do IPA, um programa de maquinário destinado as entidades rurais e ações permanentes de convivência com a seca. Muitos produtores rurais reclamaram do abandono por parte do governo Paulo Câmara (PSB).

Para o produtor rural Simião Alfredo, da região de Umburana, o atual governo federal e estadual “diminuíram o apoio a agricultura, reduziram os recursos para nós agricultores produzirmos. É como dizia o governador Arraes (ex-governador Miguel Arraes): Pernambuco tá crescendo pra baixo, como cauda de animal”. Para Simião, é preciso pensar grande, pois o sertanejo tem muito potencial para sair da crise.

Já Kátia Galvão, da Serrinha, defendeu a melhoria das estradas que “estão abandonadas, prejudicando a população, quem trabalha com a terra. É preciso olhar mais para os agricultores”, ressaltou afirmando reconhecer o trabalho de Zeca e Júlio na região do Pajeú e no estado. O mesmo sentimento foi expressado por D. Maria do Socorro ao afirmar que apesar de tudo “ainda temos políticos de caráter e de qualidade como Zeca e Júlio”.

José Severino, da Cachoeira da Onça, criticou duramente os que ontem eram contra Lula, Dilma e hoje correm atrás de seu apoio. “Eles acabaram com os programas sociais que ajudavam o homem do campo, a agricultura familiar está cada vez mais difícil, o que planta não dá pra despesa, falta irrigação e o homem do campo se todo mês não fizer dinheiro, passa fome. Se o estado não ajudar, não segura ninguém no campo não”, disse Severino.

As ações dos parlamentares trabalhistas na região do Lajedo foram relatadas pelo líder comunitário Daniel Marcos. Para ele, “é preciso continuar trabalhando pela comunidade e olhar cada vez mais para nossa região”. A burocracia exigida das entidades rurais foi um dos principais pontos tocados pelo produtor Tarcísio da Costa do Sítio Santiago.

Para Zé Negão, somente a união e a força da coletividade vão poder mudar a realidade que hoje Pernambuco vive. “Temos problemas os mais diversos na agricultura, com a falta de apoio ao homem e a mulher do campo, a falta de empregos, saúde, médicos, uma gama enorme de problemas que prometeram resolver e ao invés disso só aumentaram. Graças ao trabalho de Zeca e Júlio é que estamos conseguindo trazer ações e obras para Afogados”, afirmou.

O parlamentar trabalhista finalizou agradecendo a presença das lideranças e disse que a mudança está para acontecer.  “É a hora de Pernambuco retomar sua liderança, reconstruir um estado que foi abandonado, seja na saúde, na infraestrutura, na agricultura e no apoio ao homem e a mulher do campo, valorizando o trabalho daqueles que constrói nosso desenvolvimento e hoje vivem esquecidos, como vocês aqui no Pajeú. Vamos mudar essa história juntos”, finalizou Júlio Cavalcanti.

Articulação de Sebastião e Rogério leva Mutirão dos Endividados ao Sertão

O Governo do Estado, por meio do Procon-PE, atendeu a solicitação do deputado federal Sebastião Oliveira e do deputado estadual Rogério Leão, e vai realizar, entre os próximos dias 27 e 31, um Mutirão dos Endividados, nos municípios de Serra Talhada e São José do Belmonte, no Sertão pernambucano. Sebastião Oliveira explicou que a iniciativa […]

O Governo do Estado, por meio do Procon-PE, atendeu a solicitação do deputado federal Sebastião Oliveira e do deputado estadual Rogério Leão, e vai realizar, entre os próximos dias 27 e 31, um Mutirão dos Endividados, nos municípios de Serra Talhada e São José do Belmonte, no Sertão pernambucano.

Sebastião Oliveira explicou que a iniciativa vai contemplar negociações de dívidas com a Celpe, a Compesa, os bancos e as empresas de telefonia. De acordo com o parlamentar, a ação vai possibilitar que as pessoas que possuam dívidas tenham a oportunidade de negociar diretamente com as empresas, sem a necessidade de intermediários.

“Será uma grande oportunidade de negociação. O acordo poderá beneficiar o devedor com a retirada de juros e multas, além do parcelamento dos débitos. Quanto mais pessoas tiverem com seus nomes limpos, será melhor para o comércio e para o desenvolvimento da economia dos municípios”, ressaltou Sebastião. “Agradeço ao Governo de Pernambuco por ter atendido o nosso pleito”, concluiu Sebá.

Mutirão dos Endividados

Serra Talhada
Data: 27 a 29 de maio
Local: Maria’s Recepções
São José do Belmonte
Data: 30 e 31 de maio
Local: Sindicato dos Trabalhadores Rurais

João Campos consolida liderança no PSB durante congresso estadual

O prefeito do Recife, João Campos, foi apontado como principal liderança do PSB durante o XVI Congresso Estadual do partido, realizado neste sábado (5), no Recife. Campos é pré-candidato à presidência nacional da legenda e utilizou o evento para reafirmar o compromisso de fortalecer o PSB no cenário político nacional. Em sua fala, o prefeito […]

O prefeito do Recife, João Campos, foi apontado como principal liderança do PSB durante o XVI Congresso Estadual do partido, realizado neste sábado (5), no Recife. Campos é pré-candidato à presidência nacional da legenda e utilizou o evento para reafirmar o compromisso de fortalecer o PSB no cenário político nacional.

Em sua fala, o prefeito defendeu o crescimento da sigla e a manutenção da aliança com o presidente Lula (PT) e o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB).

“Vamos chegar fortalecidos para ter um partido unido, que vai crescer. A gente vai dar passos ainda mais largos e o PSB se consagrará nas urnas, em 2026, como o maior partido da centro-esquerda brasileira”, afirmou.

João Campos também destacou a importância de manter uma posição clara no debate político:

“O PSB vai estar ao lado da luta legítima, da luta decente, vai ter lado e posição político-eleitoral. Não estaremos à mercê do vento de conveniências e oportunidades”, disse.

Durante o evento, o atual presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, recebeu o título de cidadão recifense. A entrega foi feita por Campos, pelo presidente da Câmara Municipal, Romerinho Jatobá (PSB), e por outros vereadores. Siqueira agradeceu a homenagem e comentou sobre sua trajetória na legenda.

“Estou praticamente encerrando meu mandato no lugar certo, no meu país Pernambuco. Estou encerrando no momento certo, porque tem alguém que vai orgulhar todos nós para continuar essa luta”, afirmou.

João Campos também fez referência ao legado deixado por lideranças históricas do PSB e ao desafio de sucedê-las.

“Carlos Siqueira dedicou 35 anos de sua vida a cuidar do partido. Sei que é um desafio assumir essa nova missão, que um dia foi liderada por Miguel Arraes, por Eduardo Campos e por ele próprio”, declarou.

Durante o congresso, foram eleitos os novos integrantes do diretório estadual, da comissão executiva e dos segmentos organizados do partido. O deputado estadual Sileno Guedes foi reconduzido à presidência do PSB em Pernambuco, cargo que ocupa desde 2011.

“Terei a missão de presidir o partido em um período decisivo da nossa história, momento em que o PSB se preparará para oferecer a Pernambuco uma alternativa que recoloque nosso estado nos trilhos”, disse Guedes.

O congresso também definiu a delegação que representará o estado no Congresso Nacional do PSB, marcado para os dias 30 e 31 de maio e 1º de junho, em Brasília. João Campos deve ser eleito presidente nacional do partido durante o encontro.

O evento contou ainda com a participação de parlamentares, prefeitos, vereadores, dirigentes de segmentos sociais do PSB e representantes de outras legendas, como a senadora Teresa Leitão (PT), o vice-prefeito do Recife, Victor Marques (PCdoB), o deputado Álvaro Porto (PSDB) e o presidente estadual do Republicanos, Samuel Andrade.

MPE pede impugnação da candidatura de Cida Oliveira em Solidão

Por André Luis A Promotoria Eleitoral da 98ª Zona de Carnaíba-PE, propôs ação de impugnação ao registro da candidatura de Maria Aparecida Vicente Oliveira Caldas, a Cida Oliveira, pré-candidata a Prefeitura de Solidão.  Segundo a promotoria, o pedido de registro da pré-candidata não atende o deferimento. “É impossível, tendo em vista que ela se enquadra […]

Por André Luis

A Promotoria Eleitoral da 98ª Zona de Carnaíba-PE, propôs ação de impugnação ao registro da candidatura de Maria Aparecida Vicente Oliveira Caldas, a Cida Oliveira, pré-candidata a Prefeitura de Solidão. 

Segundo a promotoria, o pedido de registro da pré-candidata não atende o deferimento.

“É impossível, tendo em vista que ela se enquadra na hipótese prevista no art. 1º, I, g, da Lei Complementar n. 64/90, com redação dada pela Lei Complementar nº 135/2010, segundo o qual são inelegíveis ‘os que tiverem suas contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas por irregularidade insanável que configure ato doloso de improbidade administrativa, e por decisão irrecorrível do órgão competente, salvo se esta houver sido suspensa ou anulada pelo Poder Judiciário, para as eleições que se realizarem nos 8 (oito) anos seguintes, contados a partir da data da decisão, aplicando-se o disposto no inciso II do art. 71 da Constituição Federal, a todos os ordenadores de despesa, sem exclusão de mandatários que houverem agido nessa condição’”. 

“Das irregularidades apontadas e do inteiro teor das decisões listadas, observa-se que a impugnada, na qualidade de gestora, cometeu faltas graves e que, em tese, configuram ato doloso de improbidade administrativa”, destaca a promotora Adriana Cecilia Lordelo Wludarski, que assina o pedido de impugnação. Leia aqui a íntegra do pedido.

Tragédia na BR 232 atinge família batalhadora de Serra Talhada

Do Farol de Noticias O acidente ocorrido na tarde dessa quinta-feira (30), na BR-232, entre Serra Talhada e o município de Flores, chocou a comunidade serra-talhadense. A tragédia atingiu em cheio uma família pioneira da gastronomia no Mercado Público: O casal Walter e Dona Nicinha, que trabalhava com refeições no local. Há cerca de sete […]

Do Farol de Noticias

O acidente ocorrido na tarde dessa quinta-feira (30), na BR-232, entre Serra Talhada e o município de Flores, chocou a comunidade serra-talhadense.

A tragédia atingiu em cheio uma família pioneira da gastronomia no Mercado Público: O casal Walter e Dona Nicinha, que trabalhava com refeições no local.

Há cerca de sete anos o Farol de Notícias contou a história de Maria Eunice Ferreira, de 67 anos e seu esposo, José Pereira da Silva, de 61 anos, o Walter.

Até agora, segundo o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), estão confirmadas as mortes de Dona Nicinha e seu neto, conhecido por Mylton Caíque, 16 anos, que guiava um dos carros.

A família retornava do município de Arcoverde, Sertão do Moxotó, onde Walter fazia sessões de hemodiálise.

A reportagem do Farol apurou que neste momento Walter encontra-se em estado grave, na ala vermelha do Hospital Eduardo Campos, lutando pela vida.

O acidente foi registrado no início da tarde desta quinta-feira (30) na BR-232. Imagens circulam nas redes sociais comentavam uma colisão frontal entre veículos.

O acidente teria ocorrido após uma tentativa de ultrapassagem nas proximidades da comunidade do Tenório, município de Flores, no Pajeú, e o distrito de Varzinha, em Serra Talhada.

Foto do casal: Arquivo Farol de Notícias / Manu Silva.