Notícias

Paulo Câmara: “conta do Todos por PE é positiva”

Por Nill Júnior
foto 2
Fotos: André Luiz – Portal Pajeú Radioweb

O Governador Paulo Câmara falou agora a pouco em coletiva sobre as demandas apresentadas no Todos Por Pernambuco e as questões que mais tem pautado a imprensa no Pajeú.

Câmara começou respondendo sobre as reclamações na área da saúde, prometendo melhorar a estrutura já existente dos Hospitais como o Regional Emília Câmara e executando o projeto do Hospital do Sertão, que será construído em Serra Talhada. Leia o que Câmara falou sobre outras demandas :

Segunda Etapa da Adutora do Pajeú

Estamos com  plano de convivência com estiagem para dar um mínimo de qualidade de vida e vamos acompanhar essa questão das obras. Tenho cobrado a sequência da Adutora do Pajeú que deve ser prioridade. Estamos em cima do Dnocs com a Compesa monitorando. Estamos cientes desse desafio e vamos cobrar a finalização dessas obras, não apenas a Adutora.

foto 3

Capacidade de investimento

Este ano, teremos capacidade menor que em outros anos. Vamos priorizar os investimentos. Infelizmente, não vamos ter ajuda em relação as operações de crédito do Governo Federal. Isso é ruim pro Brasil, mas dentro dessa nossa capacidade vamos nos preparar para ver o que executamos em 2015, 206, 17 e 18. Vamos ver as prioridades para ver o que pode ser feito,. Temos o compromisso de honrar o que está no nosso programa de governo. As prioridades serão definidas hoje ouvindo a população.

Delegacia da Mulher

Sabemos a necessidade de se fazer logo e vamos fazer. Mas vamos ouvir a população para ver se essa é a ação mais importante. Tenho impressão que a ação vai sair, pois nas outras regiões é um tema bem focado nos debates.

Mais policiamento e violência em Serra Talhada

O que tivemos em Serra foi muito grave. Colocamos mais efetivo porque isso precisa ser resolvido rapidamente. Nomeamos mais de 1.000 policiais porque era o possível na validade do último concurso. A partir de junho esses PMs vão às ruas e ser distribuídos dentro da realidade do Estado. Mas vamos lançar novo concurso e atuar de maneira integrado. Não há como fazer o policiamento que se exige em todo Estado. Continuaremos como único Estado a manter a redução dos homicídios.

foto 1

Estradas, como a de Quixaba à fronteira com a Paraíba

O que for pra começar vamos começar. Sebastião (Oliveira) disse que Quixaba licita em abril com a Ordem de Serviço em julho. Pode ser que o povo diga que não quer a estrada aí ele segura. Fizemos muita obra de infra estrutura de estradas, água, uma revolução na educação, em todas as cidades temos escolas em tempo integral, escolas técnicas modernas. qualificação, curso de medicina em Serra, 2015 está sendo favorável para o Pajeú. É só fazer balanço de 2007 e 2011 e vamos ver que a conta é muito positiva, em favor de Pernambuco.

Outras Notícias

Audiência Pública na ALEPE vai debater políticas afirmativas na UPE

Nesta terça-feira (10), às 9h, será realizada uma Audiência Pública para debater “Políticas Afirmativas para Entrada e Permanência na Universidade de Pernambuco” pela Universidade de Pernambuco (UPE) na Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE). O evento, realizado pela Comissão de Educação, foi proposto pela deputada estadual Rosa Amorim e convoca estudantes, professores e servidores técnico-administrativos para […]

Nesta terça-feira (10), às 9h, será realizada uma Audiência Pública para debater “Políticas Afirmativas para Entrada e Permanência na Universidade de Pernambuco” pela Universidade de Pernambuco (UPE) na Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE). O evento, realizado pela Comissão de Educação, foi proposto pela deputada estadual Rosa Amorim e convoca estudantes, professores e servidores técnico-administrativos para participarem do debate.

“A UPE é a universidade com maior número de campi no nosso estado, presente em 10 cidades, e com mais de 15 mil estudantes de graduação e 3 mil de pós-graduação; mas, ainda assim, a instituição não possui cotas raciais, por exemplo. A UPE precisa avançar nas políticas afirmativas para a entrada e a permanência dos estudantes, por isso é tão importante este debate”, destacou Rosa Amorim.

A Audiência contará com a presença de representantes do Governo de Pernambuco, da Reitoria da UPE, do Diretório Central dos Estudantes (DCE/UPE), da União dos Estudantes de Pernambuco (UEP), da União Nacional dos Estudantes (UNE), da Seção Sindical dos Docentes da Universidade de Pernambuco (ADUPE), do Sindicato dos Servidores da Universidade de Pernambuco (SINDUPE) e do Ministério Público de Pernambuco (MPPE).

SERVIÇO

Audiência Pública sobre “Políticas Afirmativas para Entrada e Permanência na Universidade de Pernambuco”

Data: 10 de outubro (terça-feira)

Hora: 9h

Endereço: Auditório Sérgio Guerra, na Alepe (Rua da União, 397 – Boa Vista, Recife – PE)

Após rodízio no JN, jornalista pernambucano vira reserva de Tadeu Schmidt no Fantástico

O jornalista Márcio Bonfim, apresentador do telejornal “NE1”, da TV Globo Nordeste, em Recife, ganhará dupla promoção nos próximos meses. A partir de dezembro, ele se tornará o substituto oficial de Tadeu Schmidt no comando do “Fantástico”, aos domingos. Sua estreia deve ocorrer no último domingo do ano, na folga do titular. Essa é a […]

Foto: Globo/Reprodução

O jornalista Márcio Bonfim, apresentador do telejornal “NE1”, da TV Globo Nordeste, em Recife, ganhará dupla promoção nos próximos meses. A partir de dezembro, ele se tornará o substituto oficial de Tadeu Schmidt no comando do “Fantástico”, aos domingos. Sua estreia deve ocorrer no último domingo do ano, na folga do titular.

Essa é a primeira vez que a Globo inclui alguém que não seja da Globo SP, Globo Rio ou Globo DF nesta posição.

A partir de janeiro de 2020, Bonfim ganha outra deferência da Globo e passa a integrar também a escala de apresentadores que se revezam no comando do “Jornal Nacional” aos sábados.

No final de agosto, Bonfim inaugurou, ao lado de Cristina Ranzolin, do Rio Grande do Sul, o rodízio de apresentadores do JN em comemoração aos 50 anos do telejornal. Agradou, como se vê.

*As informações são da coluna de Mauricio Stycer/UOL.

Daniel Bueno na festa de Emancipação Política de Iguaracy

por Anchieta Santos Festejando 51 anos, a Prefeitura de Iguaracy preparou uma programação para hoje com alvorada, Hasteamento dos Pavilhões, Inaugurações, Final do Campeonato Municipal 2014; Culto em Ação de Graças, Corte do Bolo, Show pirotécnico. E a partir das 22h – Shows com Baionada, cantor Daniel Bueno e Uz Frajolaz.

17934129

por Anchieta Santos

Festejando 51 anos, a Prefeitura de Iguaracy preparou uma programação para hoje com alvorada, Hasteamento dos Pavilhões, Inaugurações, Final do Campeonato Municipal 2014; Culto em Ação de Graças, Corte do Bolo, Show pirotécnico.

E a partir das 22h – Shows com Baionada, cantor Daniel Bueno e Uz Frajolaz.

Belem do São Francisco ganhou novo Cartório Eleitoral

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco através dos Desembargadores eleitorais Júlio Alcino de Oliveira Neto e Gabriel de Oliveira Cavalcanti Filho entregaram em Belém do São Francisco o novo Cartório Eleitoral Procurador de Justiça João Lustosa Cantarelli. O novo espaço,  que faz parte da 73°  Zona Eleitoral, atenderá os municípios de Belém do São Francisco […]

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco através dos Desembargadores eleitorais Júlio Alcino de Oliveira Neto e Gabriel de Oliveira Cavalcanti Filho entregaram em Belém do São Francisco o novo Cartório Eleitoral Procurador de Justiça João Lustosa Cantarelli.

O novo espaço,  que faz parte da 73°  Zona Eleitoral, atenderá os municípios de Belém do São Francisco e Itacuruba, funcionando no Fórum Joaquim Crispiniano Coelho Brandão, na Avenida Coronel Jerônimo Pires n°820, centro da cidade.

Estiveram participando da inauguração além dos Desembargadores, o Juiz de direito da Comarca local , Thiago Felipe Sampaio, o promotor de Justiça Sérgio Almeida Feliciano, o prefeito do munícipio Licínio Antonio Lustosa Roriz e o presidente da Câmara de Vereadores Valdir Moreno, além de diversas outras autoridades de Belém e região.

No seu pronunciamento o Desembargador Júlio Alcino de Oliveira Neto prestou uma homengem ao saudoso jurista Geraldo Neves, por sua grande contribuição como um dos fundadores da faculdade de direito em Belem do São Fco.

Guerra das pesquisas em Sertânia tem novo capítulo

DataTrends reverte decisão e pesquisa sai neste sábado  Pesquisa do Exatta que sairia no Diário de Pernambuco ainda segue suspensa, mas Instituto deve recorrer O Instituto DataTrends reverteu junto ao Colegiado do TRE a decisão que suspendia a divulgação da pesquisa PE-00165/2024, com levantamento da cidade de Sertânia. Mais cedo, a Coligação Frente Popular, de Rita […]

DataTrends reverte decisão e pesquisa sai neste sábado 

Pesquisa do Exatta que sairia no Diário de Pernambuco ainda segue suspensa, mas Instituto deve recorrer

O Instituto DataTrends reverteu junto ao Colegiado do TRE a decisão que suspendia a divulgação da pesquisa PE-00165/2024, com levantamento da cidade de Sertânia.

Mais cedo, a Coligação Frente Popular, de Rita Rodrigues, havia divulgado a decisão do Juiz Eleitoral Gustavo Silva Hora, que havia impugnado  a divulgação sob alegação de que “além da antecipação da divulgação do resultado em palanque pela candidata adversária, Pollyana Abreu, ela contaria com indícios de irregularidade”. A queixa é de que em um bate papo, Pollyana disse que “sábado teria notícia boa e que daria uma lapada” em Rita.

Agora, sob relatoria da desembargadora Karina Albuquerque Aragão de Amorim, o plano do TRE atendeu mandado de segurança do próprio DataTrends, que defendeu ter cumprido todas as exigências da Resolução TSE nº 23.600/2019, argumentando.

Argumentou que “a Resolução TSE nº 23.600/2019 não especifica se a coleta de dados deve ocorrer antes ou durante o registro da pesquisa, sendo a obrigatoriedade do registro exclusivamente para fins de divulgação dos resultados”. Ainda que “não há evidências que comprovem a existência de um grupo econômico familiar entre contratante e contratado, e não há proibição legal sobre esse ponto, pois a existência de vínculos familiares não invalida a pesquisa”.

“Estando o instituto de pesquisa registrado e regular, não há limitação, na legislação referente ao registro das pesquisas, quanto às relações entre o responsável pela empresa realizadora e seu contratante, seja ela familiar, de amizade ou profissional”, diz a decisão.

Ainda que não vislumbrou nenhuma irregularidade na pesquisa registrada, uma vez que a legislação eleitoral não prevê lapso temporal adequado para a coleta de dados.

“Dessa forma, acaso seja constatada irregularidade na origem dos recursos utilizados para financiamento da pesquisa, podem ser propostas as ações pertinentes e o Ministério Público pode proceder à competente apuração a fim de verificação e responsabilização por suposto cometimento do delito previsto no art. 33, § 4.º, da Lei n.º 9.504/97, em sede de ação penal pública”, diz ainda.

“Destarte, defiro a liminar pleiteada, para suspender a decisão proferida pelo juízo da 62ª Zona Eleitoral, viabilizando a divulgação da pesquisa eleitoral”, decide. Assim, a DataTrends sai amanhã.

Pesquisa Exatta segue suspensa, mas também deve recorrer

O mesmo juiz eleitoral de Sertânia também proibiu a divulgação da pesquisa do Instituto Exatta, programada para sair domingo no Diário de Pernambuco. Dessa vez, a ação foi da Coligação de pollyana Abreu, alegando irregularidade dos padrões de renda apresentados na pesquisa, manipulação dos dados contidos nos qustionários e ausência de detalhamento de bairros e distritos entrevistados. O Exatta, assim como o Datatrends, deve recorrer da deciisão ao TRE.

O curioso ambiente em Sertânia com as pesquisas

Na cidade, aliados de Rita Rodrigues e Pollyana Abreu chegam, a tratar as duas pesquisas como de um grupo e do outro, mesmo que, tecnicamente estejam registradas pelos institutos.

O grupo de Pollyana comemorou a liberação da Datatrends. “A nossa pesquisa está de pé”, disse um aliado em mensagem compartilhada via WhattsApp. Da mesma forma, aliados de Rita Rodrigues se apegam ao resultado da Exatta, dizendo que ela “rebaterá o resultado da DataTrends”. Um fusuê sem tamanho…