Notícias

Parque Professor Renato Moraes recebe melhorias para Expocose

Por Nill Júnior

O Parque Professor Renato Moraes começou a receber melhorias em sua estrutura, como limpeza e pintura, para receber os expositores e visitantes da 46ª Exposição Nordestina Especializada em Caprinos e Ovinos de Sertânia, a Expocose.

A Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana é a responsável pelo serviço. A edição deste ano de 2018 tem início já no próximo dia 04 de julho.

Na programação festiva, sexta, dia 06 de julho, quem abre a festa é a sertaniense Cristina Amaral. A noite será encerrada pela cantora Solange Almeida, ex Aviões do Forró. Alexandre Pires, é um dos destaques no palco do Parque de Exposições Professor Renato Moraes.

Além do pagodeiro, animam o sábado de Exposição o cantor Pablo, conhecido pela sua música romântica, e a banda Farra do Imperador.

Fechando a programação, o domingo, dia 08 de julho, traz a cantora Adriana Neves e o poeta Dorgival Dantas, cantor e compositor de talento. A organização priorizou uma composição eclética, para agradar todos os gostos e também a valorização de artistas locais.

 

Outras Notícias

Passeata encerrou campanha Abril Azul em Sertânia

Prefeitura de Sertânia realizou uma passeata para finalizar a campanha Abril Azul 2022. O evento com o tema “Lugar de autista é em todo lugar” teve como objetivo sensibilizar a população e dar visibilidade ao autismo.  Ao longo do mês uma série de atividades foi realizada pelas Secretarias de Educação, Saúde e Desenvolvimento Social e […]

Prefeitura de Sertânia realizou uma passeata para finalizar a campanha Abril Azul 2022. O evento com o tema “Lugar de autista é em todo lugar” teve como objetivo sensibilizar a população e dar visibilidade ao autismo. 

Ao longo do mês uma série de atividades foi realizada pelas Secretarias de Educação, Saúde e Desenvolvimento Social e Cidadania, através do Programa Olhar Para as Diferenças e Selo Unicef. 

A passeata que começou às 16h saiu da Escola Estadual Jorge de Menezes e seguiu até a Praça João Pereira Vale. O momento reuniu autistas e seus familiares, além de profissionais das secretarias envolvidas e a sociedade em geral. O ato foi uma forma de mostrar que essas pessoas existem e que tem suas pautas e seus direitos. 

Um dos pontos mais importantes do encontro foi o anúncio da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista – CIPTEA. O Projeto de Lei nº 008/2022, que autoriza a emissão desse documento já está na Câmara de Vereadores do município e deve ser votado na próxima semana.  

A programação do Abril Azul em Sertânia contou com diversas ações nas UBSFs, escolas, Câmara de Vereadores e Praça de Eventos Olavo Siqueira. Foram promovidos debates e rodas de conversas sobre o assunto, esclarecendo dúvidas a respeito do Autismo. O objetivo final foi promover a inclusão desse público em todos os espaços da sociedade e gerar uma qualidade de vida para eles e suas famílias. 

No dia a dia, pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em Sertânia são acompanhadas pelas equipes das Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social. Vale ressaltar que o município de Sertânia é referência estadual com uma série de políticas públicas voltadas para essa população, tendo como um dos seus principais avanços o Laboratório de Autismo e a Lei nº 1.639/2018, de autoria do vereador Tadeu Queiroz, que dispõe sobre a Política Municipal de Atendimento às pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo. 

A passeata contou com a presença do vice-prefeito e Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Toinho Almeida; Presidente da Câmara de Vereadores de Sertânia, Antônio Henrique Ferreira (Fiapo); Secretária de Educação, Simoni Laet; Secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Paulo Henrique Ferreira; Secretária de Saúde, Mariana Araújo; Secretário de Segurança e Mobilidade, Vladimir Cavalcante; Chefe de Gabinete, Neto Cajueiro; Articulador Municipal do Selo Unicef, Marivaldo Omena. Além das articuladoras do Programa Olhar Para as Diferenças, de cada Secretaria: Emanuelle Morais (Educação); Julyanne Alves (SDSC); e Rosinelândia Leandro (Saúde).

São José do Egito: Professora é 20ª vitima da Covid-19 

Depois de quase um mês internada lutando contra a Covid-19, faleceu na manhã desta terça-feira (23), no Hospital Regional Emília Câmara (HREC), a professora Valdicleide de Oliveira Vasconcelos, conhecida por professora Val. Ela é a 20ª vítima da doença em São José do Egito. A Prefeitura Municipal e a Secretaria de Educação divulgaram nota de […]

Depois de quase um mês internada lutando contra a Covid-19, faleceu na manhã desta terça-feira (23), no Hospital Regional Emília Câmara (HREC), a professora Valdicleide de Oliveira Vasconcelos, conhecida por professora Val. Ela é a 20ª vítima da doença em São José do Egito.

A Prefeitura Municipal e a Secretaria de Educação divulgaram nota de pesar pela morte da servidora. Nas redes sociais, amigos, colegas e alunos lamentam a morte precoce da Professora Val, que era muito querida.

O sepultamento da Professora Valdicleide, foi nessa terça-feira (23), no Cemitério de São José do Egito às 12h, respeitando todos os protocolos de segurança da vigilância sanitária. As informações são do blog do Erbi.

Adelmo Moura tem reunião com Coordenador do DNOCs

O Prefeito de Itapetim, Adelmo Moura (PSB) participou de reunião com o Coordenador Estadual do DNOCS, Marcos Rueda,  e com José Neto, assessor do deputado federal João Fernando Coutinho. Na pauta o projeto  para a aquisição de tubos para a construção de pequenas adutoras na zona rural. O prefeito também aproveitou a oportunidade para solicitar […]

O Prefeito de Itapetim, Adelmo Moura (PSB) participou de reunião com o Coordenador Estadual do DNOCS, Marcos Rueda,  e com José Neto, assessor do deputado federal João Fernando Coutinho.

Na pauta o projeto  para a aquisição de tubos para a construção de pequenas adutoras na zona rural.

O prefeito também aproveitou a oportunidade para solicitar que sejam perfurados 20 poços artesianos na Zona Rural em parceria com o DNOCS.

Itapetim é um dos municípios do Pajeú com maior dificuldade hídrica. Com estas medidas, a expectativa é de que a falta de água no município será amenizada.

Casa de juiz do auxílio-moradia foi até capa de revista

Mônica Bergamo – Folha de S.Paulo A casa em que o juiz Marcelo Bretas vive com sua mulher, a também juíza Simone Diniz Bretas, e com os filhos já apareceu em uma revista de arquitetura e design de interiores. O imóvel, no bairro do Flamengo, tem vista para o Pão de Açúcar. O juiz foi […]

Mônica Bergamo – Folha de S.Paulo

A casa em que o juiz Marcelo Bretas vive com sua mulher, a também juíza Simone Diniz Bretas, e com os filhos já apareceu em uma revista de arquitetura e design de interiores. O imóvel, no bairro do Flamengo, tem vista para o Pão de Açúcar.

O juiz foi alvo de questionamento na corregedoria por entrar com ação para o recebimento de dois auxílios moradia. Ele conseguiu o direito de receber o benefício apesar de uma resolução que proíbe o pagamento a casais que morem sob o mesmo teto.

Simone compartilhou uma foto da publicação em seu perfil do Facebook em abril de 2016. A imagem foi curtida por 53 pessoas, e algumas fizeram comentários.

Um apartamento com as mesmas características está anunciado por cerca de R$ 4 mil por dia em um site de locação de imóveis por temporada.

Afogados da Ingazeira registra o 17º óbito por Covid-19

A Secretaria de Saúde de Afogados da Ingazeira informa em seu boletim epidemiológico, que neste sábado (14), foram registrados 14 casos para covid-19 no município. Todos já estavam em investigação.  São oito pacientes do sexo feminino com idades entre 21 e 51 anos; e seis pacientes do sexo masculino, com idades entre 18 e 96 […]

A Secretaria de Saúde de Afogados da Ingazeira informa em seu boletim epidemiológico, que neste sábado (14), foram registrados 14 casos para covid-19 no município. Todos já estavam em investigação. 

São oito pacientes do sexo feminino com idades entre 21 e 51 anos; e seis pacientes do sexo masculino, com idades entre 18 e 96 anos. Entre as mulheres, quatro agricultoras, uma atendente, uma recepcionista, uma do lar e uma auxiliar de serviços gerais. Entre os homens, dois agricultores, um bibliotecário, um estudante, um funcionário público e um aposentado.

Entram em investigação os casos de 18 pacientes do sexo feminino, com idades entre 1 e 99 anos; e os de 22 pacientes do sexo masculino, com idades entre 1 mês e 82 anos. Hoje, 36 pacientes apresentaram resultados negativos para Covid-19 no município. 

Óbito – Paciente do sexo masculino, 64 anos, apresentava outras comorbidades e estava internado no Hospital Geral Eduardo Campos, em Serra Talhada, desde o dia 7 de novembro. “Nossos sentimentos aos familiares e amigos”, destaca a Prefeitura na nota. 

Neste sábado, 7 pacientes apresentaram cura após avaliação epidemiológica e clínica. O município atingiu a marca de 1.242 pessoas (92, 41%) recuperadas para covid-19. Atualmente, 85 casos estão ativos.

O município atingiu a marca de 6.618 pessoas testadas para covid-19, o que representa 17,76 % da população testada. 

Casos leves x SRAG/covid- 19: Leves (1.288 casos), 95,83% SRAG (56 casos), 4,17%.