MPPE cobra medidas urgentes para melhorar segurança em Sertânia
Por Nill Júnior
O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) expediu duas recomendações, em caráter de urgência, cobrando ao secretário Estadual de Defesa Social (SDS), Alessandro Carvalho, ao chefe da Polícia Civil de Pernambuco (PCPE), Antonio Barros, e ao comandante-geral da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), coronel Carlos Alberto Maranhão Filho, a adoção imediata de medidas para melhorar as condições de trabalho dos policiais e reforçar o efetivo das forças de segurança no município de Sertânia.
O promotor de Justiça Júlio César Elihimas afirmou que a população de Sertânia vem fazendo constantes reclamações sobre a grande quantidade de furtos e assaltos, bem como o recorrente transporte de carga roubada pela cidade. Porém, conforme apurou o representante do MPPE, as Polícias Civil e Militar não dispõem de recursos adequados para desempenhar suas funções.
No caso da Polícia Civil, o delegado designado para atuar em Sertânia está acumulando outros dois municípios, não podendo se dedicar exclusivamente aos inquéritos de Sertânia. “A grande quantidade de furtos e roubos ocorre sem que haja investigação efetiva dos seus autores. Na delegacia local ainda há grande quantidade de inquéritos com prazo legal expirado e requisições do Ministério Público que não foram atendidas”, descreveu Júlio César Elihimas.
Por esses motivos, o MPPE recomendou ao secretário de Defesa Social e ao chefe da PCPE que providenciem, no prazo de 30 dias, o aumento do efetivo de policiais civis na Delegacia de Sertânia.
Também no prazo de 30 dias Alessandro Carvalho e Antonio Barros devem designar uma força-tarefa, composta por delegado, escrivão e agentes de polícia, para atuar exclusivamente na conclusão dos inquéritos policiais em aberto referentes a crimes dolosos contra a vida, contra o patrimônio, contra a dignidade sexual e por tráfico de drogas.
Do ponto de vista da infraestrutura, o MPPE recomendou à Secretaria de Defesa Social (SDS) disponibilizar viatura adequada para o uso da Delegacia de Sertânia, com o compromisso de custear o abastecimento do veículo. Também deve ser efetuada uma reforma mínima no prédio da delegacia e a retirada de todos os veículos apreendidos para um local adequado, a fim de afastar possíveis riscos à saúde dos policiais e do público que frequentam o imóvel.
A situação é semelhante no que diz respeito às condições de trabalho dos policiais militares. Segundo Júlio César Elihimas, Sertânia dispõe apenas de uma equipe por dia em uma viatura, o que se reflete na ausência de atendimentos rápidos, falta de policiamento na zona rural e nos distritos.
“Como os casos em flagrante têm que ser lavrados em Arcoverde, durante a lavratura dos autos de prisão a cidade de Sertânia permanece sem policias e sem viatura”, lamentou o promotor de Justiça. Os policiais militares também não contam com armamento, munição e coletes à prova de balas adequados.
Por Anchieta Santos No estado de Pernambuco, 55% dos roubos são de celulares e o contingente de donos que recuperam seus aparelhos é mínima. Os números motivaram a Secretaria de defesa Social a lançar em 2017 uma ferramenta com o objetivo de recuperar os aparelhos, chamado de Alerta Celular. “Com um simples registro esses aparelhos […]
No estado de Pernambuco, 55% dos roubos são de celulares e o contingente de donos que recuperam seus aparelhos é mínima. Os números motivaram a Secretaria de defesa Social a lançar em 2017 uma ferramenta com o objetivo de recuperar os aparelhos, chamado de Alerta Celular.
“Com um simples registro esses aparelhos voltam às mãos dos seus proprietários”, disse o Tenente/Coronel Carlos Eduardo Gomes de Sá, Comandante do 23º BPM durante entrevista à Rádio Cidade FM.
O coronel Sá falou ao Programa Cidade Alerta acompanhado pelo Capitão André Guimarães, Comandante da 2ª Companhia da PM localizada em Tabira e das Sargentos da PM Keila e Andréa Miron.
O Alerta Celular funciona de forma simples, basta que se cadastre o imei (número de identificação) do aparelho, que se consegue digitando *#06#. De posse do número o proprietário do aparelho acessa o site da SDS e cadastra o celular.
Durante o Afogarêta que começa hoje um policial representando o 23º BPM usará o som do Trio Elétrico para orientar os foliões para a importância do cadastro do celular.
Por fora bela viola, por dentro pão bolorento Na última sexta-feira (3), uma reportagem exclusiva dos jornalistas Rodrigo Rangel e Sarah Teófilo, para o Portal Metrópoles, trouxe à tona a verdadeira face da ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro e a forma em que vive o clã, fazendo cair a máscara da família perfeita modelo propaganda de margarina. […]
A reportagem mostra, por exemplo, que durante os últimos quatro anos habitado pela família Bolsonaro, o Palácio do Alvorada foi testemunha de confusões barulhentas, assédio moral a funcionários e de transações financeiras pouco usuais que vão ao encontro das suspeitas de caixa 2 reveladas há duas semanas pelo Metrópoles e que, neste momento, estão sob investigação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal.
A reportagem também mostra que o jeito afável e sorridente da ex-primeira-dama era apenas para a plateia. Na verdade, na intimidade do Alvorada, Michelle costumava destratar a equipe de funcionários escalada para auxiliá-la.
“O relacionamento difícil de Michelle com o staff que a atendia mais proximamente se refletia nas demais relações de trabalho dentro do palácio, inclusive naquelas que envolviam pessoas simples, como jardineiros e funcionários da limpeza”, relata a reportagem.
A reportagem apresenta relatos de quem viveu o cotidiano do palácio nos últimos anos, documentos e outros registros inéditos, como gravações e mensagens de WhatsApp.
“Para esta reportagem, ao longo das últimas semanas entrevistamos vários funcionários do palácio, incluindo militares. Alguns aceitaram gravar depoimentos, desde que não tivessem suas identidades reveladas. Outros concordaram apenas em contar o que viram, sem registro em vídeo”, explica.
Isso me faz lembrar Padre Luizinho, quando diz que tem gente que usa a Bíblia como receito de bolo. Ou ainda quando fala sobre os falsos cristãos.
Não se dizer seguidor de Cristo, quando lhe falta humildade, quando maltrata o seu semelhante e recorre ao seu poder para humilhar e destratar o seu próximo. É incompatível.
A reportagem revela que a ex-primeira-dama, que se diz tão cristã, é apenas religiosa. É como o antigo ditado popular que diz: por fora bela viola, por dentro pão bolorento.
Dever cumprido. Qual?
Na sexta-feira (3), o ex-presidente Jair Bolsonaro disse em um evento em Miami, onde fez uma palestra para um público de gosto duvidoso, que tem satisfação em ter cumprido o seu dever na Presidência da República.
Só resta saber que dever foi esse. O de ter sido responsável pelas quase 700 mil vidas de brasileiros perdidas para a Covid-19 por conta de uma gestão desastrosa, recheada de negacionismo e mentiras, o quase genocídio do povo Yanomami, ou os milhões de brasileiros jogados na extrema pobreza, na fome e na insegurança alimentar? Coisa de psicopata!
Assim não, Randolfe
Na semana que passou, o senador Randolfe Rodrigues tomou o celular de um YouTuber que fazia um vídeo questionando as suas posições. Randolfe então fez uma das únicas coisas que não poderia ter feito, tomou-lhe o celular. Ao fazer isso, se assemelhou aquilo que tanto combateu e mostrou desprezo. Questionar e ser questionado faz parte da democracia.
Aumentou o número, mas, e a qualidade?
O Diário Oficial de Pernambuco publicou, neste sábado (4), o decreto assinado pela governadora Raquel Lyra oficializando o aumento do número de unidades escolares ofertando a modalidade de ensino integral no Estado. Serão 61 novas escolas, totalizando 635 espalhadas por todas as regiões.
Mas não adianta aumentar o número de escolas com a modalidade, se não adequar a infraestrutura das unidades.
Veja o caso da Escola de Referência em Ensino Médio Professora Rosete Bezerra de Souza, de Iguaracy.
Em novembro de 2022, a professora e analista educacional, Carol Roma e o professor Márcio Rogério, ambos docentes da escola, denunciaram a situação precária que se encontra. Os relatos são de falta de refeitório, obrigando os alunos a fazerem as refeições no chão do pátio, a falta de climatização, biblioteca e até de sala dos professores.
A medida é boa, mas precisa ser acompanhada de estudo técnico e conversa com cada uma das 61 comunidades escolares que serão migradas para o sistema integral para evitar que aconteça o que aconteceu na EREM Rosete.
O Pajeú volta à Alepe
No dia 1º de fevereiro passado, os 49 deputados estaduais de Pernambuco tomaram posse para a 20ª Legislatura da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Dentre os empossados, dois representantes das duas maiores cidades do Sertão do Pajeú, José Patriota (PSB), ex-prefeito de Afogados da Ingazeira e Luciano Duque (Solidariedade), ex-prefeito de Serra Talhada.
No discurso dos dois a promessa em trabalhar para o desenvolvimento do estado e da região, além de trabalhar pelos que mais precisam. Vamos cobrar!
Na Alepe e líder de bancada
O deputado estadual Luciano Duque estará a frente da liderança do Solidariedade na Assembleia Legislativa de Pernambuco neste ano – o primeiro da nova legislatura.
Prometeu se dedicar com afinco a missão e disse que prezar pelo diálogo e equilíbrio.
Quando o certo vira errado
Vereadores de São Miguel do Oeste (SC) cassaram o mandato da vereadora Maria Tereza Capra (PT) por suposta quebra de decoro parlamentar. A votação ocorreu na madrugada deste sábado (4). Foram 10 votos a favor e apenas um contra, o dela própria.
Seu crime? Ter publicado um vídeo em suas redes sociais com a denúncia de uma manifestação de vários participantes com suposto gesto nazista em frente à base do Exército na cidade, em 2 de novembro de 2022.
Os dez vereadores que votaram a favor do impeachment da vereadora mostraram que para eles está tudo bem, fazer saudação nazista, o que não pode é ser petista.
Cuidado com a língua
O presidente Lula (PT), anda com a língua muito solta, até parece que agora faz parte da liturgia do cargo falar o que quiser, sem pensar e sem se preocupar com as ações que as palavras podem causar.
Só em 2024 e com a benção do povo
Nesta sexta-feira (3), o grupo político do prefeito de Carnaíba, Anchieta Patriota, se reuniu para debater o processo sucessório para 2024.
A reunião definiu três pontos. O primeiro foi que, o processo só será desencadeado em 2024. O segundo ponto, que ficou acertado entre o grupo, é que o processo será coordenado por Anchieta, após escutar a população e lideranças municipais.
Já o terceiro e último ponto que ficou acertado no encontro é que o nome escolhido quando o for dado o start no processo, terá o apoio de todos.
Frase da Semana:
“O Senador Marcos Do Val apresentou, à Polícia Federal, uma quarta versão dos fatos por ele divulgados, todas entre si antagônicas, de modo que se verifica a pertinência e necessidade de diligências para o seu completo esclarecimento, bem como para a apuração dos crimes de falso testemunho, denunciação caluniosa e coação no curso do processo”.
Do ministro do STF, Alexandre de Moraes explicando a motivação para abrir investigação contra o senador Marcos do Val.
O blog flagrou a conversa entre o prefeito Wellington Maciel, os vereadores Weverton Siqueira, o Siqueirinha e Rodrigo Roa, mais o vereador de Custódia, Cristiano Dantas. Pelos registros flagrados pelo blog, a conversa foi descontraída. Um pouco depois, o vereador Rodrigo Roa reclamou ao blog da demora na execução das chamadas emendas impositivas pela gestão Wellington […]
O blog flagrou a conversa entre o prefeito Wellington Maciel, os vereadores Weverton Siqueira, o Siqueirinha e Rodrigo Roa, mais o vereador de Custódia, Cristiano Dantas.
Pelos registros flagrados pelo blog, a conversa foi descontraída. Um pouco depois, o vereador Rodrigo Roa reclamou ao blog da demora na execução das chamadas emendas impositivas pela gestão Wellington Maciel, inclusive motivo de um dos pedidos de impeachment contra o gestor. Em sua defesa, Maciel alega que ainda há margem temporal para a execução.
Em meio a conversa, uma tensão institucional recente. Segunda passada, a Câmara iniciou o processo que avaliaria os pedidos de cassação contra o prefeito. Um tumulto encerrou o debate. Houve troca de acusações sobre o uso de detentores de cargos comissionados para gerar o furduncio.
Comentando o caso, o vereador Luciano Pacheco, que também esteve na solenidade, disse que iria responder politicamente na sessão da última segunda. “Mas o presidente habilidosamente encerrou a sessão antes e esperou apenas a oposição falar. Mas vou atacar na segunda esses pedidos”, disse, avaliando os processos como “absurdos, sem sentido e nenhuma prova”.
“Estão armando um palanque eleitoral. Querem apenas palanque”, concluiu.
O Axé Music da banda Selva Branca invadiu as ruas de Afogados da Ingazeira na noite de ontem abrindo o Carnaval Fora de época do bloco Arerê. Hoje a festa continua com a grande atração do Afogarêta 2018, a banda Psirico, comandada por Márcio Victor, fazendo a animação. A festa termina amanhã com o cearense […]
O Axé Music da banda Selva Branca invadiu as ruas de Afogados da Ingazeira na noite de ontem abrindo o Carnaval Fora de época do bloco Arerê. Hoje a festa continua com a grande atração do Afogarêta 2018, a banda Psirico, comandada por Márcio Victor, fazendo a animação.
A festa termina amanhã com o cearense Avine Vinny puxando a multidão na avenida. E a Prefeitura de Afogados da Ingazeira informa que hoje sábado (13) e Domingo (14), o trecho do anel viário entre o posto Brasilino 2 e o cruzamento com a Avenida Artur Padilha será interditado entre às 14h e às 05h do dia seguinte.
A medida visa garantir a segurança dos foliões. A Avenida Rio Branco também será interditada, nesses mesmos dias, das 17h até a passagem do bloco Arerê. A Avenida Artur Padilha, no trecho de ligação com da Avenida Rio Branco e o anel viário, será interditado apenas quando da passagem do trio elétrico. Veja alguns registros da 1ª noite feitos por André Luis:
Durante reunião convocada pelo governador, bancada federal pernambucana se dispôs a trabalhar para manter o terminal no projeto da ferrovia O governador Paulo Câmara se reuniu por videoconferência, nesta terça-feira (27.07), com a expressiva maioria dos deputados federais pernambucanos, além dos senadores Humberto Costa e Jarbas Vasconcelos, para discutir os novos direcionamentos dados pelo governo […]
Durante reunião convocada pelo governador, bancada federal pernambucana se dispôs a trabalhar para manter o terminal no projeto da ferrovia
O governador Paulo Câmara se reuniu por videoconferência, nesta terça-feira (27.07), com a expressiva maioria dos deputados federais pernambucanos, além dos senadores Humberto Costa e Jarbas Vasconcelos, para discutir os novos direcionamentos dados pelo governo federal ao projeto da Ferrovia Transnordestina. O encontro marcou o alinhamento da bancada federal de Pernambuco e do Governo do Estado em apoiar a permanência do ramal de ligação ao Porto de Suape. Após a apresentação técnica, feita pelo diretor de Planejamento e Gestão de Suape, Francisco Martins, o governador se comprometeu em dar continuidade e colocar em prática esse entendimento.
“Foi uma reunião muito produtiva, onde apresentamos as questões locais que tornam inquestionável a permanência do nosso porto no projeto. O que não pode é Suape ficar de fora, considerando tudo o que representa no contexto da Transnordestina. É muito mais viável economicamente, e é fundamental para o desenvolvimento da região Nordeste”, pontuou Paulo Câmara.
Com um encontro marcado para o próximo dia 16 com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, Paulo Câmara adiantou que outras reuniões estão previstas, para auxiliar no andamento do processo. “Temos uma reunião (com o ministro) programada para agosto, mas, por sugestão da bancada, teremos também encontros com outros representantes dos poderes, como o presidente da Câmara Federal e com o Tribunal de Contas da União. Vamos estabelecer as agendas necessárias. É o momento de cairmos em campo buscando essa definição”, finalizou o governador.
Você precisa fazer login para comentar.