Notícias

Manuela D’Ávila se filia ao PSOL e mira o Senado em 2026

Por André Luis

O PSOL anunciou, no sábado (29), a filiação de Manuela D’Ávila ao partido, informação divulgada por meio das redes sociais da sigla. Com a adesão oficial, a ex-deputada se prepara para disputar uma vaga no Senado pelo Rio Grande do Sul nas eleições de 2026. 

Histórico político

Manuela D’Ávila é jornalista de formação, graduada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), e iniciou sua trajetória política no movimento estudantil — ainda na adolescência — integrando a União da Juventude Socialista (UJS). 

Em 2004, aos 23 anos, elegeu-se vereadora de Porto Alegre, tornando-se a mulher mais jovem a ocupar esse cargo na capital gaúcha. 

Nas eleições seguintes, foi eleita deputada federal em 2006 — naquela ocasião, com a maior votação do estado, e reeleita em 2010. Em 2014, elegeu-se deputada estadual. Entre 2018 e 2019, integrou como vice a chapa presidencial encabeçada por Fernando Haddad. Ainda disputou a Prefeitura de Porto Alegre por três vezes, com a última tentativa em 2020. 

Saída do antigo partido e nova filiação

Até outubro de 2024, Manuela estava filiada ao PCdoB, após cerca de 23 anos de militância na legenda. Contudo, em outubro daquele ano, ela anunciou sua saída, afirmando que a abandonar o partido não era por conveniência, mas por “falta de opção”, já que não via caminhos compatíveis com sua visão política dentro das siglas disponíveis. 

A filiação ao PSOL representa um novo capítulo para a ex-parlamentar. Segundo o partido, a chegada de Manuela fortalece o projeto de “mudanças estruturais” defendido pela sigla. A cerimônia oficial de filiação está programada para 9 de dezembro, em Porto Alegre. 

Nas redes sociais, Manuela afirmou ter encontrado no PSOL “o compromisso profundo com mudanças estruturais e o brilho das novas gerações”. Ela destacou a diversidade da esquerda como “uma força” e posicionou a migração partidária como parte de uma estratégia para enfrentar o avanço da extrema-direita e defender “o povo e o país”. 

Olhar para o futuro

Com a filiação ao PSOL, Manuela D’Ávila mira uma vaga ao Senado nas eleições de 2026 pelo Rio Grande do Sul. A sigla enxerga na ex-deputada uma candidata competitiva, capaz de ampliar sua representação e dar nova visibilidade ao bloco de esquerda que constrói para os próximos pleitos. 

A filiação é interpretada como um movimento simbólico de recomposição política da esquerda brasileira. Para muitos analistas, a chegada de uma figura com a trajetória de Manuela ao PSOL pode influenciar o debate sobre união e reestruturação desse campo político — especialmente no contexto das disputas nacionais que se aproximam.

Outras Notícias

CDL realiza Workshop para potencializar vendas com redes sociais

A CDL em parceria com o SEBRAE, SENAC abre as inscrições para o workshop “Ferramentas Digitais para Vendas” com o palestrante Flammarion Cysneiros Jr, mestre em inovação digital, mentor em startups e consultor credenciado ao SEBRAE. Serão quatro palestras nos dias 30, 31 de julho, 01 e 02 de agosto. Serão apresentadas as palestras WhatsApp […]

A CDL em parceria com o SEBRAE, SENAC abre as inscrições para o workshop “Ferramentas Digitais para Vendas” com o palestrante Flammarion Cysneiros Jr, mestre em inovação digital, mentor em startups e consultor credenciado ao SEBRAE.

Serão quatro palestras nos dias 30, 31 de julho, 01 e 02 de agosto. Serão apresentadas as palestras WhatsApp Business – como instalar o WhatsApp da sua empresa, configurar corretamente com os dados da entidade e vender pelo próprio aplicativo.

Ainda tratará sobre criação de Instagram Business e integrar ferramenta com WhatsApp para vender mais. Também tratará sobre como colocar sua empresa gratuitamente no Google, melhorando a presença da sua empresa na ferramenta de buscas. E como aperfeiçoar seu site para captar clientes e realizar o funil de vendas.

O valor de investimento para inscrição é no valor de R$ 100,00 para não associado e R$ 80,00 para associados à CDL. Os participantes ganharam um ingresso para a palestra de Rossandro Klinjey. As vagas são limitadas. Para mais informações, (87) 3838-2300 ou pelo WhatsApp (87) 9-9944-1396.

Bloco a Cobra Vai Subir arrasta multidão no último dia de Carnaval em Afogados da Ingazeira

Por Anchieta Santos Animado pela banda Vizzu e com a presença do ilustre torcedor Jesus Tricolor, o bloco “A Cobra Vai Subir”, que homenageia o Santa Cruz Futebol Clube, arrastou uma verdadeira multidão pelas ruas de Afogados da Ingazeira nesta terça-feira de Carnaval. Em sua nona edição, o bloco reuniu tricolores, simpatizantes, torcedores de outros […]

Jesus Tricolor, Ênio Amorim, Tony Medeiros e Aldo Vidal, nos estúdios da Rádio Pajeú
Jesus Tricolor, Ênio Amorim, Tony Medeiros e Aldo Vidal, nos estúdios da Rádio Pajeú

Por Anchieta Santos

Animado pela banda Vizzu e com a presença do ilustre torcedor Jesus Tricolor, o bloco “A Cobra Vai Subir”, que homenageia o Santa Cruz Futebol Clube, arrastou uma verdadeira multidão pelas ruas de Afogados da Ingazeira nesta terça-feira de Carnaval.

Em sua nona edição, o bloco reuniu tricolores, simpatizantes, torcedores de outros clubes pernambucanos, tabaqueiros, virgens e foliões em geral que curtiram o desfile do último bloco na avenida esse ano.

“O bloco é incrível, uma energia contagiante, fiquei muito feliz em ter sido convidado para vir prestigiar”, disse Jesus Tricolor. O repórter da TV Asa Branca, Franklin Portugal, destacou a grandeza do bloco.

Ele esteve participando da programação especial da Rádio Pajeú e destacou que no período carnavalesco ele atua como uma espécie de embaixador tricolor. Apesar da rivalidade, ele afirmou que se relaciona bem com torcedores de Sport e Náutico. “Às vezes tem uma mensagem ofensiva no Face, mas vou lá, deleto e tudo bem”.

“Eu viajo por todo o Estado, mas nunca encontrei um bloco tão animado como esse do Santa Cruz em Afogados. Fiz questão de vir hoje só para curtir a festa”, disse ele ao blog de Juliana Lima. Após o desfile da Cobra, a programação foi encerrada com o tradicional desfile das virgens na Praça de Alimentação e na sequência apresentação da orquestra Show de Frevo.

 

Rádio de Pernambuco deu passo histórico com início do eFM, na faixa estendida

Esta foi uma semana de muito orgulho e realização como Presidente da Asserpe. Pernambuco deu um passo determinante na direção do rádio do futuro, com o início das operações em Faixa Estendida, com a Rádio Jornal passando a operar também em 76,1 eFM. Conversei com veículos de todo estado ajudando a fazer entender esse passo. […]

Esta foi uma semana de muito orgulho e realização como Presidente da Asserpe.

Pernambuco deu um passo determinante na direção do rádio do futuro, com o início das operações em Faixa Estendida, com a Rádio Jornal passando a operar também em 76,1 eFM.

Conversei com veículos de todo estado ajudando a fazer entender esse passo.

E o último ato foi o início da transmissão ao vivo, dentro do Debate da Super Manhã, com Wagner Gomes, Mônica Carvalho e a transmissão simultânea com a Rádio Capital, com os comunicadores Paulo Lopes, Eli Corrêa, o engenheiro Eduardo Cappia e milhares de ouvintes testemunhando esse momento histórico.

Foi o primeiro passo e agradecemos ao Ministério das Comunicações e à Jornal por toparem o desafio em tempo recorde, colocando o eFM no ar.

Nosso compromisso com o fortalecimento das emissoras do estado continua, de ponta a ponta, com afirmei em artigo para o site da ASSERPE. Viva o rádio de Pernambuco!

Adagro diz que barreira no Ambó foi substituída por fiscalização móvel

Nota ainda diz que órgão não foi notificado de Moção de Repúdio contra servidor, a quem tratou como “servidor que cumpre normas de forma íntegra e zelosa” A Adagro comunicou em nota ao blog que a Barreira fixa de Ambó foi substituída pela fiscalização móvel na região “com o objetivo de ampliar a cobertura da […]

Nota ainda diz que órgão não foi notificado de Moção de Repúdio contra servidor, a quem tratou como “servidor que cumpre normas de forma íntegra e zelosa”

A Adagro comunicou em nota ao blog que a Barreira fixa de Ambó foi substituída pela fiscalização móvel na região “com o objetivo de ampliar a cobertura da área fiscalizada”.

“Esta medida foi tomada com base no relatório de abordagens onde foi constatado que o número de veículos que transitavam no local era baixo e estes apresentavam a documentação correta e em dia. Os veículos irregulares estavam usando desvios e rotas alternativas existentes na localidade”, diz a nota.

Segundo a Adagro, após a análise do trânsito na região, foi verificado que o serviço da barreira era ineficiente por ser fixo. A fiscalização está mais eficiente pois acontece em vários trechos da região diariamente. “Este serviço teve início no dia 14/05 e até hoje (06/06) foram abordados 321 veículos e aplicadas nove autos de infração, resultado que demonstra a melhoria da fiscalização”.

Fecha sobre o tema dizendo que a fiscalização móvel também tem o objetivo de orientar os condutores que transportam produtos e subprodutos de origem animal e vegetal, e apreender as cargas em desacordo com a lei, protegendo assim a segurança alimentar da população.

“Com relação a moção de repúdio da Câmara dos Vereadores de Itapetim sobre a conduta do servidor veiculada pela imprensa local, a Adagro informa que ainda não recebeu formalmente nenhum documento. Ressaltamos que o servidor em questão sempre cumpriu as normas e legislações agropecuárias de forma íntegra e zelosa”, conclui a nota, em alusão ao servidor Leônidas Leite de Siqueira.

Tuparetama: Pedrinho Pegação e Vilões Do Forró levam grande público ao Pátio de Eventos

O segundo dia do São Pedro de Tuparetama, marcou também, o retorno dos shows que todos os anos reúnem um grande público no Pátio de Eventos. Nesta quinta-feira (30), a festa teve início com a apresentação da banda Acorde Matuto e em seguida com o cantor João Márcio. Por volta das 23 h, a Banda […]

O segundo dia do São Pedro de Tuparetama, marcou também, o retorno dos shows que todos os anos reúnem um grande público no Pátio de Eventos. Nesta quinta-feira (30), a festa teve início com a apresentação da banda Acorde Matuto e em seguida com o cantor João Márcio.

Por volta das 23 h, a Banda Vilões do Forró subiu ao palco, embalando a festa com os seus maiores sucessos. Em seguida, foi a vez da última atração da noite, o cantor Pedrinho Pegação, levantar o público ao ritmo de “Farsante”, sucesso nas rádios e plataformas digitais de música.

O prefeito Sávio Torres esteve acompanhado da primeira-dama Raquel, filhos e secretários de governo, prestigiando o retorno das festividades no município. 

“Foram dois anos de muita espera e de uma saudade danada que a gente tava para ver Tuparetama toda enfeitada e com o pátio lotado de gente! A princesinha já está pronta para receber de braços abertos os de casa e os que vem de fora festejar o maior São Pedro.”, disse.

A festa segue nesta sexta-feira (1°), com Galego do Pajeú, Forró do ZD, a dupla Hemerson e Ramon, João Vitor e Wallace Arrais.

O Governo Municipal montou uma força tarefa para garantir a proteção do público. Presente no local da festa, a Polícia Militar de Pernambuco está com o Posto de Comando onde 35 policiais estão atuando para levar mais segurança. 

A guarda municipal também está auxiliando na vigilância do espaço. A Saúde Municipal montou um posto de atendimento de urgência com ambulância, bombeiros civis, equipe de resgate, técnicas de enfermagem, enfermeiro, além de disponibilizar teste rápido da Covid-19.