Notícias

Kaio Maniçoba consegue abertura da Comporta da Barragem de Terra Nova

Por Nill Júnior

O reservatório levará água do São Francisco para o Riacho Grande, em Cabrobó

Com bom trânsito em Brasília, o deputado federal licenciado e secretário de Habitação de Pernambuco, Kaio Maniçoba conseguiu com o Ministério da Integração Nacional mais uma pauta que irá beneficiar o Sertão do Estado: a abertura da Comporta da Barragem de Terra Nova, que já é abastecida pelas águas do Rio São Francisco, através do Eixo Norte da Transposição.

A iniciativa é resultado da articulação de Maniçoba, que esteve, nesta quarta (25/10), em reunião com o secretário de Infraestrutura Hídrica do Ministério da Integração Nacional,  Antônio de Pádua, em Brasília.

Marcada para a próxima segunda-feira (30/10), às 12h, a abertura da comporta beneficiará moradores do município de Cabrobó, no Sertão de São Francisco, pois fortalecerá o Riacho Grande, minimizando os impactos da estiagem para os agricultores da região. Para o deputado federal licenciado, a ação é fruto de muito trabalho e diálogo, que resultará em alívio para os pernambucanos. “A região é muito castigada pela Seca e, por isso, precisamos atuar para levar água para os sertanejos. Tenho trabalhado, de forma incansável, para atrair novos investimentos e dar celeridade aos projetos que estão em andamento no Sertão”, comentou Maniçoba, informando que mais de 2 mil pessoas serão beneficiadas com o feito.

A liberação de água da Transposição do São Francisco no ponto da Barragem de Terra Nova irá assegurar a constância do Riacho Grande – um alento para os produtores de frutas e legumes que vivem às margens do rio. “Com isso, meus irmãos de Cabrobó serão, de fato, beneficiados pelas águas do Velho Chico”, destacou Kaio.

BARRAGEM DE MUQUÉM – O encontro de Kaio com o secretário Antônio de Pádua incluiu ainda na pauta a celeridade na interligação entre as barragens de Muquém e Barra de Juá, que garantirá o abastecimento da cidade de Floresta – pauta que está sendo articulada pelo deputado licenciado desde o início do mandato. Na ocasião, foram discutidas as próximas fases desse trabalho, que está em testes sob responsabilidade do Ministério da Integração e a Compesa. A expectativa é que a comporta de Muquém seja aberta já no mês de novembro.

Outras Notícias

Natal Home Center abre oficialmente novo espaço

Uma empresa com DNA sertanejo, a Natal Home Center abriu oficialmente hoje seu novo showroom, com ofertas especiais  de lançamento, na Avenida Afonso Magalhães, 1071, Serra Talhada. A marca 100% pajeuzeira cresceu e ampliou seu porfólio atuando na construção civil, na venda de material de construção e móveis, com um mix de sucesso graças a […]

Uma empresa com DNA sertanejo, a Natal Home Center abriu oficialmente hoje seu novo showroom, com ofertas especiais  de lançamento, na Avenida Afonso Magalhães, 1071, Serra Talhada.

A marca 100% pajeuzeira cresceu e ampliou seu porfólio atuando na construção civil, na venda de material de construção e móveis, com um mix de sucesso graças a muito esforço e uma bela história.

Hoje o melhor Home Center do Sertão ganhou cara nova oficialmente, com o novo espaço. Com dois pavimentos em ampla área,  a Natal Home Center ganhou além do tradicional espaço para material de construção, um showroom de móveis impecável, atendendo toda a região.

Além de ofertas exclusivas para essa data, a loja pensou em condições especiais de inauguração, como 15% e desconto em móveis e decoração e 10% de desconto para as compras em até dez vezes no cartão. O restante da loja também está com 10% de desconto em dez vezes no cartão de crédito.

Uma live às 18h no canal oficial do YouTube vai mostrar ainda mais o interior da loja. Outra boa notícia, você agora pode comprar de qualquer lugar da região pelo www.natalhomecenter.com.br . A estreia no ramo do e-comerce promete ser mais um canal de ligação da empresa com a região e fora dela. Veja imagens e siga a Natal Home Center nas redes sociais:

Sandrinho e Danilo comemoram pesquisa DataTrends na Pajeú

A pesquisa DataTrends, a segunda desde o início da pré-campanha parece que conseguiu a façanha de ser comemorada pelos dois palanques. Nesta terça, o programa Rádio Vivo escutou os dois pré-candidatos à prefeitura dizendo o que acharam do levantamento. Danilo Simões e Sandrinho Palmeira disseram a Juliana Lima e Júnior Cavalcanti o que acharam da […]

A pesquisa DataTrends, a segunda desde o início da pré-campanha parece que conseguiu a façanha de ser comemorada pelos dois palanques.

Nesta terça, o programa Rádio Vivo escutou os dois pré-candidatos à prefeitura dizendo o que acharam do levantamento. Danilo Simões e Sandrinho Palmeira disseram a Juliana Lima e Júnior Cavalcanti o que acharam da pesquisa.

Em linhas gerais, os dois comemoraram, adotando o mesmo tom das notas oficiais divulgadas na imprensa nesta segunda.

Mais pesquisas: E é só o começo. Foi apenas o segundo levantamento em parceria com o Blog do Finfa. Os próximos dias devem reservar mais emoções, com a primeira pesquisa Múltipla com Blog Nill Júnior e mais levantamentos registrados, caso oficializados por outros institutos.

A Rádio Pajeú editorialmente divulga e repercute todos os levantamentos da região até a eleição, em parceria com os blogs do Finfa (DataTrends), Nill Júnior (Múltipla) e Blog do Magno (Opinião).

O Rádio Vivo vai ao ar das 5h às 7h da manhã.

Manhã Total : já a Manhã Total às 8h debate “As pesquisas e a política”.   Pesquisas influenciam ou não o voto do povo?

O que disseram Sandrinho e Danilo no Radio Vivo, a opinião de Ronald Falabella, do Instituto Múltipla. Os próximos levantamentos. Pesquisa faz diferença em campanha e pré-campanha?

Clique aqui e veja como foi o programa Rádio Vivo ou ouça o que eles disseram do levantamento:

Danilo Simões:

 

Sandrinho Palmeira

Eleição da Mesa Diretora: Evandro diz considerar que estará com ele quem votar com o grupo

O prefeito Evandro Valadares criticou os vereadores governistas que se alinharam à reeleição de João de Maria para a Câmara de São José do Egito. “Não sei se foram sequestrados como o povo diz. Sei que eles sumiram, sumiram. Aqui não apareceram mais”, criticou. Ele deus os exemplos de Damião de Carminha e Patrícia de […]

O prefeito Evandro Valadares criticou os vereadores governistas que se alinharam à reeleição de João de Maria para a Câmara de São José do Egito.

“Não sei se foram sequestrados como o povo diz. Sei que eles sumiram, sumiram. Aqui não apareceram mais”, criticou.

Ele deus os exemplos de Damião de Carminha e Patrícia de Bacana. “Conversei com Damião e ele disse que o voto seria do meu candidato. A outra (Patrícia) tava aqui e perguntei como estava o problema da Câmara . Ela disse, tudo tranquilo,. Quando sai do carro encontrei Rômulo Júnior dizendo que Patrícia entregou a Secretaria e rompeu”.

E seguiu: “Eu tenho que comandar o município. A Câmara são os vereadores. Agora a gente tem que tomar posições mais pesadas. Quem quer ficar separado na Câmara fique pra lá e deixe a gente fazer o governo”.

Também na entrevista, Henrique Marinho, que é vereador licenciado, disse que internamente, todos criticavam João. “Os que tive mas contato nas reuniões externavam não achar bom João de Maria. Então alguma coisa foi acertada com eles”.

Evandro disse ter conhecimento que nem telefone podem atender. “Quando toca o telefone de um algum chega outro pra ver quem tá ligando.  Tem conversa até de caminhonete vendida, carro de não sei de quem, mas não acredito nisso”, disse, referindo-se a boatos de veículos que teriam entrado em uma suposta negociata pela reeleição.

Neste domingo uma reunião com os seis remanescentes governistas vai escolher  a chapa. A sinalização é da indicação do nome de Davi de Deus.

Henrique e Evandro voltaram a questionar a ausência de cinco vereadores no velório de Flávio Jucá a uma semana. “Flávio era um colega deles que faleceu. Não virem para o velório? Eu não fui porque sou doente e tenho recomendação. Mas fiquei me tremendo querendo ir. Mas os colegas dele de tantos anos ? Gente junto com ele a vida toda. É feio, é repugnante, é triste, é nojento”.

Henrique disse que vai ser hora de a população egipcience julgar e diferenciar o joio do trigo. “A gente espera uma postura dos vereadores e não entregar um papel na prefeitura, se desligar e se esconder”.

Dirigentes municipais elegem nova diretoria da Undime/PE por aclamação durante o 21º Fórum da entidade

Durante o 21º Fórum da União dos Dirigentes Municipais de Educação de Pernambuco (Undime/PE), realizado nesta quinta-feira (24/04), os Dirigentes Municipais de Educação (DME) do Estado elegeram, por aclamação, a nova diretoria executiva da entidade para o próximo biênio. Com o registro de uma única chapa, o processo eleitoral transcorreu de forma unânime, reunindo 143 […]

Durante o 21º Fórum da União dos Dirigentes Municipais de Educação de Pernambuco (Undime/PE), realizado nesta quinta-feira (24/04), os Dirigentes Municipais de Educação (DME) do Estado elegeram, por aclamação, a nova diretoria executiva da entidade para o próximo biênio. Com o registro de uma única chapa, o processo eleitoral transcorreu de forma unânime, reunindo 143 dirigentes na assembleia realizada durante o evento.

A chapa “Undime unida, fortalecida e democrática” foi reconduzida à liderança da entidade, com a reeleição de Andreika Asseker Amarante, DME de Igarassu, como presidente, e José Fernando Melo, DME de Limoeiro, como vice-presidente. “Esse momento representa a confiança no trabalho que temos desenvolvido com responsabilidade, compromisso e diálogo. Seguiremos firmes na defesa da educação pública municipal de qualidade em Pernambuco”, afirmou Andreika.

Além da eleição, o evento também foi marcado por homenagens a personalidades que contribuíram para a educação pública no estado. Receberam o título de sócios honorários o professor Carlos Eduardo Sanches; a professora Hellen Kelly Vieira Paulino, ex-DME de Itambé e ex-integrante da diretoria executiva da Undime/PE; e o Dr. Frederico Costa Amâncio, ex-DME do Recife e ex-membro do Conselho Nacional de Representantes da entidade.

A secretária administrativa da Undime/PE, Adriana Maria das Neves, também foi homenageada por sua trajetória de dedicação à entidade, onde atua há 25 anos. “A homenagem foi um reconhecimento ao seu papel essencial no funcionamento e na história da instituição, que se consolida como referência na articulação e no fortalecimento da gestão educacional nos municípios pernambucanos”, concluiu Andreika.

Ângelo Ferreira cria Comitê Técnico de Ações Afirmativas para as Comunidades Quilombolas de Sertânia

Decreto foi assinado hoje e é uma ação inédita no estado de Pernambuco. O prefeito Ângelo Ferreira assinou nesta sexta-feira (20) um decreto que institui o Comitê Técnico de Ações Afirmativas para as Comunidades Quilombolas e Povos Tradicionais do município de Sertânia.  A ação é inédita no Estado de Pernambuco e foi firmada hoje em […]

Decreto foi assinado hoje e é uma ação inédita no estado de Pernambuco.

O prefeito Ângelo Ferreira assinou nesta sexta-feira (20) um decreto que institui o Comitê Técnico de Ações Afirmativas para as Comunidades Quilombolas e Povos Tradicionais do município de Sertânia. 

A ação é inédita no Estado de Pernambuco e foi firmada hoje em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado neste dia 20 de novembro. Esse é o primeiro passo para a construção de Políticas Públicas efetivas voltadas para essas comunidades que possuem em sua cultura potencialidades e singularidades, além de reafirmar o compromisso da atual gestão na busca pela igualdade social.

“Essa assinatura é um ato simbólico e representa as prioridades da nossa gestão em reconhecer a diversidade étnico-cultural e socioambiental dos povos quilombolas do nosso município. Um olhar atento para essas pessoas, que contam com o nosso apoio para a construção e execução de políticas públicas voltadas para o seu desenvolvimento social/cultural. Uma medida pioneira que representa o reconhecimento histórico dessas comunidades”, disse o prefeito Ângelo Ferreira.

Entre as competências do comitê, destacasse a aprovação ou reformulação do seu regimento, elaboração de um Plano Municipal de Ações Afirmativas para as Comunidades Quilombolas e Povos Tradicionais, identificar e cadastrar famílias, entre outras.  

“A instituição desse comitê vem em boa hora, exatamente no dia da consciência negra. É um importante instrumento de participação social para as comunidades quilombolas e povos tradicionais de nossa cidade”, disse Paulo Henrique Ferreira, secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania de Sertânia.

Para o professor Maurício de Siqueira Silva, do Quilombo Severo-Sertânia, o apoio da Prefeitura de Sertânia vai ser um diferencial para o desenvolvimento e reconhecimento desses povos. 

“Esse decreto municipal, além de simbólico, é muito importante para os povos quilombolas que residem aqui, primeiro porque mostra que estamos tendo visibilidade junto ao poder público, e segundo porque a gente nota que agora a Prefeitura vai chegar até os nossos povos através das políticas públicas de reconhecimento, culturais, de educação. É muito importante para os nossos povos quilombolas. Estamos muito felizes por essa parceria e agradecemos ao prefeito Ângelo Ferreira por esse reconhecimento e passo importante e histórico que demos hoje”, disse.

Também estiveram presentes ao ato da assinatura, Zé Silva, representante da Comunidade Riacho dos Porcos, Mairla Amaral, quilombola do Severo-Sertânia e Julyanne Alves, supervisora do Programa Criança Feliz em Sertânia.