Iguaracy: prefeitura inicia distribuição de boletos do Garantia Safra
Por Nill Júnior
O Governo Municipal de Iguaracy informa em nota a todos os agricultores que se inscreveram no Programa Seguro Safra, que os boletos já estão sendo entregues na secretaria de agricultura do município.
Os agricultores devem comparecer a referida secretaria no horário das 07h às 13h .
Para mais informações, os beneficiários devem entrar em contato com o Secretário de Agricultura, Geraldo Messias.
Garantia-Safra (GS) é uma ação do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) financiada pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) que garante ao agricultor familiar um benefício financeiro, por tempo indeterminado, caso perca sua safra devido ao fenômeno da estiagem ou do excesso hídrico.
Foi criada em 2002, a partir da lei nº 10.420, está vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), e é administrada pela Caixa Econômica Federal.
Sua área de atuação inclui as regiões majoritariamente semiáridas, como a região Nordeste, e o norte dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, que sofrem detrimento de safra em razão de seca ou excesso de chuvas.
Com informações de Fábio Virgulino O Deputado Federal eleito Sebastião Oliveira avaliou em entrevista à Rádio A Voz do Sertão sua votação em Pernambuco. Sebá conquistou mandato respaldado por 114.106 votos. O candidato herdou o espólio eleitoral do Deputado Inocêncio Oliveira, que deixa a cadeira em dezembro. Obviamente feliz pela vitória, ele destacou os 18.399 mil […]
O Deputado Federal eleito Sebastião Oliveira avaliou em entrevista à Rádio A Voz do Sertão sua votação em Pernambuco. Sebá conquistou mandato respaldado por 114.106 votos. O candidato herdou o espólio eleitoral do Deputado Inocêncio Oliveira, que deixa a cadeira em dezembro.
Obviamente feliz pela vitória, ele destacou os 18.399 mil votos obtidos em Serra Talhada, onde saiu como majoritário. Ele creditou sua votação em parte à rejeição da gestão de Luciano Duque (PT). “A rejeição dele contribuiu com minha votação”, afirmou.
Questionado sobre os votos dos candidatos apoiados pelo ex-prefeito de Serra Talhada, Carlos Evandro, que deu apenas 817 votos a Lucas Ramos e 1.003 a Marinaldo Rosendo, afirmou que a votação pode ser considerada “um desastre”. “Ele saiu das eleições 2014 menor do que entrou”, criticou.
Oliveira ainda comemorou a eleição de Rogerio Leão como Estadual. Leão obteve 6.137 votos em Serra Talhada.
Do Blog do Pereira Mais um corpo foi encontrado carbonizado na tarde desta segunda (31) num local conhecido como Açude de Adeval, nas margens da Rua Inácio Mariano Valadares em Santa Terezinha, no Sertão do Pajeú. Segundo informações colhidas no local pela equipe do Blog do Pereira, a Polícia Civil recebeu a denúncia de que […]
Mais um corpo foi encontrado carbonizado na tarde desta segunda (31) num local conhecido como Açude de Adeval, nas margens da Rua Inácio Mariano Valadares em Santa Terezinha, no Sertão do Pajeú.
Segundo informações colhidas no local pela equipe do Blog do Pereira, a Polícia Civil recebeu a denúncia de que um corpo possivelmente do sexo masculino estava escondido perto da Estação de Tratamento (ETA) da Compesa e acionou a Polícia Militar, que começou uma varredura no local até encontrar o corpo nas proximidades do manancial, em local de difícil acesso.
A vítima se trata de Andriele Soares de Sales, conhecido por Adriano, oriundo do Sítio Coatí. Ele tinha 33 anos e foi reconhecido no local por familiares. Andriele estava desaparecido desde a última sexta (28). O corpo se encontrava parcialmente carbonizado.
O Instituto de Criminalística (IC) foi acionado e fez a perícia primária. Uma funerária local foi acionada para conduzir o corpo até o IML de Caruaru.
O Relatório divulgado na última segunda-feira (20) pelo Tribunal de Contas do Estado informou que Pernambuco alcançou um importante marco na gestão de resíduos sólidos ao zerar o número de lixões em todo o território estadual. Este resultado é fruto de uma política pública ambiental que vem sendo implementada há alguns anos e que contou […]
O Relatório divulgado na última segunda-feira (20) pelo Tribunal de Contas do Estado informou que Pernambuco alcançou um importante marco na gestão de resíduos sólidos ao zerar o número de lixões em todo o território estadual.
Este resultado é fruto de uma política pública ambiental que vem sendo implementada há alguns anos e que contou com a participação de municípios como Salgueiro, que teve um papel fundamental nesse processo.
Salgueiro foi um dos primeiros municípios da região a ter um aterro sanitário, cuja instalação aconteceu em 2006, no Governo da ex-prefeita Creuza Pereira e do vice Dr. Marcones Sá, que hoje é Prefeito do Município. Atualmente, a cidade recebe resíduos sólidos de outros 18 municípios, totalizando 19. Isso representa mais de 10% dos municípios de Pernambuco. O aterro sanitário de Salgueiro é responsável por garantir o destino adequado aos resíduos gerados por esses municípios, contribuindo para a preservação do meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida da população.
A diferença entre um aterro sanitário e um lixão é fundamental. Enquanto o primeiro é uma estrutura adequada e controlada, que permite o armazenamento seguro dos resíduos, o segundo é uma área desprotegida, sem qualquer tipo de tratamento, onde os resíduos são despejados sem nenhum critério. A existência de lixões é prejudicial ao meio ambiente, compromete a saúde pública e a qualidade de vida da população.
Nesse contexto, o papel do aterro sanitário de Salgueiro é fundamental para o estado de Pernambuco, que tem sido referência na gestão de resíduos sólidos no país. A Secretaria Estadual de Meio Ambiente assumiu, recentemente, o compromisso de ampliar o Aterro Sanitário de Salgueiro e a gestão municipal conta com a ampliação para continuar oferecendo um serviço de qualidade aos 19 municípios atendidos.
Afogados da Ingazeira e Custódia recebem, a partir destas segunda-feira (29) e terça-feira (30), a visita das equipes de Eficiência Energética da Neoenergia Pernambuco para a troca de lâmpadas usadas por novas, com a tecnologia LED. A ação será conduzida porta a porta em Afogados e através de um caminhão fixo da concessionária em Custódia. Em […]
Afogados da Ingazeira e Custódia recebem, a partir destas segunda-feira (29) e terça-feira (30), a visita das equipes de Eficiência Energética da Neoenergia Pernambuco para a troca de lâmpadas usadas por novas, com a tecnologia LED.
A ação será conduzida porta a porta em Afogados e através de um caminhão fixo da concessionária em Custódia. Em Afogados, a ação vai até a próxima sexta-feira (02), quando os colaboradores da distribuidora vão visitar os consumidores de porta em porta oferecendo o benefício.
Em Custódia, na terça, das 8h30 às 16h30, localizado na Praça Padre Leão, Centro, em frente à Igreja Matriz de Santo Antônio. Todos os funcionários da distribuidora estão fardados e com crachá de identificação. A ação faz parte do Programa de Eficiência Energética da Neoenergia Pernambuco, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
“As lâmpadas ineficientes, que possuem um alto consumo de energia e baixa luminosidade, ainda são comuns na casa das pessoas. O Energia Com Cidadania contribui, de maneira acessível, para a eficiência energética nas residências, além de promover a redução no consumo de energia elétrica dos clientes e uma melhor qualidade de vida através da aquisição da lâmpada LED”, afirmou o supervisor de Eficiência Energética da Neoenergia Pernambuco, Artur Costa.
Para ter acesso ao benefício, o cliente entrega uma lâmpada fluorescente compacta, incandescente ou halógena, com potência a partir de 14W e recebe da concessionária um equipamento com a tecnologia LED, que consome até 40% menos do que as demais. É importante lembrar que cada cliente titular da fatura de energia poderá trocar até cinco unidades.
Para ser contemplado, é necessário que o cliente seja morador de comunidade popular ou esteja cadastrado na Tarifa Social de Energia Elétrica. Também, é obrigatório apresentar, no momento da troca, a conta de energia do mês anterior e não ter trocado mais de oito lâmpadas em projetos da Neoenergia Pernambuco nos últimos 6 anos e, por último, entregar as lâmpadas incandescentes, fluorescentes ou halógenas usadas.
Governadora Raquel Lyra anunciou nesta sexta-feira a programação da festividade que acontece entre entre 25 de julho e 7 de setembro Lançado no ano passado como uma das principais novidades culturais do Estado, o Festival Pernambuco Meu País retorna ainda mais forte em 2025. A governadora Raquel Lyra anunciou, nesta sexta-feira (11), que a segunda […]
Governadora Raquel Lyra anunciou nesta sexta-feira a programação da festividade que acontece entre entre 25 de julho e 7 de setembro
Lançado no ano passado como uma das principais novidades culturais do Estado, o Festival Pernambuco Meu País retorna ainda mais forte em 2025. A governadora Raquel Lyra anunciou, nesta sexta-feira (11), que a segunda edição do evento acontecerá entre 25 de julho e 7 de setembro, em 10 municípios do Agreste e Sertão, impulsionando a economia e o turismo locais. A programação contará com mais de 900 ações gratuitas, entre shows, espetáculos, filmes, mostras de fotografia, feiras de artesanato e cortejos. Para esta edição, o Governo de Pernambuco aportou mais de R$ 30 milhões. A vice-governadora Priscila Krause também esteve presente no lançamento.
“Este ano vamos realizar um festival ainda maior, alcançando 10 cidades e integrando essa política pública a eventos tradicionais, como a Festa dos Estudantes de Triunfo, o Festival Café Cultural de Taquaritinga do Norte e o Festival do Frio do Vitorino, em Riacho das Almas. A programação começa em 25 de julho, com mais de 900 atrações, sendo 90% contratadas via editais. O objetivo é promover um festival descentralizado, chegando às comunidades mais distantes das sedes municipais, envolvendo toda uma região que será voltada, durante esse período, a fazer de Pernambuco o país da cultura”, enfatizou a governadora Raquel Lyra.
Participam desta edição as cidades de Salgueiro e Triunfo, de 25 a 27 de julho; Buíque, de 1° a 03 de agosto; Bezerros/Serra Negra e Taquaritinga do Norte, de 8 a 10 de agosto; Pesqueira, de 15 a 17 de agosto; Gravatá, entre de 22 a 24 de agosto; Arcoverde e Riacho das Almas, de 29 a 31 de agosto; e Caruaru, de 5 a 7 de setembro.
A secretária estadual de Cultura, Cacau de Paula, destacou como o festival será integrado às programações locais, respeitando e fortalecendo as tradições de cada cidade participante. “Três cidades receberão o palco Pernambuco Meu País dentro das suas festividades: Taquaritinga do Norte, com o Festival do Café; Triunfo, com a Festa dos Estudantes; e Riacho das Almas, no Festival do Frio do Vitorino. Os outros sete municípios receberão todo evento”, detalhou a titular da pasta.
Além do palco Pernambuco Meu País, haverá outros palcos espalhados pelas cidades abordando diversas linguagens, como artes circenses, artes visuais, artesanato, audiovisual, fotografia, gastronomia, literatura, moda, culturas populares, dança e teatro. “O Pernambuco Meu País trabalha todas as linguagens culturais. É feita uma curadoria multidisciplinar com especialistas em todas as áreas, não estamos falando apenas de música. É uma grande festa da cultura que tem desdobramentos muito importantes para a economia do estado de Pernambuco”, evidenciou a presidente da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Renata Borba.
Este ano, o festival homenageia o ceramista caruaruense Mestre Manuel Eudócio (em memória), a mestra do coco de Arcoverde Severina Lopes e o rabequeiro e folclorista da Zona da Mata Mestre Salustiano (em memória). “Estou muito feliz porque fui homenageada aqui. É o nosso trabalho sendo valorizado. Para todo mundo que for ao festival em Arcoverde, em minha casa, procure assistir e valorizar o nosso Coco Raízes de Arcoverde”, comemorou a mestra Severina Lopes.
Estreado no festival, o prefeito de Salgueiro, Fabinho Lisandro, celebrou a chegada da iniciativa à cidade. “Estamos com uma expectativa imensa. Nossa cidade tem uma grande riqueza cultural. Salgueiro depende muito do turismo e da economia local, um evento como o Pernambuco Meu País traz um público grande para a nossa cidade”, disse o gestor municipal.
Em 2025, o festival começa sempre nas quintas-feiras, quando o grupo mambembe Trupe Pernambuco Meu País chega a cada cidade convidando o público para entrar no clima da festa, com muita brincadeira e diversão. Já o FormaPE movimenta as cidades-sede a partir das quartas-feiras com oficinas e workshops.
“Esse exemplo que o Governo do Estado está dando, de incentivar a cultura e espalhar ela por todo o Estado, é um momento muito significativo. A cultura é a alma do nosso povo”, celebrou o deputado estadual João Paulo.
Também estiveram presentes no evento o deputado estadual Joãozinho Tenório, os prefeitos Dió Filho (Riacho das Almas), Lucielle Laurentino (Bezerros), Padre Joselito (Gravatá) e Marcos Cacique (Pesqueira); a secretária estadual de Esportes, Ivete Lacerda; os presidentes da Empetur, Eduardo Loyo; do Porto do Recife, Paulo Nery; do DER, Rivaldo Melo; da Adepe, Ana Luiza Ferreira; e do Grande Recife Consórcio de Transporte, Matheus Freitas.
PROGRAMAÇÃO – PALCO PERNAMBUCO MEU PAÍS
SALGUEIRO
25/07
Espetáculo Pernambuco Meu País
Kelvis Duran
Adílson Ramos
Juarez
Pablo
DJ Pedro Humberto (intervalos)
26/07
Grêmio Recreativo Escola de Samba Preto Velho
Douglas Leon
Ramon Schnayder
Xande de Pilares
Xanddy Harmonia
Murilo França DJ (intervalos)
27/07
Coral Aboios de Serrita
Joquinha Gonzaga
Anjo Azul
Mastruz com Leite
Limão com Mel
DJ Kaliu (intervalos)
BUÍQUE
01/08
Espetáculo Pernambuco Meu País
Antúlio Madureira
Banda de Pau e Corda
Mano Walter
Roberta Miranda
DJ Anunnak (intervalos)
02/08
Bloco Carnavalesco Misto Flor da Lira de Olinda
Rogéria Dera
Sofia Freire
Silva
Luedji Luna
DJ Spider (intervalos)
03/08
Samba de Coco Raízes de Arcoverde
Barbarize
Jéssica Caetano
Hungria
Xamã
DJ Tiger (intervalos)
BEZERROS (SERRA NEGRA)
08/08
Espetáculo Pernambuco Meu País
Lia de Itamaracá
Banda Ave Sangria
Lobão
Jota Quest
DJ Salvador (intervalos)
09/08
Afoxé Alafin Oyó
Renata Rosa
Tássia Reis
Mago de Tarso
Baiana System
DJ Ari Falcão (intervalos)
10/08
Clube Carnavalesco Vassourinhas de Olinda
Morganna Bernardo
Cátia de França
Frevo Mulher (Nena Queiroga, Gaby Amarantos, Maria Gadú e Roberta Sá)
Teatro Mágico
DJ Renna (intervalos)
PESQUEIRA
15/08
Espetáculo Pernambuco Meu País
Doralyce
Teto
L7nnon
Matuê
DJ Baloo (intervalos)
16/08
Mestre Anderson Miguel e a Ciranda Raiz da Mata Norte
Nando Cordel
Xangai
Juliana Linhares
Zeca Baleiro
DJ Big (intervalos)
17/08
Coco de Mulheres
Cascabulho
Clara Sobral
Michele Andrade
Vitor Fernandes
DJ Nuno (intervalos)
GRAVATÁ
22/08
Espetáculo Pernambuco Meu País
Fagner Chagas
Dorgival Dantas
Mara Pavanelly
Tarcísio do Acordeon
DJ Armandinho Reggae (intervalos)
23/08
Afoxé Omim Sabá
Lucas dos Prazeres
Gerlane Lopes
Diogo Nogueira
Alexandre Pires
DJ João Guerra (intervalos)
24/08
Família Salustiano e a Rabeca Encantada
Chico Chico
Lenine
Biquini Cavadão
Falcão
DJ 440 (intervalos)
ARCOVERDE
29/08
Espetáculo Pernambuco Meu País
Lirinha
Nação Zumbi
Wiu
Maneva
Renato L (intervalos)
30/08
Samba de Coco Irmãs Lopes
Mestre Ambrósio
Viradouro
Mart´nália
Seu Jorge
Infa Vermelho (intervalos)
31/08
João do Pife e Banda Dois Irmãos
Quinteto Violado
Petrúcio Amorim
Batista Lima
Projeto Dominguinho (João Gomes, Mestrinho e Jota.pê)
Duart (intervalos)
CARUARU
05/09
Espetáculo Pernambuco Meu País
Junio Barreto
José Augusto
Fábio Jr
Alcione
DJ Vibra (intervalos)
06/09
Maracatu Piaba de Ouro
Lucas Mamede
Tiago Iorc
Criolo
Iza
DJ Nadejda (intervalos)
07/09
Meu Coração é Brega (Bandida, Ovelha Negra, Sedutora e Amigas do Brega)
Você precisa fazer login para comentar.