Notícias

Encontro do PT Pernambuco acontece domingo com posse da nova direção estadual

Por Nill Júnior

O Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras de Pernambuco realiza, no próximo domingo (24), o seu 17º Encontro Estadual, reunindo 400 delegados e delegadas eleitos(as) em todo o estado durante o PED 2025.

A atividade acontecerá no Centro de Formação e Lazer (CFL), do SINDSPREV-PE, no bairro da Guabiraba, em Recife, e marcará a transição da presidência de Doriel Barros para Carlos Veras, eleito no último Processo de Eleições Diretas com 93% dos votos válidos, para o mandato 2025-2029.

O encontro contará com a presença das principais lideranças do PT em Pernambuco — senador(a), deputados(as), prefeitos(as), vereadores(as) e presidentes(as) dos diretórios municipais — além de petistas dos movimentos sindicais e sociais, fortalecendo a unidade e o compromisso coletivo do partido com a luta do povo pernambucano.

A programação terá início às 9h com a participação do ex-ministro José Dirceu. Em seguida, será apresentada a tese política que orientará o encontro, seguida de falas, debates e da votação das emendas. O encerramento contará com a posse da nova direção estadual, com a presença do presidente nacional do PT, Edinho Silva.

A direção do PT Pernambuco será composta por 80 membros, distribuídos proporcionalmente entre as cinco chapas que participaram do processo. Durante o encontro, além da posse da nova direção, serão deliberadas propostas estratégicas de organização do PT no estado, com foco no fortalecimento partidário e na luta pela continuidade do projeto de reconstrução do Brasil com a reeleição do presidente Lula em 2026.

O atual presidente, Doriel Barros, que esteve à frente do Diretório Estadual nos últimos cinco anos, destacou a importância da unidade do partido: “Foi um período de muita luta e resistência, mas também de grandes conquistas. O PT sai mais fortalecido e unido para os desafios que virão em Pernambuco e no Brasil.”

O novo presidente, Carlos Veras, reforçou o compromisso não apenas com a militância, mas também com toda a classe trabalhadora: “Assumo a presidência com o compromisso de ampliar a participação popular, fortalecer nossa organização e manter o PT como referência de esperança e transformação. Pernambuco terá um partido ainda mais presente nas lutas do povo, ao lado do presidente Lula, para garantir direitos e reconstruir o Brasil.”

Outras Notícias

Afogados bate Santa nos pênaltis, faz história e vai às semi do Pernambucano

Foi sofrido, mas o Afogados conseguiu uma classificação inédita para as semifinais do Campeonato Pernambucano. Depois de empatar em 1 a 1 no tempo normal – com gols de Rodrigo e Allan Dias – a Coruja foi superior nos pênaltis. Nas penalidades, os sertanejos venceram por 3 a 1. O adversário será o Náutico nas […]

Jogadores ajoelhados no centro do gramado comemoram no imenso Arruda vazio e chuvoso: foto de Cláudio Gomes

Foi sofrido, mas o Afogados conseguiu uma classificação inédita para as semifinais do Campeonato Pernambucano. Depois de empatar em 1 a 1 no tempo normal – com gols de Rodrigo e Allan Dias – a Coruja foi superior nos pênaltis. Nas penalidades, os sertanejos venceram por 3 a 1. O adversário será o Náutico nas semis.

Apesar do jogo ser no Arruda, o Afogados que mostrou mais controle da partida desde o começo. O Santa Cruz pouco agrediu e o time sertanejo, por outro lado, mostrava uma boa postura defensiva. Só que o jogo era fraco até os 30 minutos, quando Candinho teve a primeira boa chance e quase faz em uma cobrança de falta. A partir daí as chances começaram a aparecer. Só que a Coruja que foi mais competente: Rodrigo, aos 44 minutos, abriu o placar. Ao fim da primeira etapa, a torcida vaiou muito os corais.

Na necessidade de correr atrás do placar – até por jogar em casa – o Santa Cruz coltou com mais vontade. Apesar de desorganizado, o Tricolor se lançou ao ataque e acumulou algumas chances perdidas. Até Marcos Martins encontrar Allan Dias, que cabeceou para empatar o jogo. Com a torcida empurrando, o Santa Cruz se animou mais ainda depois do empate. Só que o ímpeto foi baixando a medida que o tempo passava principalmente pelo desgaste físico e a chuva forte. O Afogados se segurou como pode. E o jogo foi para os pênaltis.

Pipico foi o primeiro a cobrar pelo Santa e converteu. Douglas foi para a bola pelo Afogados e Anderson pegou. Neto Costa bateu pelo Santa Cruz e perdeu também. Jader empatou para o Afogados. Em seguida, foi a vez de Patrick Vieira. Ele perdeu também. Pelo Afogados, Márcio converteu e deixou o time sertanejo na frente. Allan Dias perdeu para o Santa. O Afogados tinha tudo na mão. Era fazer para avançar às semifinais. Thalison fez o do Afogados e classificou os sertanejos.

O Afogados enfrenta o Náutico, em jogo único no estádio dos Aflitos. A data ainda será confirmada pela Federação Pernambucana de Futebol. Eliminado, o Santa Cruz foca na Copa do Nordeste e Copa do Brasil

Dia de herói: Wallef pegou duas cobranças e se tornou o grande nome do Afogados nas quartas de final. Durante o tempo normal, ele já tinha ido muito bem e fez várias defesas que salvaram a Coruja. 

Prefeitura emite nota: em nota, a Prefeitura de Afogados da Ingazeira disse ter muito orgulho em, desde o início, ter acreditado nesse sonho, e em fazer parte dessa conquista. “Parabéns Afogados da Ingazeira, Parabéns Sertão do Pajeú. Que venha o Náutico na semifinal!” – concluiu.

 

Apesar da Lava Jato, Lula lidera as pesquisas

Do blog do Inaldo Sampaio O ex-presidente Lula continua liderando as intenções de voto como eventual candidato do PT à presidência da República nas eleições do próximo ano. Num cenário simulado pelo Instituto Vox Populi, contratado pela CUT para fazer a pesquisa, Lula teria mais votos, hoje, que a soma dos seus hipotéticos adversários (entre […]

Do blog do Inaldo Sampaio

O ex-presidente Lula continua liderando as intenções de voto como eventual candidato do PT à presidência da República nas eleições do próximo ano.

Num cenário simulado pelo Instituto Vox Populi, contratado pela CUT para fazer a pesquisa, Lula teria mais votos, hoje, que a soma dos seus hipotéticos adversários (entre 44 e 45%, ante 32 a 35% dos opositores). Já numa simulação de segundo turno, o ex-presidente derrotaria qualquer dos seus adversários.

Bateria Aécio Neves por 50% a 17%, Geraldo Alckmin por 51% a 17%, o prefeito João Dória por 53% a 16% e a ex-ministra Marina Silva por 49% a 19%. Claro que ainda é muito cedo para saber o que acontecerá em 2018 porque se a Lava Jato tirar do páreo Aécio e Alckmin, o PSDB pode lançar mão de Dória, que ainda é desconhecido por parte da maioria dos brasileiros e por isso mesmo pode crescer. Mas a cada pesquisa que se divulga a militância do PT vai se animando.

O mais forte e o mais fraco – Lula continua sendo, ao mesmo tempo, o candidato mais forte e o mais fraco à sucessão de Temer em 2018. É o mais forte porque aparece em 1º lugar em todas as pesquisas e ao mesmo tempo o mais fraco devido ao alto índice de rejeição, sobretudo no Sudeste, e ao fato de ser réu em quatro ações penais. Além do mais, ainda corre o risco de ficar inelegível se for condenado com base na Lei da Ficha Limpa.

Serra Talhada planeja implantação de ambulatório de síndromes gripais

A Prefeitura de Serra Talhada, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está planejando a implantação de um Ambulatório de Enfrentamento às Síndromes Gripais no Hospital São José, onde já funcionam atualmente o Centro Especializado de Enfrentamento à Covid-19 e os Leitos de Retaguarda Municipais. Os pacientes com sintomas gripais que procuram o Hospital São […]

A Prefeitura de Serra Talhada, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está planejando a implantação de um Ambulatório de Enfrentamento às Síndromes Gripais no Hospital São José, onde já funcionam atualmente o Centro Especializado de Enfrentamento à Covid-19 e os Leitos de Retaguarda Municipais.

Os pacientes com sintomas gripais que procuram o Hospital São José já estão sendo atendidos e orientados na unidade. Porém, diante da demanda, o município visa implantar um ambulatório especializado para atender essa população, desafogando a Rede de Atenção Básica de Serra Talhada.

“Assim como nós implantamos o Centro de Enfrentamento à Covid-19, estamos discutindo a implantação de um ambulatório específico para atendermos pacientes com sintomas de gripe, auxiliando de forma paralela à rede básica enquanto durar a alta demanda de casos de gripe em nossa cidade”, explicou a secretária de Saúde, Lisbeth Rosa Lima.

Pessoas a partir de 40 anos começam a ser vacinadas contra a Covid-19 em Sertânia

Pessoas a partir de 40 anos começam a ser vacinadas contra a Covid-19 em Sertânia, neste sábado (26). O agendamento pode ser feito no site  ou no aplicativo “SertâniaVacina” (tudo junto), que está disponível para Android.   A aplicação será realizada no Ginásio Epaminondas Morais.  Para receber a vacina é necessário apresentar o cartão do SUS […]

Pessoas a partir de 40 anos começam a ser vacinadas contra a Covid-19 em Sertânia, neste sábado (26). O agendamento pode ser feito no site  ou no aplicativo “SertâniaVacina” (tudo junto), que está disponível para Android.  

A aplicação será realizada no Ginásio Epaminondas Morais.  Para receber a vacina é necessário apresentar o cartão do SUS e Identidade. 

Também está liberado agendamento para pessoas com comorbidades a partir de 18 anos. Para esse público a vacinação acontecerá segunda-feira (28) na Escola Etelvino Lins de Albuquerque. 

As pessoas com comorbidades precisam preencher um formulário para comprovação de comorbidade. A declaração modelo está disponibilizada no site da Prefeitura de Sertânia, na aba dowload. Se preferir, o cidadão pode pegar uma cópia na UBSF mais próxima da sua casa. 

Após preencher esse formulário, o paciente deve levá-lo até um médico junto com algum documento que comprove a comorbidade indicada, como um laudo, assim o profissional poderá assiná-lo e carimbá-lo. 

Essa declaração deve ser anexada no ato do agendamento e levada no dia da vacinação, junto com a Identidade e CPF. Ou seja, antes de fazer o agendamento é necessário já ter providenciado a declaração.

“Com planejamento e muito trabalho estamos avançando com a vacinação da Covid-19 em Sertânia. Ampliamos a faixa etária para a partir de 40 anos e esperamos aumentar o número de vacinados no município, a fim de controlar a disseminação do vírus em nossa cidade. Mas enquanto isso não acontece pedimos que toda a população continue adotando os cuidados necessários para evitar o contágio da doença”, destacou o prefeito Ângelo Ferreira. 

Republicanos vai declarar apoio à reeleição de João Campos em ato na segunda quinzena de janeiro

A pouco menos de um ano para as eleições municipais, o Republicanos-PE vai declarar apoio à reeleição do prefeito João Campos. De acordo com a executiva estadual do partido, a ideia é oficializar o apoio ao socialista na segunda quinzena de janeiro, num grande ato com todos os seus filiados.  “Nosso partido irá votar em […]

A pouco menos de um ano para as eleições municipais, o Republicanos-PE vai declarar apoio à reeleição do prefeito João Campos. De acordo com a executiva estadual do partido, a ideia é oficializar o apoio ao socialista na segunda quinzena de janeiro, num grande ato com todos os seus filiados. 

“Nosso partido irá votar em João Campos para 2024. Tomamos a decisão depois de um amplo debate interno no partido ouvindo os nossos deputados federais, estaduais e vereadores. João vem fazendo um excelente trabalho com uma gestão competente, proativa, com um olhar para o setor produtivo, mas também para quem mais precisa. Todas as pesquisas mostram sua aprovação, sendo um dos prefeitos mais bem avaliados do Brasil”, declarou o presidente estadual licenciado do Republicanos-PE, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.

Em Pernambuco, além de apoiar alguns partidos aliados em cidades estratégicas, o Republicanos pretende lançar aproximadamente 60 candidaturas. “Quando chegamos ao Republicanos, sob a confiança do presidente Marcos Pereira, em 2016, o partido não tinha nenhum prefeito eleito. Em 2020, elegemos 16 prefeitos, sendo o partido que mais cresceu proporcionalmente no Estado. Em 2024, esperamos crescer ainda mais”, disse Costa Filho. As informações são da Folha de Pernambuco.