Notícias

Emoção na despedida a João Paraibano

Por Nill Júnior
cortejo 1
A viola de João sobre o caixão que levou seu corpo, como se estivesse pedindo para que ele a dedilhasse novamente.

Foi marcada por muita emoção e homenagens o sepultamento do poeta João Paraibano. Cantadores de todo o Nordeste estiveram acompanhando o cortejo fúnebre além de muitas pessoas que vieram como se em romaria de vários cantos do Sertão e fora dele para o Adeus ao poeta, que faleceu na madrugada de ontem aos 62 anos.

Emocionado, Sebastião Dias abraça Rubinho, como é carinhosamente chamado o filho de João
Emocionado, Sebastião Dias abraça Rubinho, como é carinhosamente chamado o filho de João

No início do cortejo, cantadores perfilados com violas em punho emocionaram a todos. Em meio a inúmeros repentistas, todos amigos de João Paraibano, nomes como Sebastião Dias e Raimundo Borges que formaram as mais conhecidas duplas com ele, Diomedes Mariano, o mais recente dos parceiros, os irmãos Edezel e Severino Pereira, Heleno da Silveira, Rogério Menezes, Alexandre Moraes, dentre tantos outros repentistas e apologistas dos violeiros.

O filho Rubens Ney emocionado, homenageia o pai
Antes do cortejo, ainda no cinema, o  filho Rubens Ney emocionado, homenageia o pai
filha de joão
A emoção dos filhos, a dor de pessoas que o conheciam nas cantorias, uma emoção sem tamanho
Padre Josenildo participou das homenagens a João Paraibano
Padre Josenildo participou das homenagens a João Paraibano

Mais cedo, no velório, ainda passaram para homenageá-lo nomes como Adelmo Aguiar, Denilson Nunes, Raimundo Borges, João Moraes, Raimundo Nonato, Raimundo Caetano Luciano Leonel, Antonio Lisboa e Pedro de Alcântara.

Eram vistos também os filhos e a viúva Lindaura. Nas homenagens ainda no Cine São José, violeiros de instrumento em punho cantaram para o irmão que partia. Emoção também no cortejo fúnebre, que teve como trilha as sextilhas de João. No trajeto, portas fechadas, aplausos ou silêncio em sinal de luto.

O cortejo fúnebre atraiu uma multidão
O cortejo fúnebre atraiu uma multidão. Muitos cantadores levaram suas violas, símbolos do repente

No cemitério, a emoção tomou a todos quando Sebastião Dias convocou poetas e apologistas, como se em um desafio, para declamar versos de João Paraibano. Foram cerca de quinze minutos com poetas e amantes da poesia se revezando e lembrando as lindas coisas que João cantou. Uma linda homenagem.

cortejo 3

Multidão se despede de João
Multidão se despede de João

cortejo 5

Cobertura especial na despedida ao Mestre João Paraibano: As fotos desta reportagem especial são de Bruna Verlene, especialmente para o blog, a forma que encontramos para homenagear este patrimônio da nossa cultura. Você pode ver mais imagens do emocionante Adeus a João Paraibano, acessado a Fanpage do Blog, clicando aqui.

Outras Notícias

Afogados: live vai debater prevenção ao suicídio em tempos de pandemia

Ação faz parte do Setembro Amarelo A Prefeitura de Afogados da Ingazeira promoveu, durante todo o mês de setembro, ações virtuais sobre temas relacionados à depressão e a prevenção ao suicídio, dentro de uma programação que ocorre no mundo todo, intitulada Setembro Amarelo. Nesta quinta-feira (24), último dia dessa programação, o canal oficial da Prefeitura […]

Ação faz parte do Setembro Amarelo

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira promoveu, durante todo o mês de setembro, ações virtuais sobre temas relacionados à depressão e a prevenção ao suicídio, dentro de uma programação que ocorre no mundo todo, intitulada Setembro Amarelo.

Nesta quinta-feira (24), último dia dessa programação, o canal oficial da Prefeitura de Afogados da Ingazeira no youtube, irá apresentar uma live com o tema “suicídio em tempos de pandemia, como ajudar?”.

Haverá a participação do renomado psiquiatra Ezron Maia, que atua na rede municipal de saúde mental, no Caps infantil.

A live será aberta pelo Prefeito José Patriota, às 19h. Contará ainda com a mediação da psicóloga Manoela Nascimento, tendo também como debatedora a coordenadora do centro municipal de saúde da mulher, da criança e do adolescente, a enfermeira Viviane Zuza.

Escola Técnica Paulo Freire, de Carnaíba, fica em 1º lugar no IDEPE

A Escola Técnica Estadual (ETE) Professor Paulo Freire, da cidade de Carnaíba, conquistou o 1º lugar no ranking de proficiência no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco (IDEPE), com a média 6,44 e o 4º lugar na Regional Sertão Alto do Pajeú. “Vamos em frente e continuemos permanentemente, com este ideal de superação […]

A Escola Técnica Estadual (ETE) Professor Paulo Freire, da cidade de Carnaíba, conquistou o 1º lugar no ranking de proficiência no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco (IDEPE), com a média 6,44 e o 4º lugar na Regional Sertão Alto do Pajeú.

“Vamos em frente e continuemos permanentemente, com este ideal de superação e de transformação, afinal somos protagonistas de um triunfo que nos convoca para uma responsabilidade ainda maior no eixo pedagógico, didático, interdisciplinar, transdisciplinar e profissional”, destaca, em nota, a equipe gestora.

Em 2017, a unidade de ensino foi destaque mais uma vez no Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (SAEPE), obtendo uma grande proficiência em Língua Portuguesa, com a média; 323,1, e em Matemática com 360,9.

“Resultados estes que nos deixou muito felizes e realizados, mas não acomodados, pois a nossa responsabilidade aumentou, obtivemos um excelente resultado fruto de um esforço pautado no cumprimento dos conteúdos didáticos, dos descritores e das habilidades que cada uma das avaliações requer e pelo intenso trabalho realizado pelos Professores, dos estudantes e de seus familiares que acreditaram em nós, no incentivo da Gestão e na ajuda de todos os funcionários e funcionárias da instituição”, segue ressaltando a equipe.

A Escola também teve uma aprovação histórica nos mais diversos vestibulares prestados aos estudantes.

“Agradecemos em especial aos nossos professores pelo esforço, dedicação, garra, perseverança, união, compromisso para com as ações pedagógicas realizadas no interior das salas de aula e fora delas também, vocês labutam diariamente no ato de lecionar, em 2017 intensificamos ainda mais as atividades priorizando sempre a aprendizagem significativa e construtiva”, finaliza a nota.

MPF processa Bolsonaro por ofensas à população negra em evento no Rio

G1 O Deputado federal pelo RJ Jair Messias Bolsonaro (PSC-RJ) está sendo processado pelo Ministério Público Federal no Rio de Janeiro por danos morais coletivos a comunidades quilombolas e à população negra em geral. A ação foi protocolada nesta segunda-feira (10). O MPF informou que na segunda-feira (3) o deputado realizou uma palestra no Clube […]

G1

O Deputado federal pelo RJ Jair Messias Bolsonaro (PSC-RJ) está sendo processado pelo Ministério Público Federal no Rio de Janeiro por danos morais coletivos a comunidades quilombolas e à população negra em geral. A ação foi protocolada nesta segunda-feira (10).

O MPF informou que na segunda-feira (3) o deputado realizou uma palestra no Clube Hebraica, em Laranjeiras, e lá ofendeu e depreciou a população negra e indivíduos pertencentes às comunidades quilombolas. O órgão também entendeu que o parlamentar incitou a discriminação contra os povos.

Na ação, os procuradores da República sustentam que Bolsonaro distorceu informações e fez uso de “expressões injuriosas, preconceituosas e discriminatórias com o claro propósito de ofender, ridicularizar, maltratar e desumanizar as comunidades quilombolas e a população negra”.

No Hebraica, segundo MPF, o deputado afirmou, por exemplo, que visitou uma comunidade quilombola e “o afrodescendente mais leve lá pesava sete arrobas”. Ainda citando a visita, disse também: “não fazem nada, eu acho que nem pra procriar servem mais”. Para os procuradores da República Ana Padilha e Renato Machado, as afirmações “desumanizam as pessoas negras, retirando-lhes a honra e a dignidade ao associá-las à condição de animal”.

“Com base nas humilhantes ofensas, é evidente que não podemos entender que o réu está acobertado pela liberdade de expressão, quando claramente ultrapassa qualquer limite constitucional, ofendendo a honra, a imagem e a dignidade das pessoas citadas, com base em atitudes inquestionavelmente preconceituosas e discriminatórias, consubstanciadas nas afirmações proferidas pelo réu na ocasião em comento”, concluem os procuradores na ação.

Se for condenado, o deputado federal pode ser obrigado a pagar indenização coletiva no valor de R$ 300 mil pelos danos morais causados ao povo quilombola e à população negra em geral, a ser revertida em projetos de valorização da cultura e história dos quilombos, a serem indicados pela Fundação Cultural Palmares.

Na última semana, parlamentares de PT e PCdoB protocolaram uma representação na Procuradoria Geral da República (PGR) pedindo para que o órgão apure se o deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ) cometeu racismo ao discursar em uma palestra no Rio de Janeiro.

O crime de racismo é inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão de 1 a 3 anos mais multa. Na época, o G1 procurou a assessoria de Bolsonaro, mas não obteve retorno até a publicação da reportagem.

A representação do parlamentares se baseia em declarações dadas por Bolsonaro durante uma palestra no Clube Hebraica, nesta segunda (3), na qual o deputado disse que, se for eleito presidente em 2018, não destinará recursos para ONG e não vai ter “um centímetro demarcado” para reservas indígenas ou quilombolas.

Brejinho: Prefeitura anuncia novo Piso Salarial dos Professores

A prefeita de Brejinho, Tania Maria, ao lado da secretária de Educação Silvana Teles, anunciou o aumento no piso salarial de 2020 dos professores do município de Brejinho. O reajuste contempla o salário-base dos docentes da rede. O índice será pago na folha salarial de janeiro e sucede imediatamente a definição nacional para correção do […]

A prefeita de Brejinho, Tania Maria, ao lado da secretária de Educação Silvana Teles, anunciou o aumento no piso salarial de 2020 dos professores do município de Brejinho.

O reajuste contempla o salário-base dos docentes da rede. O índice será pago na folha salarial de janeiro e sucede imediatamente a definição nacional para correção do salário da categoria.

Ao assinar o decreto do reajuste, a prefeita enfatizou a valorização dos professores como prioridade. “Dentro das nossas condições financeiras, vamos valorizar nossos mestres objetivando a qualificação dos serviços de educação do Município”, afirmou Tania.

O pagamento do piso salarial obedece a Lei n.º. 11.738/2008, cujo texto garante o vencimento mínimo aos profissionais da educação básica com formação em magistério e nível médio.

A iniciativa reflete a constante preocupação da Prefeitura de Brejinho em valorizar o profissional da área da educação.

Tabira: Flávio Marques anuncia aquisição de novas ambulâncias 

Nesta segunda-feira (17), o prefeito de Tabira, Flávio Marques, anunciou a chegada de duas novas ambulâncias para o município. Segundo nota da assessoria, com um investimento de R$ 284.000,00, oriundos de recursos próprios, as ambulâncias modelo Fiorino irão reforçar o atendimento à população e garantir um serviço de saúde mais eficiente. “A aquisição das ambulâncias […]

Nesta segunda-feira (17), o prefeito de Tabira, Flávio Marques, anunciou a chegada de duas novas ambulâncias para o município. Segundo nota da assessoria, com um investimento de R$ 284.000,00, oriundos de recursos próprios, as ambulâncias modelo Fiorino irão reforçar o atendimento à população e garantir um serviço de saúde mais eficiente.

“A aquisição das ambulâncias foi possível graças ao zelo e respeito pelo dinheiro público, com economias realizadas nos primeiros 48 dias de governo. A situação anterior das ambulâncias do município exigia essa medida urgente, já que as viaturas existentes estavam em péssimas condições. Com apenas duas ambulâncias em funcionamento, a necessidade de reforço no atendimento era cada vez mais evidente”, afirma a assessoria em nota.

Em suas redes sociais, Flávio Marques informou que as ambulâncias já foram licitadas e, em breve, estarão a caminho de Tabira. A expectativa é de que, durante o Carnaval, as novas ambulâncias sejam entregues à população, após passarem pelos processos de adesivagem e licenciamento no DETRAN.