Notícias

Depois de caos e tchutchuca com Guedes, CCJ tem calma com técnicos da Previdência

Por Nill Júnior

Folhapress

Depois de uma noite de caos com a presença do ministro da Economia, Paulo Guedes, a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara tem nesta quinta-feira (4) uma manhã de calma durante palestra de técnicos sobre a reforma da Previdência.

Com o plenário bem mais esvaziado que na sessão de quarta-feira (3), a predominância ainda é de parlamentares da oposição, mas o clima é distensionado.

Na quarta, a reunião implodiu depois que o deputado Zeca Dirceu (PT-PR) disse que Guedes era “tigrão” com os aposentados e “tchutchuca” com privilegiados. O ministro revidou, dizendo que “tchutchuca é a mãe, é a vó”.

A discussão iniciou uma confusão generalizada, que terminou encerrando abruptamente a audiência pública. As seis horas e meia de reunião foram marcadas por tensão e predominância de discursos da oposição.

Nesta quinta, o clima é outro. Os técnicos Arthur Weintraub, assessor especial da Presidência da República, e Bruno Bianco, secretário-adjunto de Previdência do Ministério da Economia, fizeram exposições de defesa da reforma da gestão Jair Bolsonaro, sem serem interrompidos por parlamentares.

No plenário, deputados da oposição compunham a maioria. A predominância de parlamentares contrários àPrevidência tanto nesta reunião como na de Guedes tem incomodado defensores da reforma e deputados influentes do próprio PSL.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), chegou a criticar publicamente a estratégia do líder do PSL, Delegado Waldir (GO), e do governo na Câmara, Major Vitor Hugo (PSL-GO).

Nos bastidores, deputados aliados do presidente da CCJ, Felipe Francischini (PSL-PR) também se mostraram insatisfeitos. Eles afirmam que a prevalência da oposição foi causada pela inabilidade dos dois com o regimento da Casa, segundo o qual, por exemplo, os deputados que assinam o requerimento de convite têm preferência para falar.

Como nenhum deputado do PSL quis subscrever o pedido de convite de Guedes, só deputados da oposição tiveram essa prevalência.

Além disso, a tropa de choque montada por PT, PSOL, PSB, PDT e PC do B ficou duas horas na fila, antes da abertura da sessão do dia 26 de março, para se inscrever na lista de oradores.

Líderes também têm preferência na hora de discursar. Delegado Waldir foi, porém, um dos últimos a pedir para falar e ficou sem a palavra porque a confusão explodiu antes.

A avaliação é de que os governistas deixaram Guedes à própria sorte para responder os oposicionistas, uma vez que o centrão, cujos partidos são simpáticos à reforma, mas que têm relação difícil com o Planalto, decidiram se afastar da discussão.

Mesmo na reunião técnica, líderes partidários e aliados de Maia tem evitado comparecer às sessões. Reservadamente, eles afirmam não ter motivos para defender um governo do qual não fazem parte.

Outras Notícias

São João de Arcoverde será aberto com cortejo das Secretarias

No dia 14 de junho, data da abertura do São João de Arcoverde, todas as secretarias municipais e seus funcionários, estarão no cortejo que vai entregar o novo pátio da festa à população do município e aos turistas. A informação veio de uma fonte, em reserva, à reportagem da Itapuama FM. Os detalhes ainda serão […]

No dia 14 de junho, data da abertura do São João de Arcoverde, todas as secretarias municipais e seus funcionários, estarão no cortejo que vai entregar o novo pátio da festa à população do município e aos turistas.

A informação veio de uma fonte, em reserva, à reportagem da Itapuama FM. Os detalhes ainda serão anunciados durante a próxima semana.

Segundo a fonte, a ideia é que o cortejo saia da Secretaria de Educação, encontre os integrantes das outras secretarias na sede da Secretaria de Saúde e na Secretaria de Turismo, Esportes e Eventos.

“A gente vai seguir nesse cortejo – que será lindo e inesquecível – até o nosso pátio do São João, onde entregaremos o novo espaço e a festa aos arcoverdenses e aos nossos visitantes que já estarão lotando e movimentando a cidade”, comemorou a fonte.

Paulo defende trabalho integrado no combate à violência‏

Durante cerimônia em comemoração pelos 199 anos da Polícia Civil, no Teatro de Santa Isabel, no Recife, o Governador Paulo Câmara falou da integração entre as diferentes instituições que atuam no combate à violência. Na ocasião, o gestor comandou a entrega das Medalhas de Honra ao Mérito Policial – classe Ouro a pernambucanos que se […]

RPIG8628ROBERTOPEREIRADurante cerimônia em comemoração pelos 199 anos da Polícia Civil, no Teatro de Santa Isabel, no Recife, o Governador Paulo Câmara falou da integração entre as diferentes instituições que atuam no combate à violência. Na ocasião, o gestor comandou a entrega das Medalhas de Honra ao Mérito Policial – classe Ouro a pernambucanos que se destacam na promoção da segurança pública.

“Nós sabemos do trabalho difícil que é fazer segurança pública no nosso Estado. Temos noção dos desafios, mas temos também que continuar trabalhando com perseverança, em busca de promover em Pernambuco a cultura da paz, da redução do número de homicídios, assaltos e furtos. E, para isso, a gente precisa de um sistema estruturado, um sistema que funcione, que tenha toda uma política trabalhada por trás”, apontou Paulo, destacando a preocupação da gestão estadual em investir na segurança pública através, também, da valorização do servidor.

Câmara reafirmou ainda o compromisso do Governo de Pernambuco de trabalhar por um Estado mais seguro e mais próspero. “A entrega dessas medalhas, hoje, significa o reconhecimento do trabalho feito. Do trabalho bem feito por cada um de vocês. Sabemos que os desafios são enormes, mas a gente conta com o apoio e dedicação desse conjunto de profissionais. A população conta com isso. O crime organizado precisa ser combatido, e nós temos feito tudo o que é possível para derrubar os índices de violência e vamos continuar fazendo. Pernambuco merece isso”, completou.

CELEBRAÇÃO – Compondo a programação festiva dos 199 anos da Polícia Civil de Pernambuco, a entrega das Medalhas de Honra ao Mérito Policial – classe Ouro, condecorou um total de 200 personalidades, entre elas: autoridades políticas, da sociedade civil, oficiais civis, militares, bombeiros e polícia cientifica.

Acompanharam Paulo Câmara na cerimônia os secretários estaduais Alessandro Carvalho (Defesa Social), João Campos (chefe do Gabinete do Governador), Ruy Bezerra (Controladoria Geral do Estado), Pedro Eurico (Justiça e Direitos Humanos), Silvia Cordeiro (Mulher), José Neto (Assessoria Especial), e coronel Eduardo Pereira (Casa Militar); os deputados federais Tadeu Alencar e Raul Jungmann; e os deputados estaduais Antônio Moraes e Eduino Brito.

A solenidade ainda contou com as presenças do comandante Militar do Nordeste,  general de Exército Manoel Pafiadache; o delegado Antônio Barros, chefe da Polícia Civil; coronel D’Albuquerque, comandante geral da Polícia Militar; o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Leopoldo Raposo; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), desembargador Antônio Carlos Alves; o cônsul geral da França no Recife, Bruno Bisson; e o cônsul geral dos Estados Unidos no Recife, Richard Reiter.

Afogados volta a registrar homicídio

Atualizado às 16h50 Afogados da Ingazeira voltou a registrar um homicídio no início da tarde desta segunda-feira (25). Segundo nota da Polícia Militar, a central tomou conhecimento de que no bairro São Brás, dois indivíduos em uma motocicleta chegaram na residência de Gustavo Silva, conhecido por Guga e efetuaram disparos de arma de fogo, o […]

Atualizado às 16h50

Afogados da Ingazeira voltou a registrar um homicídio no início da tarde desta segunda-feira (25).

Segundo nota da Polícia Militar, a central tomou conhecimento de que no bairro São Brás, dois indivíduos em uma motocicleta chegaram na residência de Gustavo Silva, conhecido por Guga e efetuaram disparos de arma de fogo, o atingindo na cabeça, depois fugiram em uma moto com destino ignorado. Imagens da vítima circulam nas redes sociais.

O crime aconteceu na Travessa Janete Clair, Bairro São Brás, em Afogados da Ingazeira. Preliminarmente, o crime teria relação com o tráfico de drogas. 

Ainda segundo a nota, Gustavo era ex-presidiário. A PM informou que o policiamento chegando ao local, verificou que a vítima já estava em óbito. Guarnições se encontram realizando rondas na tentativa de localizar algum suspeito.

O repórter Marcony Pereira esteve no local e contou da dificuldade, inclusive da polícia, em conseguir detalhes sobre o ocorrido. 

Ao programa A Tarde é Sua da Rádio Pajeú, Marcony contou que apesar de muitos curiosos, ninguém queria falar. “Até a Polícia Civil está tendo dificuldades de colher detalhes sobre a ação. Nem o modelo da moto populares quiserem revelar”, destacou. Foto gentilmente cedida pelo Mais Pajeú.

Covid-19: com mais um óbito, Sertão do Pajeú totaliza 212

Itapetim registrou mais um óbito pela doença. Por André Luis De acordo com os boletins epidemiológicos divulgados pelas secretarias de saúde dos municípios da região nesta terça-feira (08.12), o Pajeú totaliza 12.674 casos confirmados de Covid-19. Portanto, os números de casos confirmados no Pajeú ficam assim: Serra Talhada continua liderando o número de casos na região […]

Itapetim registrou mais um óbito pela doença.

Por André Luis

De acordo com os boletins epidemiológicos divulgados pelas secretarias de saúde dos municípios da região nesta terça-feira (08.12), o Pajeú totaliza 12.674 casos confirmados de Covid-19.

Portanto, os números de casos confirmados no Pajeú ficam assim: Serra Talhada continua liderando o número de casos na região e conta com 5.147 confirmações, foram mais 21 nas últimas 24h. Logo em seguida, com 1.637 casos confirmados está Afogados da Ingazeira, foram mais 16 nas últimas 24h, Tabira confirmou mais 20 casos e conta com 1.364, São José do Egito confirmou mais 5 e está com 1.024, Santa Terezinha tem 520 (não divulgou boletim), Carnaíba confirmou mais 5 e está com 464 e Triunfo tem 398, o município registrou mais 1 caso.

Itapetim tem 374, foram mais 19, Flores confirmou mais 5 e está com 338, Brejinho está com 230, foram mais 2, Calumbi registrou mais 10 e está com 227 casos, Iguaracy confirmou mais 4 e está com 210, Tuparetama confirmou mais 5 e está com 192, Solidão confirmou mais 3 tem agora  172, Quixaba está com 161 (não foram registrados novos casos), Santa Cruz da Baixa Verde registrou mais 10 casos e está com 120 e Ingazeira está com 96 casos confirmados (não divulgou boletim).

Mortes – Com mais um óbito confirmado em Itapetim, a região tem no total, 212 óbitos por Covid-19. Todas as dezessete cidades da região registraram mortes. São elas: Serra Talhada tem 66, Afogados da Ingazeira tem 20, Flores tem 16, Carnaíba tem 15,  Santa Terezinha, São José do Egito e Tabira tem 14 óbitos cada, Triunfo tem 13 óbitos, Iguaracy tem 10, Tuparetama tem 9, Itapetim tem 8, Quixaba tem 4, Brejinho tem 3, Calumbi e Santa Cruz da Baixa Verde tem 2 cada e Ingazeira tem 1 óbito.

Recuperados – A região conta agora com 11.748 recuperados. O que corresponde a 92,69% dos casos confirmados.

Questão geográfica e não política definiu Afogados como sede do Todos por PE, diz Anchieta Patriota

Petistas de Serra Talhada reclamam que cidade foi preterida politicamente. Patriota nega  O Governador Paulo Câmara já anunciou o cronograma da primeira fase do Todos por Pernambuco, programa que se notabiliza por agregar propostas dos municípios e condensar no programa de governo, seminário criado pelo ex-governador Eduardo Campos. O cronograma definido terá encontros em todas […]

anchieta_patriota-660x330

Petistas de Serra Talhada reclamam que cidade foi preterida politicamente. Patriota nega

 O Governador Paulo Câmara já anunciou o cronograma da primeira fase do Todos por Pernambuco, programa que se notabiliza por agregar propostas dos municípios e condensar no programa de governo, seminário criado pelo ex-governador Eduardo Campos.

O cronograma definido terá encontros em todas as regiões do Estado. No Sertão, passará dia 13 de março por Araripina, seguido por Petrolina (dia 14), Salgueiro (dia 15), Floresta (dia 19) e Afogados da Ingazeira dia 20. No total serão 12 seminários, que irão até o dia 29 de abril.

Em Serra Talhada, houve questionamentos pela Capital do Xaxado – gerida pelo petista e crítico do governo Luciano Duque –  não sediar nenhum dos encontros. O evento do Pajeú acontecerá em Afogados da Ingazeira, administrado por José Patriota (PSB), aliado de Paulo Câmara.

Falando à Cultura FM, o Secretário Executivo da Casa Civil Anchieta Patriota,  afastou qualquer conotação política para a decisão, segundo informa o Caderno 1.

“Não tem nenhuma retaliação política por parte do governo do Estado. Não tem isso de Serra Talhada ser governada por um prefeito de oposição. O prefeito  de Serra Talhada é respeitado por nós…pelo nosso governo, como uma aliado da mesma forma”.

Depois de dizer que três municípios estavam cotados para receber o encontro, Afogados da Ingazeira, São José do Egito e Carnaíba, Anchieta alegou que os prefeitos do Alto Pajeú, como Tuparetama e Itapetim colocaram a questão da distância para que o evento acontecesse no “meio geográfico” da região, favorecendo Afogados, que pelo mesmo motivo é sede de alguns órgãos regionais.

“A  distância de Afogados a Serra Talhada é de 80 quilômetros, da mesma forma que de Afogados para São José, Tuparetama, Brejinho, Santa Terezinha,  é a mesma distância… Foi uma maneira de facilitar o acesso das pessoas. Assim, cai por terra este discurso de prefeito adversário”, justificou.