Notícias

Governador do Ceará diz apurar tragédia e, finalmente, se solidariza com vítimas

Por Nill Júnior

O governador do Ceará, Camilo Santana, do PT, voltou a se manifestar em suas redes sociais sobre a Tragédia de Milagres.

Depois de muito criticado pelo tom das primeiras declarações, inclusive levantando suspeição sobre as vítimas feitas reféns pelos criminosos, Camilo mudou o tom.

Primeiro, falou das investigações sobre as circunstâncias do episódio. “Informo que foi formado um grupo especial de investigação para o caso, com a Delegacia Regional de Brejo Santo, Delegacia Municipal de Milagres e apoio da Delegacia de Roubos e Furtos e do Departamento de Polícia do Interior Sul”.

A Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública abriu investigação preliminar para apurar o ocorrido. “Até o momento, oito suspeitos já foram presos em flagrante e 24 pessoas foram ouvidas”.

O governador afirmou ainda que as armas dos criminosos e dos policiais envolvidos na operação foram recolhidas pela Polícia Civil para serem periciadas.

“Reforço que, desde o momento do fato, minha determinação tem sido de apuração rigorosa e isenta, para que toda a ação e responsabilidades sejam devidamente apuradas. Nenhuma ação da polícia cearense é feita com intenção deliberada de tirar vidas, muito menos vidas inocentes, que devem sempre ser protegidas em primeiro lugar”.

E segue o governador: “Reitero minha solidariedade às famílias das vítimas. Este momento nos coloca um dever ainda maior de proteger vidas e fortalecer a paz”.

Outras Notícias

Na Bahia, Lula, Ciro e Tebet participam de desfile cívico; Bolsonaro faz passeio de moto

Por Itana Alencar, João Souza e Eric Luis Carvalho/g1 Bahia Os festejos da Independência do Brasil na Bahia ganharam tons de corrida presidencial neste sábado (2), em Salvador. O desfile cívico que marca as comemorações do 2 de Julho no estado contou com a participação de três pré-candidatos à Presidência da República: Luiz Inácio Lula […]

Por Itana Alencar, João Souza e Eric Luis Carvalho/g1 Bahia

Os festejos da Independência do Brasil na Bahia ganharam tons de corrida presidencial neste sábado (2), em Salvador.

O desfile cívico que marca as comemorações do 2 de Julho no estado contou com a participação de três pré-candidatos à Presidência da República: Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) caminharam em meio ao povo nas ruas da capital baiana. O ex-presidente foi cercado por uma multidão.

Em outro ponto da capital baiana, Jair Bolsonaro(PL) também participou de um ato em celebração à Independência do Brasil na Bahia. O presidente liderou um passeio de moto pela orla atlântica da cidade.

Multidão e encontros

O ex-presidente Lula não era esperado nas ruas de Salvador. Surpresa no ato, ele foi cercado por uma multidão e teve dificuldades para caminhar. Ele esteve ao lado do pré-candidato a vice na sua chapa, Geraldo Alckmin (PSB),; do governador da Bahia, Rui Costa (PT); do pré-candidato ao governo da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT); e outras lideranças locais.

Após o desfile, o presidente seguiu para um evento da campanha petista na Bahia na Arena Fonte Nova, chamado de “Grande Ato da Independência”.

Ciro e Tebet chegaram por volta das 8h30 para a “caminhada do 2 de Julho”. Ciro seguiu com uma comitiva do PDT – na Bahia, o partido integra a base do ex-prefeito de Salvador ACM Neto. Já Tebet seguiu com o ex-deputado Roberto Freire, presidente do Cidadania, e lideranças locais.

Os dois se encontraram durante o percurso. Nas redes sociais, Ciro registrou o encontro dizendo estarem “envolvidos pelo calor do povo baiano” e afirmou: “Democracia é isso: convivência harmônica e respeitosa”.

Bolsonaro fez passeio de moto

O presidente Jair Bolsonaro não participou dos atos cívicos, mas liderou um passeio de moto nas ruas de Salvador, em celebração ao 2 de Julho. O presidente chegou ao Farol da Barra por volta das 9h30 e estava acompanhado do pré-candidato ao governo da Bahia e ex-ministro João Roma (PL).

Ele cumprimentou apoiadores e, em seguida, subiu em um trio elétrico. Ele agradeceu a presença dos eleitores em um discurso de quase cinco minutos. Por volta das 11h, Bolsonaro e seus apoiadores chegaram ao Parque dos Ventos, onde era aguardado por uma multidão de apoiadores.

Tabira: Guarda Municipal recebe armamento não letal

Nessa quarta-feira, 09, o secretário de Administração e comandante da Guarda Municipal, Flávio Marques, falou a assessoria de comunicação sobre os novos equipamentos que chegaram para reforçar o trabalho da Guarda, no combate à criminalidade, na questão da violência e segurança pública. No Estado de Pernambuco, utilizam do armamento de baixa letalidade as cidades de […]

Nessa quarta-feira, 09, o secretário de Administração e comandante da Guarda Municipal, Flávio Marques, falou a assessoria de comunicação sobre os novos equipamentos que chegaram para reforçar o trabalho da Guarda, no combate à criminalidade, na questão da violência e segurança pública. No Estado de Pernambuco, utilizam do armamento de baixa letalidade as cidades de Recife, Cabo de Santo Agostinho, Petrolina e agora Tabira.

“Nós iniciamos em 2015 ainda essa luta junto ao Departamento de Produtos Controlados do Exército. Nós protocolamos na oportunidade, em outubro de 2015, essa solicitação para que o exército, a 7ª Região Militar pudesse enviar ao Departamento Nacional de Produtos Controlados e concedesse autorização ao município de Tabira, especialmente a Guarda Municipal. Assim fizemos naquela oportunidade e no final de 2017 recebemos a autorização do exército para a aquisição desse material. Como já tinha sido enviado o projeto ao ministério da justiça, a gente aguardava essa liberação, já tinha o recurso em conta e com a liberação foi possível a aquisição do armamento de baixa letalidade”, disse Flávio Marques.

Ao logo do tempo que foi pedido a autorização, todo o efetivo da Guarda de Tabira se preparou, para que quando o município recebesse a autorização, já estivesse dentro de todos os padrões exigidos pelo exército. Uma turma foi encaminhada para Petrolina e outra para Recife para treinarem e receberem instruções. Ao todo foram três cursos.

O armamento de baixa letalidade que está sendo utilizado mundialmente, consiste em uma arma que dispara dardos que fazem uma imobilização em questão de segundos e isso faz com que o agente possa conter aquele agressor ou aquela pessoa que está colocando em risco a vida tanto dos agentes quando da população e esse tempo é o suficiente para que haja a contenção, para que a pessoa seja algemada e levada até a delegacia. O equipamento só será utilizado em último caso.

NDL e Prefeitura discutiram mudanças no trânsito de Carnaíba

O Núcleo de Dirigente Lojista (NDL)  Carnaibano, realizou reunião com a prefeitura municipal  em busca de melhorias para o trânsito local. A reunião havia sido solicitada juntamente ao Prefeito do Município, Anchieta Patriota, pelo fato de que comerciantes demonstraram insatisfação com algumas modificações realizadas. O NDL considerou a reunião muito proveitosa, pois a grande maioria das solicitações […]

O Núcleo de Dirigente Lojista (NDL)  Carnaibano, realizou reunião com a prefeitura municipal  em busca de melhorias para o trânsito local.

A reunião havia sido solicitada juntamente ao Prefeito do Município, Anchieta Patriota, pelo fato de que comerciantes demonstraram insatisfação com algumas modificações realizadas.

O NDL considerou a reunião muito proveitosa, pois a grande maioria das solicitações foi muito bem recebida pelo município. Apenas uma das solicitações não foi atendida devido a questões técnicas apresentadas pelo engenheiro de tráfego do município, segundo a entidade em nota.

Rádio Pajeú completa 61 anos

Pra comemorar: entrega da estátua restaurada do monsenhor Antônio de Pádua Santos e Celebração em Ação de Graças. Neste domingo (04.10), a Rádio Pajeú, primeira emissora do Sertão de Pernambuco, comemora 61 anos. Idealizada por um bispo católico, Dom João José da Mota e Albuquerque, a rádio iniciou suas atividades em Afogados da Ingazeira, Sertão […]

Pra comemorar: entrega da estátua restaurada do monsenhor Antônio de Pádua Santos e Celebração em Ação de Graças.

Neste domingo (04.10), a Rádio Pajeú, primeira emissora do Sertão de Pernambuco, comemora 61 anos.

Idealizada por um bispo católico, Dom João José da Mota e Albuquerque, a rádio iniciou suas atividades em Afogados da Ingazeira, Sertão do Pajeú graças ao seu empenho e de uma equipe de abnegados.

Para se ter uma ideia, no fim dos anos 50, a região sequer contava com energia elétrica. O funcionamento se deu graças a motores a óleo.

Ao longo do tempo, a rádio, décima do estado, foi se moldando como importante instrumento de formação e entretenimento no Sertão de Pernambuco.

Hoje, após a migração para FM, é líder na região com uma programação que tem como carro chefe a participação popular, a informação e a música regional.

Programação dos 61 anos:

Este ano, por conta da pandemia provocada pelo novo coronavírus, e buscando se adequar ao cumprimento dos protocolos preconizados pelas autoridades de saúde, não será possível fazer uma programação festiva, como tem sido nos últimos anos.

Neste domingo, às 18h30, haverá a entrega da estátua restaurada do Monsenhor Antônio de Pádua Santos, no Museu do Rádio. E logo em seguida, haverá Celebração em Ação de Graças na Paróquia de São Francisco, dentro da programação da Festa na comunidade onde nasceu a emissora.

Afogados inaugurou as obras de revitalização da Praça Padre Carlos Cottart 

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira inaugurou neste sábado (16) as obras de revitalização da Praça Padre Carlos Cottart, última etapa do conjunto de obras de revitalização da área central da cidade.  Na gestão do ex-prefeito José Patriota, já haviam sido inauguradas a praça do anel viário, os canteiros centrais da Avenida Rio Branco e […]

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira inaugurou neste sábado (16) as obras de revitalização da Praça Padre Carlos Cottart, última etapa do conjunto de obras de revitalização da área central da cidade. 

Na gestão do ex-prefeito José Patriota, já haviam sido inauguradas a praça do anel viário, os canteiros centrais da Avenida Rio Branco e a praça em frente aos correios. 

Já na gestão do Prefeito Alessandro Palmeira foi inaugurada, no primeiro semestre desse ano, a praça dos quiosques, e agora a revitalização da Praça Padre Carlos Cottart, que ganhou bancos em madeira, iluminação em LED, canteiros, paisagismo, piso intertravado e uma belíssima fonte luminosa, com cores diversas e tamanhos variados de jatos d’água. 

Participaram da inauguração os ex-prefeitos José Patriota e Totonho Valadares, o vice-prefeito Daniel Valadares, os vereadores César Tenório, Gal Mariano, Douglas eletricista, Erickson Torres, Raimundo Lima, Toinho da Ponte, Reinaldo Lima e Cicero Miguel. 

“Estou muito feliz em poder entregar à população essa belíssima obra, concluindo todo um amplo projeto de revitalização dessa área central de Afogados, área de convivência não apenas dos moradores próximos mas de todos os Afogadenses,” destacou o Prefeito Alessandro Palmeira, que esteve acompanhado de sua esposa, Lélis Vasconcelos. 

O conjunto total das obras representou investimentos da ordem de 1,7 milhões de Reais. Sendo a praça Padre Carlos Cottart responsável por investimentos de aproximadamente 200 mil Reais desse montante. 

A parte festiva ficou por conta da homenagem que os músicos da escola de música Bernardo Delvanir Ferreira, fizeram ao dia do choro, celebrado no dia ontem (16). Sob o comando do maestro Cacá Malaquias, eles desfilaram os principais clássicos desse ritmo genuinamente brasileiro.