Notícias

Campanha eleitoral começa oficialmente hoje:

Por Nill Júnior

A campanha eleitoral, para a eleição municipal de 2020, começa oficialmente hoje – domigo(27) e os pretendentes aos cargos de vereador, prefeito e vice-prefeito têm, a partir desta data, 45 dias para divulgar suas propagandas, momento crucial para que os eleitores conheçam os candidatos e suas propostas.

Por isso você deve ter percebido uma enxurrada de materialde campanha nas redes sociais.

O novo calendário eleitoral foi alterado pelo Congresso Nacional com a promulgação da Emenda Constitucional nº 107/2020 no mês de julho, devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Com isso, os dois turnos das eleições serão realizados nos dias 15 e 29 de novembro, primeiro e segundo turnos, respectivamente.

As eleições municipais de 2020 deverão levar às urnas cerca de 146 milhões de eleitores em 5.570 municípios. A expectativa da Justiça Eleitoral é de que cerca de 63 mil eleitos tomem posse em 2021 para um mandato de quatro anos nos poderes Executivo e Legislativo municipais.

Antes disso, quem realizar propaganda eleitoral, divulgar número de urna ou pedir voto pode sofrer penalizações e multas pela Justiça Eleitoral. Até lá, ninguém é candidato e todo o período que vai até a escolha dos candidatos e início da propaganda é conhecido como pré-campanha.

Contudo, é permitido ao pré-candidato se apresentar, divulgar posições pessoais sobre questões políticas, ter suas qualidades exaltadas, inclusive em redes sociais ou em eventos com cobertura da imprensa, mencionar o cargo almejado, desde que não haja pedido explícito de voto.

O que está permitido a partir do dia 27 de setembro:

Adesivos plásticos em automóveis, motos, caminhões, bicicletas e janelas residenciais;

Bandeiras e mesas em vias públicas, desde que não atrapalhem pedestres e o trânsito de veículos;

Autofalantes e amplificadores, das 8h às 22h – em eventos. Já das 8h às 24h: devem ser utilizados à distância mínima de 200 metros de escolas, bibliotecas públicas, quartéis, igrejas e teatros em funcionamento e sedes do Poder Legislativo e Executivo;

Distribuir material de campanha e fixar bandeiras em locais públicos (cinemas, lojas, clubes etc.);

Caminhadas e carreatas com carro de som e minitrio – desde que respeitado o limite de 80 decibéis, medido a sete metros de distância do veículo;

Propaganda eleitoral na internet em sites de partidos e candidatos, com os endereços eletrônicos comunicados à Justiça Eleitoral e hospedado, direta ou indiretamente, em provedores estabelecidos no Brasil.

O que está proibido:

Showmícios e livemício (live com a participação de artistas);

Propaganda em outdoors (inclusive eletrônicos) – imediata retirada da propaganda irregular e ao pagamento de multa no valor de R$ 5 mil a R$ 15 mil;

Trios elétricos, exceto para sonorização de comícios;

Pagamento em troca de espaço para propaganda eleitoral;

Distribuição de bonés, camisetas, canetas, chaveiros, brindes em geral e cestas básicas;

Propaganda política via telemarketing;

Disparo em massa – o impulsionamento pago de mensagens via aplicativos;

Propaganda em bens públicos e de uso comum do povo – estradas, praças, postes de iluminação pública e sinalização de tráfego, viadutos, passarelas, pontes, paradas de ônibus, cinemas, clubes, lojas, centros comerciais, templos, ginásios, estádios, bancas de revista, ainda que privados; e

Impulsionamento de propaganda por pessoa natural.

Os candidatos devem checar as informações antes de sua divulgação – ficando assegurado o direito de resposta e o candidato irregular pode ser sujeito a eventual responsabilidade penal.

Confira as principais datas do novo calendário eleitoral:

27 de setembro: Início da Propaganda Eleitoral, inclusive na internet;

15 de novembro: 1º turno das eleições;

29 de novembro: 2º turno das eleições;

15 de dezembro: Último dia para entrega das prestações de contas;

18 de dezembro: Prazo final para diplomação dos eleitos.

Outras Notícias

Serra Talhada chega a 75 casos de Covid-19

A Prefeitura de Serra Talhada, através da Secretaria de Saúde, informou em nota que o número de casos confirmados de Covid-19 subiu para 75 no município de acordo com os dados consolidados nesta sexta-feira (22/05). Os novos casos se tratam de três pacientes do sexo masculino, de 22, 56 e 67 anos, e três pacientes […]

A Prefeitura de Serra Talhada, através da Secretaria de Saúde, informou em nota que o número de casos confirmados de Covid-19 subiu para 75 no município de acordo com os dados consolidados nesta sexta-feira (22/05).

Os novos casos se tratam de três pacientes do sexo masculino, de 22, 56 e 67 anos, e três pacientes do sexo feminino, de 27, 34 e 52 anos.

O número de casos em investigação subiu para 27, de casos descartados para 356 e de pacientes recuperados subiu para 46.

A cidade contabiliza 75 casos confirmados, 27 casos em investigação, 356 casos descartados, 46 pessoas recuperadas e três óbitos. No momento são 22 pacientes em isolamento domiciliar e três pacientes em internamento hospitalar.

Afogados tem mais dois casos em investigação: segunda maior cidade do Pajeú   Afogados da Ingazeira teve mais um paciente recuperado de covid-19 no município.

Trata-se da paciente de 23 anos, puérpera, e que fez recentemente um parto de urgência em um hospital do Recife.

“Informamos ainda que três profissionais de saúde tiveram testagem rápida negativa para covid-19”, diz a nota.

Há mais um caso sob investigação. Trata-se de uma profissional de segurança, com sintomatologia leve, e que por orientação médica teve a coleta de Swab feita no Hospital Regional Emília Câmara.

A amostra seguirá para o Recife, para diagnóstico no Lacen. São dois casos sob investigação.  E cinco casos confirmados, todos recuperados.

Equipes do Criança Feliz de Afogados passam por capacitação

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira, em parceria com o Centro de Desenvolvimento e Cidadania de Pernambuco, promoveu uma capacitação com as equipes que desenvolvem as ações do programa Criança Feliz. Com uma carga horária de 40 horas, a capacitação teve o objetivo de trabalhar com visitadoras e supervisores do município, atividades teóricas e práticas […]

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira, em parceria com o Centro de Desenvolvimento e Cidadania de Pernambuco, promoveu uma capacitação com as equipes que desenvolvem as ações do programa Criança Feliz.

Com uma carga horária de 40 horas, a capacitação teve o objetivo de trabalhar com visitadoras e supervisores do município, atividades teóricas e práticas nas escolas e creches de Afogados, melhorando ainda mais os serviços prestados pelo programa.

Além de Afogados, participaram da capacitação profissionais que atuam também nos municípios de Quixaba, Ingazeira, Tuparetama, Salgueiro e Carnaíba. A capacitação foi ministrada pela multiplicadora do CDC, Ivana Silva.

“Tenho certeza de que os conteúdos vivenciados nessa capacitação, tudo o que puderam aprender tendo em vista a riqueza dos conteúdos, qualificou bastante a atuação dos nossos profissionais. Este é um trabalho muito importante nas políticas públicas de Assistência Social e os municípios têm condições de ampliar ainda mais o Criança Feliz,” destacou a Secretária de Assistência Social de Afogados, Madalena Leite, que participou ativamente da capacitação. 

O programa Criança Feliz atende 300 pessoas em Afogados, entre crianças e gestantes, com acompanhamento semanal e quinzenal especializado.

Carnaval no Pajeú

Por Anchieta Santos Bloco Tô na Folia vai pra rua com 5 mil integrantes na 2ª feira de Carnaval em Afogados da Ingazeira – O ex-prefeito Totonho Valadares anunciou durante entrevista ao Programa Rádio Vivo que o Bloco Tô na Folia em sua 15ª edição será puxado pela Cantora Fabiana Pimentinha, Trio Elétrico e com cinco mil […]

Por Anchieta Santos

to na folia 122

Bloco Tô na Folia vai pra rua com 5 mil integrantes na 2ª feira de Carnaval em Afogados da Ingazeira – O ex-prefeito Totonho Valadares anunciou durante entrevista ao Programa Rádio Vivo que o Bloco Tô na Folia em sua 15ª edição será puxado pela Cantora Fabiana Pimentinha, Trio Elétrico e com cinco mil camisas. O Bloco vai pra rua na 2ª feira. Com o carnaval solidário o posto de troca será no antigo Salão de Socorro Santos na Praça Arruda Câmara.

edgleyCarnaval de Tabira vai mudar de lugar – Secretário de Cultura de Tabira, Edgley Freitas revelou ontem a Rádio Cidade que este ano o carnaval de rua da Cidade das Tradições não vai acontecer na Raul Pereira Amorim. Morador da Rua, o senhor Caneca está doente e por respeito o Carnaval será transferido para um lugar ainda a ser definido.

expo vinicius

Carnaval com atração única em Ingazeira – O Prefeito Luciano Torres(PSB) anunciou ontem que mesmo diante das dificuldades a Prefeitura vai promover o Carnaval da cidade de Ingazeira. O Grupo de Pagode Vacila Samba de Afogados da Ingazeira foi contratado e se apresentará durante as quatro noites de carnaval.

Pesquisa Datafolha indica fatura liquidada na eleição do Recife

O atual prefeito do Recife e candidato à reeleição João Campos (PSB) está na liderança da disputa das eleições de 2024, segundo pesquisa do Instituto Datafolha divulgada nesta quinta-feira (5). No cenário estimulado – em que são apresentadas as opções de candidatos ao entrevistado, Campos fica com 74% das intenções de voto. Em seguida, o ex-ministro do Turismo […]

O atual prefeito do Recife e candidato à reeleição João Campos (PSB) está na liderança da disputa das eleições de 2024, segundo pesquisa do Instituto Datafolha divulgada nesta quinta-feira (5).

No cenário estimulado – em que são apresentadas as opções de candidatos ao entrevistado, Campos fica com 74% das intenções de voto.

Em seguida, o ex-ministro do Turismo Gilson Machado (PL) aparece com 9%, o ex-secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco Daniel Coelho (PSD) com 5%, a deputada estadual Dani Portela (PSOL) com 4% e a servidora pública Ludmila Outtes (UP) com 1%.

Já o advogado Tecio Teles (Novo), a professora Simone Fontana (PSTU) e o jornalista Victor Assis (PCO) não pontuaram. Os votos “em branco, nulo ou nenhum” somam 4%. “Não sabem” representa 2%.

Espontâneas

Nas menções espontâneas, em que os nomes dos candidatos não são apresentados aos eleitores, o atual prefeito fica com 57% das intenções de votos. Em seguida, aparece Gilson Machado, com 5%; e Daniel Coelho e Dani Portela, ambos com 2%.

Rejeição

O levantamento também destacou quem os eleitores não votariam de jeito nenhum. Gilson Machado aparece com a maior rejeição (39%), seguido por Ludmila (35%), Daniel Coelho (32%), Tecio Teles (29%) e Victor Assis (28%).

Em sexto lugar, Simone Fontana está com 27% de rejeição. Em seguida, Dani Portela (26%), e João Campos (8%).

A opção “votaria em qualquer um ou não rejeita nenhum” representa 3%. “Rejeita todos ou não votaria em nenhum” 2% e “não sabe” 6%.

Para o levantamento, foram ouvidos 910 eleitores na capital pernambucana, entre os dias 3 e 4 de setembro. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais para mais ou menos e o nível de confiança é de 95%. O levantamento foi encomendado pela TV Globo e registrado na Justiça Eleitoral sob o nº PE-05223/2024.

Prefeito de Iguaracy se reúne com Raquel Lyra e visita gabinete de Humberto Costa em Brasília

O prefeito de Iguaracy, Dr. Pedro Alves, cumpriu nesta segunda-feira (19) uma série de compromissos em Brasília, dentro de uma agenda institucional voltada à busca de parcerias e recursos para o município. O gestor se reuniu com a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, no escritório do Governo do Estado na capital federal. O encontro teve […]

O prefeito de Iguaracy, Dr. Pedro Alves, cumpriu nesta segunda-feira (19) uma série de compromissos em Brasília, dentro de uma agenda institucional voltada à busca de parcerias e recursos para o município.

O gestor se reuniu com a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, no escritório do Governo do Estado na capital federal. O encontro teve como foco o fortalecimento da articulação entre os entes estadual e municipal, com o objetivo de ampliar iniciativas de desenvolvimento para Iguaracy.

Dr. Pedro Alves também visitou o gabinete do senador Humberto Costa, no Congresso Nacional, onde foi recebido pelos chefes de gabinete Bruno Póvoa e Pedro Luiz. Durante a visita, o prefeito ressaltou a importância de captar novos investimentos e ampliar o acesso a recursos federais para atender às demandas da população.

A comitiva do prefeito contou com a presença do vice-prefeito e secretário de Administração e Desenvolvimento Econômico, Marco Melo, e de Rodrigo Valadares, que acompanharam os compromissos e reforçaram o diálogo institucional.

Dr. Pedro Alves participa ainda da Marcha dos Prefeitos, evento que reúne gestores municipais de todo o país, como parte do esforço para fortalecer a atuação conjunta em favor do desenvolvimento de Iguaracy.