Bolsonaro é alvo de operação da PF e passará a usar tornozeleira eletrônica
Por Nill Júnior
A Polícia Federal (PF) cumpre mandados contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na manhã desta sexta-feira (18). As informações foram apuradas por Camila Bonfim, Fábio Amato e Vladimir Neto, do G1.
Advogados de defesa do ex-presidente confirmaram a operação. Ele é alvo de medidas restritivas determinadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF), segundo fontes ouvidas pelo blog.
Os mandados estão sendo cumpridos na casa do ex-presidente, em Brasília, e em endereços ligados ao Partido Liberal (PL), legenda de Bolsonaro.
Entre as restrições, Bolsonaro passará a usar tornozeleira eletrônica e não poderá acessar redes sociais.
Ele também terá de permanecer em casa entre 19h e 7h da manhã, e foi proibido de se comunicar com embaixadores e diplomatas estrangeiros (não podendo se aproximar de embaixadas), nem com outros réus e investigados pelo Supremo.
Motivação
Segundo a jornalista Mônica Bergamo, as últimas manifestações de Eduardo Bolsonaro e do pai, em seus pronunciamentos nas entrevistas e redes sociais, além de uma apuração interna, indicava a possibilidade de Bolsonaro fugir para a embaixada americana, pedindo refúgio ao presidente Donald Trump.
O vereador serra-talhadense Sinézio Rodrigues, um dos representantes do chamado PT orgânico, por sua filiação e militância histórica no partido comentou ao blog a notícia de que o presidente Michel Temer estará na Capital do Xaxado segunda (30) para inaugurar o IF-Sertão. O prefeito Luciano Duque, mesmo tendo se filiado há pouco mais de quatro […]
O vereador serra-talhadense Sinézio Rodrigues, um dos representantes do chamado PT orgânico, por sua filiação e militância histórica no partido comentou ao blog a notícia de que o presidente Michel Temer estará na Capital do Xaxado segunda (30) para inaugurar o IF-Sertão.
O prefeito Luciano Duque, mesmo tendo se filiado há pouco mais de quatro anos é nome da legenda e defendeu a ex-presidenta Dilma Rousseff no caso do impeachment, mas institucionalmente, já avisou que receberá o presidente com todo o respeito e tratamento adequado para a solenidade.
A ida de Temer tem causado algum desconforto em petistas mais radicais aliados a Duque. Mas Sinézio garante que separa as questões.
“O prefeito tem que cumprir o seu papel de chefe de um poder, de representante de um município, de represente do povo de Serra Talhada. Portanto, ele deve agir de forma republicana como gestor público, até porque, foi para isso que o povo elegeu Luciano Duque por duas vezes para comandar os destinos da cidade”, defendeu.
O vereador acrescentou que é preciso saber separar governo e partido. “Mesmo o PT não tendo nenhuma simpatia e não reconhecendo nenhuma legitimidade nesse governo que está aí, e que tem um presidente que sentou na cadeira sem ter votos, não pode querer que o prefeito deixe de cumprir o protocolo que é inerente a sua função’.
Sinézio também disse que a chegada do IF-Sertão tem muito mais de Dilma que de Temer na sua construção. “Temos que celebrar e comemorar a inauguração do Instituto Federal Campus Serra Talhada, porque essa instituição foi fruto do governo da Presidenta Dilma. Michel Temer só mandou fazer a placa com o nome dele e mais nada. Foi a Dilma que tomou a decisão de construir o IF Sertão aqui em Serra Talhada. O prefeito Luciano Duque fez gestão para que essa conquista chegasse”.
Perguntado sobre a posição do PT, Sinézio afirmou que a legenda deve manter a crítica e a tese de golpe. “Vamos continuar denunciando que o país e a democracia foram vítimas de um golpe, defendendo as bandeiras históricas da classe trabalhadora, que vem sendo massacrada por um governo ilegítimo que só serve as elites desse país. Portanto, pra nós, o papel do PT deverá ser fazendo oposição aos usurpadores do poder, resistindo, defendendo o nosso legado, como é o caso do IF, e percorrendo cada canto desse país para eleger Lula em 2018 para que o nosso país e o povo trabalhador volte a ter esperança”.
O vereador defendeu que o prefeito também defenda o petista em 2018. “Enquanto prefeito, Luciano Duque deve mostrar deve cumprir o papel protocolar de chefe do executivo municipal; e enquanto partido, cada militante, incluindo o nosso prefeito, vai ajudar a eleger Lula mais uma vez’.
Sinézio disse não ter conhecimento sobre protestos na vinda de Temer puxados pelo partido,mas antecipou que não vai à solenidade. “Esse senhor que está ilegítimo na cadeira de presidente, tem pouca significância para o povo. E o seu governo, sem voto popular, entrará para a história como o pior já visto, onde os trabalhadores estão perdendo direitos todos os dias”, concluiu.
Depois de dois anos de pandemia, sem poder curtir a magia dos festejos juninos, a Prefeitura de Afogados deu início à programação do projeto Arraial do Meu Bairro. A temporada teve início pelos bairros Borges (quinta) e Vila Pitombeira (sexta). Ruas e casas enfeitadas, mesas com comidas típicas do período junino, e as quadrilhas juninas […]
Depois de dois anos de pandemia, sem poder curtir a magia dos festejos juninos, a Prefeitura de Afogados deu início à programação do projeto Arraial do Meu Bairro. A temporada teve início pelos bairros Borges (quinta) e Vila Pitombeira (sexta).
Ruas e casas enfeitadas, mesas com comidas típicas do período junino, e as quadrilhas juninas devidamente ensaiadas. A Prefeitura montou o palco e levou atrações culturais para animar as festas. Bacamarteiros também deram o ar da sua graça, com o belo espetáculo de suas detonações.
“Essa é a festa mais rica e tradicional do Nordeste, onde nosso povo festeja as suas tradições, seja na música, seja na dança, e também na deliciosa gastronomia. Muito feliz em poder novamente celebrar, com o povo, o nosso período junino,” destacou o Prefeito Alessandro Palmeira.
O Arraial do Meu Bairro é um projeto coordenado pela Secretaria de Cultura e Esportes de Afogados, em parceria com os moradores de cada bairro participante.
Entre os dias 01 a 06 de junho, a prefeitura de Arcoverde em parceria com a Fundação Altino Ventura- FAV e a OneSight Brasil realiza , no Esporte Clube, o projeto de reabilitação visual de estudantes da cidade. Com objetivo de garantir mais qualidade no aprendizado da população escolar de Arcoverde, serão atendidos em média […]
Entre os dias 01 a 06 de junho, a prefeitura de Arcoverde em parceria com a Fundação Altino Ventura- FAV e a OneSight Brasil realiza , no Esporte Clube, o projeto de reabilitação visual de estudantes da cidade.
Com objetivo de garantir mais qualidade no aprendizado da população escolar de Arcoverde, serão atendidos em média dois mil alunos através de consultas e exames oftalmológicos, quando serão doados os óculos de acordo com a necessidade.
Esse projeto terá duração de 10 dias, desde a chegada dos equipamentos e lentes até a entrega dos últimos óculos fabricados para o público. Para garantia do sucesso, foram triados mais de 43 mil alunos da região e cerca de nove mil de 14 escolas públicas de Arcoverde.
O mutirão envolve médicos técnicos, enfermeiros, assistentes sociais entre outros profissionais da saúde, tudo 100% gratuito a população carente.
“Essa parceria é de suma importância para nossa cidade. Um projeto desse porte supre a carência nessa faixa escolar. Muitos desses alunos nem sabiam que tinham problemas visuais e agora, vão até receber os óculos. A prefeitura fica honrada em contribuir com a FAV e a OneSigth para a melhoria da qualidade de vida dos nossos estudantes”, declara a prefeita Madalena Britto.
Parceria – A Fundação Altino Ventura é uma instituição filantrópica com mais de 28 anos de experiência em oftalmologia, sendo referência no tratamento de baixa, média e alta complexidade. Atualmente, a FAV é responsável pela realização dos atendimentos oftalmológicos de Pernambuco.
A OneSight é uma ONG do Grupo LUXOTTICA, líder mundial em fabricação de óculos, sendo responsável pela abertura de 130 países em cinco continentes, com mais de 200 mil revendedores em todo mundo.
A terça-feira foi marcada pela entrevista do Prefeito Sebastião Dias a Anchieta Santos na Rádio Cidade FM para prestar contas dos três anos de governo em Tabira. Além de enaltecer mesmo diante de dificuldades, as ações nas áreas de Educação, Agricultura, Saúde, Obras, Cultura e Esportes, Assistência Social, Juventude e Meio Ambiente, dando destaque especial […]
A terça-feira foi marcada pela entrevista do Prefeito Sebastião Dias a Anchieta Santos na Rádio Cidade FM para prestar contas dos três anos de governo em Tabira.
Além de enaltecer mesmo diante de dificuldades, as ações nas áreas de Educação, Agricultura, Saúde, Obras, Cultura e Esportes, Assistência Social, Juventude e Meio Ambiente, dando destaque especial a Guarda Municipal, escola Dona Toinha, Creche, Centro de Educação Especializada, reforma do Hospital e pavimentação de ruas.
Para justificar a crise na saúde manteve o mesmo discurso do início do governo: “a culpa pela falta de medicamentos é das empresas vigaristas”. E ao final, quando perguntado sobre sucessão foi logo dizendo: “defino com duas palavras: sou candidato”.
Grupo tem realizado ações coordenadas em várias frentes em defesa de bandeiras da região O grupo de Promotores do Pajeú manteve nesta crise de abastecimento de combustíveis a mesma ação coordenada de outras frentes de atuação na região. O bloco, formado por representantes de várias cidades, foi reforçado com a recente chegada de novos promotores […]
Grupo tem realizado ações coordenadas em várias frentes em defesa de bandeiras da região
O grupo de Promotores do Pajeú manteve nesta crise de abastecimento de combustíveis a mesma ação coordenada de outras frentes de atuação na região.
O bloco, formado por representantes de várias cidades, foi reforçado com a recente chegada de novos promotores e é tido como modelo para o Estado pela articulação de ações conjuntas, como na luta pela continuidade das obras da Adutora do Pajeú e Barragem da Ingazeira, saúde, controle das contas públicas, segurança, estradas, dentre outros eixos temáticos para a região.
Nesse período de crise de abastecimento foram varias recomendações. A última delas, para garantir o transporte de cargas que precisem de prioridade de escoamento. Polícias Civil e Militar, e demais órgãos de fiscalização, inclusive com atuação na Defesa do Meio Ambiente, no âmbito de suas respectivas atribuições foram orientados a verificar se havia paralisação de veículos transportando cargas vivas, rações destinadas às granjas e atividades pecuaristas, produtos químicos, reagentes e soluções para tratamento de água para consumo humano, medicamentos, insumos, instrumentos e equipamentos da área da saúde.
O MP levou em conta as informações obtidas a partir de mídias sociais e de atendimentos nas promotorias de justiça da 3ª Circunscrição Ministerial, no sentido de que há veículos contendo cargas vivas, principalmente aves, e também rações destinadas às granjas e atividades pecuaristas, ainda sofrendo nas estradas.
“Vários prefeitos da região vêm solicitando aos Promotores de Justiça o apoio para evitar a mortandade de aves e animais, o que resultaria em uma crise sem precedentes na agropecuária da já sacrificada região semiárida, com forte repercussão socioeconômica”, justificaram os promotores.
Antes, emitiram recomendações contra aumentos abusivos de preços de combustíveis, gêneros alimentícios, de água mineral, de gás, de remédios, entre os produtos de primeira necessidade, aproveitando-se da greve dos caminhoneiros, diante das notícias de que alguns comerciantes, elevaram os preços de seus produtos a patamares exorbitantes, alertando sobre as sanções legais. A recomendação alertou órgãos de controle e polícias para reforço na fiscalização.
No momento mais traumático da crise, os Promotores do Pajeú emitiram nota afirmando ser inegável e inalienável o direito do povo, inclusive dos caminhoneiros, de se reunir e se manifestar pacificamente em protesto contra os aumentos abusivos dos preços dos combustíveis e do gás de cozinha e a atual política de preços da Petrobras. Mas alertaram para o fato de eu os fins, por mais legítimos e justos que possam ser (reduzir os preços dos combustíveis e mudar os critérios da política de preços da Petrobras), não justificam os meios, que deveriam ser igualmente legítimos, sem conduzir ao caos, ao desmantelamento dos meios de produção e a uma crise humanitária.
Integram o grupo de Promotores do Pajeú Lúcio Luiz de Almeida Neto (Afogados da Ingazeira e Iguaracy), Aurinilton Leão (São José do Egito, Tuparetama, Santa Terezinha e Ingazeira), Lorena de Medeiros Santos (Itapetim e Brejinho), Júlio César Cavalvanti Elihimas (Sertânia), Ariano Técio Silva de Aguiar (Carnaíba e Quixaba) e Eryne Ávila dos Anjos Luna (Tabira e Solidão).
Você precisa fazer login para comentar.