Notícias

Assistência Social de Carnaíba participa de encontro do Sistema Socioeducativo

Por André Luis

A Secretaria de Assistência e Inclusão Social, através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS – participou do Encontro Estadual do Sistema Socioeducativo.

O encontro foi promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), por meio da Superintendência de Gestão do Sistema Socioeducativo.

O tema “Perspectivas e desafios para o meio aberto”, apresentou um panorama da busca pela garantia de direitos de adolescentes e jovens em liberdade assistida ou prestação de serviços à comunidade, que são medidas socioeducativas cumpridas em meio aberto.

O encontro aconteceu no Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos de Pernambuco (Cefospe), no Recife, e contou com a presença de Edilazio Wanderley, secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude e Suelly Cysneiros Superintendente de Gestão do Sistema Socioeducativo. Pela Secretaria Municipal, participaram a coordenadora do CREAS Neuma Patriota, a assistente social Regina Alves e a psicóloga Ana Alice.

Outras Notícias

Brasileiro de 99 anos recebe alta depois de vencer a Covid-19

CNN Brasil A família de Valdemar Alves de Almeida, morador de São Vicente, litoral de São Paulo, recebeu um verdadeiro milagre de Natal. O idoso, de 99 anos, foi internado há oito dias por conta da infecção do novo coronavírus e saiu nesta quinta-feira, dia 24 de dezembro, do Hospital Municipal de São Vicente, recuperado […]

CNN Brasil

A família de Valdemar Alves de Almeida, morador de São Vicente, litoral de São Paulo, recebeu um verdadeiro milagre de Natal. O idoso, de 99 anos, foi internado há oito dias por conta da infecção do novo coronavírus e saiu nesta quinta-feira, dia 24 de dezembro, do Hospital Municipal de São Vicente, recuperado da doença, para passar a data com a família.

“Estamos surpreendidos. Não imaginávamos que ele ia sair dessa e os médicos foram maravilhosos”, disse Vanessa Santos Ferreira, neta de Valdemar. Classificado como grupo de risco por conta da idade, ele deu entrada na unidade hospitalar com sintomas como falta de apetite e fraqueza. O diagnóstico foi confirmado pelo hospital.

Segundo a Secretaria de Saúde de São Vicente, durante esse tempo, Valdemar teve que fazer a introdução do cateter nasal e recebimento de oxigênio. Ele, aos poucos, retomou sua capacidade pulmonar e voltou a respirar sem a ajuda dos aparelhos.

Além da satisfação da família, a recuperação de Valdemar foi comemorada pelos membros da equipe médica. “Maior alegria é saber que ainda existe vitória em meio a tanta luta contra esse vírus. Hoje, nossa ala Covid fica feliz pela alta dele”, comentou a diretora do Hospital Municipal, Letícia Guedes.

Valdemar completa 100 anos em setembro do ano que vem.

Outro vencedor centenário

Em abril, o Brasil havia registrado outro caso de um idoso de 99 anos que venceu a Covid-19. O ex-integrante da Força Expedicionária Brasileira (FEB) Ermando Piveta recebeu alta do Hospital das Forças Armadas (HFA), no Distrito Federal, no dia 14 de abril. Ermando esteve presente na Segunda Guerra Mundial como segundo tenente da Força Expedicionária Brasileira.

Iguaracy vacina primeira criança contra a Covid-19

A menina Karen Shopia Araújo Gonçalves, 6 anos, filha do casal Johnata e Aline Alves, foi a primeira criança a ser vacinada contra a Covid-19 na cidade de Iguaracy.  A vacinação ocorreu por volta das 9h desta sexta-feira (21) na Unidade Básica de Saúde da Sede. Karen é portadora de microcefalia e recebeu a dose […]

A menina Karen Shopia Araújo Gonçalves, 6 anos, filha do casal Johnata e Aline Alves, foi a primeira criança a ser vacinada contra a Covid-19 na cidade de Iguaracy. 

A vacinação ocorreu por volta das 9h desta sexta-feira (21) na Unidade Básica de Saúde da Sede.

Karen é portadora de microcefalia e recebeu a dose do imunizante pediátrico da Pfizer através da vacinadora Dayse.

A secretária de Saúde, Joaudeni Cavalcante, disse que inicialmente, a imunização será para crianças de 5 a 11 anos com comorbidades, deficiências e quilombolas. 

Disse ainda que os pais podem procurar as unidades de saúde ou fazer a marcação da vacina diretamente com os Agentes de Saúde.

Carnaval: PM terá operações especiais em Triunfo, Afogados e Tabira

A Operação Lei Seca voltará a Afogados da Ingazeira no carnaval. A informação foi confirmada hoje pelo Capitão Costa Brito, coordenador da operação no Sertão,  participando do Programa Manhã Total, da Rádio  Pajeú. “Em Afogados da Ingazeira a partir destra quarta-feira, estaremos visitando e fazendo conscientização. A partir da sexta-feira, começa a operação, funcionando até […]

A Operação Lei Seca voltará a Afogados da Ingazeira no carnaval.

A informação foi confirmada hoje pelo Capitão Costa Brito, coordenador da operação no Sertão,  participando do Programa Manhã Total, da Rádio  Pajeú.

“Em Afogados da Ingazeira a partir destra quarta-feira, estaremos visitando e fazendo conscientização. A partir da sexta-feira, começa a operação, funcionando até o fim do carnaval em locais itinerantes, para dificultar a fuga da operação”. Ele esteve ao lado de Yrla Caetano,. da X Geres, que também defendeu a ação.

Quem for flagrado com 0 a 4 miligramas por litro de sangue, a lei tolera. De 5 a 33 miligramas, é configurada como infração de trânsito, com pena de  recolhimento da documentação e apresentação de novo motorista. A partir daí é crime, com flagrante.

Segundo Costa, a PM em todos os pólos, com prioridade no médio da região a Afogados e Tabira. No baixo Pajeú, o foco priorizado será Triunfo.  “Em Triunfo, o 14º BPM juntamente com a Policia Civil e a Polícia Rodoviária Federal  fará um trabalho forte no carnaval. Nós cederemos material”. Segundo ele, o objetivo é prevenir esses acidentes e evitar que aconteçam. O caráter não é punitivo.

DNOCS promete tirar famílias do isolamento na área da Barragem de Ingazeira

Por Anchieta Santos Diante da reclamação de moradores de áreas isoladas pelas últimas chuvas nas proximidades da barragem de Ingazeira, o Coordenador estadual do DNOCS Marcos Rueda enviou nota à produção dos programas Rádio Vivo e Cidade Alerta comunicando que uma reunião foi realizada na última segunda-feira dia 16 de abril para tratar do assunto. Na […]

Por Anchieta Santos

Diante da reclamação de moradores de áreas isoladas pelas últimas chuvas nas proximidades da barragem de Ingazeira, o Coordenador estadual do DNOCS Marcos Rueda enviou nota à produção dos programas Rádio Vivo e Cidade Alerta comunicando que uma reunião foi realizada na última segunda-feira dia 16 de abril para tratar do assunto.

Na oportunidade ficou determinado pela Coordenadoria o imediato levantamento da real situação, identificando as localidades com problemas de acesso, estradas bloqueadas e de comprovados isolamentos da população local, para que sejam adotadas providencias necessárias para a solução dos problemas, minimizando maiores transtornos para a população.

Informa Rueda que a Barragem de Ingazeira encontra-se em plena execução, tendo, em março de 2018 atingido um percentual de 82% de suas obras concluídas. Ao termino das obras, a barragem beneficiará aproximadamente 36 mil habitantes, atendendo diretamente aos municípios de Ingazeira, Tuparetama, São Jose do Egito e Tabira.

A reunião que tratou das notícias veiculadas sobre o isolamento das famílias aconteceu na segunda-feira na sede do DNOCS em Recife com participações da Coordenação Estadual do DNOCS em PE, membros da Comissão de Fiscalização e Comissão de Desapropriação do DNOCS, representante da Geothechnique Consultoria e Engenharia LTDA, empresa responsável pela Supervisão e Acompanhamento das Obras da Barragem da Ingazeira.

Multa de R$ 80 mil foi aplicada em Serra Talhada por retirada ilegal de areia

Uma pessoa cujo nome não foi informado chegou a ser multada por retirada de areia sem licenciamento ambiental em Serra Talhada. A multa foi aplicada pelo IBAMA há alguns meses e gerou apreensão no setor da construção civil de toda a região. Muitos paralisaram a retirada e houve impacto no setor. Isso também chegou a encarecer […]

Uma pessoa cujo nome não foi informado chegou a ser multada por retirada de areia sem licenciamento ambiental em Serra Talhada.

A multa foi aplicada pelo IBAMA há alguns meses e gerou apreensão no setor da construção civil de toda a região. Muitos paralisaram a retirada e houve impacto no setor.

Isso também chegou a encarecer em até 50% a areia. Essa constatação é que está gerando a promoção de encontros promovidos pelo mandato do Deputado José Patriota em três cidades, São José do Egito, Afogados da Ingazeira e Tabira.

A agência reguladora que autoriza a retirada de minérios fica em Brasília .”Ela que cuida desse licenciamento. É uma enorme burocracia. O medo é uma empresa de fora licenciar toda a calha do Rio Pajeú”, disse.

Os encontros acontecem  hoje em Tabira às 14h na Sede da CDL, em São José do Egito às 16h no Auditório do Sicoob e em Afogados da Ingazeira, às 19h na Câmara de Vereadores. Em Afogados, a cidade vai realizar a I FECONAF, de 25 a 27 de maio, na Praça Arruda Câmara, com todo o setor. O tema chega em boa hora.