Notícias

Rádio Pajeú: novo sinal confirma aumento no alcance em toda a região

Por Nill Júnior

Hoje, dentro do programa Manhã Total, a Rádio Pajeú fez programa teste para checar o alcance do novo sinal, faltando uma semana para o lançamento do seu novo parque de transmissão, dia 4 de outubro, 20h, no Cine São José.

Ouvintes das regiões do Pajeú, Moxotó e Paraíba, puderam participar dizendo como está chegando o sinal da emissora. Houve participações de locais como Tabira, Jabitacá, Sertânia, Custódia, Triunfo, Ingazeira, Iguaracy, São José do Egito, além de cidades paraibanas como Tavares, Imaculada, Água Branca, Princesa Isabel, dentre outras. Chamou a atenção a chegada na cidade de Conceição do Piancó, perto de Mauriti, no Ceará.

Para sintonizar, basta buscar acompanhar a Pajeú na frequência 99,3 FM.  E para dizer que o sinal está chegando ou não, mandar WhattsApp para o (87) 9-9956-1213, o zap da Pajeú. Também pelo Instagram @radiopajeu . 

Semana passada, foi concluída ontem a montagem da torre do novo parque de transmissão da emissora.  A coordenação dos trabalhos foi de Paulo André de Souza, da SP Eletrônica, responsável técnico pela montagem. A torre fica a mais de 840 metros em relação ao nível do mar,  no ponto mais alto da região.

Com ele, a Pajeú passa a operar com uma capacidade maior, no intuito de chegar a todas as cidades da Diocese de Afogados, áreas do Moxotó, Sertão Central e Paraíba. Foto: Wallyson Ricardo.

Outras Notícias

Projeto do Curral do Gado de Tabira passará por alterações

Falando a Anchieta Santos na Rádio Cidade FM sobre o encontro da segunda-feira á noite na Secretaria Estadual de Agricultura no Recife sobre a retomada da obras de reforma do Curral do Gado, o vereador Marcos Crente (PSB) assegurou que o encontro foi positivo e anunciou os encaminhamentos definidos. Ainda em janeiro o Secretário estadual […]

36f4ec3a038c1f65f3e77e0eaa6ed0c7Falando a Anchieta Santos na Rádio Cidade FM sobre o encontro da segunda-feira á noite na Secretaria Estadual de Agricultura no Recife sobre a retomada da obras de reforma do Curral do Gado, o vereador Marcos Crente (PSB) assegurou que o encontro foi positivo e anunciou os encaminhamentos definidos.

Ainda em janeiro o Secretário estadual Nilton Mota virá a Tabira para rediscutir o Projeto formulado pelo Governo Sebastião Dias (PTB) que teria apresentado falhas.

Com o projeto sendo modificado a obra receberá um aditivo ou enfrentará nova licitação. Uma medição da obra será  providenciada para que as parcelas em atraso sejam atualizadas.

A previsão é de retomada da obra ainda em fevereiro.  Caso o projeto seja modificado, a previsão passará para março.

Marcos Crente que viajou com o Presidente do PSB Pipi da Verdura para a reunião na capital, citou a presença do ex-prefeito de Tabira Josete Amaral e agradeceu a participação do prefeito de Afogados da Ingazeira José Patriota.

O parlamentar tabirense disse contar com a compreensão dos boiadeiros, dos fornecedores e trabalhadores até a retomada da obra do Curral do Gado.

Sertão do Pajeú notifica 208 novos casos de Covid-19 em 24h

Curva de contaminação pela doença está em queda. Serra Talhada e São José do Egito confirmaram novos óbitos pela doença. Por André Luis De acordo com os boletins epidemiológicos divulgados pelas secretarias de saúde dos municípios do Sertão do Pajeú, nesta quarta-feira (16), foram notificados 208 novos casos de Covid-19, 396 recuperados e 3 novos […]

Curva de contaminação pela doença está em queda. Serra Talhada e São José do Egito confirmaram novos óbitos pela doença.

Por André Luis

De acordo com os boletins epidemiológicos divulgados pelas secretarias de saúde dos municípios do Sertão do Pajeú, nesta quarta-feira (16), foram notificados 208 novos casos de Covid-19, 396 recuperados e 3 novos óbitos na região nas últimas 24h. 

Óbitos

A Secretaria de Saúde de Serra Talhada, confirmou dois óbitos. O de um paciente do sexo masculino, 66 anos, portador de Doença Pneumática Crônica. E o outro se trata de paciente do sexo feminino, 49 anos, portadora de Sídrome de Down. Os dois óbitos ocorreram nesta quarta-feira no Hospam. Com isso, a cidade chega a marca de 200 óbitos pela doença.

A Secretaria de Saúde de São José do Egito informou que no início da tarde desta quarta-feira, recebeu a confirmação de um óbito ocorrido no último dia 8 de fevereiro, uma paciente de 103 anos, passou por complicações decorrentes da covid-19 e não resistiu.

Catorze das dezessete cidades do Pajeú confirmaram novos casos. Foram 38 em Afogados da Ingazeira, 9 em Calumbi, 9 em Carnaíba, 12 em Flores, 21 em Iguaracy, 3 em Ingazeira, 14 em Itapetim, 1 em Quixaba, 14 em Santa Cruz da Baixa Verde, 11 em São José do Egito, 56 em Serra Talhada, 1 em Solidão, 11 em Tabira e 8 em Triunfo.

Brejinho não registrou novos casos. Santa Terezinha e Tuparetama não divulgaram boletim epidemiológico.

Agora o Sertão do Pajeú conta com 49.404 casos confirmados, 46.693 recuperados (94,51%), 696 óbitos e 2.015 casos ativos da doença.

Coluna do Domingão

Nada nos EUA é pior que Trump É verdade dizer que não há cenário bom para o mundo, seja qual for o resultado das eleições americanas. O fato novo, a saída do democrata Joe Biden e o ingresso no cenário da vice americana, Kamala Harris, foi um sopro de esperança para quem sonha em ver […]

Nada nos EUA é pior que Trump

É verdade dizer que não há cenário bom para o mundo, seja qual for o resultado das eleições americanas. O fato novo, a saída do democrata Joe Biden e o ingresso no cenário da vice americana, Kamala Harris, foi um sopro de esperança para quem sonha em ver Donald Trump longe da Casa Branca, pelo que ele representa.

Mas não haverá tranquilidade ou paz plena com a vitória democrata. Kamala por exemplo, manterá o apoio ao genocídio de Israel sobre o povo palestino, não diferenciando mulheres e crianças do terrorismo do Hamas. Continuará estimulando e não trabalhando pela paz na guerra Ucrânia e Rússia, estimulando a política armamentista que ganha trilhões de dólares.  Vai manter o distanciamento da ONU, se levantando como poder moderador de fato, ignorar a fome na África e tratar os países da América Latina, inclusive o Brasil, como párias e “cucarachas”.

Dito isso, nada é pior do que Trump. O magnata americano é um negacionista climático. “Não acredito.” Com estas palavras o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, derrubou 1.656 páginas de um relatório que detalha os devastadores efeitos da mudança climática para a economia, a saúde e o meio ambiente. Pouco ou nada importou ao ex-mandatário que o estudo seja respaldado por 300 cientistas de 13 agências federais, e que sua preparação seja uma exigência legal.

Foi um negacionista na pandemia. Desconsiderarou as diretrizes estabelecidas pela ciência. A lealdade ao presidente passou pelo ceticismo diante da crise sanitária e a estratégia na reta final da campanha foi prometer a volta à normalidade, ignorando a ciência.

É um mentiroso contumaz. Tem falas que negam dados e o óbvio sobre a economia, aborto, a crise de opioides, a imigração. É anti democrata: o principal mentor do ataque ao Capitólio, em 6 de janeiro de 2021, quando seus apoiadores invadiram a sede do Congresso para tentar interromper o processo de certificação dos resultados, com mortes. Descredenciou o sistema eleitoral americano e forçou seu vice a não reconhcer o resultado no Congresso.

Para Steven Levitsky, professor de Harvard, coautor dos aclamados ‘Como morrem as democracias’ e ‘A ditadura da minoria’, diz que se eleito, Trump vai usar o Estado, o Departamento de Justiça, para perseguir os seus inimigos políticos. Ele vai usar o Estado para investigar, perseguir e, se puder, prender pessoas críticas ao seu governo. Ele também planeja usar os militares para reprimir protestos, embora não esteja claro se isso é constitucional.

Donald Trump sofreu dois processos de impeachment por seu período na Presidência. A primeira vez foi em 2019, quando a Câmara dos EUA aprovou o processo por abuso de poder e por obstruir o Congresso. Entretanto, o Senado o considerou inocente das duas acusações. O segundo processo foi sobre a invasão do Capitólio, no qual foi acusado de incitar insurreição. Na ocasião, a Câmara também votou para condená-lo, mas o Senado o absolveu.

Apesar do discurso conservador e se dizer “enviado de Deus”, Donald Trump enfrenta diversos processos na justiça dos Estados Unidos, no âmbito civil e criminal. Ele é, inclusive, o primeiro ex-presidente ou presidente dos EUA a se tornar réu criminal.

Em maio de 2023, um júri federal em Manhattan concluiu que Trump abusou sexualmente da ex-colunista E. Jean Carroll no camarim de uma loja de departamentos de luxo em meados da década de 1990. Foi estabelecida multa de cerca de US$ 5 milhões.

Donald Trump foi acusado pela justiça estadual de Nova York de disfarçar, como honorários advocatícios, na contabilidade de seu grupo empresarial, o suposto pagamento para a ex-atriz pornográfica Stormy Daniels. Em troca, ela ocultaria, durante sua campanha a presidente em 2016, um caso extraconjungal que teriam tido. Stormy Daniels teria recebido US$ 130 mil por meio de Michael Cohen, então advogado da Organização Trump.

Trump negou ter um caso com Daniels. Era próximo do magnata Jeffrey Epstein, preso por tráfico sexual de menores e conspiração. Não são poucos os que afirmam que Trump participava dos crimes. Epstein morreu em circuntâncias suspeitas na prisão, com possibilidade de queima de arquivo.

Mas, antes que pergunte: e Bolsonaro? Ah, Bolsonaro é muito pior…

Ofereço-lhe a vice…

Em São José do Egito,  na disposição em aglutinar lideranças,  o pré-candidato a vice  José Marcos teria aberto mão da vaga para Geraldo Bezerra,  o Gerinha e até Romério Guimarães.  As negociações não teriam avançado e Zé Marcos segue pré-candidato de Fredson.  Ninguém entretanto,  confirma…

O incrível caso de Augusto Valadares

Merece uma tese de doutorado o incrível caso de Augusto Valadares,  atual prefeito de Ouro Velho  De potencial candidato a prefeito em São José do Egito e Ouro Velho,  com chances reais nas duas,  acaba sem ser candidato em nenhuma. Dizem, mira 2026, quando poderá ser o candidato a Deputado Estadual do Cariri,  apoiado por Efrain Filho.

Sem ou com estrelas?

Em Afogados,  as duas convenções estão com datas fechadas. Danilo Simões realiza a sua dia 31 e Sandrinho Palmeira,  dia 5.  As duas no Cine São José.  O que os dois não confirmam são as presenças das principais estrelas,  Raquel Lyra e João Campos.  Com agendas atribuladíssimas, podem recorrer ao bom e velho vídeo.

A promessa

Na conversa que teve com jornalistas,  a prefeita de Tabira,  Nicinha Melo,  disse ter ouvido da governadora aliada, Raquel Lyra,  que ela teria “um grande presente” para a cidade. Presume-se,  o tal presente seria o recapeamento da PE 304, a estrada até Água Branca.

Sopinha de…

Despreocupado e sem ser incomodado pela oposição,  que usa estratégia de mirar o prefeito Anchieta Patriota,  o pré-candidato Berg Gomes falou pela primeira vez em sua rede social desde que foi alçado a pré-candidato.  Informou que tomou uma Sopa com Calango na casa de Ana. Calma, pra quem não é de Carnaíba: “Calango” lá é vereador,  e não a mistura da sopa. Cícero Batista, o vereador e pré a vice, também acompanhou a boquinha 0800…

Próximas pesquisas 

O blog já tem as próximas pesquisas a divulgar em parceria com o Instituto Múltipla essa semana: Pesqueira, Custódia e Arcoverde.  Apenas a terra do doce e da renda terá o primeiro levantamento.  As duas outras terão as segundas pesquisas do ano.

6×4

Concluída a “reacomodação” dos vereadores de Arcoverde,  que alguns teimam chamar de outra coisa, o pré-candidato Zeca Cavalcanti ficou com o apoio de seis parlamentares,  contra quatro que apoiam a pré-candidata Madalena Britto,  na guerra dos ex-prefeitos. O atual,  Wellington Maciel,  orienta pró Zeca,  mas não põe a cara na pré-campanha.

“Já deu abuso”

Para o bloco governista em Serra Talhada,  já deu abuso a exploração da escolha de Faeca Melo pela oposição.  Depois de Miguel Duque “americanizar” o debate dizendo que ao contrário de Kamalla Harrys e Biden, Faeca não ajuda Márcia,  estão dizendo que,  dada a amplitude do palanque e a quantidade de nomes, vão usar como desculpa para cortar Faeca do card de divulgação da convenção.  O grupo de Márcia diz que esse assunto está superado.

Frase da semana:

“Eu conheço o tipo de pessoa que é Donald Trump”.

Da vice americana e candidata democrata,  Kamalla Harrys, sobre Donald Trump. “Eu tive que lidar com todo tipo de criminoso nessa época. Predadores que abusavam de mulheres, fraudadores que roubavam consumidores, aqueles que quebravam as regras para ganhar no jogo”, acrescentou.

Codevasf distribui 493 cisternas para zona rural de Arcoverde

Começam a chegar  em Arcoverde mais 493 cisternas para beneficiar as famílias  da zona rural. A prefeita Madalena Britto, através da Secretaria de Agricultura, informa em nota que conseguiu os reservatórios junto a  Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf). As cisternas de PVC com capacidade para 16 mil litros de água serão […]

13a71919138d497c64075ab9c4338c9920052014151259

Começam a chegar  em Arcoverde mais 493 cisternas para beneficiar as famílias  da zona rural. A prefeita Madalena Britto, através da Secretaria de Agricultura, informa em nota que conseguiu os reservatórios junto a  Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf).

As cisternas de PVC com capacidade para 16 mil litros de água serão entregues a familias, que passaram por avaliação e deveriam estar dentro dos critérios exigidos pelo Programa Água para Todos, do Governo Federal.

Os critérios eram: a família ter que morar em áreas rurais; estar em situação de pobreza ou extrema pobreza associada à carência de acesso à água; com renda per capita de até R$ 140,00; ser inscritas no Cadastro Único (ou seja, ter o Número de Inscrição Social – NIS); ou aposentados que, mesmo possuindo renda per capita familiar acima de R$140,00, vivam exclusivamente de sua renda previdenciária.

Uma empresa será responsável pela instalação completa dos reservatórios. Para garantir o perfeito funcionamento e uso adequado das cisternas, estão sendo promovidos cursos de Gestão da Água com as famílias beneficiadas. Nessas capacitações os participantes são orientados quanto à utilização da água sem desperdício e instruções para a manutenção dos reservatórios.

Esta é a segunda etapa do Programa em Arcoverde. No ano passado,a prefeita Madalena já tinha viabilizado junto a Codevasf  694 cisternas, que já foram entregues, instaladas.”Mesmo com 1187 cisternas, ainda não conseguimos contemplar toda nossa área rural, mas vamos continuar na luta. Não descansaremos, quando não conseguirmos contemplar todas as famílias necessitadas”, enfatiza a Prefeita Madalena Britto.

Chuvas poderão seguir abaixo da média em Pernambuco segundo APAC

Sertanejos viverão mais um período de chuvas abaixo da média histórica. É o que prevê a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), que aponta o ano de 2017 como menos severo que seu antecessor, mas, ainda assim, capaz de trazer profundos transtornos. Floresta é apenas um dos 126 municípios em estado de emergência por […]

Sertanejos viverão mais um período de chuvas abaixo da média histórica. É o que prevê a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), que aponta o ano de 2017 como menos severo que seu antecessor, mas, ainda assim, capaz de trazer profundos transtornos.

Floresta é apenas um dos 126 municípios em estado de emergência por conta da seca, segundo a Casa Militar de Pernambuco. E nem chega a ser o pior dos cenários: 31 cidades já entraram em colapso de abastecimento, enquanto 37 estão em pré-colapso, de acordo com a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa).

Nas cidades afetadas, a rotina de lamentações acaba naturalizada e se somará, mais uma vez, à angústia pela falta de chuva. O acumulado médio para o primeiro trimestre do ano no Sertão é pouco superior a 302 milímetros de chuva.

Mas, segundo a Apac, ainda que não se possa afirmar ao certo quanto choverá, é certo que a região terá consideráveis milímetros a menos. “Quando afirmamos que as chuvas serão abaixo da média histórica, significa que choverá, no máximo, 20% menos que o habitual. Nesse caso, uma quantidade igual ou menor a 240mm”, explica o meteorologista Roberto Pereira.

Isso significa que, entre janeiro e março, a altura da água da chuva acumulada em cada metro quadrado seria de 24 centímetros.

Para 2017, o cenário pessimista dá continuidade a um 2016 que deixou marcas. Apenas em 2016, 22 municípios entraram em colapso de abastecimento, o que afeta diretamente a vida de 323 mil pessoas em um total de 31 municípios.

Em pré-colapso, quando ainda há abastecimento, mas com debilidades ou restrições por conta da pouca quantidade de água nos reservatórios, são outras 37 cidades e mais 1,1 milhão de pernambucanos.