Notícias

Afogados: em um dia, dez novos casos de Covid-19

Por Nill Júnior

Cidade chega a 88 casos confirmados de Covid-19

A prefeitura de Afogados da Ingazeira informou em nota que  hoje houve o registro de dez novos casos de covid-19 no município.

Pessoa do sexo masculino, 27 anos, auxiliar de serviços gerais, realizou TR. Um outro paciente é também do sexo masculino, 20 anos, estudante, contato desse caso citado anteriormente, realizou TR, ambos com resultado positivo.

Paciente do sexo feminino, 6 anos, estudante, realizou TR com IGG positivo.

Paciente do sexo feminino, 47 anos, cabeleireira, contato de caso positivo, realizou TR e apresentou resultado positivo.

Paciente do sexo masculino, 51 anos, frentista, contato de caso positivo, apresentou sintomas sugestivos para o COVID -19 e realizou a coleta de SWAB com resultado positivo.

Paciente do sexo feminino, 36 anos, profissional de saúde, realizou o TR com IGG positivo.

Paciente do sexo masculino, 34 anos, Policial Penal no estado do Ceará, realizou TR após apresentar sintomas sugestivos com resultado positivo.

Paciente do sexo feminino, 13 anos, estudante, realizou TR após apresentar sintomas sugestivos e apresentou resultado positivo.

Paciente do sexo masculino, 33 anos, desempregado, após apresentar sintomas sugestivos para COVID – 19, realizou o TR com IGG positivo.

Paciente do sexo masculino, 20 anos, assistente social, realizou o TR com IGG positivo.

Hoje há dois novos casos em Investigação:

Paciente do sexo masculino, 55 anos, contador, apresentou sintomas sugestivos e realizou a coleta de SWAB na data de hoje em nossa Unidade de Campanha Dia. O paciente aguarda o resultado do exame.

Paciente do sexo feminino, 37 anos, profissional de saúde, apresentou sintomas sugestivos para COVID-19 e hoje realizou a coleta de SWAB no Hospital Regional Emília Câmara. O paciente aguarda resultado do exame.

Os casos confirmados e em investigação estão sendo monitorados pelas equipes de vigilância em saúde e atenção básica, assim como seus Contatos.

Sai da investigação o caso do Paciente do sexo feminino, 15 anos, estudante, realizou coleta de swab na Unidade de Campanha Dia e o resultado negativo foi enviado hoje.

“Informamos que hoje seis pacientes diagnosticados em nosso município apresentaram cura clínica após avaliação médica e epidemiológica”, conclui a nota.

Outras Notícias

PPS adia reunião da direção estadual para segunda

Do Blog da Folha A reunião da executiva estadual do PPS, que vai tratar da fusão da legenda com o PSB, tema que já vem sendo encaminhado pela direção nacional e pelos parlamentares, programada para a tarde desta quinta-feira (30), foi adiada para a próxima semana. De acordo com nota da direção estadual da sigla, […]

Do Blog da Folha

A reunião da executiva estadual do PPS, que vai tratar da fusão da legenda com o PSB, tema que já vem sendo encaminhado pela direção nacional e pelos parlamentares, programada para a tarde desta quinta-feira (30), foi adiada para a próxima semana. De acordo com nota da direção estadual da sigla, o encontro foi transferido para a próxima segunda-feira, dia 4 de maio, às 19h, na sede do Jet Clube, na Ilha do Leite. A nota não informa, no entanto, o motivo da transferência da data.

De olho nas eleições municipais de 2016, PSB e PPS anunciaram nesta quarta-feira (29) o início do processo de fusão das duas siglas. A ideia é que o trâmite seja concluído até junho para que em outubro, prazo legal estabelecido pela Justiça Eleitoral, o novo partido esteja montado e apto a disputar prefeituras das capitais no ano seguinte.

A decisão, entretanto, poderá levar a debandada em massa de membros do PPS em Pernambuco. Informações de bastidores dão conta de que o bloco do partido ligado ao deputado federal Raul Jungmann (PPS) poderá deixar a sigla a qualquer momento diante da fusão e até migrar para outra legenda.

Sertânia: Ângelo larga na frente contra Guga e Júlio

Socialista tem 56% das intenções de voto contra 33,3% do atual prefeito e 4% de Júlio César Leite. O ex-prefeito socialista Ângelo Ferreira larga na frente do atual prefeito Guga Lins  e do candidato Júlio Leite nas intenções de voto rumo a Prefeitura de Sertânia, de acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Múltipla entre 4 e […]

angelo-ferreira

Socialista tem 56% das intenções de voto contra 33,3% do atual prefeito e 4% de Júlio César Leite.

O ex-prefeito socialista Ângelo Ferreira larga na frente do atual prefeito Guga Lins  e do candidato Júlio Leite nas intenções de voto rumo a Prefeitura de Sertânia, de acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Múltipla entre 4 e 6 deste mês.

De acordo com levantamento estimulado, em que são oferecidas as opções de voto para o entrevistado, ele tem 56% das intenções de voto contra 33,3% do atual prefeito e 4% de Júlio César Leite. Neste cenário estimulado, 6,7% não sabem ou não opinaram.

sertania estimulada

Na pesquisa espontânea, em que o eleitor livremente se manifesta, 43,7% disseram votar no candidato socialista, contra 31% que optaram pelo prefeito e candidato a reeleição Guga e 2,3% que disseram votar em Júlio César Leite. Neste levantamento, 23% não sabem ou não opinaram.

sertania espontanea

De acordo com o Múltipla, Ângelo Ferreira tem o seu melhor desempenho no sexo feminino, com 63,4%. No eleitorado masculino Guga chega a  38,8. Júlio César Leite também tem o seu melhor desempenho no sexo Masculino, com 6,1%.

Por idade do entrevistado, Ângelo Ferreira tem o seu melhor desempenho na faixa etária 25 a 34 anos , com 63,4%. O pior é na faixa etária 35 a 44 anos, com  44,4%.

Guga Lins tem o seu melhor desempenho na faixa etária 35 a 44 anos , com 42,6%. O pior é na faixa etária entre 25 e 34 anos, com 23,9%.

Júlio César Leite tem o seu melhor desempenho na faixa etária 45 a 59 anos, com  6,3%. O pior, na faixa etária de 60 anos ou mais, com 1,7%.

Por Escolaridade do entrevistado, Ângelo Ferreira tem o seu melhor desempenho nas pessoas de ensino médio e superior: 60,5%. Guga Lins tem o seu melhor desempenho nas pessoas de até ensino fundamental completo, com 34,5%. E Júlio César Leite tem o seu melhor desempenho nas pessoas de ensino médio e superior, com 5,4%.

Por Renda, Ângelo tem o seu melhor desempenho nas pessoas que afirmaram ter renda domiciliar de até 01 salário mínimo  (59,8%). O pior é entre as pessoas que afirmaram ter renda domiciliar de mais de 02 salários mínimos , com 35,7%.

Guga Lins tem o seu melhor desempenho nas pessoas que afirmaram ter renda domiciliar de mais de 02 salários mínimos  , chegando a 42,9% e o pior, nas pessoas que afirmaram ter renda domiciliar de até 01 salário mínimo, com  31,9%.

Júlio César Leite tem o seu melhor desempenhos nas pessoas que afirmaram ter renda domiciliar de mais de dois salários mínimos  (14,3%) e pior desempenho nas pessoas que afirmaram ter renda de até 01 salário mínimo, com 2,5%

A pesquisa foi registrada sob o número PE-08425/2016. O período de realização da coleta aconteceu entre 04 e 06 de agosto, com 300 entrevistados. A margem de erro é de 5,7% para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.

Localidades pesquisadas nos Bairros: Centro, COHAB, Alto da Conceição, Nova Sertânia, Jardim COCANE, Pedra Grande, Ferro Novo, Ferro Velho, Alto do Cemitério, Alto da Cerâmica, Alto do Rio Branco, Odilon Pierre, Mário Melo Nova, Alto do Céu e Vila da Caixa

Localidades pesquisadas na zona rural: Henrique Dias, Cruzeiro do Nordeste, Moderna, Algodões, Caroalina, Várzea Velha, Valdemar Siqueira, Rio da Barra, Albuquerque Né, Pernambuquinho, Umburanas, Ariu, Cacimbinha, Brejinho, Malhadinha, Lagoinha, Severo, Capim, Maxixe, Fazenda Santa Marta, Caatinga, Jacu, Riacho dos Porcos, Berto, Baixa Grande, Açude Barra, Bom Nome, Jacuzinho, Campos, Caianas, Imbé, Pantaleão, Poço da Pedra, Caldeirão de Baixo, Barro Branco, Queimada do Milho, Giquiri, Cacimba da Mata, São Francisco, Caroá de Baixo, Caroá de Cima, Várzea Limpa, Cipó, Passagem de Pedra, Cachoeira, Caroá, Riacho do Feliciano, Cerece de Baixo, Riacho do Caroá, Urubu, São Bento, São José, Dois Serrotes, Pinheiro, Cerece de Cima, Riacho Verde, Maniçoba, Pinheiro de Cima, Jibóia, Fazendinha, Tigre da Maniçoba, Santo Antonio, Xique Xique, São Gonçalo, Bela Vista, Salgado, Viana, Feliciano, Frade, Favela, Mansinho, Cacimba Velha, Tapagem, Cacimba de Cima, Pitombeira, Barro Vermelho, Itan, Jatobá, Ameixa, Bravo Novo, Empoeira do Meio, Santana, Quixabeira, Barra da Serra e Santana.

Ainda hoje, a rejeição de cada candidato e a avaliação da gestão Guga Lins.

Caretas dominam as ruas de Triunfo

Os mascarados estão por toda parte da cidade. Na pousada Baixa Verde, os hóspedes são recepcionados pela tradicional figura mascarada Por Sebastião Araújo Mais uma vez os Caretas tomam conta da folia de Triunfo, a 423 quilômetros do Recife. Para esta segunda-feira, dia dedicado aos mascarados, está previsto o desfile inédito da Treca Expedita Trindade, […]

Foto: Kerles Vieira

Os mascarados estão por toda parte da cidade. Na pousada Baixa Verde, os hóspedes são recepcionados pela tradicional figura mascarada

Por Sebastião Araújo

Mais uma vez os Caretas tomam conta da folia de Triunfo, a 423 quilômetros do Recife. Para esta segunda-feira, dia dedicado aos mascarados, está previsto o desfile inédito da Treca Expedita Trindade, que deverá reunir, segundo os organizadores, cerca de 130 caretas, a partir das 15h, pelas principais ruas da cidade. O carnaval triunfense homenageia este ano o folião Carlos Paiva, já falecido, e a pesquisadora Diana Rodrigues, uma das maiores incentivadoras da tradição cultural dos caretas.

Triunfo já está tomada pelos turistas, o que tem sido motivo de comemoração pela rede hoteleira. Os 900 leitos distribuídos pelas pousadas do município estão totalmente ocupados. Só na Baixa Verde são 65 leitos com pacotes de R$ 2.040, divididos em três parcelas de R$ 680, com direito a pensão completa do casal, todos vendidos. Segundo o presidente da Associação Comercial de Triunfo (ACT), Maciel Pereira Bezerra, 43, a estimativa de faturamento do comércio durante o período carnavalesco deverá girar em torno de R$ 1 milhão.

É uma oportunidade para a população de um ganho extra, como é o caso de Marcelo Rodrigues da Silva, 38, que é pintor e eletricista. Além de sair fantasiado de careta, Marcelo confecciona toda a indumentária do personagem e revende. O chapéu sai por R$ 250, a máscara por R$ 15 e o relho a R$ 20. Marcelo desfila há 25 anos como careta e já inseriu os filhos Juan Pablo, de 13, e David Lucas, de 8, na brincadeira. “Uma forma de não deixar a tradição morrer é, a cada ano, conseguir mais um folião para se vestir de careta”, ensina o artesão.

O entregador de verduras Lucas Mateus da Silva, 20, também aproveitou os festejos de Momo para ganhar um trocado a mais. Vestiu-se de careta e foi contratado pela pousada Baixa Verde para fazer o receptivo aos hóspedes. “Foi bom para mim porque pude reforçar o orçamento familiar”, conta Lucas, que não tem o hábito de se fantasiar no carnaval.

Este ano, além da novidade da Treca Expedita Trindade, Triunfo ganha a Casa do Careta, que contará com sala multimídia, exposições, oficinas de produção de acessórios como relhos, máscaras, tabuletas e chapéus. Um dos objetivos da criação desse espaço é o de promover a geração de emprego e renda, principalmente para os moradores do bairro Alto da Boa Vista, onde está instalada. A inauguração da Casa do Careta é nesta segunda-feira (4), às 15h.

Ministério diz que protesto no reservatório de Tucutu danificou sistema

O Ministério da Integração Nacional se manifestou sobre a manifestação de credores da empresa Mendes Júnior que fecharam na sexta-feira (6) a comporta da Barragem de Tucutu. A comporta faz parte do eixo Norte do projeto de Transposição do Rio São Francisco. De acordo com o grupo, o Ministério da Integração não cumpriu o acordo de pagamento […]

O Ministério da Integração Nacional se manifestou sobre a manifestação de credores da empresa Mendes Júnior que fecharam na sexta-feira (6) a comporta da Barragem de Tucutu.

A comporta faz parte do eixo Norte do projeto de Transposição do Rio São Francisco. De acordo com o grupo, o Ministério da Integração não cumpriu o acordo de pagamento de R$ 24 milhões em créditos.

Já o Ministério da Integração diz que o ato teve danos à estrutura das instalações e repudiou o episódio. Também se manifestou sobre a questão entre eles e a Mendes Júnior. Leia:

1) Na última sexta-feira (6/10), um grupo de pessoas invadiu e depredou instalações do canteiro das obras de construção do Trecho N1 do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco. O incidente aconteceu no município de Salgueiro (PE). Foram identificados danos nas mangueiras das comportas do Reservatório de Tucutu. Mais cedo, ainda na sexta-feira, a estrutura de controle do reservatório já havia sido danificada por pichação (fotos anexas). A suspeita é de que as depredações tenham sido feitas por comerciantes e credores da Mendes Jr, empresa que havia sido contratada para a obra, mas que não a concluiu;

2) Esse ato criminoso põe em risco o abastecimento de pelo menos três mil pessoas em cerca de 17 comunidades que poderão vir a ser favorecidas pela chegada da água no Reservatório de Terra Nova, seguinte ao de Tucutu;

3) A administração da construtora Emsa – líder do consórcio que venceu a disputa para completar as obras do trecho N1 – registrou um Boletim de Ocorrência (em anexo) denunciando e informando os acontecimentos às autoridades policiais e a existência de ameaças contra a integridade física de seus empregados; 

4) Há suspeitas de que a depredação possa ter sido liderada por comerciantes da região, que cobram dívidas da Construtora Mendes Jr. Segundo os credores, os débitos são da ordem de R$ 24 milhões. A empreiteira era a responsável pelas obras de implantação do trecho N1, mas foi obrigada a se afastar da obra após ter sido considerada inidônea pela CGU por estar envolvida nas investigações da Operação Lava Jato;

5) O Ministério da Integração Nacional destaca que não há passivos seus em relação à empresa Mendes Jr. Ao contrário: a empresa é que tem dívidas pendentes com a Pasta, referentes a multas por readequação de preços e a penalidades contratuais. Os valores totaisdas dívidas da Mendes Jr. com o Ministério da Integração superam os R$ 200 milhões;

6) Os débitos da Mendes Jr. com os comerciantes da região referem-se a uma relação contratual entre empresas privadas. Pela legislação em vigor, o Ministério da Integração Nacional está impedido de saldar dívidas da construtora com seus fornecedores. Os pagamentos aos fornecedores e comerciantes da região devem, assim, ser quitados pela empresa Mendes Jr., que foi a responsável pela contratação dos serviços e aquisição dos materiais;

7) Ainda assim, sempre na tentativa de buscar uma solução para a questão e mediar um acordo entre as partes, a equipe do Ministério da Integração manteve reuniões tanto com a construtora como com os credores. Mas, até o momento, nenhum acordo foi fechado;

8) Na quinta-feira (5), a Coordenadoria-Geral de Acompanhamento de Obras e Fiscalização do Projeto de Integração do Rio São Francisco comunicou à Secretaria de Infraestrutura Hídrica do Ministério da Integração Nacional a existência de ameaças de credores da Mendes Jr. a funcionários do Ministério e do consórcio construtor que toca conclusão das obras;

9) As ameaças verbais são frequentes e agressivas. Se referem à intenção de fechar o prédio onde funciona a Coordenação do Eixo Norte e a Gerenciadora, instalados em Salgueiro (PE); invadir e paralisar o canteiro da empreiteira Emsa, assim como das suas subcontratadas; fechar a BR 116 no trecho em frente aos escritórios da Coordenação; e depredar o canal e as obras em funcionamento. Existem áudios comprobatórios de tais ameaças – ainda sem identificação dos autores (ouça aqui – áudio 1; áudio 2; áudio 3).

10) Devido aos danos nas mangueiras, foi verificado vazamento de óleo no Reservatório de Tucutu. Para garantir a segurança das pessoas e da estrutura, as equipes técnicas do Ministério optaram por fechar a comporta responsável pela passagem da água do Rio São Francisco para os canais subsequentes;

11) No momento, o Ministério da Integração analisa as medidas legais cabíveis;

12) A Pasta também está avaliando todos os prejuízos causados para que as comportas sejam reabertas o mais rápido possível. 

Ministério da Integração Nacional

Desembargador do Maranhão determina cancelamento de show por irregularidades

Uma das irregularidades apontadas foram problemas com a coleta de resíduos sólidos Na tarde deste sábado (13), o desembargador do Tribunal de Justiça do Maranhão, Jamil Gedeon, determinou o cancelamento do show do cantor Vitor Fernandes, que está marcado para ocorrer neste domingo (14), em comemoração ao aniversário de 63 anos da cidade de Paço […]

Uma das irregularidades apontadas foram problemas com a coleta de resíduos sólidos

Na tarde deste sábado (13), o desembargador do Tribunal de Justiça do Maranhão, Jamil Gedeon, determinou o cancelamento do show do cantor Vitor Fernandes, que está marcado para ocorrer neste domingo (14), em comemoração ao aniversário de 63 anos da cidade de Paço do Lumiar, na Região Metropolitana de São Luís.

A decisão atende a um recurso do Ministério Público do Maranhão (MP-MA), após uma decisão do juiz da 1ª Vara de Paço do Lumiar, Gilmar de Jesus, que havia indeferido o pedido de cancelamento do show, na manhã deste sábado.

Na decisão, Jamil citou que a prefeitura não publicou o processo administrativo de contratação do artista, problemas com a coleta de resíduos sólidos, além de investigações relacionadas a supostas mal aplicações de recursos na saúde e educação.

O Ministério Público do Maranhão afirma ainda que o município não atendeu aos princípios constitucionais, pois a contratação da empresa VF Shows Produções e LTDA, de Petrolina (PE), para realização do show, no valor de R$ 203.200, é incompatível com a realidade financeira da cidade.

“Não obstante, é fato público e notório que o município de Paço do Lumiar vem enfrentando grande precariedade nos serviços de saúde, educação, saneamento básico, dentre outros serviços essenciais”, destaca a promotora de justiça Gabriela Tavernard, que assinou a manifestação da Promotoria de Justiça.

Vale ressaltar que situações semelhantes podem surgir em outras cidades de diversos estados do Brasil, reforçando a necessidade de fiscalização e transparência nas contratações para eventos municipais.