Notícias

24ª Ciretran encaminha veículos apreendidos para leilão

Por Nill Júnior

O Coordenador da 24ª Ciretran de Afogados da Ingazeira, Heleno Mariano informou ao blog, que encaminhou mais uma remessa de motos e carros para o Coliseum Leilões, em Serra Talhada.

Ao todo, foram encaminhadas 237 motos e dois carros para serem leiloados.

O número é decorrente de operações como a “Duas Rodas”, do  23º BPM. Há aumento no número de motos irregulares apreendidas. Muitas guiadas por menores ou sem a documentação necessária.

Foram várias remessas de veículos encaminhadas para leilão. Considere-se,  a maioria das cidades da área não conta com o trânsito municipalizado, o que potencializaria as apreensões de veículos irregulares.

A retirada ajuda na manutenção e espaço do pátio do órgão e minimiza riscos de tentativas de furtos das motos. É o que se pode chamar de uma dor de cabeça a menos.

Outras Notícias

Ricardo Teobaldo discute com moradores em Riacho das Almas

Deputado foi acusado de tentar se promover durante velório de três adolescentes mortas num acidente com ônibus escolar na cidade. Por André Luis O deputado Ricardo Teobaldo (Podemos), está sendo acusado de tentar se promover durante o velório das primas Vitória Maíza de Moura, de 11 anos, Thayná de Moura Silva, de 12 anos, e […]

Deputado foi acusado de tentar se promover durante velório de três adolescentes mortas num acidente com ônibus escolar na cidade.

Por André Luis

O deputado Ricardo Teobaldo (Podemos), está sendo acusado de tentar se promover durante o velório das primas Vitória Maíza de Moura, de 11 anos, Thayná de Moura Silva, de 12 anos, e Karine Oliveira Moura, de 13 anos, mortas em um acidente envolvendo um ônibus escolar na Vila do Vitorino, em Riacho das Almas, no Agreste de Pernambuco, no fim da tarde da sexta-feira (11).

Um vídeo (veja mais abaixo) que circula nas redes sociais mostra o deputado discutindo com moradores na noite da sexta-feira. Todos estavam alterados.

No video, uma mulher que se identifica como professora cobra empatia do deputado. Diz que ele nunca havia ido à cidade e que estaria tentando crescer politicamente em cima da tragédia.

“Eles estão crescendo na política em cima de três crianças. Horrível isso! Eu como professoro peço empatia pelas famílias. Que ele volte de onde apareceu e vá à casa das famílias saber do que estão precisando, três crianças inocentes… querendo colocar a culpa no prefeito. 

Pelo que dá para entender no vídeo, Ricardo Teobaldo teria dito que a culpa pela tragédia teria sido do prefeito Dió Filho (Republicanos). Enquanto a professora falava dá pra ouvir ao fundo o deputado cobrando: “cadê o dinheiro?”

Na postagem que fez em seu perfil no Instagram lamentando a tragédia, Teobaldo legendou uma imagem que pedia orações por Riacho: “Nossos pensamentos positivos para Riacho das Almas. Uma tragédia com um ônibus escolar chocou o município. Minha solidariedade e orações para os envolvidos, familiares das vítimas e toda a população nesse momento tão difícil. Que Deus conforte o coração de todos vocês!”.

Também por lá, o deputado foi criticado: “nessa sexta-feira este deputado que envergonha Pernambuco foi fazer comício dentro de um cemitério em Riacho das Almas. Uma professora precisou dar uma aula de boas práticas e cidadania a esse adulto que fez birra feito criança. Deputado Vergonha Teobaldo”, comentou um usuário da rede.

O acidente – O ônibus escolar tombou e deixou três estudantes mortos e outros feridos no fim da tarde da sexta-feira (11). O acidente aconteceu na Vila do Vitorino, zona rural de Riacho das Almas, no Agreste de Pernambuco. A informação foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que foram até o local.

O ônibus foi levado para uma perícia no pátio da Delegacia de Polícia Civil em Riacho das Almas. De acordo com informações do site do Detran, não consta que o veículo estava autorizado para circular como transporte escolar. Mas o ônibus prestava serviço para Prefeitura de Riacho das Almas.

Rádio Pajeú é destaque no tudoradio.com

Investimentos na melhoria técnica e de transmissão chamou a atenção. O tudoradio.com – portal que permite ouvir rádio de todo o país, que também conta com um aplicativo, publicou matéria destacando os investimentos realizados pela Rádio Pajeú na melhoria técnica e de transmissão. O portal chama a atenção para o fato da emissora ser a […]

Investimentos na melhoria técnica e de transmissão chamou a atenção.

O tudoradio.com – portal que permite ouvir rádio de todo o país, que também conta com um aplicativo, publicou matéria destacando os investimentos realizados pela Rádio Pajeú na melhoria técnica e de transmissão.

O portal chama a atenção para o fato da emissora ser a pioneira do Sertão pernambucano e ter completado em 2019 60 anos e estar cada vez mais moderna. Também entrevistaram o responsável técnico da Pajeú, Paulo André de Souza, o Paulinho, que explicou como foi o processo de modernização e migração da emissora.

Leia abaixo a íntegra da matéria publicada no tudoradio.com:

A Rádio Pajeú FM 99.3 de Afogados da Ingazeira completou em outubro passado 60 anos de atividades no Sertão Pernambucano e obteve melhorias técnicas. A emissora opera com um transmissor da Sinteck e, com a atualização técnica, bastou apenas um upgrade no equipamento, que já é preparado de fábrica para este processo.

Segundo o responsável técnico da rádio, Paulo André de Souza, a emissora operava anteriormente em 104.9 FM com um transmissor de 6kw da marca Sinteck e conseguiu um aumento de potência para 8kw. O profissional mencionou que, devido o equipamento ser preparado de fábrica para fazer upgrade, o aumento de potência foi um processo simples.

Além do fator custo-benefício, Paulo atribuiu a telemetria como um aspecto importante do transmissor da Sinteck, o qual já vem instalado como padrão de fábrica. A função permite acessar o transmissor de forma remota, tanto pelo celular quanto pelo computador.

Outro ponto satisfatório levado em conta pelo técnico da emissora foi pelo fato do transmissor notificar automaticamente por e-mail quando há algum alarme relacionado às condições de momento do equipamento, tais como temperatura, potência, entre outros.

Em outubro passado a Rádio Pajeú FM 99.3 completou 60 anos de atividades. Considerada uma migrante AM-FM, a rádio abrange a região do Sertão Pernambucano e se trata da primeira rádio da região.

4ª Mostra Pajeú de Cinema abre inscrições para oficina de crítica com Heitor Augusto

Crítico paulista coordenará núcleo de criação de textos durante a MPC; candidatos devem preencher ficha de inscrição online; selecionados terão a chance de participar de júri especial A Mostra Pajeú de Cinema abre, nesta quinta-feira (12/4), inscrições gratuitas para a oficina de crítica cinematográfica com Heitor Augusto. Viabilizado pelo Funcultura / Governo do Estado e […]

Crítico paulista coordenará núcleo de criação de textos durante a MPC; candidatos devem preencher ficha de inscrição online; selecionados terão a chance de participar de júri especial

A Mostra Pajeú de Cinema abre, nesta quinta-feira (12/4), inscrições gratuitas para a oficina de crítica cinematográfica com Heitor Augusto. Viabilizado pelo Funcultura / Governo do Estado e organizado pela Pajeú Filmes, a 4ª MPC será realizada nos próximos dias 15 a 26 de maio, em Afogados da Ingazeira, Iguaracy e Ingazeira, no Sertão de Pernambuco.

Os interessados devem preencher uma ficha de inscrição online através do site da mostra (www.mostrapajeudecinema.com.br), com um texto de até 2500 caracteres sobre um filme da sua escolha (curta ou longa, ficção ou documentário). A oficina será realizada de 18 a 26 de maio, em Afogados da Ingazeira. Após os primeiros encontros teóricos, os participantes partem para o exercício prático e, sob orientação do coordenador, escrevem sobre os filmes da 4ª MPC. Os textos serão publicados no site do evento, no decorrer da programação. Além disso será formado um júri especial, que elegerá o melhor filme da mostra.

De acordo com Heitor Augusto, a oficina pretende construir uma atmosfera propícia ao encontro, à discussão e à reflexão para os cinéfilos e demais interessados pelo texto crítico. “A escrita crítica é uma forma desnudamento que implica paixão e lucidez, sensibilidade e reflexão racional. É uma maneira de intervir no mundo e de nele viver a partir/por meio dos filmes. A escrita crítica mobiliza afeto, embate, intensidade, emoções, argumentos. Um texto crítico diz muito não apenas sobre um filme, mas também de um momento histórico e de quem escreve. É a arte de olhar, de contribuir para a permanência de uma obra no tempo, de jogar luzes sobre capítulos invisibilizados, de reposicionar o passado no presente, forjando um futuro”.

Coordenação – Heitor Augusto é crítico de cinema, pesquisador, professor e curador. Tem textos publicados em revistas eletrônicas de crítica, veículos da mídia impressa, além de catálogos de mostras de cinema e coletâneas. Como professor ministrou os cursos Spike Lee: Raça, Cinema e Identidade, Um Olhar Sobre o Cinema Autoral Brasileiro, Blaxploitation e o Cinema Negro dos EUA, Cinema Americano – Anos 70, Historiografia do Cinema Brasileiro, Multiplicidades do Cinema Africano, O Som ao Redor e o Cinema Pernambucano, entre outros. Coordenou o Janela Crítica (2015-16), oficina do Janela Internacional de Cinema do Recife, além de ter ministrado workshops no mesmo formato no Festival Internacional de Curtas de São Paulo (2013-15), Panorama Coisa de Cinema/BA (2016) e Perro Loco/GO (2015).

Foi também um dos curadores do 50º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (2017), da 14ª Mostra ABD Cine Goiás – FICA (2016) e da MIMO – Festival de Cinema e Música (2013-2015). Como jurado de programas de fomento participou do 9º Funcultura (PE) na categoria Curtas-metragens (2016) e do Mapa Cultural Paulista (2015), além de atuar como parecerista para o Ministério da Cultura. Também integrou o júri oficial da 20ª Mostra de Tiradentes (2017) e do 19º Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte (2017). Seus trabalhos mais recentes estão na intersecção entre estética, história e raça. Seus textos podem ser encontrados no site pessoal Urso de Lata (www.ursodelata.com).

Sobre a MPC – A 4ª edição da Mostra Pajeú de Cinema é organizada pela Pajeú Filmes, com incentivo do Funcultura / Fundarpe, Secretaria de Cultura do Governo do Estado de Pernambuco e conta com apoio da Rádio Pajeú, Gerência Regional de Educação – Sertão do Alto Pajeú, Secretaria de Educação de Afogados da Ingazeira, Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes de Afogados da Ingazeira, Secretaria de Educação de Iguaracy, Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo de Iguaracy, Secretaria de Educação de Ingazeira e Secretaria de Cultura de Ingazeira.

Comissão da Alepe promove ajustes nos critérios para definição dos limites entre municípios

Em reunião remota realizada nesta segunda-feira (12), a Comissão de Constituição, Legislação e Justiça da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), aprovou projeto de lei de autoria do deputado Antonio Moraes (PP), que pretende  retificar a representação dos limites conceituais entre municípios do Estado de Pernambuco.  A proposta modifica o texto de lei originada de projetos […]

Em reunião remota realizada nesta segunda-feira (12), a Comissão de Constituição, Legislação e Justiça da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), aprovou projeto de lei de autoria do deputado Antonio Moraes (PP), que pretende  retificar a representação dos limites conceituais entre municípios do Estado de Pernambuco. 

A proposta modifica o texto de lei originada de projetos de lei do próprio autor e do deputado Joaquim Lira, do PV. 

De acordo com justificativa, as alterações sugeridas pretendem aperfeiçoar os procedimentos a serem adotados na correção de limites, estabelecendo prazos e conceituando de maneira mais precisa o que se entende por correção técnica, de modo a contribuir com o processo de consolidação do memorial descritivo dos limites territoriais dos municípios pernambucanos.

Relator do projeto, Aluísio Lessa, do PSB, destacou a importância de ter uma lei mais criteriosa e com procedimentos mais claros em relação à definição dos limites municipais. 

Por sua vez, Antonio Moraes defendeu a aprovação do projeto e esclareceu que a matéria não propõe alterar os registros do IBGE. “Há limites com problema de ordem técnica que pode ser corrigido, e isso a gente discutiu bastante com a Fidem e com o Condepe. Agora, se for para discutir o limite que tá no IBGE e coisa, aí não.” 

Questionado por Diogo Moraes, do PSB, Aluísio Lessa esclareceu que o mérito da proposta vai ser avaliado pela Comissão de Negócios Municipais.

Ainda nessa segunda, o Colegiado de Justiça deu aval para o prosseguimento da tramitação do projeto de lei do Governo Estadual que corrige o memorial descritivo constante do Anexo Único da lei que autorizou o Complexo Industrial Portuário Governador Eraldo Gueiros – Suape, a doar à Petrobras uma área de aproximadamente 420 hectares, em Ipojuca. De acordo com a justificativa da proposta, o processo de doação ainda não foi concluído, pois não houve o devido registro público.

O deputado Diogo Moraes, relator da matéria, explicou que foi feito um estudo georreferenciado para traçar os reais limites do terreno. 

“E agora com esse novo georreferenciamento dessa empresa contratada, que foi feito tudo, todos eles foram atendidos, as notas devolutivas do Cartório de Registro, que necessitavam para que a gente pudesse aprovar essa lei. Então está tudo de acordo do que foi pedido”.

Em posse, prefeito de Iguaraci defende nova Presidente da Câmara. “Cargo não pode ser exercido só por doutores”

A primeira mulher Presidente da Câmara de Vereadores de Iguaracy foi empossada para o biênio 2015/2016. A vereadora Odete Soares Pereira assumiu o cargo com apoio da bancada governista. Também foram empossados o Primeiro Secretário Amaury Torres e o Segundo Secretário  José Jorge. O prefeito Francisco Dessoles prestigiou a posse de Odete e defendeu sua eleição. […]

DSCF0010
Foto: TV Web Sertão

A primeira mulher Presidente da Câmara de Vereadores de Iguaracy foi empossada para o biênio 2015/2016. A vereadora Odete Soares Pereira assumiu o cargo com apoio da bancada governista. Também foram empossados o Primeiro Secretário Amaury Torres e o Segundo Secretário  José Jorge.

O prefeito Francisco Dessoles prestigiou a posse de Odete e defendeu sua eleição. O gestor parabenizou a vereadora por ser pioneira como a primeira mulher da história a ocupar a função.

Disse também  que a legisladora não deveria se deixar levar pelas críticas de pessoas que acham que o cargo somente poderia ser exercido por doutores. Foi uma resposta aos questionamentos sofridos por Odete, que fez postagens no Facebook e recebeu críticas pelos erros de redação.

“Não se abata com aqueles que acham que esse lugar é destinado aos doutores. Jesus não foi doutor, Jesus ensinou aos doutores, e foi para os templos discutir com os doutores, os poderosos da época. Jesus foi vencedor. Apesar de nunca ter frequentado uma faculdade. Ai daqueles que pensam que o saber foi doado para que eles se orgulhem e que se julguem superiores”, disse.