Vox Populi: Dilma tem 36%, Marina, 27%, e Aécio, 15%
Por Nill Júnior
do Diário de Pernambuco
A presidente e candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT) tem 36% das intenções de voto no primeiro turno, segundo pesquisa Vox Populi/Rede Record, divulgada na noite desta segunda-feira (15). Marina Silva, do PSB, está na segunda colocação com 27%. Já o tucano Aécio Neves aparece com 15% das intenções de voto. Pastor Everaldo (PSC) e Luciana Genro (Psol) têm 1% cada. Votos em branco e nulos somam 8% e os indecisos chegam a 12%.
Apesar da vantagem de Dilma no primeiro turno, o levantamento mostra que Marina Silva está um ponto porcentual acima da petista na simulação de segundo turno. Marina aparece com 42% e Dilma com 41%. O resultado significa empate técnico entre as duas candidatas. Votos em brancos e nulos são 11% e os indecisos 6%.
O levantamento fez também uma simulação de segundo turno entre Dilma e Aécio. Neste cenário, a petista aparece com 47% contra 36% do tucano. Nesse cenário, votos em branco e nulos chegam a 12%. Já os indecisos somam 5%
A pesquisa ouviu 2 mil eleitores em 147 municípios do País, entre os dias 12 e 14 de setembro. A margem de erro é de 2,2 pontos porcentuais e o nível de confiança é de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-00632/2014.
O Editor chefe do PE Notícias, Pedro Araújo, foi internado esta tarde no Hospital Regional Emília Câmara. Ele teve um mal súbito e caiu em sua casa. Foi levado para o Hospital Regional Emília Câmara após ser atendido por populares e pelo SAMU. Pedro está acompanhado da esposa e de uma filha. Pedro foi admitido […]
O Editor chefe do PE Notícias, Pedro Araújo, foi internado esta tarde no Hospital Regional Emília Câmara.
Ele teve um mal súbito e caiu em sua casa. Foi levado para o Hospital Regional Emília Câmara após ser atendido por populares e pelo SAMU.
Pedro está acompanhado da esposa e de uma filha.
Pedro foi admitido em sala vermelha do Regional trazido pelo SAMU, desorientado e agitado após queda da própria altura. No momento, está estável, acordado, ainda em sala vermelha aguardo realização de exames e seguimento clínico.
O blog acompanha o caso e torce por sua recuperação. Essa matéria está em atualização.
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), antecipou que não irá revogar o aumento do ICMS. Falando ao jornalista César Lucena, da Rádio Cultura de Caruaru, ela respondeu à pressão que recebeu do Deputado e Presidente da ALEPE, Álvaro Porto, de outros parlamentares da oposição e de setores da atividade econômica do Estado. “A gente encaminhou […]
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), antecipou que não irá revogar o aumento do ICMS.
Falando ao jornalista César Lucena, da Rádio Cultura de Caruaru, ela respondeu à pressão que recebeu do Deputado e Presidente da ALEPE, Álvaro Porto, de outros parlamentares da oposição e de setores da atividade econômica do Estado.
“A gente encaminhou como todos os estados do Nordeste brasiliero uma readequação da alíquota de ICMS. Tudo isso conversado com a iniciativa privada de Pernambuco, com os empreendedores do nosso estado. A gente tá na média da alíquota do Nordeste brasileiro. Tem estado que mesmo que apresente uma alíquota de 19% tem um fundo de investimento de combate a pobreza, que tira do dinheiro do ICMS e coloca diretamente nesse fundo, o que leva pra quem tem 19% a ter 20% de cobrança de ICMS”.
Ela disse ainda que o tema foi discutido amplamente com a Assembleia Legislativa e agora entra em vigor no ano que vem. Quando questionada se haveria uma revogação, ela afirmou que a medida permaneceria. “Não é um decreto, é uma lei”, afirmou. Com essa medida, o ICMS passará de 18% para 20,5% em Pernambuco, a partir de janeiro de 2024.
Quando questionada sobre as Eleições Municipais de 2024, Raquel Lyra não deu sinalizações sobre o apoio em Caruaru, seguindo a mesma linha sobre o que havia dito na vinda ao Pajeú.
“Imagina você que está nos ouvindo, você que está nos vendo, se eu deixo de governar Pernambuco e for cuidar das eleições municipais no ano que vem, na qual eu não sou candidata. Sou candidata a melhor governadora de Pernambuco. E a gente vai falar de 2024 exatamente em 2024, mas Caruaru sabe que tem governadora e os prefeitos sabem que podem contar comigo”, disse a gestora.
A Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI) é a responsável pelo sistema que visa mapear a situação do transporte alternativo no Estado, a fim de propor ações incisivas para sua regulamentação. Durante toda a semana, a EPTI junto com a Associação Municipalista de Pernambuco – Amupe, realizou reuniões com o objetivo de divulgar a ação […]
A Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI) é a responsável pelo sistema que visa mapear a situação do transporte alternativo no Estado, a fim de propor ações incisivas para sua regulamentação. Durante toda a semana, a EPTI junto com a Associação Municipalista de Pernambuco – Amupe, realizou reuniões com o objetivo de divulgar a ação e sanar dúvidas a respeito do pré-cadastramento.
A iniciativa se deu após alteração no Art. 231 da Lei do Código de Trânsito Brasileiro, que instaurou infração gravíssima, com 7 pontos na carteira, multa de R$ 1.467,35 e imediata retenção do veículo para quem efetuar transporte remunerado de pessoas ou bens, quando não for licenciado para esse fim. O texto foi uma PL do deputado Daniel Coelho que virou Lei após ser sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro, e passa a vigorar a partir do dia 9 de outubro deste ano.
O Presidente da Amupe, José Patriota, em Assembleia Geral Extraordinária de prefeitos no fim de agosto, trouxe o tema para debate e articulou o tratamento da questão junto à EPTI, na pessoa de sua diretora-presidente, Marília Bezerra. As duas instituições optaram por visitar todo Estado para trazer conscientização do processo para a categoria.
Para realizar o cadastramento é necessário que se tenha um e-mail e o CPF. “Liberamos um CPF por veículo. O sistema de pré-cadastramento é auto-explicativo. Em 10 minutinhos é possível concluir o processo e o motorista já estará participando dessa ação que vai avaliar todas as condições e deliberar acerca de quem terá autorização para realizar esse serviço”, afirmou Marília Bezerra, diretora-presidente da EPTI.
Para o presidente José Patriota, as reuniões serviram para “afirmar que a Amupe e a EPTI estão mobilizadas para regularizar o transporte complementar intermunicipal do Estado. Quero agradecer as prefeituras nas pessoas dos prefeitos e secretários, que participaram das reuniões, como também a todos que fazem a categoria defendida, para juntos construirmos um modelo de transporte seguro para todos”, completou.
O prazo para o término do pré-cadastramento termina amanhã, dia 20 de setembro, e pode ser feito através do site da EPTI (www.epti.pe.gov.br).
O representante das associações e cooperativas de transporte complementar no Estado, João Chaves, que também é vereador da cidade São Caetano, no Agreste pernambucano, destacou o papel da Amupe e da EPTI como articuladoras da pauta. Segundo ele, o processo de cadastramento ficou mais rápido e está tendo maior adesão.
“Quando a Amupe se colocou à disposição da categoria, a divulgação do tema entre os municípios ficou mais intensa. Hoje, temos representantes nas prefeituras que estão apoiando as associações e cooperativas no cadastro dos loteiros, a exemplo de meu município São Caetano, pelo prefeito Jadiel Braga. Queremos agradecer à Amupe, na pessoa do seu presidente José Patriota, e a diretora-presidente da EPTI, Marília Bezerra, que representa o Governo do Estado”, completou.
Estado decretou luto oficial por seu falecimento O velório do deputado estadual Waldemar Borges está sendo realizado até 13h, na Assembleia Legislativa de Pernambuco. O sepultamento ocorrerá logo em seguida, no Cemitério Morada da Paz. Waldemar Borges morreu ontem, aos 67 anos, após sucumbir a um câncer de fígado. Muitas são as manifestações de solidariedade. […]
O velório do deputado estadual Waldemar Borges está sendo realizado até 13h, na Assembleia Legislativa de Pernambuco. O sepultamento ocorrerá logo em seguida, no Cemitério Morada da Paz.
Waldemar Borges morreu ontem, aos 67 anos, após sucumbir a um câncer de fígado. Muitas são as manifestações de solidariedade.
A governadora Raquel Lyra disse ter recebido com pesar a notícia do falecimento do deputado estadual Waldemar Borges. “Fomos colegas na Assembleia Legislativa e tivemos um convívio marcado pelo respeito e amor a Pernambuco”. Em reconhecimento à sua vida pública dedicada ao estado, o Governo de Pernambuco decretou luto oficial por três dias. “Que Deus console o coração da sua esposa, a ministra Luciana Santos, seus filhos, inúmeros amigos, seu time e todos os pernambucanos que lamentam sua partida”, disse.
Veja mais homenagens:
Quero expressar meus sentimentos pelo falecimento do deputado estadual Waldemar Borges, uma das principais lideranças do PSB em Pernambuco e grande defensor da democracia. À sua esposa, a querida companheira Luciana Santos, e aos seus filhos Walzinho, Mariana e Luana, deixo um abraço forte e caloroso, que estendo a todos seus amigos e companheiros de luta.
Do presidente Lula
Há pessoas que passam pela vida pública ocupando um cargo. Outras ocupam um lugar na memória de quem teve o privilégio de caminhar ao seu lado.
Hoje, me despeço de Waldemar Borges com o coração apertado. Nos corredores da Alepe, entre reuniões, debates e votações, construímos uma convivência pautada pelo respeito, mesmo quando os caminhos da política apontavam para posições diferentes. Era alguém que honrava a palavra, defendia suas ideias com firmeza e compreendia que a democracia se fortalece no diálogo.
A Assembleia ficará um pouco mais silenciosa sem sua presença. Faltarão as conversas, os cumprimentos diários, os encontros que a rotina do Parlamento transforma em amizade e respeito. Ficarão as lembranças, os ensinamentos e a certeza de que sua trajetória ajudou a escrever uma parte importante da história de Pernambuco.
Que Deus o receba em paz.
Luciano Duque – Deputado Estadual
A política perde um dos homens mais hábeis, valentes e íntegros da nossa geração, com mais de quatro décadas de atuação irretocável na vida pública. Amigos desde a juventude, nos aproximamos no movimento estudantil e partidário, época em que Wal, junto com Eduardo Campos, Luciana Santos, Renildo Calheiros, Raul Henry, Sileno Guedes , Aluízio Lessa e tantos outros, liderou o segmento da juventude na luta pela redemocratização! Wal fará muita falta nos dias de hoje para toda a sociedade, em especial para seus familiares e amigos e será sempre lembrado por seu companheirismo e generosidade e eterna disposição para ajudar e lutar pelo próximo.
Marcelo Canuto
Recebi com profunda tristeza a notícia da partida do nosso querido amigo, parceiro, confidente e familiar Waldemar Borges. Mesmo estando em tratamento e me recuperando de uma pneumonia, não poderia deixar de me manifestar neste momento de dor.
Foi Wal quem me deu a minha primeira oportunidade de trabalhar no serviço público, como estagiário na Prefeitura do Recife. Foi ali que nasceu em mim a paixão por servir às pessoas e dedicar minha vida à gestão pública.
Já se passaram 26 anos desde então, trabalhando e servindo com o mesmo propósito. Tive a honra de votar em Waldemar Borges em três eleições para deputado estadual e, ao longo dessa caminhada, também tivemos a oportunidade de trabalhar pelo povo de Afogados da Ingazeira. Muitas das importantes conquistas e ações realizadas em nosso município têm a contribuição desse político ético, correto, humano e comprometido com o bem público. Existem políticos que falam de honestidade e lealdade, Wal não só falava, como exercia no seu dia a dia como propósito de vida.
Neste momento de imensa dor, abraço com todo o meu carinho toda a família e, de forma muito especial, Luciana Santos e seus filhos, Walzinho, Mariana e Luana, aos quais transmito minha solidariedade, meu afeto e minhas orações.
Que Deus conceda força, fé e serenidade para enfrentar essa perda tão difícil. Que as lembranças, os ensinamentos e o legado deixados por Waldemar Borges permaneçam vivos, sendo fonte de conforto, inspiração e esperança para todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo e conviver com ele.
Descanse em paz, Wal. Sua história e seu exemplo jamais serão esquecidos.
A Deputada Estadual e Presidente do PT, Tereza Leitão, se posicionou sobre a nota de Antonio Campos em defesa do impeachment, que a Deputada classifica como “carta de apoio ao golpe institucional da direita”. Diz Tereza: O senhor Antônio Campos deveria respeitar as instâncias partidárias e, se queria expor sua opinião, deveria fazê-lo depois da […]
A Deputada Estadual e Presidente do PT, Tereza Leitão, se posicionou sobre a nota de Antonio Campos em defesa do impeachment, que a Deputada classifica como “carta de apoio ao golpe institucional da direita”. Diz Tereza:
O senhor Antônio Campos deveria respeitar as instâncias partidárias e, se queria expor sua opinião, deveria fazê-lo depois da reunião do diretório do seu partido.
O próprio PSB, cujo neófito está filiado, teve muitos dos seus militantes perseguidos pelo regime ditatorial que vigorou no Brasil nas décadas de 1960 e 1970.
A deferência à figura do ex-governador Miguel Arraes não deveria se resumir apenas às centenas de fotos em outdoors espalhados na cidade de Olinda, mas sim, em respeitar seu legado e seu alinhamento político com as forças progressistas, populares e democráticas.
Esperamos que o Diretório Nacional do PSB permaneça no campo democrático e contribua serenamente com o debate sobre o futuro do país.
Você precisa fazer login para comentar.