Notícias

UPAE de Afogados passará a oferecer DIU hormonal para pacientes da região

Por Nill Júnior

Uma boa notícia da Unidade Pernambucana de Atendimento Especializado (UPAE) Dom Francisco de Mesquita Filho, em Afogados da Ingazeira.

A partir do próximo dia 1 de março, ela vai implantar a oferta de Dispositivo Intrauterino (DIU) hormonal, voltado para pacientes entre 12 e 50 anos.

A UPAE de Afogados da Ingazeira, desde 2014, já oferece a inserção do DIU de cobre e, a partir do mês de março, vai incluir o dispositivo hormonal.

O serviço será 100% regulado pela Central de Marcação de Consultas e Exames do Estado de Pernambuco, e será indicado para mulheres que atendam as indicações para o uso do DIU hormonal.

A nova oferta vai atender a 3ª macrorregião (Arcoverde, Serra Talhada e Afogados da Ingazeira), que corresponde às VI, X e XI GERES.

Outras Notícias

Exclusivo: Augusto e Ecleriston dizem não à disputa em São José do Egito

O blog apurou detalhes da reunião da bancada de vereadores da situação com os possíveis candidatos a sucessão do prefeito Evandro Valadares (PSB), em São José do Egito. Estiveram presentes todos os vereadores da situação:  Alberto de Zé Loló, Doido de Zé Vicente, Henrique Marinho, Gerson Souza, David, Prato de Papa, Tadeu do Hospital, Patrícia de […]

O blog apurou detalhes da reunião da bancada de vereadores da situação com os possíveis candidatos a sucessão do prefeito Evandro Valadares (PSB), em São José do Egito.

Estiveram presentes todos os vereadores da situação:  Alberto de Zé Loló, Doido de Zé Vicente, Henrique Marinho, Gerson Souza, David, Prato de Papa, Tadeu do Hospital, Patrícia de Bacana e Beto de Marreco. O encontro aconteceu na Fazenda do líder do governo, Alberto de Zé Lolo.

Segundo vereadores governistas consultados pelo blog, foram realizadas duas reuniões. A primeira na noite desta quinta-feira (18) com o vice-prefeito e cardiologista Ecleriston Ramos (PSB).

Ele elencou motivos pessoais, familiares e profissionais e informou que não seria candidato e estaria a disposição para ajudar o grupo na eleições de 2024.

Na segunda reunião, nesta manhã de sexta-feira (19), já com o atual prefeito de Ouro Velho, Augusto Valadares (União Brasil), ele também informou que não iria para a disputa, por motivos pessoais.

Segundo apurado, Augusto reclama ter sido “rifado” da disputa pelo Secretário de Saúde Paulo Jucá, genro de Evandro,  pela filha do prefeito e Secretária de Ação Social Isabela Valadares, e pela Secretária de Finanças e prima do prefeito, Luísa Siqueira. A rusga entre o grupo de Paulo e Augusto ficou pública nos últimos meses.

Segundo o blog apurou a decisão de Ecleriston seria irreversível.

No caso de Augusto, mesmo este afirmando que não seria candidato, ainda restaria uma pequena possibilidade no seu retorno à disputa, caso resolvidos os problemas familiares.

Os vereadores estão reunidos com o prefeito Evandro e com o Secretário de Saúde Paulo Jucá para tentar resolver toda essa celeuma, tentando apaziguar os ânimos entre Jucá e Augusto.

Sem eles,  suge um quarto nome. O nome do empresário Edilio Lira foi ventilado, porém, o mesmo também disse não, conforme nota do blog.

Agora, um quarto nome ventilado seria o do odontólogo George Borja, sócio e amigo pessoal de Paulo Juca. Também sobrinho do ex-vereador Nenen de Zé Dudu. Ele pode encabeçar a chapa se não houver o cachimbo da paz entre Paulo e Augusto.

Tuparetama: com nova estrutura, Sávio Torres reabre Feira do Gado

Prefeito também isentou os pecuaristas de pagarem a taxa do GTA por dois meses O prefeito Sávio Torres, reabriu na manhã desta segunda-feira (27), a Feira de Animais de Tuparetama, que voltou a funcionar com a estrutura ampliada e toda revitalizada. O espaço leva o nome de José Paulino, pai da vereadora Luciana Paulino, que […]

Prefeito também isentou os pecuaristas de pagarem a taxa do GTA por dois meses

O prefeito Sávio Torres, reabriu na manhã desta segunda-feira (27), a Feira de Animais de Tuparetama, que voltou a funcionar com a estrutura ampliada e toda revitalizada. O espaço leva o nome de José Paulino, pai da vereadora Luciana Paulino, que esteve presente com os seus familiares, realizando uma homenagem. 

Em sua fala, o prefeito destacou as novas instalações da feira, uma obra realizada com recursos próprios do município. O gestor anunciou a isenção do pagamento da Guia de Transporte de Animais (GTA) nos próximos meses.

“A partir de hoje os pecuaristas de Tuparetama irão desfrutar de um espaço totalmente renovado e com diversas benfeitorias realizadas, a exemplo da construção dos novos currais e do escritório administrativo. O nosso governo continua investindo em obras que reforçam a geração de emprego e renda e como forma de incentivar esse retorno, vamos isentar os pecuaristas de pagar o GTA nos próximos dois meses.”, disse o gestor.

O secretário municipal de Agricultura, José Eudes, expressou seus agradecimentos ao prefeito, lembrando dos esforços que o Governo Municipal fez para concretizar o sonho de muitos produtores rurais. 

“Desde o dia que levamos o projeto de revitalização para o prefeito, ele nos deu a garantia de que iria transformar este lugar. Hoje, a felicidade toma de conta de todos os presentes, pois é daqui que os pecuaristas retiram o sustento da família. Agora eles voltam a realizar suas atividades comerciais da forma que merecem.”, afirmou.

O ato de entrega contou com a participação do vice-prefeito Diógenes Patriota, dos secretários de governo, vereadores, servidores, produtores rurais e da população que esteve conferindo de perto as novas instalações da feira.

Estrutura renovada

Com recursos próprios, a gestão municipal realizou a compra de um terreno particular localizado nas imediações que deu espaço aos currais de caprinos e ovinos. Bastante cobrado pelos frequentadores da feira, foi construído um escritório administrativo para a emissão do GTA e de outros documentos. O espaço passa a contar com banheiros para os funcionários e outro de uso coletivo.

Todo os currais ganharam instalação de água encanada e cochos individuais. A iluminação do local foi ampliada e as lâmpadas substituídas por LED.

Decisão de Maranhão de anular impeachment foi tomada após encontro com Flávio Dino

A decisão do presidente interino da Câmara, Waldir Maranhão (PP-MA), de anular o impeachment da presidente Dilma Rousseff foi costurada nos mínimos detalhes com o governador do Maranhão, Flávio Dino (PC do B). No domingo (8), Dino esteve com Maranhão em São Luís, em encontro em sua residência. No fim da tarde, os dois pegaram um […]

mara

A decisão do presidente interino da Câmara, Waldir Maranhão (PP-MA), de anular o impeachment da presidente Dilma Rousseff foi costurada nos mínimos detalhes com o governador do Maranhão, Flávio Dino (PC do B).

No domingo (8), Dino esteve com Maranhão em São Luís, em encontro em sua residência. No fim da tarde, os dois pegaram um avião da FAB (Força Aérea Brasileira) e seguiram para Brasília, onde escreveram a decisão que atende a um recurso da Advocacia-Geral da União (AGU).

No mesmo domingo, Maranhão fez de tudo para omitir sua agenda de encontros em São Luís, seu berço eleitoral. Normalmente, ele voltaria para Brasília na segunda ou terça-feira, mas decidiu adiantar seu retorno para o domingo.

Maranhão decidiu anular as três sessões em que a Câmara votou e decidiu pelo prosseguimento do pedido de impeachment de Rousseff. Ele determinou que uma nova votação aconteça no prazo de cinco sessões “contadas da data em que o processo for devolvido pelo Senado à Câmara”. Não há uma data definida para isso acontecer.

Pelo Twitter, Dino disse considerar normal que Maranhão peça a sua opinião. “Natural que o deputado Waldir Maranhão, sendo do meu Estado, peça minha opinião sobre temas relevantes. Como eu peço a ele também”, escreveu.

“Juridicamente, a decisão do deputado Waldir Maranhão é centenas de vezes mais consistente do que o pedido do tal “impeachment’.”

Dino está por trás da decisão de Maranhão de votar contra o impeachment de Dilma. Para ele, há uma promessa de compor chapa com Dino como candidato ao Senado em 2018, além de ter a promessa de assumir uma secretaria de Ciência e Tecnologia no Maranhão.

Segundo reportagem da “Folha de S.Paulo”, Maranhão também esteve com “emissários” do Palácio do Planalto e com o advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo, na véspera de decidir anular as sessões que aprovaram o impeachment.

A AGU é autora do pedido que deu base para a decisão do pepista e que criou uma reviravolta no processo de afastamento de Dilma. (Com Estadão Conteúdo)

Quase 1 milhão de brasileiros no exterior estão aptos a votar nas eleições de 2026

Eleitorado fora do país cresceu cerca de 358% desde 2010 e participa apenas da escolha para presidente e vice-presidente da República. Nas eleições de 2026, 918.876 brasileiros com domicílio eleitoral no exterior estão aptos a votar. Eles estão distribuídos por 134 países e representam pouco mais de 0,5% dos aproximadamente 158,7 milhões de eleitores brasileiros. […]

Eleitorado fora do país cresceu cerca de 358% desde 2010 e participa apenas da escolha para presidente e vice-presidente da República.

Nas eleições de 2026, 918.876 brasileiros com domicílio eleitoral no exterior estão aptos a votar. Eles estão distribuídos por 134 países e representam pouco mais de 0,5% dos aproximadamente 158,7 milhões de eleitores brasileiros.

O número de brasileiros habilitados a votar fora do país vem aumentando nas últimas eleições. Em 2010, eram pouco mais de 200 mil eleitores. O contingente passou para cerca de 354 mil em 2014, chegou a 500 mil em 2018 e ficou próximo de 700 mil em 2022.

Na comparação com a última eleição geral, o crescimento foi de aproximadamente 31,8%. Já em relação a 2010, o aumento acumulado chega a cerca de 358%.

Entre os eleitores cadastrados no exterior, as mulheres são maioria, representando 57% do total, enquanto os homens correspondem a 43%.

Os dados do Tribunal Superior Eleitoral também mostram que 52% dos eleitores no exterior são solteiros, 42% casados, 6% divorciados e 1% viúvos. O cadastro registra ainda 6.614 pessoas com deficiência.

Em relação à escolaridade, 38% possuem ensino superior completo. Outros 29% concluíram o ensino médio e 13% têm ensino superior incompleto. A faixa etária com maior número de eleitores é a de 40 a 44 anos.

Quem possui domicílio eleitoral fora do Brasil vota exclusivamente para presidente e vice-presidente da República. No primeiro turno, a votação será realizada em 4 de outubro. Caso seja necessário segundo turno, a nova votação acontecerá em 25 de outubro.

O eleitor que estiver no exterior e não comparecer à votação poderá justificar a ausência por meio do aplicativo e-Título ou presencialmente nas mesas receptoras que funcionarem com urna eletrônica.

Fonte: Agência Brasil
Foto: Tânia Rêgo/TSE

Covid-19: Serra vacina trabalhadores da educação e mais 5 grupos prioritários nesta sexta-feira

A Prefeitura de Serra Talhada, por meio da Secretaria de Saúde, anuncia que na próxima sexta-feira (04) o município irá avançar no calendário de imunização vacinando mais seis grupos prioritários contra a Covid-19. Serão vacinados os trabalhadores da educação que atuam em creches, pré-escolar, ensino fundamental, ensino médio, profissionalizantes, EJA e ensino superior; os motoristas […]

A Prefeitura de Serra Talhada, por meio da Secretaria de Saúde, anuncia que na próxima sexta-feira (04) o município irá avançar no calendário de imunização vacinando mais seis grupos prioritários contra a Covid-19.

Serão vacinados os trabalhadores da educação que atuam em creches, pré-escolar, ensino fundamental, ensino médio, profissionalizantes, EJA e ensino superior; os motoristas de transporte coletivo acima de oito passageiros; os garis e trabalhadores de resíduos sólidos; e os trabalhadores do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS e Conselho Tutelar; moradores em situação de rua; e pessoas em geral com 59 anos ou mais.

A convocação para vacinação é destinada às pessoas destes grupos prioritários cadastradas no VacinaSerra e atenderá a ordem de cadastramento e quantidades de doses disponíveis no PNI Municipal. A vacinação acontecerá em todas as unidades de saúde a partir das 08h.

Faça o seu cadastro no VacinaSerra, aplicativo disponível no site da prefeitura: www.serratalhada.pe.gov.br .