Notícias

TSE determina que WhatsApp informe se empresas fizeram disparos em massa na eleição

Por André Luis
Celulares usados em empresa para enviar mensagens de WhatsApp em massa – Reprodução

Reportagem da Folha mostrou, porém, que agências compravam chips de celular e os registravam em nome de terceiros, de forma fraudulenta

Angela Boldrini e Patrícia Campos Mello/Folha de São Paulo

O corregedor-geral do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Og Fernandes, determinou que o WhatsApp informe se empresas dispararam mensagens em massa durante a campanha eleitoral de 2018.

Os números que constam no despacho da última quinta-feira (7) foram fornecidos por empresas de telefonia como Tim, Vivo, Claro, Algar e Oi e pertencem a pessoas jurídicas e físicas.

Na decisão, o ministro dá três dias para o WhatsApp informar se os telefones informados fizeram disparos em massa. Além disso, requer informações sobre se foram tomadas medidas de bloqueio ou banimento das contas citadas entre os dias 14 de agosto e 28 de outubro de 2018.

Os números citados pertencem às empresas Quickmobile, Yacows, Croc Services e SMSMarket.

No entanto, reportagem da Folha de dezembro de 2018 mostrou que agências compravam centenas de chips de celular e os registravam em nome de terceiros, de forma fraudulenta, e não em nome próprio ou de seus sócios, como aponta documento de um ex-funcionário da Yacows apresentado por ele à Justiça do Trabalho e obtido pelo jornal.

Portanto, a medida de obter os números registrados em nome das agências e sócios não será eficaz para a investigação sobre disparos em massa na campanha.

Para chegar aos autores dos disparos, as autoridades deveriam requisitar ao WhatsApp os números que foram banidos pela plataforma e, a partir daí, solicitar às operadoras o IP desses números, que indicaria a localização de onde foram usados. Leia a íntegra da reportagem na Folha de São Paulo.

Outras Notícias

Opinião: saneamento urgente para o Pajeú

Por Marcus Vinicius Caldeira Antunes* Por volta de 2012 houve uma epidemia de dengue e zika no Brasil. O Vale do Pajeú não escapou do problema, porém a cidade de Quixaba apresentou a menor incidência da doença, bem abaixo dos demais municípios da região. O motivo? Em 1999 havia sido construída a ETE (Estação de […]

Por Marcus Vinicius Caldeira Antunes*

Por volta de 2012 houve uma epidemia de dengue e zika no Brasil. O Vale do Pajeú não escapou do problema, porém a cidade de Quixaba apresentou a menor incidência da doença, bem abaixo dos demais municípios da região. O motivo? Em 1999 havia sido construída a ETE (Estação de Tratamento de Esgotos) da sede municipal, ligando 90% das residências existentes na época.

Ao longo dos últimos 20 anos elaboramos mais de 20 projetos de Esgotamento Sanitário para sedes municipais e povoados da região do Pajéu, entre eles Tabira, Solidão, Santa Terezinha, Ingazeira, Iguaraci, Calumbi e Mirandiba. As obras? Algumas foram iniciadas, outras nada.

Em 2010 a Codevasf iniciou um programa de implantação de SES (Sistema de Esgotamento Sanitário) na bacia do Rio Pajéu, afluente do rio São Francisco. Iniciou obras em Sertânia, Tabira, Afogados da Ingazeira, Santa Terezinha, Iguaraci e Calumbi. Não concluiu nenhuma até esta data.

O CIMPAJEÚ tem todas as condições para assumir a gestão do assunto. Chamar para si a responsabilidade, ativar o Núcleo de Saneamento, incluindo os assuntos de Resíduos Sólidos, Abastecimento de Água e Drenagem para concentrar os recursos, planejar as ações, reduzir os custos e agilizar as soluções.

O IFPE – Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco está instalado em Afogados da Ingazeira e forma em média 20 (vinte) técnicos de nível médio na especialidade saneamento. É uma mão-de-obra preciosa para compor a equipe necessária ao cumprimento das metas estabelecidas em um Programa de Saneamento do Vale do Pajéu. Dezenove municípios unidos representam a força política mais de 350 mil pessoas. Vamos trabalhar nessa direção!

Marcus Vinicius Caldeira Antunes é Engenheiro Civil, com o CREA 12346-D/RS

Arcoverde: Assistência Social desmente que estaria realizando processo seletivo para o CRAS

Em virtude de notícias falsas no município envolvendo a realização de Processo Seletivo do CRAS, para o corrente ano, a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Arcoverde informa que no momento não está realizando a referida seleção. Portanto, informações que se encontram principalmente em redes sociais, sobre o Processo Seletivo CRAS 2022 de Arcoverde, […]

Em virtude de notícias falsas no município envolvendo a realização de Processo Seletivo do CRAS, para o corrente ano, a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Arcoverde informa que no momento não está realizando a referida seleção.

Portanto, informações que se encontram principalmente em redes sociais, sobre o Processo Seletivo CRAS 2022 de Arcoverde, são falsas. Ressaltamos inclusive, que os links que estão circulando têm o intuito de roubar os dados de quem efetua preenchimentos.

A Gestão Municipal de Arcoverde repudia a conduta e já se encontra investigando toda a situação, para que providências cabíveis sejam tomadas. Orientamos à população para o não preenchimento de formulários online que não se encontrem disponíveis no site da Prefeitura de Arcoverde. Qualquer dúvida, a referida repartição municipal se encontra à disposição para mais esclarecimentos.

Azul vistoria Aeroporto de Serra Talhada ainda este mês, confirma Câmara

A Comitiva do governo municipal de Serra Talhada foi representada pelo vice-prefeito Márcio Oliveira, ao lado de vereadores e Secretários da gestão Luciano Duque, na recepção ao governador Paulo Câmara, ontem a tarde. O prefeito Luciano Duque não foi recepcioná-lo alegando questões de agenda.  Em Serra,  Câmara pousou com sua comitiva e aproveitou para acompanhar […]

O vice Márcio Oliveira representou o prefeito Luciano Duque

A Comitiva do governo municipal de Serra Talhada foi representada pelo vice-prefeito Márcio Oliveira, ao lado de vereadores e Secretários da gestão Luciano Duque, na recepção ao governador Paulo Câmara, ontem a tarde.

O prefeito Luciano Duque não foi recepcioná-lo alegando questões de agenda.

 Em Serra,  Câmara pousou com sua comitiva e aproveitou para acompanhar as obras de requalificação do Aeroporto da cidade, que receberá vôos da rota Recife-Serra, pela companhia Azul.

Também estiveram recepcionando o gestor nomes como o presidente do PR, Alan Pereira, ligado ao Secretário Sebastião Oliveira, João Duque Filho, o Duquinho, e outras lideranças.

Em sua conta no Instagram, o governador falou da visita. “Vistoriei as obras do Aeroporto de Serra Talhada, que vamos inaugurar em dezembro”. E confirmou: “Ainda este mês a Azul Linhas Aéreas vai visitar o Terminal. E vamos ter vôos chegando no Sertão com qualidade e conforto para a população”.

 

Afogados: Centro Comunitário vai homenagear Eduardo Campos

Em Afogados da Ingazeira, lideranças comunitárias do Bairro Padre Pedro Pereira procuraram o prefeito José Patriota para batizar o Centro Comunitário Multiuso do Bairro com o nome de Eduardo Campos. Segundo o prefeito José Patriota em entrevista esta semana ao Jornal do Commercio, os moradores foram voluntariamente à prefeitura externar este desejo. O centro é […]

comunidade comemorou

Em Afogados da Ingazeira, lideranças comunitárias do Bairro Padre Pedro Pereira procuraram o prefeito José Patriota para batizar o Centro Comunitário Multiuso do Bairro com o nome de Eduardo Campos.

Segundo o prefeito José Patriota em entrevista esta semana ao Jornal do Commercio, os moradores foram voluntariamente à prefeitura externar este desejo. O centro é uma reivindicação de vinte anos da comunidade local.

A ordem de serviço foi assinada no último dia 24 de junho. A previsão de inauguração do Centro é para dezembro deste ano. O espaço terá cursos profissionalizantes, capacitações, atividades educativas e de integração da comunidade.

“Esta é apenas a primeira. Tenho certeza de que surgirão mais homenagens”, disse Patriota.

Luciano Huck desiste de disputa à Presidência da República

Luciano Huck decidiu não disputar a Presidência da República em 2018. A informação é do colunista Lauro Jardim, do jornal “O Globo”, neste domingo (26). O apresentador do “Caldeirão do Huck” havia recebido um ultimato da TV Globo e teria que deixar a emissora mês que vem caso quisesse ser candidato. O anúncio oficial será […]

Luciano Huck decidiu não disputar a Presidência da República em 2018. A informação é do colunista Lauro Jardim, do jornal “O Globo”, neste domingo (26). O apresentador do “Caldeirão do Huck” havia recebido um ultimato da TV Globo e teria que deixar a emissora mês que vem caso quisesse ser candidato.

O anúncio oficial será feito pelo marido de Angélica nesta segunda, durante entrevista em São Paulo. Nesta semana, uma pesquisa divulgada pelo jornal “O Estado de S.Paulo” informou que sua aprovação chegou a 60%.

Ainda de acordo com o colunista, o apresentador, que nunca confirmou sua intenção de tentar substituir Michel Temer, continuará envolvido com os movimentos suprapartidários Agora! e Renova BR. E sua decisão de não se candidatar foi tomada na última quinta-feira, quando a pesquisa do “Estado” foi divulgada.

Em maio passado, Huck já havia dito que não tinha interesse em ser presidente da República, porém manifestou sua vontade de fazer algo pelo País. “N ão vou deixar de me envolver e de me dedicar à transformação do País. Acredito que, de onde estou, posso fazer muito e contribuir muito mais”, escreveu em artigo o apresentador.

Antes mesmo do marido de Angélica tomar sua decisão, a emissora carioca estudava como poderia ficar sua grade de sábado em o casal. A apresentadora também deixaria o canal em caso de Huck sair candidato. As tardes poderiam ser ocupadas por filmes ou por Marcio Garcia, às voltas, atualmente, com a nova temporada do “Tamanho Família”. O nome dele foi escolhido como opção, justamente, por já ter experiência em comandar programas de auditório.

Em maio, o senador foi indicado em uma etapa da Operação Lava-Jato ao supostamente receber propina dos irmãos Joesley e Wesley Batista. Alguns internautas apontaram que Huck teria deletado fotos de Aécio Neves de sua rede social. ” Não haveria razão para deletar quaisquer imagens das minhas páginas. Mas como a internet é um território sem lei, qualquer um pode dizer o que quiser”, explicou o pai de Joaquim, Benício e Eva.