Notícias

Teresa Leitão também defende Marília

Por Nill Júnior

Prezado Nill Júnior,

Atacar as opiniões políticas de uma parlamentar, com adjetivos jocosos, de forma machista, não é papel de um Secretário de Estado. Indignar-se não é “birra”, tampouco quem expõe suas opiniões não é necessariamente uma pessoa “mimada”. Uma grande parte da militância petista queria e quer candidatura própria em muitos municípios porque anseia em ser protagonista no processo eleitoral, defender o PT e fortalecer a chapa de vereadores e vereadoras.

Lideranças de outros partidos estão discutindo suas candidaturas, não sendo necessário a alguns petistas serem mais realistas que o rei e se anteciparem em posições de adulação aos partidos aliados. Atacar uma parlamentar do PT não deve ser prova da fidelidade radical ao governo.

Marília Arraes, primeira mulher eleita deputada federal pelo PT de Pernambuco, cumpre seu mandato com respeito ao partido, do qual é uma das vice-líderes, cerrando fileiras com a bancada na oposição ao governo federal.

Atacá-la, em uma entrevista onde as ações da Secretaria eram a temática, denota a insensatez de um discurso raivoso que não agrega valor ao Partido dos Trabalhadores. Referir-se ao PED como espaço de revanche, demonstra o quanto o debate sobre a cidade pode ser apequenado por interesses pessoais. A conjuntura exige mais de todos nós.

Teresa Leitão
Deputada Estadual (PT/PE)

Outras Notícias

Serra Talhada participa de mostra e seminário sobre academias das cidades e saúde

A secretaria de Esportes e Lazer de Serra Talhada, juntamente com Kalyne Nogueira, coordenadora dos polos da Academia das Cidades no município, estão em Gravatá-PE, participando do 2º Seminário de qualificação para professores dos programas Academia das Cidades e da Saúde e também da 1ª Mostra de Experiências nestes programas. O evento reúne todos os […]

unnamed (1)

A secretaria de Esportes e Lazer de Serra Talhada, juntamente com Kalyne Nogueira, coordenadora dos polos da Academia das Cidades no município, estão em Gravatá-PE, participando do 2º Seminário de qualificação para professores dos programas Academia das Cidades e da Saúde e também da 1ª Mostra de Experiências nestes programas.

O evento reúne todos os municípios pernambucanos e conta com a participação de Danielly Alencar, representante do Ministério da Saúde, Maria Francisca, superintendente da atenção primária da saúde e Silvio Roberto, secretário executivo de projetos especiais.

O Seminário procurar qualificar os profissionais para melhor desempenho nas Academias das Cidades e a Mostra serve para repartir experiências vividas em cada unidade.

unnamed

Para Vânia Melo, secretária de Esportes do município este é um momento “muito positivo”, diz ela e comemorou por Serra Talhada ter sido destaque no evento, “fomos bastantes elogiados por mantermos nossos polos atuantes nos três horários, manhã, tarde e noite”, completou Vânia.

Atualmente estão em funcionamento duas “Academias da Cidade” no município, uma no bairro do IPSEP e outra no Bom Jesus e, já em fase de conclusão a Academia da Saúde do Bairro Mutirão, “em breve estaremos inaugurando mais este espaço, destinado ao lazer, a saúde e ao bem-estar de toda comunidade”, finalizou Vânia Melo.

Novo delegado Clay Anderson tem desafio de frear a violência em Tabira

Ainda em fase de transição o delegado Clay Anderson está assumindo a delegacia de Polícia Civil de Tabira. Em entrevista ao comunicador Anchieta Santos na Rádio Cidade FM, o delegado que é natural de Natal no Rio Grande do Norte, disse estar ainda conhecendo a cidade.  “Levantamentos foram feitos”, disse já ter ouvido muita coisa, […]

Ainda em fase de transição o delegado Clay Anderson está assumindo a delegacia de Polícia Civil de Tabira. Em entrevista ao comunicador Anchieta Santos na Rádio Cidade FM, o delegado que é natural de Natal no Rio Grande do Norte, disse estar ainda conhecendo a cidade. 

“Levantamentos foram feitos”, disse já ter ouvido muita coisa, conseguiu apurar muita coisa, tem conseguido escutar alguns segmentos, as demandas da população através da Rádio Cidade, e se mostrou disposto a executar o trabalho de Polícia Judiciária e de inteligência, que sirva a sociedade e consiga solucionar os crimes ocorridos no município, em especial os crimes violentos, letais e intencionais, como homicídio e o latrocínio, que são focos do Pacto Pela Vida. 

Clay  Anderson assegurou que trabalhará para dar robustez as investigações e que os acusados sejam punidos e os resultados positivos venham. 

Mostrando conhecimento dos índices de violência em Tabira, o novo delegado citou que Tabira em 2018 registrou 4 homicídios consumados, em 2010 foram 10 homicídios, em 2020 foram 12 assassinatos, fora os tentados, o que chamou a atenção do Governo do Estado de PE. 

O novo delegado admitiu que enfrentará dificuldades estruturais e de recursos humanos, mas que desafios existem para serem superados. Ao longo do Programa os ouvintes se mostraram confiantes no trabalho do novo delegado e desejaram boa sorte ao Clay Anderson.

Iguaracy discute implantação do SIM Consorciado

O secretário de Administração de Iguaracy, Marcos Melo, se reuniu, nesta terça-feira (18), com médica veterinária e consultora do Serviço de Inspeção Municipal SIM, Deorlanda Carvalho. Também participou da reunião o coordenador da Vigilância Sanitária do município, Eugenio Fausto. “Debatemos sobre a implantação do Serviço de Inspeção Municipal Consorciado através do CIMPAJEÚ”, informou Melo em […]

O secretário de Administração de Iguaracy, Marcos Melo, se reuniu, nesta terça-feira (18), com médica veterinária e consultora do Serviço de Inspeção Municipal SIM, Deorlanda Carvalho.

Também participou da reunião o coordenador da Vigilância Sanitária do município, Eugenio Fausto.

“Debatemos sobre a implantação do Serviço de Inspeção Municipal Consorciado através do CIMPAJEÚ”, informou Melo em suas redes sociais.

O SIM, certifica através do seu selo os produtos de origem animal, bem como vegetais minimamente processados. Para a agricultura familiar, esse é um momento favorável para a ocupação de espaço em mercados, especialmente os institucionais, como por exemplo, o Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE e o Programa de Aquisição de Alimentos – PAA.

“O Serviço de Inspeção Municipal Consorciado, possibilitará que Iguaracy possa comercializar os produtos de origem animal e vegetal para todos os municípios do Consorcio, além de garantir a segurança alimentar e a qualidade sanitária dos produtos alimentícios que são produzidos em nosso município e que chegam até a mesa do consumidor”, destacou Marcos Melo.

Encontro de prefeitos do PSB discute desafios da gestão pública

Organizado pela Fundação João Mangabeira e o PSB Nacional, o Seminário de Prefeitos e Vice-prefeitos do Partido Socialista Brasileiro (2017-2020) reuniu, nesta segunda-feira (24), em Brasília, gestores da legenda em Pernambuco, além de representantes da Executiva estadual. Com o tema Cidades das Pessoas: a construção do ambiente sustentável no Brasil, o evento teve o objetivo […]

Organizado pela Fundação João Mangabeira e o PSB Nacional, o Seminário de Prefeitos e Vice-prefeitos do Partido Socialista Brasileiro (2017-2020) reuniu, nesta segunda-feira (24), em Brasília, gestores da legenda em Pernambuco, além de representantes da Executiva estadual.

Com o tema Cidades das Pessoas: a construção do ambiente sustentável no Brasil, o evento teve o objetivo de discutir com os prefeitos eleitos o desafio da gestão pública nos municípios. O presidente estadual do PSB, Sileno Guedes, também participou do evento, que teve 63 inscritos de Pernambuco.

O encontro abordou temas como a Responsabilidade Fiscal e Responsabilidade Social – Experiências de Prefeitos Socialistas; Transparência Pública, Serviços Online e Fiscalização dos Atos Pela Comunidade. Em todos os painéis, houve destaque para a importância da participação popular nas administrações municipais como forma de alinhar a gestão às necessidades da população.

Um dos principais momentos do encontro foi o discurso do presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, que destacou que o Brasil vive a maior crise econômica, política e social de sua história. Ele ponderou que apesar da situação, existe esperança pois o Brasil está entre as dez maiores economias do planeta e que possui uma das dez maiores empresas de petróleo do mundo.

Siqueira usou o exemplo da França, onde dois candidatos foram escolhidos para disputar o segundo turno das eleições, para enfatizar que o mundo vive uma onda conservadora. “Nós vivemos uma onda perigosíssima que é o recrudescimento do conservadorismo”. Siqueira defendeu ainda que o PSB não renuncie aos seus ideais e se posicione contra a Reforma Trabalhista, ele lembrou que existe uma decisão unânime nesse sentido do Congresso do Partido de 2014.

Cerca de 300 socialistas, entre prefeitos, vice-prefeitos, gestores e lideranças de todo o País, participaram do evento, que ainda contou com a presença do senador Fernando Bezerra Coelho, do representante da Fundação João Mangabeira em Pernambuco, Adilson Gomes Filho, e de representantes dos segmentos sociais do PSB-PE.

Capibaribe Festival celebra arte, cultura e sustentabilidade em Serra Talhada, nos dias 10 e 11 

A Prefeitura de Serra Talhada, em parceria com a organização do Capibaribe Festival, realiza nos dias 10 e 11 de outubro mais uma edição do evento que une arte, cultura e sustentabilidade, com o tema “Do Sertão ao Mar”. A programação é aberta ao público e começa na quinta-feira (10), a partir das 17h30, no […]

A Prefeitura de Serra Talhada, em parceria com a organização do Capibaribe Festival, realiza nos dias 10 e 11 de outubro mais uma edição do evento que une arte, cultura e sustentabilidade, com o tema “Do Sertão ao Mar”. A programação é aberta ao público e começa na quinta-feira (10), a partir das 17h30, no Parque dos Ipês, seguindo na sexta-feira (11) com ações de trilha, plantio simbólico e exposições.

Durante o festival, o público poderá conferir exposições artísticas, pintura ao vivo, trabalhos das Marias Artesãs e mostras de artesanato local, incluindo uma oficina de produção de materiais decorativos a partir do reaproveitamento de garrafas. 

O evento contará ainda com a presença do MST, que trará uma feira agroecológica, além de projetos do SESC e da UFRPE/UAST, reforçando a integração entre instituições, artistas e comunidade. Também haverá apresentações culturais, com destaque para o grupo de dança do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Mutirão e o grupo Folhas Outonais, encerrando a noite com show musical.

A prefeita Márcia Conrado destacou a importância do festival como um espaço de valorização da cultura e da consciência ambiental. “O Festival Capibaribe é uma celebração das nossas raízes e do nosso compromisso com o meio ambiente. É um encontro do povo de Serra Talhada com a arte, com a natureza e com a sustentabilidade, mostrando que o Sertão também inspira e ensina o cuidado com o planeta.”

O secretário de Meio Ambiente, Sinezio Rodrigues, ressaltou o caráter educativo e participativo do evento. “Queremos que cada cidadão perceba que pequenas ações, como o reaproveitamento de materiais e o cuidado com os espaços verdes, fazem a diferença. O festival é um convite à reflexão e à ação coletiva em defesa da vida e do meio ambiente.” 

No dia 11 de outubro, a programação continua com uma trilha com ciclistas e um plantio simbólico no Parque Estadual Mata da Pimenteira. À tarde, haverá exposição no Shopping Serra Talhada e outro plantio simbólico no Memorial em Homenagem às Vítimas da COVID-19, reafirmando a conexão entre memória, natureza e futuro sustentável.