Notícias

Teresa e Humberto comemoram recursos para novo campus da Univasf

Por André Luis

Um antigo pleito do povo sertanejo será atendido em breve. Trata-se da expansão da Universidade do Vale do São Francisco (UNIVASF), que ganha um campus no município de Salgueiro.

A unidade será construída em terreno doado pela Prefeitura com aporte financeiro do Ministério da Educação (MEC), por meio de uma articulação feita pelos senadores Teresa Leitão e Humberto Costa e o deputado federal Carlos Veras.

Teresa Leitão comemorou a novidade lembrando que o investimento em educação é uma característica dos governos petistas: “A interiorização do ensino superior sempre foi uma política dos nossos governos, e nós temos agora mais um exemplo que foi dado pelo presidente Lula. Nós vamos ter mais um campus da UNIVASF, dessa vez no município de Salgueiro”.

A petista parabenizou o prefeito Marcones Sá e o reitor da UNIVASF, professor Telio Nobre Leite, e anunciou que será montada uma comissão para tratar da expansão dos cursos oferecidos pela nova unidade. “Com certeza isso é mais um exemplo do investimento que o nosso governo destina para a educação. Esse foi um pleito articulado coletivamente pela bancada do PT”, concluiu.

Humberto Costa também anunciou, em suas redes sociais, a novidade. O senador comentou que o campus será instalado na região central de Salgueiro, onde funcionava a antiga estação ferroviária, local escolhido pela própria UNIVASF. “Os recursos estão garantidos pelo Ministério da Educação e nós consideramos isso uma grande vitória de Pernambuco, que teve o nosso apoio, o apoio da bancada federal”.

Outras Notícias

Posição geográfica e qualidade de vida favorecem instalação de novas empresas em Afogados da Ingazeira

Por André Luis Aproveitando o momento de inauguração da Magazine Luiza em Afogados da Ingazeira, que aconteceu na manhã desta segunda-feira (12), a secretária de Administração de Afogados da Ingazeira, Flaviana Rosa, a empresária e membro da diretoria da CDL de Afogados e NDL de Carnaíba, Ilma Valério e o presidente da CDL de Afogados, […]

Por André Luis

Aproveitando o momento de inauguração da Magazine Luiza em Afogados da Ingazeira, que aconteceu na manhã desta segunda-feira (12), a secretária de Administração de Afogados da Ingazeira, Flaviana Rosa, a empresária e membro da diretoria da CDL de Afogados e NDL de Carnaíba, Ilma Valério e o presidente da CDL de Afogados, Glauco Queiroz, falaram sobre empreendedorismo e o aumento de interesses de grandes redes do varejo e atacado na região do Pajeú. Foi no Debate das Dez da Rádio Pajeú desta segunda.

O presidente da CDL, Glauco Queiroz, explicou que o fenômeno se dá pelo fato da empresas fugirem do mercado predatório dos grandes centros, e saem em busca de melhorar o escoamento de suas produções. “Assim começam a ver essas oportunidades de negócios no interior”, disse Glauco que também informou que há outras lojas com estudos de viabilidade para implantar lojas na cidade.

A secretária de Administração, Flaviana Rosa, informou que estudos revelaram que o setor de automobilismo e a área de construção civil, estão em plena expansão no município. “Afogados da Ingazeira, Serra Talhada e São José do Egito, aqui na nossa região, são os municípios com maior expansão imobiliária no Sertão do Pajeú”, informou a secretária que ainda relatou que a área de serviços também vem num crescente constante.

Para Flaviana, além da situação de localização geográfica, que beneficia a pujança econômica no município, outro fator que contribuiu para a instalação de novas empresas em Afogados é a qualidade de vida que a cidade oferece aos seus habitantes.

Outra informação importante passada pela secretária é que segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), ligado a área de Trabalho do Ministério da Economia, Afogados da Ingazeira está entre os dez municípios do Sertão de Pernambuco com abertura de empregos formais. “Foram 619 empregos formais abertos”, informou.

Flaviana ainda alertou para a falta de qualificação das pessoas que buscam emprego na cidade. “A maioria dos nossos empreendedores reclamam da falta de qualificação profissional dos candidatos a vagas de emprego. As pessoas estudam até o ensino médio e pensam que está resolvido. A gente oferece as oportunidades de qualificação profissional, mas muitos acabam não se qualificando”, informou a secretária.

Pesquisa realizada durante o debate, revelou que ouvintes e internautas da Pajeú, desejam que a próxima grande rede a abrir uma loja em Afogados seja as Casas Bahia.

Banco do Brasil em Sertânia só deve voltar a funcionar em março de 2017

A agência do Banco do Brasil em Sertânia, no Sertão de Pernambuco, não tem previsão para voltar a funcionar após sofrer assalto no último dia 7 de novembro, onde bandidos invadiram a agência e tentaram levar o dinheiro do cofre central. O fato é que desde esse dia a população que depende da agência bancaria […]

bancodobrasil-sertania-660x330

A agência do Banco do Brasil em Sertânia, no Sertão de Pernambuco, não tem previsão para voltar a funcionar após sofrer assalto no último dia 7 de novembro, onde bandidos invadiram a agência e tentaram levar o dinheiro do cofre central.

O fato é que desde esse dia a população que depende da agência bancaria para movimentação financeira, está tendo que se descolar para a cidade paraibana de Monteiro, e em Pernambuco para Custódia ou Arcoverde.

A previsão é que a agência do Banco do Brasil de Sertânia só volte a atender a população até pelo menos o mês de março de 2017, segundo o Tribuna do Moxotó.

Ainda é “menos ruim que o caso de Iguaraci: alvo de ação criminosa em 16 de junho, a agência ainda não voltou a atender a população. Ao contrário, o banco está exatamente como há praticamente vinco meses atrás. Com exceção do entulho, fragmentos da explosão e sujeira retirados, parece que lá na agência o tempo foi congelado naquela madrugada de quinta-feira, dias antes do São João.

Não existe atendimento no caixa. Dois únicos funcionários resolvem apenas algumas questões burocráticas ou internas. A maioria, de relacionamento com poucos clientes. Perguntados sobre alguma previsão para resolver o imbróglio, a resposta é a mesma, porque também não são informados: “não tem previsão”.

Ou seja, os bancos não se preocupam em melhorar o sistema de segurança, inutilizar cédulas de caixas após explosões para andar a frente dos bandidos, buscar mecanismos para dificultar a ação criminosa e ainda desrespeitam a população quando o assunto é a retomada da atividade de uma agência alvo de criminosos. Mas sabem ganhar dinheiro. E como…

Patos: Câmara de Vereadores define novo prefeito nesta sexta

A Câmara Municipal de Patos vai se reunir nesta sexta-feira (23) para escolher o novo presidente da Casa e consequentemente o novo prefeito da cidade depois da renúncia do presidente, prefeito interino Francisco Sales Junior na última terça-feira (20). O eleito deve comandar a cidade até dezembro de 2020 e será o quarto prefeito da […]

A Câmara Municipal de Patos vai se reunir nesta sexta-feira (23) para escolher o novo presidente da Casa e consequentemente o novo prefeito da cidade depois da renúncia do presidente, prefeito interino Francisco Sales Junior na última terça-feira (20).

O eleito deve comandar a cidade até dezembro de 2020 e será o quarto prefeito da cidade em menos de 3 anos. Sales Junior assumiu em abril deste ano depois da renúncia de Bonifácio Rocha que era o vice de Dinaldinho Wanderley afastado após a investigação chamada de “Cidade Luz”.

A operação denunciou cerca de 13 pessoas processadas por organização criminosa, corrupção ativa e passiva, desvio de recursos públicos, fraude em licitação e lavagem de capitais. Por causa disso, Bonifácio Rocha (PPS), que foi o vice-prefeito eleito, assumiu o cargo de prefeito. Mas, em abril deste ano, Bonifácio Rocha renunciou ao cargo também. Foi então que Sales Júnior, que era presidente da Câmara de Vereadores, acabou assumindo o cargo. Agora, ele também renunciou.

De acordo com o jornalista Eduardo Rabelo, Comunicador da Rádio Espinharas FM, falando a Cidade FM, os serviços essenciais estão mantidos, mas a cidade acumula prejuízos como a não realização do São Joao/2019 considerado o 3º maior do país.

Lucas Ramos visita o bairro Rio Corrente

Conversar com as pessoas, apresentar propostas que podem melhorar a vida da população e ouvir os anseios de cada um. Tem sido assim a rotina do candidato a deputado estadual pela Frente Popular de Pernambuco Lucas Ramos (PSB). Neste sábado (12), o socialista almoçou na casa do líder comunitário Edvanilson Amorim, no bairro do Rio Corrente, em […]

1

Conversar com as pessoas, apresentar propostas que podem melhorar a vida da população e ouvir os anseios de cada um. Tem sido assim a rotina do candidato a deputado estadual pela Frente Popular de Pernambuco Lucas Ramos (PSB). Neste sábado (12), o socialista almoçou na casa do líder comunitário Edvanilson Amorim, no bairro do Rio Corrente, em Petrolina. “Chamei meus amigos e familiares aqui para que eles pudessem conhecer as propostas de Lucas Ramos. Vejo de perto a força e a motivação que esse jovem tem para lutar por nosso bairro, por nossa gente. Precisamos de alguém de perto nos representando”, comentou Edvanilson Amorim.

Lucas Ramos estava acompanhado pela esposa, a arquiteta e professora Juliana Luchsinger. Entre os temas abordados pelo socialista, a educação foi o que teve maior destaque. Segundo Lucas Ramos, Eduardo Campos começou uma revolução na educação. “Quando Eduardo assumiu em 2007, havia apenas treze escolas de referência em Pernambuco. Agora são 300 unidades. Queremos que os pais tenham a segurança de saber que seus filhos estão recebendo a melhor educação, se preparando para o futuro”, afirmou o candidato.

Carnaíba é o primeiro município de PE a pagar segunda parcela de precatórios

A Prefeitura de Carnaíba, no Sertão do Pajeú, efetuou o pagamento da segunda parcela dos precatórios aos professores da rede municipal. Com a medida da gestão do prefeito, Anchieta Patriota, o município se tornou o primeiro do estado de Pernambuco a honrar este compromisso junto aos educadores, diz a municipalidade em nota. O pagamento representa […]

A Prefeitura de Carnaíba, no Sertão do Pajeú, efetuou o pagamento da segunda parcela dos precatórios aos professores da rede municipal.

Com a medida da gestão do prefeito, Anchieta Patriota, o município se tornou o primeiro do estado de Pernambuco a honrar este compromisso junto aos educadores, diz a municipalidade em nota.

O pagamento representa 30% do total devido, seguindo o compromisso firmado no ano de 2022, quando foi pago 40% do montante.

“É mais uma ação do nosso governo que reafirma o compromisso que temos com o direito e bem-estar dos nossos professores”, diz o prefeito, Anchieta Patriota.

Além da valorização, com o pagamento, a Prefeitura de Carnaíba injetou cerca de R$ 1 milhão e 100 mil na economia local.

Em 2025, será concluído o pagamento com a última parcela, garantindo assim a quitação integral dos precatórios.