Notícias

TCE entrega lista de gestores que tiveram contas condenadas ao TRE. Confira quem ficou:

Por Nill Júnior
Clique na imagem e veja lista na íntegra. Presença nela aumenta possibilidade de inelegibilidade
Clique na imagem e veja lista na íntegra. Presença nela aumenta possibilidade de inelegibilidade

O TCE entregou hoje à Justiça Eleitoral a lista definitiva com os nomes de gestores públicos e ordenadores de despesas em Pernambuco que tiveram contas julgadas irregulares nos últimos oito anos.

Esse procedimento decorre da Lei nº 9.504/97, que determina aos Tribunais de Contas, nos anos em que se realizarem as eleições, que enviem à Justiça Eleitoral a relação contendo os dados daqueles que tiveram suas contas julgadas irregulares. A remessa da lista deve ser feita até o dia 5 de julho.

O TCE entregou antecipadamente, em 23 de maio último, relação provisória, com 1.624 nomes, para que o Ministério Público Eleitoral tivesse mais tempo para análise, a fim de imprimir maior efetividade ao comando da Lei da Ficha Limpa.

Da lista definitiva constam os nomes de 1.643 gestores municipais e estaduais. Foram inseridos 26 novos nomes e retirados sete. A inclusão de alguns nomes decorre de decisões que transitaram em julgado após a emissão da lista provisória e revogação dos efeitos suspensivos de decisão judicial. Já a exclusão de determinados responsáveis da lista é em função de julgamentos de pedidos de rescisão, após a emissão da lista provisória, de medidas cautelares que determinaram a retirada do nome até o julgamento do mérito e por motivo de morte do responsável.

De acordo com o conselheiro e corregedor do TCE, Marcos Loreto, a divulgação do documento além de poder ensejar a declaração de inelegibilidade de gestor público pelo TRE, também tem o propósito de orientar o cidadão na escolha dos seus candidatos nas próximas eleições.

Quem tiver interesse de ver se tem alguém conhecido, pode copiar este link para ver a lista. http://www.tce.pe.gov.br/internet/dmdocuments/listagem_tre.pdf

Outras Notícias

Indefinição de cenário faz maioria da população ainda não ter nome para o Senado em PE

Total de 93,4% não tem nome na pesquisa espontânea.  Marília Arraes,  Paulo Câmara, Daniel Coelho e até Eduardo da Fonte lideram cenários estimulados Pesquisa realizada pelo Instituto Múltipla para o Blog do Alberes Xavier e a Rede Pernambuco de Rádios apresentou as intenções de votos para o Senado Federal em Pernambuco. A pesquisa para o […]

Total de 93,4% não tem nome na pesquisa espontânea.  Marília Arraes,  Paulo Câmara, Daniel Coelho e até Eduardo da Fonte lideram cenários estimulados

Pesquisa realizada pelo Instituto Múltipla para o Blog do Alberes Xavier e a Rede Pernambuco de Rádios apresentou as intenções de votos para o Senado Federal em Pernambuco.

A pesquisa para o senado foi montada com nove cenários. Nos levantamentos onde a deputada federal Marília Arraes aparece,  ela lidera.

Sem ela e com o governador Paulo Câmara, o gestor estadual aparece com vantagem. vence sem a presença de Marília Arraes e o deputado Daniel Coelho aparece na maioria das indicações. A surpresa ficou por conta do deputado Eduardo da Fonte, sendo bem lembrado pela população.

No 1º cenário, onde a pesquisa é espontânea, o quadro é indefinido, todos aparecem empatados, dentro da margem de erros que é 3,1%. A deputada federal Marília Arraes tem 1,9%, seguida pelo deputado Daniel Coelho 1,5%, o senador Fernando Bezerra Coelho 0,8%, o deputado André de Paula 0,5% e o governador Paulo Câmara 0,1%. Outros 1,7%, brancos e nulos 11,2%, indecisos 27,5% e não opinou 54,7%.

Já na 2ª análise, com o método de pesquisa estimulado, onde os nomes dos candidatos são apresentados, Marília Arraes lidera com 26,8%, ela é seguida por Daniel Coelho com 6,7%, Eduardo da Fonte com 6,6%, Fernando Bezerra Coelho 6,5%, André de Paula 4,1%, Silvio Costa Filho 4,0% e o Ministro Gilson Machado Neto 0,7%. Brancos e nulos 11,2%, indecisos 27,5% e não opinou 54,7%.

No 3º cenário, sem as presenças de Marília Arraes e Paulo Câmara, a surpresa aparece, Eduardo da Fonte vence com 9,4%, Daniel Coelho 8,3%, Fernando Bezerra Coelho 7,5%, Silvio Costa Filho 7,3%, André de Paula 4,8%, Carlos Vera 1,1% e Gilson Machado Neto 0,9%. Brancos e nulos 29,1%, indecisos 20,4%, não opinou 11,2%.

No quarto cenário,  com Marília e Paulo juntos, a petista a surge com 28%, em segundo está Paulo Câmara com 13,8%, Daniel Coelho 7,3%, Fernando Bezerra Coelho 6,6% e Gilson Machado Neto 0,5%. Brancos e nulos 21,9%, indecisos 14,3%, não opinou 7,6%.

Num cenário com Paulo Câmara e sem Marília,  o socialista venceria com 17,9%, seguido por Daniel Coelho 11,7%, Fernando Bezerra Coelho 8,9%, e Gilson Machado Neto 2,5%. Brancos e nulos 29,6%, indecisos 17,8% e não opinou 11,6%. Nessa o nome de Marília Arraes não foi avaliado.

Na 5º avaliação, Daniel Coelho aparece pela 1ª vez na liderança com 12,4%, porém os adversários são Fernando Bezerra Coelho 9,9%, Gilson Machado Neto 4,0% e Carlos Vera com 2,6%. Brancos e nulos 34,6%, indecisos 21,6%, não opinou 14,9%.

Vale ressaltar que a pesquisa para o senado também escutou 1.000 pernambucanos, destes, 53,9% são mulheres e 46,7% homens. O período de pesquisa foi de 28 de agosto a 1º de setembro. A margem de erro é de 3,1% para mais ou para menos.

Veja todos os cenários clicando aqui.

Entidades e gestores cobram liberação de verba para estados e municípios

Folha PE Entidades que representam prefeitos de mais de 5 mil municípios brasileiros enviaram ofícios ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) cobrando a assinatura do projeto de lei que libera dinheiro para socorrer as contas de estados e municípios, agravadas com a crise econômica da pandemia do coronavírus. Os prefeitos cobram também o veto à […]

Folha PE

Entidades que representam prefeitos de mais de 5 mil municípios brasileiros enviaram ofícios ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) cobrando a assinatura do projeto de lei que libera dinheiro para socorrer as contas de estados e municípios, agravadas com a crise econômica da pandemia do coronavírus.

Os prefeitos cobram também o veto à liberação para reajustes salariais das maiores categorias do funcionalismo. A flexibilização do congelamento salarial opôs Bolsonaro e o ministro Paulo Guedes, da Economia.

Os documentos foram assinados pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), que reúne 406 municípios com mais de 80 mil habitantes, e a Confederação Nacional de Municípios (CNM), com 5.000 governos locais.

Glademir Aroldi, presidente da CNM, assina o ofício em que os prefeitos manifestam “apoio ao veto anunciado pelo ministro Paulo Guedes” às regras que permitiriam reajustes salariais no funcionalismo público.

Aroldi afirma que é inoportuno realizar “qualquer aumento de salários e concessão de bônus ou gratificações a agentes públicos, neste momento em que as perdas de receita são imensuráveis e as perdas de renda das famílias brasileiras e das empresas, da mesma forma imprevisíveis”.

O ofício assinado pelo prefeito de Campinas, Jonas Donizete, presidente da FNP, pede, além da sanção imediata do projeto de lei aprovado no Senado no dia 6 de maio, a execução “o mais rápido possível” do pagamento da primeira das quatro parcelas do pacote de socorro.

Dozinete diz, no documento, que “o esforço das prefeituras têm sido manter e garantir o pagamento dos salários dos seus servidores em dia. No contexto de desemprego e do grande número de trabalhadores informais em nosso país, é desconexo tratar de reajuste de salário neste momento.”

O presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota (PSB), reforçou a necessidade de liberação dos recursos aos estados e municípios, mas disse não ter discutido com os gestores municipais do Estado o veto à liberação para reajustes salariais dos servidores.

“É uma coisa que é mais de interesse do Governo Federal, uma proposta do Paulo Guedes. Não sei como a economia vai estar, teria que avaliar”, afirmou Patriota.

Já o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira (PL) ressalta que os recursos precisam chegar com rapidez.

“A liberação dos recursos federais será importante para que os municípios recomponham a perda de arrecadação, principalmente, com a queda do ICMS, IPVA e FPM, causada pela pandemia da Covid-19. Por isso, quanto mais rápido esses recursos chegarem melhor, pois estamos investindo na área de saúde para garantir o melhor atendimento possível às vítimas da Covid-19 e também nas medidas preventivas, justamente em meio a uma crise. Além disso, os demais serviços da gestão municipal não podem parar”, diz o prefeito.

O atraso na sanção do projeto de socorro financeiro de cerca de R$ 125 bilhões amplia o prejuízo e, em alguns estados e municípios, há o risco de atraso nos salários de servidores. Bolsonaro tem até amanhã para assinar a lei. Quanto mais Bolsonaro demora para assinar a liberação do socorro, mais tarde o dinheiro vai chegar aos cofres de prefeituras e governos estaduais. Do total aprovado no pacote, cerca de R$ 7 bilhões serão repassados diretamente aos cofres dos entes federados.

Comerciante e estudante afogadense testam positivo para covid-19 em Afogados

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira informa que ontem, saíram os resultados de dois pacientes que estavam em investigação. Os mesmos apresentaram resultado positivo para COVID 19. São dois pacientes do sexo masculino (23 e 70 anos). Um é comerciante e o outro é estudante. 09 pacientes foram descartados após apresentarem resultado negativo para COVID […]

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira informa que ontem, saíram os resultados de dois pacientes que estavam em investigação. Os mesmos apresentaram resultado positivo para COVID 19.

São dois pacientes do sexo masculino (23 e 70 anos). Um é comerciante e o outro é estudante. 09 pacientes foram descartados após apresentarem resultado negativo para COVID 19 em nosso município.

Afogados da Ingazeira atualmente possui 29 casos ativos da doença. Neste domingo, 80,5% dos casos confirmados para COVID já estão recuperados.

14° BPM realiza ação solidária

Policiais Militares do 14º Batalhão da Polícia Militar de Pernambuco (14° BPM) se mobilizaram, na manhã do dia 13 de maio, para doar sangue no Hemocentro Regional Serra Talhada (HEMOPE). Na oportunidade, 10 (dez) policiais participaram da ação solidária que teve como objetivo incentivar outras pessoas a praticarem o mesmo ato e prover o estoque […]

Policiais Militares do 14º Batalhão da Polícia Militar de Pernambuco (14° BPM) se mobilizaram, na manhã do dia 13 de maio, para doar sangue no Hemocentro Regional Serra Talhada (HEMOPE).

Na oportunidade, 10 (dez) policiais participaram da ação solidária que teve como objetivo incentivar outras pessoas a praticarem o mesmo ato e prover o estoque de sangue em meio à pandemia do novo coronavírus. “É muito importante participar de ações como essas, eu sou doador desde 1996, e neste período a vontade de ajudar o próximo é ainda maior”, destacou o Cb Valdomiro.

Para Rita Jussara, Assistente Social do Hemocentro, gesto como esse é muito bem-vindo. “O Hemocentro Regional Serra Talhada parabeniza a atuação do 14° Batalhão. Neste momento, infelizmente, estamos enfrentando um momento difícil, mas esse número de doadores de sangue refletiu significativamente. São essas ações que dão esperança a inúmeros pacientes”, pontuou a profissional.

A iniciativa foi organizada pelo comando do 14°BPM e faz parte das ações de prevenção e enfrentamento ao novo coronavírus. “Com o surgimento da pandemia, nossas ações não estão voltadas apenas à segurança, mas, sobretudo, às questões humanitárias”, ressaltou o Tenente-Coronel PM Cleto, comandante da Unidade Militar.

Sobre o Hemocentro: o Hemocentro Regional Serra Talhada está localizado na Rua Joaquim Godoy, s/n, Centro. Telefone: (87) 3831-9330. O horário de atendimento ao público doador, neste período de pandemia, é de segunda a quinta, das 07:00 às 09:00, limitado o atendimento até 10 (dez) pessoas por dia.

Serra Talhada: Henrique & Juliano, Aviões e Pablo na Festa de Setembro

O prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque, anunciou há pouco a grade de programação da 225ª Festa de Nossa Senhora da Penha, conhecida como  Festa de Setembro. O anúncio aconteceu  no Pátio da Feira Livre. Foi anunciada a grade de shows que começa no dia 4 de setembro e vai até o dia 7. A […]

henriqueejuliano1-702x336

O prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque, anunciou há pouco a grade de programação da 225ª Festa de Nossa Senhora da Penha, conhecida como  Festa de Setembro. O anúncio aconteceu  no Pátio da Feira Livre.

Foi anunciada a grade de shows que começa no dia 4 de setembro e vai até o dia 7. A programação religiosa será conduzida pela Paróquia da Penha.

Este ano a comissão da festa decidiu  homenagear o ex-prefeito Sebastião Oliveira, o  Tião, grande devoto e apoiador da festa.

Confira a programação festiva:

Sexta, dia 04 de setembro: Nando, Geninho Batalha e Aviões do Forró

Sábado, dia  05 de setembro:  Banda Vizzu, Gleidson e Henrickey e Pablo

Domingo, dia 06 de setembro :  Fábio Diniz, Jonh Geração e Forró das Antigas

E segunda, dia 07 de setembro:  Keneddy Brasil, Forró Caninana e Henrique & Juliano