Notícias

Tabira: Prefeito anuncia projeto de reforma e ampliação da escola

Por Nill Júnior

O prefeito de Tabira Sebastião Dias (PTB)  autorizou a secretaria de educação a organizar o projeto de reforma e ampliação da escola municipal Dona Toinha. O projeto elaborado foi apresentado ao prefeito que, depois de analisar, aprovou a reforma e ampliação da escola. Com essa obra a escola Dona Toinha passará por uma mudança radical e terá 13 salas de aula, banheiros, cozinha, depósito, almoxarifado, sala de estudo, sala de informática, biblioteca, secretaria, diretoria, guarita e quadra esportiva.

A secretária municipal de Educação professora Aracelis Batista emitiu ofício ao setor de licitação, solicitando a abertura do processo licitatório. A licitação da obra esta marcada para o dia 30 de setembro e a mesma será custeada com recursos do tesouro municipal.

DSC_2722
Projeto da escola inclui quadra. Foto: PMT

O prefeito Sebastião Dias elogiou o empenho da equipe da secretaria de Educação e reafirmou seu compromisso em melhorar a educação municipal. “Será mais uma conquista para a população tabirense, especialmente para professores, alunos e pais que terão mais conforto, lazer e segurança. Estamos proporcionando melhor condição de trabalho aos docentes e maior comodidade aos estudantes”, garantiu o prefeito.

Outras Notícias

Arcoverde: MPPE recomenda à Prefeitura implementação de medidas para desobstruir vias públicas

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da 4ª Promotoria de Justiça de Arcoverde, recomendou à Prefeitura de Arcoverde, no Sertão do estado, a adoção de uma série de medidas para desobstruir vias e praças públicas. A recomendação foi expedida no âmbito do Inquérito Civil nº 02291.000.122/2022, que apura a ocupação irregular de calçadas, […]

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da 4ª Promotoria de Justiça de Arcoverde, recomendou à Prefeitura de Arcoverde, no Sertão do estado, a adoção de uma série de medidas para desobstruir vias e praças públicas. A recomendação foi expedida no âmbito do Inquérito Civil nº 02291.000.122/2022, que apura a ocupação irregular de calçadas, ruas e avenidas por comerciantes e moradores da cidade.

Dentre as providências recomendadas pelo Promotor de Justiça Edson Cunha Filho destaca-se a realização de um levantamento atualizado, no prazo de 60 dias, de todas as vias, passeios, praças e áreas públicas obstruídas no município, tendo em vista que o último estudo desse tipo foi realizado em 2021.

Além disso, o MPPE recomendou que a administração municipal promova uma ampla campanha educativa, no mesmo prazo de 60 dias, sobre a necessidade de desobstrução dos espaços públicos. O objetivo dessa campanha é conscientizar a população sobre a importância de manter calçadas, praças, ruas e avenidas livres para os cidadãos.

“O uso indevido das calçadas para instalação de anúncios, tendas, sucatas, material de construção, mesas, cadeiras e outros obstáculos prejudica a mobilidade dos cidadãos, obrigando-os a transitar pela rua sob o risco de serem atropelados”, alertou o Promotor de Justiça.

Após a campanha educativa, a Prefeitura deverá estabelecer um cronograma racional para a desobstrução das áreas e equipamentos públicos irregularmente ocupados, atendendo aos critérios de regionalização e especificidade de cada caso; e, em seguida, empregar o poder de polícia para coibir as irregularidades urbanísticas.

O MPPE fixou um prazo de 10 dias para a Prefeitura de Arcoverde informar ao MPPE sobre o acatamento das medidas e apresentar as providências adotadas ao final de cada uma das etapas mencionadas.

A recomendação foi publicada no Diário Oficial Eletrônico do MPPE do dia 18 de fevereiro.

Engenharia de OS no HR Emília Câmara aumenta rumores de projeto para UTI na unidade

Na tarde desta quarta (22), engenheiros da Organização Social Hospital do Tricentenário estiveram no Hospital Regional Emília Câmara, em Afogados da Ingazeira. Segundo uma fonte ao blog eles realizaram estudos de um projeto arquitetônico para implantação de uma UTI na unidade. O projeto contemplaria leitos na clínica cirúrgica. Oficialmente, nenhuma notícia foi dada por unidade ou […]

Na tarde desta quarta (22), engenheiros da Organização Social Hospital do Tricentenário estiveram no Hospital Regional Emília Câmara, em Afogados da Ingazeira.

Segundo uma fonte ao blog eles realizaram estudos de um projeto arquitetônico para implantação de uma UTI na unidade.

O projeto contemplaria leitos na clínica cirúrgica. Oficialmente, nenhuma notícia foi dada por unidade ou OS.

Apesar de ser cidade pólo do Médio Pajeú,  Afogados da Ingazeira tem demandas reprimidas ná área de saúde. Uma delas, de leitos de UTI no Hospital Regional Emília Câmara.

Outro sonho é o de construção de uma unidade municipal de saúde, um hospital,  que possa abrigar demandas de média complexidade.  Com o Emília Câmara,  há a argumentação de que essa demanda é suprida pela unidade.

Afogados já conta com boa cobertura na atenção básica,  com UBSs nas zonas urbana e rural. A Secretaria de Saúde   diz que a cobertura no município é de 100%.

Brejinho se destaca por possuir Plano Municipal pela Primeira Infância

Em relatório divulgado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE) na última quinta-feira (14), a Prefeitura de Brejinho, através da Secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde foi destaque entre 83 municípios de Pernambuco por possuir o Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI). Segundo o relatório, cerca de 84% das cidades pernambucanas não possuem o […]

Em relatório divulgado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE) na última quinta-feira (14), a Prefeitura de Brejinho, através da Secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde foi destaque entre 83 municípios de Pernambuco por possuir o Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI).

Segundo o relatório, cerca de 84% das cidades pernambucanas não possuem o Marco Legal pela Primeira Infância, e 54% ainda não elaboraram o PMPI, tornando a iniciativa de Brejinho referência para a região.

O PMPI é guiado por leis federais e estaduais, orientando investimentos e ações para o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 6 anos, garantindo direitos constitucionais em áreas como saúde, educação, assistência social, saneamento básico e urbanismo. O levantamento do TCE-PE, com a colaboração de diversas entidades, revela a importância do PMPI diante da pobreza enfrentada por 73,4% das crianças pernambucanas, afetando o desenvolvimento cerebral e a capacidade de aprendizagem.

Estratégias como os PMPIs são vitais para priorizar ações em orçamentos e políticas públicas, conforme destaca estudo da UNICEF. Estes resultados demonstram que a construção de políticas públicas participativas é o caminho para um futuro promissor para nossas crianças.

Luciano Duque leva Caravana Pernambuco Mais Forte ao Sertão de Itaparica

Duque foi conhecer o potencial turístico e econômico das cidades de Tacaratu e Petrolândia. Por Juliana Lima O pré-candidato a deputado estadual e ex-prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque (PT), realiza mais uma rodada da Caravana Pernambuco Mais Forte nesse fim de semana. Neste sábado (9) Duque esteve nas cidades de Tacaratu e Petrolândia, no […]

Duque foi conhecer o potencial turístico e econômico das cidades de Tacaratu e Petrolândia.

Por Juliana Lima

O pré-candidato a deputado estadual e ex-prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque (PT), realiza mais uma rodada da Caravana Pernambuco Mais Forte nesse fim de semana.

Neste sábado (9) Duque esteve nas cidades de Tacaratu e Petrolândia, no Sertão de Itaparica. Em Tacaratu ele visitou o distrito de Caraibeiras, a Terra da Rede, para conhecer o grande potencial para fabricação de produtos para a indústria têxtil.

“Visitamos a fábrica Manoel Pedrosa e conferimos de perto a produção que gera emprego e renda para a população com a produção de tapetes, redes, mantas e tapeçaria em geral. Agradeço a Newton Souza que nos apresentou todo o processo de fabricação de peças da empresa e a todos os funcionários que nos receberam tão bem”, disse.

Em Petrolândia visitou a criação de peixe em tanque-rede do produtor Claudino Leite dos Anjos no Sítio Serrote Preto e esteve na propriedade do empresário petrolandense e ex-vereador, Fernando Evaristo, que produz frutas como maracujá, manga e coco. Visitou, ainda, o  Instituto Escolinha de Cristo (IEC), que atende cerca de 800 alunos, dos 06 aos 70 anos de idade.

Comunidade rural reclama dificuldades após chegada de aterro

Mau cheiro e atração de cães está incomodando moradores do entorno Moradores da comunidade do Jiquiri,  município de Afogados da Ingazeira,  procuraram a Rádio Pajeú para se queixar de problemas gerados pelo Aterro Pajeú,  no entorno da comunidade,  na PE 320. Operando desde o segundo semestre de 2022, o espaço tem mais de 200 quilômetros e […]

Mau cheiro e atração de cães está incomodando moradores do entorno

Moradores da comunidade do Jiquiri,  município de Afogados da Ingazeira,  procuraram a Rádio Pajeú para se queixar de problemas gerados pelo Aterro Pajeú,  no entorno da comunidade,  na PE 320.

Operando desde o segundo semestre de 2022, o espaço tem mais de 200 quilômetros e prometeu oferecer uma alternativa para tratamentos de resíduos sólidos de cidades do Pajeú, Moxotó e Paraíba.

O projeto já teve a adesão de cidades como Serra Talhada,  Afogados da Ingazeira, São José do Egito, Itapetim, Santa Terezinha, Brejinho, e cidades da Paraíba como Tavares e Ouro Velho.

Mas, reclamaram moradores da comunidade ao programa Manhã Total,  com Juliana Lima e Júnior Cavalcanti,  a condição é de muita dificuldade com as consequências da atuação da empresa.

Dentre eles, a quantidade de cães atraídos no entorno. “A gente não consegue mais criar galinhas, por exemplo. Muitas aves são mortas pelos animais atraídos”.

Outros problemas tem relação com o mau cheiro gerado no local. Nos horários com picos de calor,  o mau cheiro é insuportável.  “Muitos estão considerando deixar suas casas”, dizem representantes da comunidade.

Os moradores pedem apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais,  prefeitura municipal, CPRH e Ministério Público,  para que a empresa busque sanar os problemas.

Aterro Pajeú nega problemas 

Alberto Cordeiro, responsável pelo Aterro Pajeú disse à produção do programa Manhã Total que não havia irregularidades e que a CPRH faz a fiscalização a cada 15 dias.

CPRH vai verificar denúncia 

Edu Alvino, diretor de Licenciamento da CPRH, disse que a Agência Estadual de Meio Ambiente vai avaliar expansão proposta pela empresa.

Confirmou ainda multa referente ao início da obra do aterro, sem a licença ambiental liberada pela CPRH. “Assim, a obra foi embargada até a conclusão do processo de licenciamento e o empreendedor foi autuado em R$ 706.5001,00 na oportunidade”.

“Só após a vistoria é que vamos saber o que há de fato no local. Caso sejam identificadas irregularidades a CPRH aplicará as devidas sanções administrativas”.

“A CPRH vai mandar uma equipe de fiscalização pra averiguar”, confirmou. Até segunda confirmam a data da fiscalização. A apuração foi da Central de Radiojornalismo da emissora.