Notícias

SFT derruba regras definidas por Cunha e oposição para Impeachment

Por Nill Júnior

stf-STF-nelson-jr.-14.mai2015

Do G1

O Supremo Tribunal Federal (STF) anulou nesta quinta-feira (17) a escolha, pelo plenário da Câmara, de deputados não indicados por líderes partidários para a comissão especial que vai analisar o pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff.

Com isso, o STF invalidou a eleição, na semana passada, de uma “chapa alternativa”, de maioria oposicionista, composta por 39 dos 65 deputados do colegiado. A decisão contraria um dos principais atos autorizados pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), para dar andamento ao caso.

Para 7 dos 11 ministros, os deputados não poderiam lançar candidaturas avulsas, por contrariar a vontade dos partidos.

“A indicação tem que ser pelos líderes. Você não pode ter o representante de um partido numa comissão eleito pelo plenário”, argumentou o ministro Luís Roberto Barroso, o primeiro a votar nesta direção.

votacao-stf-impeachment-rito_KzVmK9RPor 6 votos a 5, o Supremo também determinou que a eleição dos membros da comissão especial ocorra por votação aberta, também ao contrário do que ocorreu na eleição da chapa de oposição.

“Não há razão para que aqueles que representam o povo possam, de alguma forma, atuar na sombra. Eles precisam dizer a que vieram. Precisam expressar de maneira clara, para saber os seus representados em que sentido estão atuando”, sustentou o presidente do STF, Ricardo Lewandowski, responsável por desempatar o placar.

Papel do Senado: No julgamento sobre o rito do impeachment, a Corte também decidiu reconhecer o poder do Senado de recusar a instauração do processo, mesmo após a Câmara aprovar, por ao menos 2/3 de seus membros (342 dos 513 deputados), a abertura do impeachment.

Para 8 dos 11 ministros, que a decisão dos deputados é uma “autorização”, mas não uma “determinação”, que obrigaria os senadores a dar prosseguimento ao caso. “Seria indigno a um órgão de estatura constitucional funcionar como carimbador de papéis”, disse o ministro Luís Roberto Barroso, que abriu a divergência em defesa da tese.

Assim, somente se o processo for recebido pelo Senado, por maioria simples (metade mais um, presentes 41 dos 81 senadores), a presidente da República ficará provisoriamente afastada do cargo, por até 180 dias, até o julgamento final sobre o mandato. Para depor a presidente em definitivo, serão necessários 2/3 dos votos (54 senadores).

Em seu voto, o relator da ação, Luiz Edson Fachin, defendeu que a decisão da Câmara obrigava a instauração do processo pelo Senado. Concordaram com esse entendimento os ministros Gilmar Mendes e Dias Toffoli.

Defesa prévia e suspeição de Cunha: As decisões sobre a escolha da comissão e sobre o papel do Senado coincidem com o que defendeu o PC do B, autor da ação que questionou regras seguidas pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), para iniciar o impeachment.

Os ministros, porém, rejeitaram outros pedidos do partido, como a necessidade de defesa prévia da presidente antes do acolhimento da denúncia pelo presidente da Câmara; e também o impedimento de Cunha em analisar o pedido, por suposta falta de imparcialidade.

Relator da ação e o primeiro a votar, nesta quarta, o ministro Luiz Edson Fachin expressou entendimento que foi seguido por unanimidade pelos outros 10 ministros.

“O recebimento operado pelo presidente da Câmara constitui juízo primário e não há obrigatoriedade de defesa prévia. Deve ser autorizada ao acusado defesa prévia [na análise do processo] na comissão especial”, afirmou o ministro.

“Eventual parcialidade com maior razão não afetará o mero juízo preambular da admissibilidade da denúncia. Será discutido em nível colegiado [a admissibilidade] do processo”, completou depois.

Outras Notícias

SJE: vice-presidente da Câmara e secretário de Trânsito cumprem agenda no Detran-PE

Nesta quarta-feira (17), o secretário de trânsito de São José do Egito, Júnior Siqueira e o vice-presidente da Câmara, o vereador Beto de Marreco, que já foi secretário dessa pasta, estiveram na Capital Pernambucana, na sede do Detran-PE em busca de melhorias para o município. Foram pelo menos dois encontros, um com o engenheiro de […]

Nesta quarta-feira (17), o secretário de trânsito de São José do Egito, Júnior Siqueira e o vice-presidente da Câmara, o vereador Beto de Marreco, que já foi secretário dessa pasta, estiveram na Capital Pernambucana, na sede do Detran-PE em busca de melhorias para o município.

Foram pelo menos dois encontros, um com o engenheiro de trânsito Sérgio Lins, reivindicando a renovação de toda sinalização do município e outra reunião, com o setor de educação de trânsito do órgão, com a coordenadora geral Jô Lima e com o diretor de trânsito Ivson Correia.

Em Sertânia, ponte da RFFSA sumiu

Uma ponte de ferro de aproximadamente 30 metros foi levada próximo ao distrito de Henrique Dias, Sertânia. A denúncia foi do professor Romildo Silva em seu canal no YouTube. Na ferrovia desativada havia uma ponte de ferro com comprimento aproximado de 30 metros, pesando toneladas. “De repente num piscar de olhos alguém com bem equipado […]

Uma ponte de ferro de aproximadamente 30 metros foi levada próximo ao distrito de Henrique Dias, Sertânia.

A denúncia foi do professor Romildo Silva em seu canal no YouTube. Na ferrovia desativada havia uma ponte de ferro com comprimento aproximado de 30 metros, pesando toneladas.

“De repente num piscar de olhos alguém com bem equipado com caminhões e guinchos levou a ponte”, sabe-se lá pra onde. Furtos de trilhos da RFFSA são comuns na região, mas levar uma ponte inteira foi uma novidade.

Os trens da saudosa RFFESA – Rede Ferroviária Federal S/A faziam a rota entre o Sertão e a Estação Central no Recife. Percorria trechos que iam até Salgueiro, num percurso superior a 500 quilômetros.

São muitas as memórias de quem seguiu a linha até os anos 80. A cada estação que parava, subiam e desciam pessoas, vendedores ambulantes ofereciam seus produtos aos passageiros, funcionários da RFFESA despachavam os malotes dos Correios, entregavam os jornais da capital,  uma  pequena festa  acontecia naquele  curto espaço de tempo e se repetia a cada dia.

“Nós registrávamos aquela dolorosa comédia humana, onde muitas vezes a alegria e a dor viajavam juntos – uns que iam outros que vinham, cada qual conduzindo seu destino”, como escreveu Ivanildo Sampaio no artigo “O último trem do Sertão”. Hoje restam as estações, algumas restauradas, outras não e as memórias. Nem a ponte de ferro resistiu…

Republicanos confirma apoio a pré-candidatura de Danilo Cabral

Danilo Cabral agradeceu o apoio em suas redes sociais Por André Luis Nesta quinta-feira (17), o deputado federal e pré-candidato ao Governo de Pernambuco pela Frente Popular, Danilo Cabral (PSB), recebeu a confirmação do apoio do Republicanos. Danilo visitou o também deputado federal e presidente da legenda Silvio Costa Filho, que destacou em uma publicação […]

Danilo Cabral agradeceu o apoio em suas redes sociais

Por André Luis

Nesta quinta-feira (17), o deputado federal e pré-candidato ao Governo de Pernambuco pela Frente Popular, Danilo Cabral (PSB), recebeu a confirmação do apoio do Republicanos.

Danilo visitou o também deputado federal e presidente da legenda Silvio Costa Filho, que destacou em uma publicação nas redes sociais a relação de amizade que tem com Danilo.

“Fiz questão de externar minha admiração por esse amigo, que reúne todas as credenciais para governar Pernambuco e liderar a Frente Popular. Tenho uma relação pessoal com ele, pois tive o privilégio de exercer, ao seu lado, o mandato de vereador do Recife”, destacou Silvio

Silvio também lembrou que ele e Danilo foram secretários de Estado durante o governo de Eduardo Campos e que agora estão como deputados federais “trabalhando em Brasília por Pernambuco. Danilo é preparado e conhece a agenda econômica e social do estado. Não tenho dúvida de que, ao lado de Lula, fará um grande governo. Nós, do Republicanos, estaremos juntos nessa caminhada”, afirmou Silvio.

Danilo também destacou o encontro em suas redes sociais e agradeceu o apoio que recebeu do Republicanos a sua pré-candidatura.

“Além da força política que representa o partido, tenho com Silvio Costa Filho uma relação de profunda amizade”, destacou também lembrando que mantém relação com Silvio desde quando ambos foram vereadores.

“Silvinho é um dos parlamentares mais atuantes do Congresso Nacional. Vamos juntos construir mais uma grande vitória”, pontuou.

Arcoverde registra doze novos casos de Covid-19 e vai à 128

Nesta quarta-feira (03), a Secretaria de Saúde de Arcoverde informou que, até às 17h, foram registrados doze (12) novos casos de Covid-19 e mais doze (12) descartados. O boletim diário, portanto, fica com dezesseis (16) suspeitos, cento e noventa e três (193) descartados, cento e vinte e oito (128) confirmados, treze (13) óbitos e trinta […]

Nesta quarta-feira (03), a Secretaria de Saúde de Arcoverde informou que, até às 17h, foram registrados doze (12) novos casos de Covid-19 e mais doze (12) descartados.

O boletim diário, portanto, fica com dezesseis (16) suspeitos, cento e noventa e três (193) descartados, cento e vinte e oito (128) confirmados, treze (13) óbitos e trinta e cinco (35) curados.

Vale lembrar que dentro dos 128 confirmados, estão contabilizados os 13 óbitos e 35 curados. No Hospital Regional Ruy de Barros Correia, há dois (02) pacientes em UTI e um (01) em enfermaria.  No Hospital de Campanha tem quatro (04) internados.

Em Pernambuco, foram confirmados 955 novos casos e 79 mortes, totalizando 36.463 positivos e 3.012 óbitos.

O Isolamento social é a recomendação da Organização Mundial da Saúde – OMS para evitar o contágio. Cada um precisa fazer sua parte. Quem puder ficar em casa, fique. Caso precise sair, use a proteção. Para dúvidas, denúncias ou sugestões ligue para o Disk Coronavírus do município: 0800-281-55-89 e 3821-0082.

Lula confirma agenda em Pernambuco, diz jornalista

Segundo Elielson Lima, o ex-presidente petista poderá passar por Serra Talhada O jornalista Elielson Lima divulgou em seu blog, com exclusividade, que o ex-presidente Lula confirmou sua vinda a Pernambuco.  Segundo Elielson, o pré-candidato a Presidência da República pelo Partido dos Trabalhadores (PT), cumprirá agenda no estado entre os dias 19 e 20 de julho.  […]

Segundo Elielson Lima, o ex-presidente petista poderá passar por Serra Talhada

O jornalista Elielson Lima divulgou em seu blog, com exclusividade, que o ex-presidente Lula confirmou sua vinda a Pernambuco. 

Segundo Elielson, o pré-candidato a Presidência da República pelo Partido dos Trabalhadores (PT), cumprirá agenda no estado entre os dias 19 e 20 de julho. 

“Ele fará agenda ao lado de Danilo Cabral em Recife, Salgueiro e ainda estudando a possibilidade de estar em Garanhuns e Serra Talhada”, afirmou o jornalista.