Notícias

Sertânia: Governo Municipal divulga agenda da semana de aniversário

Por Nill Júnior

Sertânia comemora 145 anos de emancipação política, no próximo dia 24 de maio.

Para comemorar a data, o Governo Municipal, além da festa de aniversário, que acontece na véspera do feriado, no dia 23, na Praça de Eventos Olavo Siqueira, anunciou em nota as atividades na agenda da semana do aniversário da cidade.

O prefeito Ângelo Ferreira visitará obras na sede do município e em distritos e povoados, além de inaugurar a pavimentação de ruas. Missa, corte de bolo, apresentação de bandas de música, jogos de futebol e ainda uma corrida de rua completam a programação.

Festa: o Poeta do Sertão: Nico Batista e a banda Forró do Muído apresentam seus shows na quarta-feira, dia 23, a partir das 21h30.

Agenda – Sertânia 145 anos

21/05 – segunda

15h30 Visita obra da quadra de Rio da Barra

22/05 – terça

15h30 Visita obra quadra de Cruzeiro do Nordeste

23/05 – quarta

8h Hasteamento de bandeira (Prefeitura) e apresentação da banda de música Sebas Mariano

15h Visitas às obras na sede do município: pavimentação da rua Edson Leite (Alto de Céu), Creche Alto do Céu, casas populares, Escola Municipal Presidente Vargas, UBSFs Ferro Novo, 13 de maio e Nova Sertânia.

21h30 Festa na Praça de Eventos Olavo Siqueira: Nico Batista e Forró do Muído

24/05 – quinta

Jogos festivos

14h Seleção de Sertânia Campeã de 2003 x Seleção Master (Estádio Odilon Ferreira)

15h30 Jogo Flamengo de Arcoverde x Sertânia (Estádio Odilon Ferreira)

19h Missa

20h30 Apresentação da banda da Escola de Música Demétrio Dias Araujo e corte do bolo

25/05 – sexta

16h Entrega pavimentação das ruas da Nova Sertânia

27/05 – domingo

Corrida de Emancipação Política

Concentração às 7h no pátio da Secretaria de Juventude, Esporte, Cultura e Turismo (Antiga Estação Ferroviária)

Outras Notícias

Maria do Carmo Diagnósticos comemora 40 anos

Por Magno Martins, jornalista Afogados da Ingazeira, minha terra natal, a 386 km do Recife, é vanguarda em tudo. Na saúde, também. Há 40 anos, minha amiga Maria do Carmo Lima, esposa do empresário Joseph Domingos, plantou a semente do segundo e do maior e mais completo laboratório de análises da região, para concorrer com […]

Por Magno Martins, jornalista

Afogados da Ingazeira, minha terra natal, a 386 km do Recife, é vanguarda em tudo. Na saúde, também.

Há 40 anos, minha amiga Maria do Carmo Lima, esposa do empresário Joseph Domingos, plantou a semente do segundo e do maior e mais completo laboratório de análises da região, para concorrer com o pioneiro Vicente Valadares.

Com o tempo, germinou mais rápido do que se esperava. Como brota do chão seco a poesia no Pajeú da alma de cantadores, virou um moderno e bem equipado centro de diagnósticos do Sertão pernambucano.

Orgulho nosso! Tanto que a data vai ser comemorada com uma bela festividade nos próximos dias. Maria do Carmo sabe valorizar o que é bom. Buscou uma parceria com minha amiga Tatiana Marques, cerimonialista top no Estado, com alma pajeuzeira, que elaborou um projeto de excelência para comemoração.

O ápice das festividades será a inauguração da sua nova sede, no centro da cidade, um belo empresarial, moderno e bem equipado. Maria do Carmo fez a junção da primeira letra do nome dela com o P do maridão e Afogados da Ingazeira ganhou o grupo empresarial JM, que atua fortemente no Estado na área de saúde, incluindo um centro de distribuição de remédios, gerando empregos e distribuição de renda.

Sou testemunha do esforço do casal para contribuir na melhoria da saúde da população, com fortes efeitos benéficos na área social. No agendão traçado por Tatiana e aprovado pelo grupo JM, houve a preocupação de envolver e agradar ao mesmo tempo os colaboradores do Centro de Diagnósticos e a população.

A praça Arruda Câmara, por exemplo, será cenário de uma apresentação da Orquestra Criança Cidadã, projeto de inclusão social com sede no Recife, tocado com muito amor e dedicação meu amigo, o juiz de Direito João José Rocha Targino. A iniciativa visava, inicialmente, à educação e profissionalização musical de crianças e jovens residentes no bairro do Coque, na capital pernambucana.

No ano de 2012, porém, a OCC inaugurou a sua Escola de Formação de Luthier e Archetier, instituição pioneira em Pernambuco e uma das raras no Brasil, voltada à profissionalização nos ofícios responsáveis pela construção e manutenção de instrumentos musicais (com foco em instrumentos de cordas feitos em madeira) e dos arcos utilizados para tocar esses instrumentos.

Em 2014, o projeto ganhou um núcleo no distrito de Camela, município do Ipojuca, na Região Metropolitana Sul do Recife. Em 2017, foi inaugurado o terceiro núcleo da Orquestra, na zona rural de Igarassu, na Região Metropolitana Norte da capital pernambucana.

O período é de campanha eleitoral e de muito trabalho, mas vou fazer o possível para atender ao convite dos meus amigos Maria do Carmo e Joseph para brindar os 40 anos de sucesso do Centro de Diagnósticos. Até porque eles têm sensibilidade social. Na pandemia, por exemplo, doaram todo o piso do único abrigo de idosos da cidade, fornecendo também álcool 70 para higienização dos internos.

A partir de agora, em comemoração aos 40 anos do velho e revolucionário laboratório, as novas instalações serão batizadas de Maria do Carmo Diagnósticos. Foi criada uma nova logomarca, assinada pelo competente Daniel Dobbin, idealizador de renomadas marcas, a exemplo do RioMar, Shopping Recife, Moura Dubeux e Casa dos Frios.

Afogados da Ingazeira tem, sem dúvida, um Centro de Diagnósticos padrão A em equipamentos e sobretudo em controle de qualidade.

Ex-prefeito Totonho sofre acidente em Canhotinho

No momento em que seguia de sua Fazenda em São Benedito do Sul, Alagoas, com destino a Garanhuns para aquisição de vacinas, o ex-prefeito de Afogados da Ingazeira, Totonho Valadares capotou com o seu carro para evitar o choque com um Pálio que vinha na contra mão ultrapassando dois caminhões. O acidente aconteceu no município de […]

totonho_valadares-660x330No momento em que seguia de sua Fazenda em São Benedito do Sul, Alagoas, com destino a Garanhuns para aquisição de vacinas, o ex-prefeito de Afogados da Ingazeira, Totonho Valadares capotou com o seu carro para evitar o choque com um Pálio que vinha na contra mão ultrapassando dois caminhões.

O acidente aconteceu no município de Canhotinho. Totonho que dirigia o carro e o motorista Luiz Araujo, nada sofreram.

Durante as últimas horas, Totonho tem se encarregado de avisar a amigos e correligionários que foi só um susto e que está bem.

Em entrevista ao programa Rádio Vivo esta manhã, Totonho creditou o fato de só ter tido um arranhão ao fato de estar usando o cinto  de segurança. “O carro ficou muito danificado. Mas não fosse o cinto e a vontade de Deus, adeus viola”, brincou.

Duque declara apoio à Professora Alcineide em Ingazeira

Na manhã do último sábado (27), o deputado estadual Luciano Duque participou da convenção dos pré-candidatos a prefeito e vice de Ingazeira, professora Alcineide e Argemiro Júnior, respectivamente, no clube Caipirão. O parlamentar destacou que a pré-candidata representa bem o sentimento do povo. “Você tem esse dom de olhar para aqueles que mais precisam do […]

Na manhã do último sábado (27), o deputado estadual Luciano Duque participou da convenção dos pré-candidatos a prefeito e vice de Ingazeira, professora Alcineide e Argemiro Júnior, respectivamente, no clube Caipirão.

O parlamentar destacou que a pré-candidata representa bem o sentimento do povo. “Você tem esse dom de olhar para aqueles que mais precisam do governo de Ingazeira. De fato Ingazeira precisa de um governo que olhe para os mais humildes, que tenha políticas públicas que funcionem e que dialoguem com o desenvolvimento. Não adianta os jovens se formarem e terem que sair da sua terra. É preciso ter gente que pense o futuro. Eu não tenho dúvida, Alcineide, que você é uma dessas figuras”, disse.

Duque também renovou o compromisso do seu mandato com o município. “Coloco nosso trabalho à disposição dos ingazeirenses. Já atuamos junto ao nosso amigo e vereador Josias Corumba e estendo a mão a todos você que querem o melhor para Ingazeira”. As informações são do Blog Juliana Lima.

O fato e a foto: Rio Pajeú mostra sua beleza em Flores

As super chuvas que caíram nas últimas horas no Pajeú causam alegria e alguns prejuízos. A Barragem de Brotas, principal reservatório de Afogados da Ingazeira está a menos de 70 centímetros de sangrar, segundo informações apuradas por Celso Brandão, da Rádio Pajeú. Muitas barragens de comunidades rurais estão transbordando. E também em áreas importantes  como […]

As super chuvas que caíram nas últimas horas no Pajeú causam alegria e alguns prejuízos. A Barragem de Brotas, principal reservatório de Afogados da Ingazeira está a menos de 70 centímetros de sangrar, segundo informações apuradas por Celso Brandão, da Rádio Pajeú.

Muitas barragens de comunidades rurais estão transbordando. E também em áreas importantes  como o Distrito de Jabitacá. Com a chuva de 99 milímetros a Barragem da ENARK etá sangrando.   Em Carnaíba, a Barragem do Chinelo está com 28,4% de sua capacidade, chegando a 980 mil metros cúbicos, e subindo.

O Rio da identidade dessa região, o Pajeú, ganha volume em várias áreas da nascente à foz. A imagem é do blogueiro e parceiro Júnior Campos, também competente fotógrafo, e mostra a área do Rio Pajeú ladeando a cidade de Flores, em uma bela imagem.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o rio nasce na Serra da Balança, no município de Brejinho, próximo à divisa entre os estados da Paraíba e Pernambuco. O riacho do Navio é um de seus afluentes. Nas margens do rio Pajeú, encontramos as cidades de Itapetim, Tuparetama, São José do Egito, Ingazeira, Afogados da Ingazeira, Carnaíba, Flores, Calumbi, Serra Talhada, Floresta e Itacuruba, todas no estado de Pernambuco. Nesta última cidade, o rio se encontra com o rio São Francisco, do qual é afluente.

É um rio sazonal que abastece 28 municípios. Rio intermitente ou temporário é aquele que durante o período das chuvas, apresenta água em seu curso e durante o período de estiagem desaparece temporariamente.

 

Calumbi realiza sua 1ª Conferência das Cidades

O município de Calumbi promoveu, na última quarta-feira (26), a 1ª Conferência Municipal das Cidades, reunindo representantes do poder público, entidades da sociedade civil, servidores e moradores para debater os rumos do desenvolvimento urbano local. O encontro teve como objetivo principal estimular a participação popular na formulação de políticas públicas voltadas à organização e melhoria […]

O município de Calumbi promoveu, na última quarta-feira (26), a 1ª Conferência Municipal das Cidades, reunindo representantes do poder público, entidades da sociedade civil, servidores e moradores para debater os rumos do desenvolvimento urbano local.

O encontro teve como objetivo principal estimular a participação popular na formulação de políticas públicas voltadas à organização e melhoria da cidade.

A conferência foi estruturada em três eixos temáticos, com palestrantes convidados:

Eixo 01 – Articulação entre os principais setores urbanos e planejamento das políticas, com a explanação da Dra. Joana;

Eixo 02 – Gestão estratégica e financiamento, conduzido por Amanda Barbosa;

Eixo 03 – Grandes temas transversais, sob responsabilidade do prefeito de Cabrobó, Galego de Nanai.

Durante o evento, os participantes discutiram propostas e apresentaram contribuições que deverão compor um documento base com diretrizes para o planejamento urbano de Calumbi.

A primeira-dama é secretária de Finanças e Administração, Aline Cordeiro destacou a importância do encontro como uma iniciativa de escuta e construção coletiva.

“A conferência marca um novo momento em Calumbi. Estamos iniciando um processo de escuta ativa da população para que o planejamento da cidade aconteça com diálogo e responsabilidade. O futuro da nossa cidade será construído com a participação de todos”, afirmou.

A gestão municipal agradeceu a presença de todos os envolvidos e ressaltou o compromisso com a continuidade do debate público sobre o desenvolvimento urbano. A expectativa é que novas conferências e encontros sejam realizados nos próximos anos, consolidando um espaço permanente de diálogo entre governo e sociedade.