Notícias

Serra: Secretaria realiza atualização de cadastro para o Minha Casa Minha Vida

Por Nill Júnior

ImageProxy

A Prefeitura Municipal de Serra Talhada, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Igualdade Racial – SMDSI, inicia o processo de atualização cadastral dos candidatos pré-inscritos para o sorteio do empreendimento Poço da Cruz IV do Programa Minha Casa Minha Vida.

De acordo com o Prefeito Luciano Duque, a atualização cadastral será dividida por bairro. “A ideia é organizar o processo e facilitar às pessoas o acesso à atualização de cadastro”. Ainda segundo Luciano, “todos os 676 candidatos cadastrados que  não forma sorteados nos empreendimentos anteriores (Poço da Cruz I e II, realizados em 2012), irão participar do sorteio das 500 residências referentes ao Poço da Cruz IV, junto aos 76 candidatos não contemplados no sorteio  do empreendimento Poço da Cruz III)”.

Confira os locais e datas para atualização de cadastro:

BOM JESUS – nos dias 17, 18 e 19 de março, na Trav. Dois, ao lado do Cras Bom Jesus.

BORBOREMA – no dia 20 de março, na Trav. Central, ao lado do Cras Borborema.

CAXIXOLA – no dia 23 de março, na Rua Adelina de Souza Ferraz, ao lado do Cras Caxixola.

MUTIRÃO – nos dias 24 e 25 de março, na Quadra 01 Lote 27, ao lado do Cras Mutirão.

CENTRAL DE CADUNICO – nos dias 26 e 27 de março, Rua Jacinto Alves de Carvalho – Secretaria de Assistência Social.

O sorteio está previsto para o dia 31 de março, às 9h, no Ginásio Egídio Tôrres.

Outras Notícias

Boris Johnson é transferido para a UTI após piora em quadro de covid-19

UOL O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, foi transferido hoje para a unidade de terapia intensiva (UTI) do hospital St. Thomas, em Londres, após seu estado de saúde piorar devido ao coronavírus. Na manhã de hoje, um porta-voz do governo disse que o premiê teve uma noite “confortável” e que estava “animado”. A situação, no entanto, […]

Foto: 10 Downing Street/AFP

UOL

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, foi transferido hoje para a unidade de terapia intensiva (UTI) do hospital St. Thomas, em Londres, após seu estado de saúde piorar devido ao coronavírus.

Na manhã de hoje, um porta-voz do governo disse que o premiê teve uma noite “confortável” e que estava “animado”. A situação, no entanto, se agravou no decorrer do dia. Em um comunicado oficial, assessores disseram que a decisão foi tomada nesta tarde.

“Ao longo desta tarde, a condição do primeiro-ministro piorou e, a conselho de sua equipe médica, ele foi transferido para a unidade de terapia intensiva do hospital”, disse a nota. “O primeiro-ministro tem recebido um excelente atendimento, e agradece à NHS por todo o trabalho duro e dedicação.”

Johnson, 55 anos, é o líder político mais importante a ter contraído o vírus e foi hospitalizado no domingo à noite para novos exames, anunciou seu gabinete, ao destacar que esta era uma “medida de precaução”. Ele foi diagnosticado no dia 27 de março e estava em autoisolamento desde então.

Opinião aponta mais de 90% de aprovação a Aline Karina em Itapetim

Uma pesquisa de opinião pública realizada pelo Instituto Opinião e divulgada neste sábado (10), avaliou a percepção da população de Itapetim sobre a forma como a prefeita Aline Karina vem administrando o município. Os dados mostram um elevado índice de aprovação da gestão municipal no primeiro ano de mandato de Aline, eleita em 2024 como […]

Uma pesquisa de opinião pública realizada pelo Instituto Opinião e divulgada neste sábado (10), avaliou a percepção da população de Itapetim sobre a forma como a prefeita Aline Karina vem administrando o município. Os dados mostram um elevado índice de aprovação da gestão municipal no primeiro ano de mandato de Aline, eleita em 2024 como a primeira mulher prefeita de Itapetim.

De acordo com o levantamento, 90,2% dos entrevistados afirmaram aprovar a administração da prefeita, enquanto apenas 5,5% declararam desaprovar. Outros 4,3% disseram não saber ou preferiram não responder.

A aprovação é alta tanto na zona urbana quanto na zona rural, com índices de 90,1% e 90,5%, respectivamente. Quando analisado por sexo, os números também se mantêm equilibrados: 90,7% entre os homens e 89,9% entre as mulheres disseram aprovar a gestão.

A pesquisa ainda aponta que a avaliação positiva é predominante em todas as faixas etárias. O maior índice de aprovação foi registrado entre pessoas com 60 anos ou mais (92,9%), seguido da faixa de 45 a 59 anos (91,9%), 35 a 44 anos são 86,8% e de 25 a 34 anos o percentual alcança 89,7%. Entre os mais jovens, de 16 a 24 anos, a aprovação chega a 88,5%.

Em relação ao grau de instrução, a gestão é aprovada por 91,3% dos entrevistados com até o 9º ano, 89,9% entre os que têm ensino médio e 85,3% entre os que possuem ensino superior. Já no recorte por renda familiar, a aprovação chega a 90,2% tanto entre os que recebem até dois salários mínimos quanto entre os que ganham acima desse valor.

Sargento Brito, Everaldo Lira e Célia Galindo integram Comissão que vai dar parecer sobre caso Zirleide

Foi formada por sorteio a Comissão que vai avaliar a denúncia contra a vereadora Zirleide Monteiro. Ele foi transmitido por redes sociais e imprensa. A Câmara esteve lotada. A realização pública do sorteio, com convocação da imprensa, como fez o presidente, é um critério do procedimento, para dar publicidade e lisura ao processo. Por sorteio foram […]

Foi formada por sorteio a Comissão que vai avaliar a denúncia contra a vereadora Zirleide Monteiro. Ele foi transmitido por redes sociais e imprensa.

A Câmara esteve lotada. A realização pública do sorteio, com convocação da imprensa, como fez o presidente, é um critério do procedimento, para dar publicidade e lisura ao processo.

Por sorteio foram escolhidos, primeiro, o presidente da comissão, Sargento Brito, e depois, por ordem, o relator, Everaldo lira e terceiro membro, Célia Galindo. Dois são governistas e uma da oposição.

Eles terão cinco dias úteis para emitir o parecer sobre levar a plenário ou não o pedido de cassação, assinado por Israel Rubis. Após isso, Siqueirinha colocará em pauta na primeira sessão após o parecer o recebimento ou não da denúncia.

Ex-prefeita de Sertânia inocentada em ação de improbidade

O Juiz da 1ª Vara da Comarca de Sertânia, Osvaldo Teles Lobo Júnior, julgou improcedente a Ação de Improbidade Administrativa movida pela administração do ex-prefeito Guga Lins, em desfavor da ex-prefeita Cleide Ferreira. O caso é referente ao Festival de Cultura Estudantil, realizado no município em convênio com o Ministério do Turismo. Segundo nota da assessoria […]

O Juiz da 1ª Vara da Comarca de Sertânia, Osvaldo Teles Lobo Júnior, julgou improcedente a Ação de Improbidade Administrativa movida pela administração do ex-prefeito Guga Lins, em desfavor da ex-prefeita Cleide Ferreira.

O caso é referente ao Festival de Cultura Estudantil, realizado no município em convênio com o Ministério do Turismo.

Segundo nota da assessoria da ex-prefeita, comprovada a realização do Festival e a aplicação correta dos recursos, não havendo assim dano ao município, foi julgado improcedente o pedido e revogada medida liminar de indisponibilidade de bens, devolvendo assim o patrimônio a seu domínio.

Cleide Ferreira governou o município de 2009 a 2012. Ela diz que desde então “tem sido vítima de falsas acusações que estão sendo gradativamente julgadas improcedentes e arquivadas, comprovando sua inocência e integridade”.

Sentença

Comissão aprova PL que autoriza quitar dívidas do FIES com prestação de serviços

O autor da proposta, deputado Danilo Cabral, acredita que será um incentivo para o programa Mais Médicos A Comissão de Educação aprovou, nesta quarta-feira (16), proposta do deputado federal Danilo Cabral (PSB) que inclui os médicos integrantes do Programa Mais Médicos no rol de beneficiários do abatimento de parte do saldo devedor do Fundo de […]

Foto: Chico Ferreira

O autor da proposta, deputado Danilo Cabral, acredita que será um incentivo para o programa Mais Médicos

A Comissão de Educação aprovou, nesta quarta-feira (16), proposta do deputado federal Danilo Cabral (PSB) que inclui os médicos integrantes do Programa Mais Médicos no rol de beneficiários do abatimento de parte do saldo devedor do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) a partir da prestação de serviços na rede pública. O projeto de lei 11.003/2018, que altera a Lei nº 10.260/01, foi relatado pelo deputado Bacelar (Pode-BA).

O objetivo é fazer com que o aluno de medicina que utilize o Fies possa pagar parte de dívida por meio da prestação de serviços públicos. No caso dos estudantes de medicina, o valor é abatido nos serviços de Saúde na Família, feito pelos profissionais do Programa Mais Médicos. Atualmente, os novos contratos do financiamento não permitem o desconto por tais atividades.

“Com esse PL, será possível conceder estímulos que garantam a atratividade do exercício da profissão da medicina não apenas no âmbito do Mais Médicos, mas também aos que atuem no Programa Saúde da Família”, afirma Danilo Cabral. Segundo ele, o objetivo é garantir a concessão de abatimentos nas dívidas, visto que o profissional estará trabalhando para o governo. “Os serviços prestados são fundamentais aos milhões de brasileiros que não possuem outros profissionais à disposição”, defende.

Danilo acredita que “ao se estabelecer o abatimento das dívidas do Fies para médicos vinculados ao programa, ele passa a atrair mais profissionais e trará mais benefícios à toda população”. “Dessa forma, vamos conciliar duas políticas públicas importantes: o acesso ao ensino superior no curso de medicina e a estruturação da garantia atenção básica à saúde nos municípios onde há dificuldade de recrutar profissionais da área”, diz o parlamentar.

O desconto proposto por Danilo Cabral seria de 1% do saldo devedor consolidado dos estudantes que atuem como médico integrante de equipe de saúde da família oficialmente cadastrada ou médico militar das Forças Armadas, com atuação em áreas e regiões com carência e dificuldade de retenção desse profissional. E haveria um abatimento de 2% do saldo devedor consolidado para estudantes que exercerem a profissão de médicos integrantes do Programa Mais Médicos. Nos dois casos, seriam incluídos os juros devidos no período e independentemente da data de contratação do financiamento.

Agora, o projeto será analisado na Comissão de Seguridade Social.