Serra: Prefeitura encerra Semana da Juventude com celebração e certificação pelo Unicef
Por André Luis
Entre os dias 21 e 25 de outubro, a Prefeitura de Serra Talhada, por meio da Secretaria de Assistência Social, promoveu a Semana da Juventude, um evento que uniu palestras, atividades culturais e momentos de lazer.
A iniciativa integra as ações do Selo Unicef, conduzido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância e a Adolescência, que visa fortalecer políticas públicas voltadas à juventude.
Na quinta-feira (24), o Núcleo de Cidadania de Adolescentes (Nuca) recebeu dois certificados pela sua atuação transformadora no município.
O primeiro reconhecimento veio pelo impacto positivo das ações do Nuca ao longo da edição 2021-2024 do Selo Unicef, consolidando Serra Talhada como uma referência estadual.
Além disso, o núcleo foi certificado por ter cumprido todas as metas estabelecidas pelo programa até 2024.
“Receber esses certificados é uma prova do compromisso que temos com o futuro das nossas crianças e adolescentes. Essa é a juventude que nos inspira a seguir avançando”, destacou a prefeita Márcia Conrado.
Além das certificações, a semana também deu ênfase ao programa ID Jovem, iniciativa do Governo Federal que garante benefícios a jovens de baixa renda, como meia-entrada em eventos culturais e esportivos, além de passagens interestaduais gratuitas.
Segundo a Secretaria de Assistência Social, apenas 92 jovens utilizavam o benefício antes da campanha, e a expectativa é de que o número cresça com a conscientização promovida.
Durante todas as manhãs, palestras nas escolas municipais disseminaram temas de interesse da juventude, incentivando o protagonismo social e a importância de acesso a direitos.
As atividades culminaram com apresentações culturais e encontros ao ar livre, como o realizado na Praça do Mutirão no dia 24 e o encerramento no bairro Vila Bela nesta sexta-feira (25), a partir das 17h30, celebrando as conquistas da juventude local e reforçando o papel transformador da comunidade jovem no município.
Tão reclamando do quê? Essa semana, tomaram as manchetes as notícias de acordos escusos, arrumações e conchavos em torno da escolha das Mesas Diretoras de algumas Câmaras na região. O caso mais emblemático, o de Dicinha do Calçamento, do MDB de Tabira que, após garantir em uma rede social que votaria em Edmundo Barros, novamente […]
Essa semana, tomaram as manchetes as notícias de acordos escusos, arrumações e conchavos em torno da escolha das Mesas Diretoras de algumas Câmaras na região.
O caso mais emblemático, o de Dicinha do Calçamento, do MDB de Tabira que, após garantir em uma rede social que votaria em Edmundo Barros, novamente pulou sobre a linha da própria palavra e decidiu por Djalma das Almofadas.
Nas redes sociais, aliados de Dinca Brandino criticaram duramente e taxaram de vergonha o gesto de Dicinha. Mas não tem do que reclamar. Enquanto o eleitor, o sistema estabelecido e a porta para esse tipo de acordo não forem melhor coibidos e fiscalizados, será cobrança em vão.
O problema começa no escancarado processo de compra de mandatos, aliado ao voto obrigatório e putrefação da instituição política. Só isso para explicar um vereador apelidado de “pula-pula” por seus vários casos de infidelidade, acusado até de desvio de água para seu sítio (ele nega), criticado pela própria irmã por seu modus operanti, etecétera, ser eleito com 608 votos, mesmo que ajudado pela regra eleitoral.
A derrota política de Dinca Brandino também não pode ser lamentada pelo prisma da infidelidade. Dicinha foi aceito, acolhido por eles com todo esse currículo e vida pregressa. Um mínimo critério de decência estabelecido teria evitado a filiação de Pula Pula ao MDB. E assim são vários.
É mais consequência da podridão do sistema do que causa. E isso se reproduz em mais cidades do que se possa imaginar, hora com mais holofotes, hora no escondido.
Não precisa chover no molhado. Todas as mudanças de rumo na escolha das mesas diretoras sertão adentro foram cercadas de ritos impublicáveis e situações que só envergonham a verdadeira política. Teve até o caso de vereadores entocados para evitar rompimento de acordão, regra de não atender telefone, e muito mais.
E assim caminha a humanidade: com muito discurso e poucos exemplos práticos de combate à essas situações, perde a política, a sociedade, a decência, o futuro…
Novos ares
Madalena Brito já saiu do grupo do monitoramento da pandemia de Covid-19 que tem vários representantes da sociedade civil em Afogados. Assumirá, depois de um período na Vigilância Sanitária, a Secretaria de Saúde em Flores.
Leu?
Setores da oposição de Calumbi garantem que o novo presidente da Câmara, Zé Luiz, 63 anos, pai do prefeito Joelson, é analfabeto de pai e mãe. Em 2016, o MP o acusou por insuficiência e ele teve trabalho pra disputar. Agora, responde pela Casa das Leis do município. No registro de candidato, consta que “lê e escreve”.
A indicada
Nos bastidores, a informação que mais rodou por aliados de Totonho e Daniel Valadares foi da indicação de Evângela Vieira para ocupar a gestão Sandrinho. A pasta seria Assistência Social. O prefeito já tinha interesse em chamar Madalena Patriota. Evângela é consultora na área em alguns municípios do Estado.
Não precisa tecla SAP
Dinca Brandino encerrando a solenidade de posse depois da prefeita eleita e esposa Nicinha, ainda dizendo na primeira pessoa que uma auditoria vai revirar a gestão Sebastião Dias foi fato tão auto explicativo que não precisa de legenda.
Reconheceu
Apesar de seguir em palanque oposto, o ex-prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque, do PT, disse que a população não pode reclamar do ciclo de Paulo Câmara. Citou ações como a rota Recife-Serra e o Hospital Eduardo Campos. “Fez muito por Serra”.
Lançado por Vossa Excelência
Em “promotonês”, o representante do MP, Lúcio Luiz de Almeida Neto praticamente lançou a candidatura de José Patriota a Deputado Estadual na posse de Sandrinho sexta. “Está preparado”, disse em alto e bom som. Patriota desconversou…
O favorito
Com Márcia Conrado e Sandrinho Palmeira relutando em aceitar a gestão do Cimpajeú – querem foco inicial nos mandatos , o nome que ganhou força foi o do prefeito de Ingazeira, Luciano Torres. O gestor chegou a assumir a presidência da Amupe.
Frase da semana:
“O ex-prefeito (Dinca) não me intimida, me levou apulso pra fazer uma live na casa dele e por causa de sua besteira eu deixei de votar em Edmundo Barros”.
De Dicinha do Calçamento na nova justificativa para o novo “pula”.
O líder do PT no Senado, Humberto Costa, participou neste sábado (24) de um seminário para trabalhadores da CUT (Central Única dos Trabalhadores) em Santa Maria da Boa Vista. O evento faz parte da preparação da CUT para o seu Congresso Nacional. Além de Humberto, que debateu sobre conjuntura econômica, o seminário também contou com […]
O líder do PT no Senado, Humberto Costa, participou neste sábado (24) de um seminário para trabalhadores da CUT (Central Única dos Trabalhadores) em Santa Maria da Boa Vista.
O evento faz parte da preparação da CUT para o seu Congresso Nacional. Além de Humberto, que debateu sobre conjuntura econômica, o seminário também contou com a presença do presidente da Central em Pernambuco, Carlos Veras.
Após o evento, Humberto visitou o município de Orocó, onde participou da entrega de equipamentos para o Conselho Tutelar do Município e a assinatura do contrato de abastecimento do Projeto Brígida.
A obra está orçada em R$ 225 mil e vai beneficiar cerca de 800 famílias. Os recursos vieram por meio de uma emenda individual do senador para a Codevasf.
Na ocasião, Humberto defendeu que a interiorização do desenvolvimento é fundamental para garantir a retomada do crescimento econômico no Brasil.
Município ainda conta com dois casos sob investigação. Nesta quinta-feira, 02 de abril de 2020, a Secretaria de Saúde de Arcoverde informa que foi descartado o caso da mulher de 31 anos. A mesma testou positivo para Influenza, mas negativo para o Covid-19. Arcoverde conta, portanto, com dois casos suspeitos ainda sob investigação. Um homem […]
Município ainda conta com dois casos sob investigação.
Nesta quinta-feira, 02 de abril de 2020, a Secretaria de Saúde de Arcoverde informa que foi descartado o caso da mulher de 31 anos. A mesma testou positivo para Influenza, mas negativo para o Covid-19.
Arcoverde conta, portanto, com dois casos suspeitos ainda sob investigação. Um homem de 59 anos e uma mulher de 79 anos.
Como já se vem falando, mas é preciso alertar diariamente, o Coronavírus não escolhe rico ou pobre, ele atinge a todos. O combate a esse inimigo invisível é uma luta da humanidade. É preciso respeitar as medidas restritivas de circulação.
Para dúvidas, denúncias ou sugestões ligue para o Disk Coronavírus do município: 0800-281-55-89 e 3821-0082.
Programação em honra ao Senhor Bom Jesus dos Remédios foi encerrada ontem com procissão e missa A Festa do Padroeiro Senhor Bom Jesus dos Remédios foi encerrada na tarde/noite desta segunda (01) em Afogados da Ingazeira. A programação foi transmitida pela Rádio Pajeú. Uma grande procissão pelas ruas do município abriu a programação de encerramento. […]
Programação em honra ao Senhor Bom Jesus dos Remédios foi encerrada ontem com procissão e missa
A Festa do Padroeiro Senhor Bom Jesus dos Remédios foi encerrada na tarde/noite desta segunda (01) em Afogados da Ingazeira.
A programação foi transmitida pela Rádio Pajeú. Uma grande procissão pelas ruas do município abriu a programação de encerramento. Em seguida, houve celebração presidida pelo Bispo Diocesano Dom Egídio Bisol.
Ao final, o Padre Gilvan Bezerra, Pároco da cidade agradeceu aos fiéis e parceiros e anunciou os juízes da Festa 2018, que ficará a cargo do grupo Amigos da Fé. A programação completou 188 anos.
Um dos momentos aguardados foi o sorteio de um Fiat Mobi zero quilômetro, uma das novidades da programação desse ano. Foram mais de 6 mil bilhetes vendidos, segundo o sacerdote.
A ganhadora foi Verenice Maria Honorato dos Santos, moradora da Rua Poeta João Paraibano, 47, Afogados da Ingazeira. Ela comprou o bilhete de número 07715. Verenice é filha do ex-vereador falecido Damião Alves dos Santos, seu Bião..
Verenice estará recebendo as chaves do carro nesta manhã, às 9h10, no programa Manhã Total, da Rádio Pajeú. A Comissão da festa e o padre Gilvan Bezerra também acompanham a entrega, dentro da prestação de contas da Festa, cujos recursos serão destinados para reforma do Centro Pastoral.
Lixo queima gerando nuvem tóxica O Internauta Repórter Messias Alves da Silva voltou a relatar em contato com o blog o drama de quem vive nas imediações do lixão em Afogados da Ingazeira, em comunidades no entorno do Sítio Pedra. “O nosso domingo está assim no Sítio Povo de Pedra. O câncer chamado lixão voltou a […]
O Internauta Repórter Messias Alves da Silva voltou a relatar em contato com o blog o drama de quem vive nas imediações do lixão em Afogados da Ingazeira, em comunidades no entorno do Sítio Pedra.
“O nosso domingo está assim no Sítio Povo de Pedra. O câncer chamado lixão voltou a sangrar. Ou melhor, a fumaçar”, diz, indignado. De fato, Messias já procurou imprensa, prefeito, secretário, Ministério Público. Aqui, foi notícia algumas vezes cobrando uma solução para o problema. Em vão até agora.
Apesar das medidas aparentemente tímidas, há todo tipo de lixo no local, gerando uma densa fumaça nociva para todos, mas que afeta diretamente portadores de problemas respiratórios, idosos e crianças.
Na área, estão afetadas comunidades como Poço de Pedra, Conjunto Miguel Arraes e Sítio Serrinha. Uma lagoa que abastecia famílias em período de seca teve sua água totalmente contaminada e não é recomendada sequer para os animais. Moradores vivem assustados também com explosões a partir dos gazes.
Enquanto as famílias sofrem, prefeituras como as de Afogados ganharam tempo com as alterações no Plano Nacional de Resíduos Sólidos, estendendo para 2021 o prazo para os municípios substituam os “lixões” por aterros sanitários.
Essa semana o procurador-geral de Justiça, Francisco Dirceu Barros disse não poder admitir que em um Estado com 184 municípios, haja 99 lixões.
“Vamos abrir procedimentos investigativos criminais contra todos os prefeitos em que seus municípios ainda detêm lixões”, garantiu.
O órgão vai desenvolver uma parceria com o Tribunal de Contas do Estado (TCE) e o Ministério Público de Contas (MPCO) para colocar o projeto Pernambuco Verde, Lixão Zero em prática. A iniciativa será voltada a estabelecer prazos objetivos para o fechamento dos lixões em todo o Estado de Pernambuco. Estamos aguardando.
Você precisa fazer login para comentar.