Notícias

Reservatório de Sobradinho terá vazão aumentada

Por André Luis

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) vai aumentar a vazão do Reservatório de Sobradinho que sairá de 800 metros cúbicos por segundo para 1.100 metros cúbicos por segundo a partir desta sexta-feira (30). 

A intenção é aumentar, gradativamente, a quantidade de água liberada até chegar em 2.600 metros cúbicos por segundo no próximo dia 4 de novembro. Há sete anos, a vazão do lago não liberava essa quantidade de água porque a caixa d’água que abastece o São Francisco está em escassez hídrica há, pelo menos, uma década.

O aumento da vazão vai atender a um pedido do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) que decide o quanto cada geradora vai produzir de energia assim como a quantidade de água a ser armazenada nos reservatórios das principais hidrelétricas do País. 

No último dia 22, o reservatório de Sobradinho estava com 61,21% do seu volume útil e a vazão do lago saiu de 1,3 mil metros cúbicos para 800 metros cúbicos por segundo cumprindo uma determinação do ONS. 

Na época, foi divulgado que a água de Sobradinho seria poupada por causa da estiagem que atingiu a área dos reservatórios das principais hidrelétricas do Centro-Sul do País.

Outras Notícias

Itapetim: Vereador cobra Celpe e demissão de servidor

Na Sessão da Câmara de Vereadores de Itapetim, o vereador Mário José cobrou providências da Celpe em relação as constantes interrupções no fornecimento de energia na cidade,  bem como informações da Compesa sobre a não regularidade do fornecimento de água a população de Itapetim, muito embora os usuários já tenham recebido antecipadamente,  a fatura para pagamento,  […]

Na Sessão da Câmara de Vereadores de Itapetim, o vereador Mário José cobrou providências da Celpe em relação as constantes interrupções no fornecimento de energia na cidade,  bem como informações da Compesa sobre a não regularidade do fornecimento de água a população de Itapetim, muito embora os usuários já tenham recebido antecipadamente,  a fatura para pagamento,  sem que o serviço esteja sendo prestado em sua plenitude.

“Na ocasião,  denunciamos a conduta injustificável do Prefeito Municipal que por motivação político-eleitoral,  retirou a gratificação paga ao Fisioterapeuta Antônio Genilson Santos,  que prestava  serviço adicional a sua carga horária a toda a comunidade. Não se teve notícia de redução de vencimentos de nenhum outro funcionário”, reclama.

Ele afirma que  posicionamento foi pelo servidor defender sua candidatura e do seu tio Adalberto de Vital. “Essa decisão será questionada na esfera judicial, para anulação dessa medida administrativa retrógrada e ilegal”.

Jaboatão: advogado lança pré-candidatura pelo Avante

O município de Jaboatão dos Guararapes entrou de vez na rota do partido Avante, que decidiu, nesta sexta-feira (13), disputar o comando da cidade. O advogado Belarmino Silva, filiado à sigla há mais de 20 anos, foi o escolhido pelo comando da legenda para encarar o desafio das urnas, em outubro. “O Avante é um […]

O município de Jaboatão dos Guararapes entrou de vez na rota do partido Avante, que decidiu, nesta sexta-feira (13), disputar o comando da cidade.

O advogado Belarmino Silva, filiado à sigla há mais de 20 anos, foi o escolhido pelo comando da legenda para encarar o desafio das urnas, em outubro.

“O Avante é um partido independente. Não queremos acordo com forasteiros. Nasci e fui criado em Jaboatão. Vamos montar uma chapa puro-sangue”, destacou Belarmino.

Anchieta Patriota responde críticas da oposição

Por André Luis O prefeito de Carnaíba, Anchieta Patriota concedeu uma entrevista exclusiva ao programa A Tarde é Sua da Rádio Pajeú, onde discutiu sua recente agenda em Brasília e respondeu a críticas feitas pela oposição local. Durante a conversa, o prefeito abordou assuntos como investimentos em infraestrutura, desafios na área da educação e saúde, […]

Por André Luis

O prefeito de Carnaíba, Anchieta Patriota concedeu uma entrevista exclusiva ao programa A Tarde é Sua da Rádio Pajeú, onde discutiu sua recente agenda em Brasília e respondeu a críticas feitas pela oposição local. Durante a conversa, o prefeito abordou assuntos como investimentos em infraestrutura, desafios na área da educação e saúde, além de falar sobre as perspectivas para o processo eleitoral do próximo ano.

Agenda em Brasília e busca por investimentos

O prefeito Anchieta Patriota relatou sua recente viagem a Brasília, onde teve encontros importantes com representantes de diferentes ministérios e órgãos do governo federal. Dentre as pautas discutidas, destaca-se a busca por recursos para o município, como a solicitação de quatro ônibus escolares. Além disso, o prefeito abordou a importância de investimentos no estado de Pernambuco, destacando a relevância do novo programa federal de Parque, que deve trazer melhorias em diferentes setores.

Respostas às críticas da oposição

Durante a entrevista, o prefeito respondeu a algumas críticas feitas pela oposição local, reforçando a aprovação de seu governo pela população. Anchieta Patriota abordou questões relacionadas à saúde e à educação, destacando os avanços obtidos em sua gestão, como a presença de médicos no hospital municipal e a implementação de políticas educacionais que elevaram os índices de qualidade.

“Isso é discurso de campanha deles. Dizer que no passado e educação foi boa? Nunca teve boa educação em Carnaíba antes do nosso governo de 2005. Dizer que tinha saúde em Carnaíba? Isso é um desrespeito ao povo. Dizer que não valoriza filarmônica Santo Antônio? É desrespeito ao povo”, Completou.

Sobre as críticas à suposta resistência de não ouvir as pessoas em sua gestão, o prefeito ressaltou que os resultados positivos em sua administração são reflexo do apoio da população, evidenciado pela alta avaliação em pesquisas. Ele mencionou a aprovação de 82.7% de seu governo em uma pesquisa recente e apontou que os adversários políticos que o criticam foram derrotados nas urnas.

“Eu escuto muito o povo. Eu vivi escutando o povo desde 1982, ao contrário da oposição que não escuta. Tem dois aí dizendo que são candidatos, sem ter feito nenhuma prestação de serviço no município. Até o momento não fizeram, pode ser que no futuro façam”, disse Anchieta.

Perspectivas para as eleições de 2024

Anchieta Patriota evitou confirmar nomes específicos para a disputa nas próximas eleições, porém destacou que há diversos nomes qualificados e preparados no município para dar continuidade ao trabalho que sua administração tem desenvolvido. Ele afirmou que, no momento certo, o nome escolhido pelo grupo governista será anunciado.

O prefeito também abordou a possibilidade de uma candidatura da atual secretária de Assistência e Inclusão Social, Thaynnara Queiroz, enfatizando sua capacitação e preparo para exercer um cargo de liderança. Ele enfatizou que Carnaíba tem estudantes de medicina que estão se formando e futuramente, podem contribuir com a saúde local.

“É Nossa secretária. Há cinco anos é concursada no município, a família dela originária de Carnaíba e nós, no momento adequado, vamos dizer o nome que a gente conseguiu ter a unidade do grupo e o nome qualificado para disputar o pleito”, afirmou.

Belo Jardim: Prefeito cassado acredita em reviravolta jurídica para voltar ao poder

Em Belo Jardim, o prefeito cassado pelo TSE João Mendonça ainda tem esperanças em voltar, mesmo depois da eleição suplementar que escolheu Hélio dos Terrenos. Ele usa como argumentação a decisão de 21 de junho, onde Ministro Humberto Martins, em decisão no STJ, entendeu pelo sobrestamento de Recurso Extraordinário em razão da repercussão geral conforme […]

Em Belo Jardim, o prefeito cassado pelo TSE João Mendonça ainda tem esperanças em voltar, mesmo depois da eleição suplementar que escolheu Hélio dos Terrenos.

Ele usa como argumentação a decisão de 21 de junho, onde Ministro Humberto Martins, em decisão no STJ, entendeu pelo sobrestamento de Recurso Extraordinário em razão da repercussão geral conforme Tema n. 576/STF.

“A decisão abre a possibilidade de anulação dos atos anteriores nos processos que ensejaram a cassação de João Mendonça, o que pode refletir na reconsideração da decisão do TSE, Côrte que será provocada para considerar válido o registro de João Mendonça nas eleições de outubro de 2016 na cidade de Belo Jardim”.

Diz que caso semelhante aconteceu na cidade de Brejo da Madre de Deus, quando o prefeito afastado retornou ao posto e terminou seu mandato. “Se o TSE reconsiderar a decisão de cassação de registro, João Mendonça assume a prefeitura de Belo Jardim e a eleição suplementar do último domingo será anulada”, diz a nota. O ex prefeito João Mendonça já disse que todas as providências jurídicas estão sendo tomadas.

Dilma: temos hoje as menores taxas de juros reais

Incisiva, a presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição pelo PT, disse nesta quarta-feira que as taxas de juros reais alcançaram o menor patamar dos últimos 30 anos durante a sua gestão. Dilma reiterou que o governo vem enfrentando a crise sem reduzir salários nem cortar empregos, tentando assegurar a qualidade de vida das pessoas. “Eu […]

20140910201538532508e

Incisiva, a presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição pelo PT, disse nesta quarta-feira que as taxas de juros reais alcançaram o menor patamar dos últimos 30 anos durante a sua gestão. Dilma reiterou que o governo vem enfrentando a crise sem reduzir salários nem cortar empregos, tentando assegurar a qualidade de vida das pessoas. “Eu sou uma pessoa previdente, trouxe a minha tabela, o que ela mostra? De 1995 até 2014, mas eu te garanto é que nos últimos 30 anos no mínimo, nós temos hoje as menores taxas de juros reais”, disse Dilma, mostrando a jornalistas um gráfico.

“Se você ver a média (da taxa de juro real), em 1995-2002, foi 17%; a média 2003-2010 foi 8,2%; a média 2011-2014 foi 3,3%. Eu acho que é uma questão de dados, de compreensão dos acontecimentos.” Ao falar do desemprego mundial, Dilma disse que enfrentou a crise financeira sem desempregar trabalhadores brasileiros, sem reduzir salários nem diminuir direitos sociais. “Nós fizemos uma política diante da crise que é diferente. Nós tivemos uma política completamente diferente. Nós não desempregamos, não reduzimos salários, não reduzimos direitos sociais, e não paramos de investir. Eles desempregaram, reduziram direitos sociais e pararam de investir e estão numa política chamada de austeridade”, comparou a presidente.

“O que não é possível é se comportar aqui no Brasil como se não houvesse crise. Nós não estamos arrebentando, não. Não estamos revertendo nada (em relação aos índices de emprego na indústria). Em termos de emprego é bom aguardar pra gente avaliar como se desempenha agosto”, disse. “No ano passado diziam que a gente estava numa situação terrível. E fomos um dos países que mais cresceu. No ano passado diziam que o mundo ia cair na nossa cabeça. Não caiu. Vamos ter clareza de que estamos diante de uma situação bastante diferenciada”, afirmou a Dilma.