Notícias

Regina Duarte deixa Secretaria de Cultura do governo Bolsonaro

Por André Luis

Atriz assumiu a pasta em 4 de março com a missão de ‘pacificar’ o setor. Segundo o presidente, ela assumirá a Cinemateca, também vinculada à pasta.

Foto: Adriano Machado/Reuters – Matéria: G1

O presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta quarta-feira (20) a saída da atriz Regina Duarte do cargo de secretária especial de Cultura. Em publicação em uma rede social, o presidente afirmou que ela assumirá a Cinemateca, em São Paulo.

“Regina Duarte relatou que sente falta de sua família, mas para que ela possa continuar contribuindo com o Governo e a Cultura Brasileira assumirá, em alguns dias, a Cinemateca em SP. Nos próximos dias, durante a transição, será mostrado o trabalho já realizado nos últimos 60 dias”, afirmou Bolsonaro.

Regina Duarte assumiu a pasta em 4 de março, com a missão de “pacificar” o embate entre a classe artística e a indústria da cultura com o governo federal. Desde o início do mandato de Bolsonaro, a secretaria teve alta rotatividade em razão de polêmicas na pasta e em órgãos vinculados a ela.

No dia 5 maio, por exemplo, o governo renomeou maestro Dante Mantovani como presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte) que tinha sido exonerado por Regina no primeiro dia da atriz à frente da secretaria.

Segundo o blog da comentarista do G1 e da TV Globo Andréia Sadi, Regina não foi informada e “não entendeu” a nomeação. Mantovani foi exonerado no mesmo dia e o ministro do Turismo, Marcelo Alvaro Antonio, justificou as mudanças por “questões internas”.

A saída de Regina Duarte do governo já era um desejo da ala ideológica próxima ao presidente, conforme informou a colunista Andréia Sadi nesta terça. Questionado sobre a permanência de Regina no governo, Jair Bolsonaro disse que só presidente e vice não podem ser trocados.

A ala política do Planalto tentava afastar as especulações sobre a possibilidade de saída de Regina, mas já havia se frustrado com a fala do presidente sobre a secretária na semana passada.

Bolsonaro queria Regina mais próxima : no fim de abril, na portaria do Palácio da Alvorada, o presidente Jair Bolsonaro elogiou Regina Duarte, mas disse que gostaria de vê-la mais próxima.

Na ocasião, ela estava em São Paulo. O presidente disse também que ela estava tendo dificuldade em lidar com questões de “ideologia de gênero”.

“Infelizmente, a Regina está em São Paulo. Está trabalhando pela internet ali. E eu quero que ela esteja mais próxima. É uma excelente pessoa, um bom quadro. É também uma secretaria que era ministério. Muita gente de esquerda pregando ideologia de gênero. Essas coisas todas é que a sociedade, a massa da população, não admite. Ela tem dificuldade nesse sentido”, disse o presidente.

Outras Notícias

Conselheiros Tutelares de Mirandiba cobram pagamento de salários atrasados

Na quinta-feira (03), conselheiros tutelares de Mirandiba, no Sertão pernambucano, procuraram a Prefeitura, Câmara de Vereadores e o Ministério Público, buscando receber salários atrasados.  Primeiro os conselheiros tentaram falar com a prefeita Rose Cléa, mas ela não se encontrava na Prefeitura; depois entregaram um ofício pedindo providências à promotoria de Justiça de Mirandiba e solicitaram […]

Na quinta-feira (03), conselheiros tutelares de Mirandiba, no Sertão pernambucano, procuraram a Prefeitura, Câmara de Vereadores e o Ministério Público, buscando receber salários atrasados. 

Primeiro os conselheiros tentaram falar com a prefeita Rose Cléa, mas ela não se encontrava na Prefeitura; depois entregaram um ofício pedindo providências à promotoria de Justiça de Mirandiba e solicitaram intercessão da casa legislativa para que a lei seja cumprida. 

De acordo com os membros do Conselho Tutelar, o funcionalismo público vem sofrendo desde que a atual prefeita assumiu a gestão do município em janeiro de 2017. 

O Conselho Tutelar, peça fundamental na garantia dos direitos das crianças e adolescentes, é um dos órgãos que mais sofrem com a deficiente gestão do município.

Zé Gomes participa da reunião do conselho político de Albanise Pires

O candidato a governador de Pernambuco Zé Gomes (PSOL) participou, neste sábado (19/7), da primeira reunião do conselho político da candidata ao Senado Albanise Pires. O encontro foi realizado no comitê do partido, na Boa Vista. Para Gomes, “a candidatura de Albanise pode levar a política para o centro do debate eleitoral”. “Precisamos sair da mesmice despolitizada […]

Albanise - Edilson Silva

O candidato a governador de Pernambuco Zé Gomes (PSOL) participou, neste sábado (19/7), da primeira reunião do conselho político da candidata ao Senado Albanise Pires. O encontro foi realizado no comitê do partido, na Boa Vista. Para Gomes, “a candidatura de Albanise pode levar a política para o centro do debate eleitoral”.

“Precisamos sair da mesmice despolitizada do mero loteamento dos ‘currais’ eleitorais, através dos apoios de gestores e parlamentares do estado. Albanise vai afirmar o papel político desempenhado pelo Senador no Congresso Nacional, para além das emendas orçamentárias”, afirmou o candidato a governador.

“O compromisso de nossa candidatura é com a formação e formulação de políticas de interesse da maioria de nossa sociedade. Mas teremos um olhar especial às lutas contra as diversas opressões às minorias como mulheres, comunidade LGBT, negros, crianças e jovens, idosos, entre outros, e ao efetivo exercício da democracia, por meio da participação popular e do controle social”, acrescentou Albanise.

O Conselho reúne nomes da sociedade civil ligados aos movimentos sociais para colaborar na definição de pautas e prioridades para o mandato do PSOL na Casa Legislativa. O candidato a deputado estadual Edilson Silva (PSOL) também participou do encontro.

Tereza Leitão: “João Paulo na Codevasf é especulação”

Por Anderson Bandeira Da Folha de Pernambuco O comando do PT estadual continua no anseio e expectativa de ocupar espaços no Governo Federal. Conforme a reportagem da Folha de Pernambuco apurou, amais nova informação nos bastidores do PT é de que pelo menos quatro petistas do Estado poderão assumir cargos em estatais federais. São eles: […]

João-Paulo1

Por Anderson Bandeira
Da Folha de Pernambuco

O comando do PT estadual continua no anseio e expectativa de ocupar espaços no Governo Federal. Conforme a reportagem da Folha de Pernambuco apurou, amais nova informação nos bastidores do PT é de que pelo menos quatro petistas do Estado poderão assumir cargos em estatais federais. São eles: os deputados federais João Paulo, Pedro Eugênio e Fernando Ferro; além do ex-prefeito do Recife, João da Costa.

Segundo petistas, em reserva, uma carta de intenção foi enviada à executiva nacional do partido. Pelo documento elaborado pela direção estadual e encaminhado há 15 dias, Pedro Eugênio seria indicado para o comando do Incra, João da Costa para a CBTU, Fernando Ferro assumiria a Eletrobras enquanto João Paulo almeja a Sudene.

João Paulo, por sinal, foi especulado nos últimos dias para assumir a Codevasf, o que criou certa expectativa no Sertão. “O pessoal do Sertão está vibrando. Se encaixaria perfeitamente onde estão concentradas as ações para o Nordeste e para o Estado. Daria visibilidade a João Paulo para ele ser o futuro prefeito do Recife”, defendeu a deputada estadual Izabel Cristina.

No entanto, a reportagem procurou a presidente estadual do PT, deputada Teresa Leitão, que negou essa possibilidade. “João (Paulo) na Codevasf é meramente especulação. A Codevasf está sendo disputada por outras bases do PT”, disse Tereza. A dirigente também não quis confirmar que tenha enviado carta à direção nacional indicando os correligionários. “Eu não confirmo essa informação e não autorizo ninguém a falar em off pela executiva estadual. Não é assim que se procede num assunto tão sério. É uma irresponsabilidade muito grande”, disparou a dirigente.

Teresa, porém, reiterou que a executiva estadual continua reivindicando espaço. “É legítimo”, alegou. Nos bastidores do PT, a reivindicação de nomes do PT local em cargos estatais segue uma linha estratégica da direção estadual com o intuito de fortalecer a legenda para as eleições do próximo ano. Nas coxias do PT, entre os quatro indicados, o nome do ex-prefeito do Recife e deputado federal, João Paulo, ainda é o mais cotado para disputar uma eventual corrida à Prefeitura do Recife. Por isso, o comando trabalha desde o fim das eleições de 2014 para colocar o petista num posto de visibilidade.

Aberto o ciclo natalino em Arcoverde

Um grande número de arcoverdenses  esteve presente na festa de abertura do Natal do Coração. A prefeita Madalena Britto decretou a abertura do ciclo natalino em Arcoverde. Após, as luzes foram acesas e o padre Aírton Freire celebrou uma Santa Missa. Estiveram presentes os vereadores Paulinho Wanderley, Luíza Margarida, Cleriane Medeiros e Warlley Amaral, todos os […]

04121309221332Um grande número de arcoverdenses  esteve presente na festa de abertura do Natal do Coração. A prefeita Madalena Britto decretou a abertura do ciclo natalino em Arcoverde. Após, as luzes foram acesas e o padre Aírton Freire celebrou uma Santa Missa.

Estiveram presentes os vereadores Paulinho Wanderley, Luíza Margarida, Cleriane Medeiros e Warlley Amaral, todos os secretários da municipalidade e presidentes das autarquias.

Após a missa, a Filarmônica Joaquim Belarmino Duarte se apresentou enchendo de música o Natal de Coração. A noite foi encerrada pelo Coral Vozes do Sertão do Sesc.

Criminoso rouba R$ 5 mil de padres em casa paroquial de Garanhuns, PE

Dois padres foram roubados dentro da casa paroquial da Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, nesta quarta-feira (13). Ao G1, o padre Gabriel Hofstede contou que o homem levou cerca de R$ 5 mil do local. “Eu estava com outro padre e um vizinho que mora perto da igreja. […]

Dois padres foram roubados dentro da casa paroquial da Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, nesta quarta-feira (13). Ao G1, o padre Gabriel Hofstede contou que o homem levou cerca de R$ 5 mil do local. “Eu estava com outro padre e um vizinho que mora perto da igreja. Estávamos trocando dinheiro quando o homem chegou e anunciou o assalto”, disse.

O G1 entrou em contato com o 9º Batalhão da Polícia Militar de Garanhuns, que confirmou o fato, mas não quis dar mais informações sobre o caso.

O padre Gabriel não soube informar se o criminoso estava armado. “Ele não agrediu ninguém. Só pediu o dinheiro e entregamos. Tinha muito dinheiro trocado, mas infelizmente, o cofre da casa paroquial estava aberto e ele levou tudo”, relatou. O dinheiro era oriundo de doações à igreja de Garanhuns.

O caso será investigado pela 1ª Delegacia de Polícia Civil de Garanhuns. Até a publicação desta matéria, o criminoso não foi identificado ou localizado.