Notícias

Raquel Lyra deixa mensagem de Natal durante Semana da Cultura Cristã, em Ibimirim

Por André Luis

Prestigiando a primeira edição da Semana da Cultura Cristã, nesta sexta-feira (19), em Ibimirim, no Sertão do Moxotó, a governadora Raquel Lyra deixou uma mensagem repleta de esperança para todos os pernambucanos e pernambucanas, no período em que se aproximam as festividades natalinas e de fim de ano.

“Alegria poder voltar aqui para o Sertão, na cidade de Ibimirim. É tempo de celebração das nossas conquistas, nossas vitórias. A região está em festa, está todo mundo aqui, e é muito bom poder reunir as famílias em torno do nome de Deus às vésperas das festividades do Natal. E eu quero desejar um feliz ano novo e dizer que 2026 será muito melhor que esse ano. Será um ano de muitas conquistas, e que a gente possa mudar para melhor a vida do povo pernambucano, onde quer que ele esteja”, destacou a governadora Raquel Lyra.

O evento levou à população momentos de devoção e fortalecimento da fé e apresentou ao público atrações musicais do gênero gospel, como as cantoras Aline Barros e Damares. A expectativa é de que a celebração, que teve início no último dia 17 e vai até este sábado (20), receba 15 mil pessoas diariamente, de diferentes denominações cristãs.

O prefeito do município, Welliton Siqueira, destacou o potencial de Ibimirim para se tornar mais um polo de turismo religioso em Pernambuco. “Temos sentido realmente a presença de Deus neste evento tão grandioso. A economia está muito movimentada. Nossa rede hoteleira lotou. Temos trabalhado muito com o espiritual, trazendo a fé para as pessoas. Eu tenho certeza de que todo o público sentirá verdadeiramente a presença de Deus”, pontuou.

O gestor municipal também celebrou, nesta sexta, a inauguração de mais uma Cozinha Comunitária, a terceira de Ibimirim. Com o equipamento, o município chega à marca de 600 refeições diárias. Além disso, o Governo de Pernambuco tem assegurado importantes entregas para Ibimirim, promovendo avanços em diversas áreas.

Na mobilidade, foi concluída a restauração da PE-336, com investimento de R$ 76,9 milhões, garantindo mais segurança e integração regional. O programa Ilumina PE já instalou 504 pontos de iluminação. Na educação, o município recebeu nove ônibus escolares, uma van e quatro quadras poliesportivas. Além disso, o município será contemplado com a construção de uma creche, com investimento de R$ 5,6 milhões.

Também participaram do evento os secretários estaduais Túlio Vilaça (Casa Civil) e André Teixeira Filho (Mobilidade e Infraestrutura); o senador Fernando Dueire; o deputado federal Carlos Veras; o deputado estadual Dannilo Godoy; e os prefeitos Fredson Brito (São José do Egito), Washington Ângelo (Tacaratu), Pollyanna Abreu (Sertânia) e José Ronaldo (Tupanatinga), além de vereadores de Ibimirim e outras lideranças municipais.

Outras Notícias

Grupo Odebrecht diz em nota que pretende colaborar com a Lava Jato

G1 O Grupo Odebrecht anunciou, nesta terça-feira (22), que decidiu colaborar com a investigação sediada em Curitiba da Operação Lava Jato. Além de um acordo de leniência já em curso com a Controladoria Geral da União (CGU), todos os executivos da empreiteira concordaram em fazer acordos de delação premiada, que, em nota, a empresa chama […]

od

G1

O Grupo Odebrecht anunciou, nesta terça-feira (22), que decidiu colaborar com a investigação sediada em Curitiba da Operação Lava Jato. Além de um acordo de leniência já em curso com a Controladoria Geral da União (CGU), todos os executivos da empreiteira concordaram em fazer acordos de delação premiada, que, em nota, a empresa chama de “colaboração definitiva”. Ainda que não cite nomes, a decisão inclui também o ex-presidente do grupo, Marcelo Odebrecht, preso desde junho de 2015.

A empresa não entrou em detalhes sobre a delação. Por essa razão, a Odebrecht não entrou em detalhes na nota emitida nesta segunda-feira. A decisão foi anunciada no mesmo dia em que a 26ª fase da Operação Lava Jato cumpriu mandados de busca e apreensão e prisões de pessoas ligadas ao grupo.

A Polícia Federal (PF) sustenta que a empresa mantinha um “Setor de Operações Estruturadas” que servia como uma contabilidade paralela para o pagamento de propina.

Embora a nota não cite nomes, a TV Globo apurou que a decisão inclui o presidente afastado do grupo, Marcelo Odebrecht, preso desde junho de 2015. Ele já foi condenado a 19 anos e quatro meses de prisão em um processo da Lava Jato, pelos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa e responde a mais uma ação criminal por corrupção.

Cabe ao Ministério Público Federal (MPF) avaliar as vantagens de selar, ou não esses acordos com a empresa e os executivos. O órgão informou que não existem acordos de colaboração fechados com executivos da Odebrecht.  Informou ainda que terão prioridade acordos de delação que se revelarem mais importantes para o interesse público.

Os acordos de delação precisam, por lei, ser sigilosos. Na nota emitida, a Odebrecht informou que os acionistas e os executivos “decidiram por uma colaboração definitiva” com as investigações da Lava Jato. Afirmou ainda que espera que os esclarecimentos da colaboração contribuam com a Justiça Brasileira, e prometeu adotar novas práticas de relacionamento com a esfera pública.

O pronunciamento diz ainda que a Odebrecht não tem “responsabilidade dominante” sobre os fatos apurados pela Lava Jato, mas que eles revelam a “existência de um sistema ilegal e ilegítimo de financiamento partidário-eleitoral do país”.

“Dedurar”: Em setembro de 2015, Marcelo Odebrecht  negou aos deputados da CPI da Petrobras a possibilidade de assinar acordo de delação premiada. “Para alguém dedurar, ele precisa ter o que dedurar. Isso não ocorre aqui”, disse.

Odebrecht disse ainda que tinha valores dos quais não abriria mão, citando uma briga entre suas filhas. “Eu talvez brigasse mais com quem dedurou do que aquela que fez o fato”, afirmou.

Processos: Marcelo Odebrecht, Marcio Faria da Silva, Rogério Santos de Araújo, César Ramos Rocha e Alexandrino Alencar foram condenados em ação que apurou crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa na Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), na Refinaria Abreu e Lima (RNEST) e no Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj).

Os contratos investigados são relacionados aos projetos de terraplenagem no Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj) e na Refinaria Abreu de Lima (RNEST); à Unidade de Processamento de Condensado de Gás Natural (UPCGN II e III) do Terminal de Cabiunas (Tecab); à Tocha e Gasoduto de Cabiunas; e às plataformas P-59; P-60, na Bahia.

Breno Araújo intensifica articulação para viabilizar candidatura 

O pré-candidato a deputado estadual Breno Araújo tem acelerado sua agenda em municípios do Sertão do Pajeú e entorno, como Santa Cruz da Baixa Verde e Brejinho, em busca de apoios estratégicos para consolidar sua candidatura à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) em 2026. A movimentação política segue uma lógica pragmática: a matemática eleitoral. Em […]

O pré-candidato a deputado estadual Breno Araújo tem acelerado sua agenda em municípios do Sertão do Pajeú e entorno, como Santa Cruz da Baixa Verde e Brejinho, em busca de apoios estratégicos para consolidar sua candidatura à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) em 2026.

A movimentação política segue uma lógica pragmática: a matemática eleitoral. Em 2022, o último deputado estadual eleito pelo PSB conquistou 43.117 votos. Para Breno, o desafio é conseguir, fora de Serra Talhada, entre 25 mil e 30 mil votos, número que, somado à sua base eleitoral, pode viabilizar sua eleição.

Em 2022, o ex-prefeito Luciano Duque (SD), obteve 21.389 votos apenas em Serra Talhada. Como Duque tende a disputar novamente uma vaga na Alepe, o espaço para Breno crescer fora da cidade ganha ainda mais importância.

A meta de Breno é conquistar de 15 mil a 20 mil votos em Serra Talhada, o que já seria considerado um resultado expressivo, desde que acompanhado por um bom desempenho em outras cidades. A busca por apoios em municípios estratégicos revela uma tentativa de compensar o terreno onde Duque ainda mantém hegemonia eleitoral.

O movimento de Breno também indica que o PSB deve buscar nomes competitivos na região para manter ou ampliar sua bancada na Alepe, especialmente diante da fragmentação de votos nas chapas proporcionais.

Nos bastidores, aliados consideram que, embora seja uma missão difícil, a estratégia de Breno pode render frutos se conseguir consolidar palanques locais e canalizar o desgaste de lideranças mais antigas, surfando numa imagem de renovação.

Enquanto isso, o pré-candidato segue o calendário informal da pré-campanha, intensificando visitas, participações em eventos e reuniões com lideranças locais, em busca de capilaridade e visibilidade para transformar sua matemática política em votos reais.

Datafolha para presidente, votos válidos: Bolsonaro, 55%; Haddad, 45%

Nos votos totais, Jair Bolsonaro, do PSL, tem 47%, e Haddad, 39%. Pesquisa ouviu 18.371 eleitores na sexta-feira (26) e no sábado (27). O Datafolha divulgou neste sábado (27) o resultado da última pesquisa do instituto sobre o 2º turno da eleição presidencial. O levantamento foi realizado na sexta-feira (26) e no sábado (27) e […]

Nos votos totais, Jair Bolsonaro, do PSL, tem 47%, e Haddad, 39%. Pesquisa ouviu 18.371 eleitores na sexta-feira (26) e no sábado (27).

O Datafolha divulgou neste sábado (27) o resultado da última pesquisa do instituto sobre o 2º turno da eleição presidencial. O levantamento foi realizado na sexta-feira (26) e no sábado (27) e tem margem de erro de 2 pontos, para mais ou para menos.

O instituto afirma que, um dia antes da eleição, Jair Bolsonaro (PSL), mantém o favoritismo, mas a diferença dele para Fernando Haddad (PT) diminuiu de 18 para 10 pontos percentuais, em nove dias, nos votos válidos.

A probabilidade de os resultados retratarem a realidade é de 95%, com margem de erro de dois pontos, para mais ou para menos.

Nos votos válidos, os resultados foram os seguintes:

Jair Bolsonaro (PSL): 55%

Fernando Haddad (PT): 45%

No levantamento anterior, Bolsonaro tinha 56% e Haddad, 44%.

Para calcular os votos válidos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.

Votos totais

Nos votos totais, os resultados foram os seguintes:

Jair Bolsonaro (PSL): 47%

Fernando Haddad (PT): 39%

Em branco/nulo/nenhum: 8%

Não sabe: 5%

No levantamento anterior, Bolsonaro tinha 48%, Haddad tinha 38%, os brancos e nulos somavam 8% e os eleitores que não sabiam eram 6%.

Rejeição

O Datafolha também levantou a rejeição dos candidatos. O instituto perguntou: “E entre estes candidatos a presidente, gostaria que você me dissesse se votaria com certeza, talvez votasse ou não votaria de jeito nenhum em”:

Os resultados foram:

Jair Bolsonaro

Votaria com certeza – 46%

Talvez votasse – 8%

Não votaria de jeito nenhum – 45%

Não sabe – 2%

Fernando Haddad

Votaria com certeza – 38%

Talvez votasse – 9%

Não votaria de jeito nenhum – 52%

Não sabe – 2%

Número dos candidatos

O Datafolha também perguntou “Qual número você vai digitar na urna eletrônica para confirmar/ anular seu voto para presidente?”. As respostas foram:

Jair Bolsonaro

Menções corretas – 95%

Não sabe o número do candidato – 3%

Menções incorretas – 1%

Fernando Haddad

Menções corretas – 94%

Não sabe o número do candidato – 5%

Menções incorretas – 1%

Decisão do voto

A pesquisa também apontou qual o grau de decisão em relação ao voto:

Jair Bolsonaro

Está totalmente decidido a votar em… – 94%

Seu voto ainda pode mudar – 6%

Fernando Haddad

Está totalmente decidido a votar em… – 93%

Seu voto ainda pode mudar – 7%

Sobre a pesquisa

Margem de erro: 2 pontos percentuais para mais ou para menos

Entrevistados: 18.371 eleitores em 340 municípios

Quando a pesquisa foi feita: 26 e 27 de outubro

Registro no TSE: BR-02460/2018

Nível de confiança: 95%

Contratantes da pesquisa: TV Globo e “Folha de S.Paulo”

O nível de confiança da pesquisa é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem a realidade, considerando a margem de erro, que é de 2 pontos, para mais ou para menos.

Odair José e Valdinho Paes não decepcionam na Festa da Rádio Pajeú

Texto e fotos: André Luis Os cantores Odair José e Valdinho Paes, animaram a noite na Praça Padre Carlos Cottart, em Afogados da Ingazeira. A festa fez parte da programação que comemora os 60 anos da Rádio Pajeú, emissora pioneira no Sertão pernambucano, vivenciados neste mês de outubro. O primeiro a subir ao palco, Odair […]

Texto e fotos: André Luis

Os cantores Odair José e Valdinho Paes, animaram a noite na Praça Padre Carlos Cottart, em Afogados da Ingazeira. A festa fez parte da programação que comemora os 60 anos da Rádio Pajeú, emissora pioneira no Sertão pernambucano, vivenciados neste mês de outubro.

O primeiro a subir ao palco, Odair José mostrou vigor e a sua capacidade de se repaginar. Aos 71 anos, o cantor lançou “Hibernar na casa das moças ouvindo rádio”. O título do álbum é, na verdade, a união do título das três primeiras das 11 faixas do disco: Hibernar (rock clássico, com ecos de iê-iê-iê), Na casa das moças (blues) e Ouvindo rádio (outro rock que bebe na fonte dos anos 1970). “Vou me hibernar por um tempo, me avise quando a cena mudar. O mundo está de ponta cabeça, espera ele aprumar”, são os versos iniciais cantados por Odair. Ele admite que é puro rock nesse trabalho. Veja fotos dos shows (clique na fotoa para ampliar).

Claro não faltaram os seus grandes sucessos,  como “Eu vou tirar você desse lugar”, “Cadê você “, “Que saudade de você “, “Eu, você é a Praça”, dentre tantas outras.

Já Valdinho Paes fechou a noite mostrando um repertório “nordestino raiz”, do forró ao frevo, o cantor colocou a multidão pra dançar sem parar durante a sua apresentação.

Com músicas sem duplo sentido, cobrou respeito às mulheres e chamou a atenção para a falta de apoio a artistas que cantam as coisas da Terra.

O cantor que é natural de Pedra, pertinho de Arcoverde já é tido como uma boa opção para voltar a cidade. Não foram poucos os que disseram que o seu repertório se encaixa perfeitamente com eventos como a Expoagro.

Último ato – Na próxima quinta-feira (31), as comemorações pelos 60 anos da Rádio Pajeú se encerram com a inauguração do Espaço Maria da Paz, no Museu do Rádio, que fica no bairro São Francisco, local onde nasceu a emissora pioneira do Sertão.

Antes da inauguração do espaço, haverá a exibição do documentário “Princesinha da Ingazeira” com a trajetória da artista.

Tabira: Justiça suspende chamada em carro de som da convenção do Prefeito

O Juiz eleitoral Hildeberto Júnior da Rocha Silvestre deferiu liminar pleiteada pela coligação Frente Popular Para Tabira Avançar, formada pelos partidos PMDB/PR/PROS/DEM/PPS/PP e SD. A informação e de Anchieta Santos ao blog. O pedido era para que o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e o Prefeito Sebastião Dias cessem imediatamente a publicidade por carro de som da […]

carro_som_dincaO Juiz eleitoral Hildeberto Júnior da Rocha Silvestre deferiu liminar pleiteada pela coligação Frente Popular Para Tabira Avançar, formada pelos partidos PMDB/PR/PROS/DEM/PPS/PP e SD. A informação e de Anchieta Santos ao blog.

O pedido era para que o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e o Prefeito Sebastião Dias cessem imediatamente a publicidade por carro de som da convenção da chapa PTB/PSDC que acontece hoje no Skina Club. A homologação da chapa será as 18h.