Notícias

Situação da Cadeia de Itapetim é deplorável, diz MP

Por Nill Júnior

Promotora quer transferência imediata dos detentos e reforma do prédio

Diante do quadro de insalubridade e risco de fuga, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou ao secretário estadual de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, a reforma urgente da Cadeia Pública de Itapetim, com transferência de todos os 25 presos para as unidades prisionais em condição de segurança mais próximas desta Comarca, no prazo de dez dias úteis, sob pena das medidas judiciais cabíveis.

O MPPE apurou o elevado grau de probabilidade de existir mais fugas, riscos à vida dos presos e dos policiais, dado as instalações precárias do edifício. “O problema é de longa data, inclusive, já tendo ajustes internos pagos pelos próprios policiais e populares, visando manter a cadeia pública e seus presos próximos de suas famílias, contudo, não há mais condições de manter os presos neste ambiente”, alegou a promotora de Justiça Lorena de Medeiros Santos.

“A situação calamitosa da Cadeia Pública, a qual não apresenta as mínimas condições de segurança e higiene para a detenção dos presos e para o exercício do ofício dos militares que guarnecem o estabelecimento prisional”, complementou ela.

 “A reforma urgente é adequada e necessária, visando que no âmbito extrajudicial seja resolvido o problema, já que está expondo os detentos não só a risco de vida, mas também a tratamento desumano e absolutamente interesse coletivo”, considerou a promotora de Justiça.

São 25 presos em três celas precárias, ocasionando superlotação. O texto da recomendação cita fissuras nas paredes e no teto das celas,  ferrolhos e dobradiças das grades das celas danificados, insuficiência de cadeados, alvenaria velha com reboco extremamente fragilizado, portões e grades das janelas que demonstram sinais de vulnerabilidade, onde são notadas rachaduras nas paredes de sustentação.

Ainda um corredor entre as celas e o muro da cadeia que facilita sobremaneira uma possível transposição em caso de fuga, bem como janela e grade na parte frontal interna da cadeia que pode servir de apoio e acesso ao telhado do estabelecimento e, consequentemente, à área externa, rede de esgoto com a encanação quebrada, derramando água no interior do pátio externo; presença de baratas e ratos na cozinha e no pátio de banho de sol; infiltrações, quando de precipitações pluviométricas, por todos os compartimentos; esgotos a céu aberto,  buracos decorrentes da ação da chuva, telhado em péssima condição, buracos no piso,  muros externos em via de desmoronamento e instalações elétricas e hidráulicas imprestáveis com risco de um curto-circuito.

Além dos problemas verificados na estrutura física, não há abastecimento de água suficiente para atender a demanda dos reclusos no que diz respeito à higiene pessoal e higienização das celas onde estão alojados. A promotora Lorena de Medeiros Santos lembrou também as últimas investidas de fugas e, em uma delas, com rendição de um policial militar.

Outras Notícias

Pastores envolvidos em escândalo do MEC foram 28 vezes ao Planalto

CNN Brasil Peças centrais num escândalo de corrupção do Ministério da Educação (MEC) durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro, os pastores Gilmar Santos e Arilton Moura estiveram em pelo menos 28 ocasiões no Palácio do Planalto entre 2019 e 2022. A dupla e o ex-ministro da Educação, Milton Ribeiro, ficaram presos por dois dias […]

CNN Brasil

Peças centrais num escândalo de corrupção do Ministério da Educação (MEC) durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro, os pastores Gilmar Santos e Arilton Moura estiveram em pelo menos 28 ocasiões no Palácio do Planalto entre 2019 e 2022.

A dupla e o ex-ministro da Educação, Milton Ribeiro, ficaram presos por dois dias no ano passado, no âmbito de uma investigação sobre suspeitas de corrupção no MEC, que envolveria o pagamento de propina aos pastores para que recursos federais fossem liberados a prefeituras. Um inquérito sobre o caso segue aberto.

A maioria das visitas ocorreu na Casa Civil e na Secretaria de Governo, mas há registros da presença da dupla ou de um deles no Gabinete Adjunto de Agenda da Presidência da República, no Gabinete de Segurança Institucional e na Vice-Presidência. Os registros das visitas estavam sob sigilo de 100 anos, decretados pelo governo Bolsonaro, mas foram revogados pelo governo Lula. A CNN obteve acesso aos dados via Lei de Acesso à Informação.

Em abril de 2019 e outubro de 2020 os dois pastores estiveram juntos no Gabinete-Adjunto de Agenda da Presidência da República, responsável, de acordo com decreto federal, por “planejar, elaborar e coordenar a agenda” de Bolsonaro. 

Fontes da CNN relataram que o local é “muito próximo” ao gabinete do presidente da República. Ao todo Gilmar Santos e Arilton Moura foram juntos por 9 vezes às dependências do Planalto – revelando que o trânsito livre dos pastores nas estruturas do Estado não se restringia ao MEC, e o acesso foi franqueado à sede administrativa do governo.

As suspeitas sobre o MEC começaram quando reportagens dos jornais Folha de S. Paulo e o O Estado de São Paulo revelaram um áudio no qual o ex-ministro Milton Ribeiro afirma ter recebido um pedido de Bolsonaro para que a liberação de verbas da Educação fosse direcionada para prefeituras específicas, após negociação com os pastores. No dia 23 de março de 2022, Ribeiro concedeu entrevista à CNN e negou que Bolsonaro tivesse feito qualquer pedido. Cinco dias depois, renunciou ao cargo.

A última vez que a dupla esteve nas dependências do Planalto foi no dia 16 de fevereiro de 2022, quando o registro obtido pela CNN revela que eles estiveram na Casa Civil. Reportagem da CNN, publicada em março de 2022, revelou que a dupla tinha tanto trânsito na estrutura do governo que pelo menos 44 prefeitos foram recebidos no MEC com a presença dos pastores – que não tinham nenhum cargo.

Relatos de prefeitos mostraram que a propina era cobrada em dinheiro, em barras de ouro ou Bíblias superfaturadas para liberar recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para prefeituras cooptadas pelo esquema.

A CNN procurou todos os citados na reportagem e aguarda retorno.

Lama e sem previsão de entrega: Hospital de Campanha em Serra Talhada vira novela

Farol de Notícias Com um custo de cerca de R$ 1,3 milhão, a construção do hospital de campanha, em Serra Talhada, que deve abrigar os pacientes infectados pela Covid-19, aos poucos vai se transformando num enredo de ‘novela mexicana’. Já foram dois anúncios de entrega do equipamento, o último, que seria inaugurado no último dia […]

Farol de Notícias

Com um custo de cerca de R$ 1,3 milhão, a construção do hospital de campanha, em Serra Talhada, que deve abrigar os pacientes infectados pela Covid-19, aos poucos vai se transformando num enredo de ‘novela mexicana’.

Já foram dois anúncios de entrega do equipamento, o último, que seria inaugurado no último dia 27 de maio. Nada feito.

Outra fato que se questiona é a falta de transparência da obra com a sociedade. A reportagem do Farol, através do fotógrafo Max Rodrigues, foi impedida, por três vezes, de entrar no canteiro para documentar o interior do hospital.

Mas, uma coisa fica clara nas imagens do fotógrafo. Por enquanto, falta infraestrutura no entorno e sobra lama, muita lama. Enquanto isso, Serra Talhada já cravou 4 óbitos e 124 casos da doença, que cresce na região.

 

Assassino de chacina em Sinop é preso pela polícia

Edgar Ricardo de Oliveira, 30 anos, que matou sete pessoas em uma chacina em um bar de Sinop, a 503 km de Cuiabá, se entregou à Polícia Civil na manhã desta quinta-feira (23). Ele estava foragido desde terça-feira (21), quando ocorreu o crime. O cúmplice dele, Ezequias Souza Ribeiro, de 27 anos, morreu em confronto com […]

Edgar Ricardo de Oliveira, 30 anos, que matou sete pessoas em uma chacina em um bar de Sinop, a 503 km de Cuiabá, se entregou à Polícia Civil na manhã desta quinta-feira (23). Ele estava foragido desde terça-feira (21), quando ocorreu o crime.

O cúmplice dele, Ezequias Souza Ribeiro, de 27 anos, morreu em confronto com a Polícia Militar, na tarde dessa quarta-feira (22).

De acordo com o delegado Bráulio Junqueiro, Edgar estava em um imóvel localizado na Rua Projetada, no Bairro Jardim Califórnia, onde se entregou.

“Quando chegamos ele abriu o portão, com a mão na cabeça e já se entregou. Nós o conduzidos para delegacia e, agora, vamos interrogá-lo e adotar as providências legais cabíveis ao caso”, disse.

O delegado afirmou que, informalmente, ele confessou o crime. “Não tem como negar. Ele também apresentou a versão dele informalmente, em off, pra gente. Vai responder por sete homicídios, todos qualificados”.

Edgar e Ezequias mataram sete pessoas após perderem cerca de R$ 4 mil em uma aposta de sinuca. Um vídeo registrado pelas câmeras de segurança do local mostra o momento em que um dos homens, com uma pistola, pede para que as algumas das vítimas fiquem de costas, viradas para a parede.

Porque Anderson faltou ao debate?

Muita gente ficou sem entender porque o candidato Anderson Ferreira,  do PL,  não foi ao debate da Rádio Cultura e TV Nova ontem. Primeiro,  porque foi bem no encontro promovido pela Rádio Liberdade,  uma semana antes.  Depois, porque está na faixa dos “gladiadores pelo segundo turno”. Aqueles que lutam para estar no embate com Marília […]

Muita gente ficou sem entender porque o candidato Anderson Ferreira,  do PL,  não foi ao debate da Rádio Cultura e TV Nova ontem.

Primeiro,  porque foi bem no encontro promovido pela Rádio Liberdade,  uma semana antes.  Depois, porque está na faixa dos “gladiadores pelo segundo turno”. Aqueles que lutam para estar no embate com Marília Arraes.  Além dele, estão nesse grupo Raquel Lyra,  Miguel Coelho e Danilo Cabral.

Assim, falar como candidato de Bolsonaro para quase 30 emissoras,  como fez no primeiro encontro, seria estratégico.

O blog buscou a assessoria de Anderson Ferreira.  Ouviu que, além de incompatibilidade entre compromissos agendados, a coordenação precisou cancelar toda a agenda de ontem, pela manhã, por conta de uma infecção alimentar que ele contraiu.

“Foi medicado e agora passa bem, inclusive, às 14h, participa de sabatina junto ao Sindhospe”, disse sua assessoria.

Tribuna 40 foi ao São Francisco

A Frente Popular de Afogados da Ingazeira, capitaneada pelo Prefeito e candidato à reeleição José Patriota, promoveu o maior evento de campanha até agora, segundo a sua assessoria em nota ao blog. Foi na noite do último sábado (24), quando uma caminhada percorreu as principais ruas da cidade em direção ao bairro São Francisco, para […]

tribuna-40-sao-francisco

A Frente Popular de Afogados da Ingazeira, capitaneada pelo Prefeito e candidato à reeleição José Patriota, promoveu o maior evento de campanha até agora, segundo a sua assessoria em nota ao blog.

Foi na noite do último sábado (24), quando uma caminhada percorreu as principais ruas da cidade em direção ao bairro São Francisco, para a realização de mais uma Tribuna 40.

A concentração foi em frente ao colégio normal. De lá, a militância seguiu Patriota e o vice, Alessandro Palmeira, pelas Ruas Padre Luís de Góes, Antônio Vidal, Professor Vera Cruz, Avenida Rio Branco, Praça Arruda Câmara, Praça de Alimentação e Rua Sete de Setembro, onde foi montado o palco para a Tribuna.

Além dos candidatos a vereador, também estiveram presentes no evento, os vereadores Vicentinho e Renon de Ninô, além dos Deputados pelo PSB, Clodoaldo Magalhães (Estadual) e Gonzaga Patriota (Federal). Clodoaldo destacou a liderança e o respeito que José Patriota tem em todo o Estado.

“Patriota tem credibilidade em Pernambuco porque é inteligente, bom gestor e sabe buscar as parcerias que Afogados precisa. Eu não podia deixar de vir a Afogados deixar a minha palavra de solidariedade a essa campanha tão empolgante e bonita,” destacou Clodoaldo Magalhães.

Já Gonzaga Patriota disse que irá acompanhar a votação em Afogados e demais cidades do Pajeú. “Perdi meu título e não vou votar em Petrolina. Lá não tem candidato que dê um terço da qualidade que José Patriota tem,” afirmou.

multidao-acompanhou-tribuna-40“Quero agradecer o carinho da população do São Francisco que tão bem nos recebeu. Que com a sua presença maciça na Tribuna 40, mostra o apoio e o reconhecimento que o povo tem dado ao trabalho que realizamos,” disse José Patriota.

Segundo nota, o São Francisco foi o bairro que mais recebeu obras de pavimentação na atual gestão: foram 17 ruas pavimentadas ao todo, no São Francisco e Vila Bom Jesus. Além das pavimentações, a Prefeitura também reformou e ampliou a unidade de saúde do bairro, implantando atendimento odontológico. No total, investimentos que ultrapassam 600 mil Reais.

Agenda – Nesta terça (27), a Frente Popular programou uma carreata em direção ao povoado da Carapuça. A concentração está marcada para as 18h, em frente ao comitê da campanha, na praça de alimentação.